PDA

Ver Versão Completa : Troca de Ranger por F1000 MWM X10 4x4

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15 16 17 18

BrunoDallanora2013
09/08/2013, 12:21
vai passar por aqui ! qualquer coisa para no trevo do ctg se precisar de alguma coisa , vou ta no escritorio vai ver a minha na garage !

Ramon Pires
09/08/2013, 13:52
Brunão, tô andando ainda de Femil com mola soldada!! kkkk! Tá tudo 100% ainda!

Amanhã vou até Santa Maria visitar minha irmã e to doido para ir de F1000...
Foda é rodar a 100km/h para ter um consumo aceitável enquanto no patroa móvel (by Kim) viajo a 150km/l com um custo de km rodado bem menor que a Femil à 100km/h...

Mas tem que levar em conta a satisfação por km...

Edintruder
09/08/2013, 22:52
vai passar por aqui ! qualquer coisa para no trevo do ctg se precisar de alguma coisa , vou ta no escritorio vai ver a minha na garage !

Eu vou por São Sepé, então acho que passarei longe de Cacequi... Se fosse caminho iria com a Femil só para tirar uma foto no lado da Shrek!

BrunoDallanora2013
10/08/2013, 13:07
faz tempo que não passo por ali mas cuidado que deve ta cheio de pardal e lombada eletronica !

Edintruder
11/08/2013, 20:49
Realmente Bruno, está infestado de radares...
Mas foi tudo ok!

Cheguei em casa e descobri um vazamento de diesel. Vazou uns 10 litros de suco de dinossauro no chão.

O tubo de combustível passa dentro de uma mangueira corrugada no lado do escapamento, ela se soltou e ficou encostando no escapamento. Com o calor derreteu e começou a vazar justo no dia que eu não estava em casa.

drosssor51
12/08/2013, 16:46
Putz....conhece o Murphy.....Edin..... se você não tivesse viajado a mangueira não iria furar.....kk

abç

Edintruder
12/08/2013, 22:07
Rsrsrs. Pior é que é por aí mesmo.
E nada da mola chegar. Está em trânsito entre SP e POA. A mola soldada está trabalhando, firme e forte! Ainda bem que eu tinha comprado antes de usar a Femil, pois seria capaz de deixar como está! kkkk

BrunoDallanora2013
12/08/2013, 22:15
bah suco de dinossauro essa é boa !!! hahaha

Edintruder
14/08/2013, 20:37
Hoje chegaram as molas da F4000. Achei que fossem maiores.
No domingo farei a instalação pois precisarei de tempo para ajustar os calços.

Tio Eddie
14/08/2013, 22:44

Edin,

Se são as molas da 4000 até 92 são maiores e mais duras que as da 250 e bem maiores que as da F-1000.

A Femil vai subir grande! Os amortecedores traseiros da F-1000 4x2 casam como uma luva!

[]s e sucesso na empreitada!

drosssor51
14/08/2013, 22:47
A idéia é subir mesmo Edin??? ou vais baixar os calços das molas para manter a altura?

danielhubie
14/08/2013, 23:51
Boa Edin, onde compraste essas molas?
Pergunto porque preciso ajuda dos amigos aqui do fórum, minha F1000 está toda desmontada, fazendo a chapeação, pensei em trocar os pneus e "jaque" vai pneus novos, tem que ser maiores, atualmente está configurada com pneus 31x10,5x15 molas da F250, pensei em 33'' mas colocar 33'' , se arrepender, podia ter colocado 35'' e aí vai...
Então vamos de 35" aí 35'' não cabe, vamos levantar ela então, me parece que uma alternativa não muito onerosa seria molas da F4000 como dito aqui no fórum logo acima.
Somente as molas caberiam o pneu ou necessito BL também?
Qual seria a receita ideal?

Edintruder
15/08/2013, 12:46
Mercado livre!
No domingo farei a instalação e vou saber com certeza o quanto sobe a frente com a mola da F4000 em relação à da F250.

bruntins
15/08/2013, 14:17
bem que tenho vontade de ir de 35" mas acho que 2,5 com o diferencial mais alto em relaçao aos 33 nao faz mt diferença no barro,e a caminhonete sofre maiss.
mas se for por estética fica show

danielhubie
15/08/2013, 21:08
Edin se lembra daquele Snorkel..... agora vai!!!!
O chapeador desmontou a camionete toda, tinha muitas trincas, no painel frontal, paralamas e alguns podres no assoalho quem olhava a f1000 dizia que ela tava inteira mas foi só desmontar e ver o inicio de varios problemas, aquela forração(manta) que colocou na sua, a minha já tinha por baixo, será que vinha original ou já era adap.?

Edintruder
16/08/2013, 22:46
A forração por baixo com certeza foi adaptada. Em relação à trincas, deve ser muito difícil encontrar uma F1000 sem nenhuma trinca. É muita vibração.

Fazem 4 dias que o maldito shimmig na roda dianteira reapareceu. Agora olhei e descobri que perdi o amortecedor de direção do opala que eu tinha colocado há algum tempo atrás. Tá explicado!

Tio Eddie
16/08/2013, 23:20
A forração por baixo com certeza foi adaptada. Em relação à trincas, deve ser muito difícil encontrar uma F1000 sem nenhuma trinca. É muita vibração.

Fazem 4 dias que o maldito shimmig na roda dianteira reapareceu. Agora olhei e descobri que perdi o amortecedor de direção do opala que eu tinha colocado há algum tempo atrás. Tá explicado!

Edin,

Já olhaste as borrachas dos amortecedores dianteiros?

A Milona deu shimmy umas 2x, fui ver e eram borrachas dos amortecedores dianteiros estouradas.

[]s

bruntins
17/08/2013, 09:00
Edin vc usa buzina a ar na brancona ??
o seu guincho é aquele winch ????

Edintruder
17/08/2013, 10:28
A buzina a ar é com bomba elétrica que o Kim me deu. O guincho é esse xing ling Winch mesmo. Mas é bem bonzinho. Tive problemas de entrada de água no motor elétrico, mas depois do reparo ficou tudo ok.

Edintruder
17/08/2013, 20:09
Hoje fui instalar as molas da F4000 na Femil.

Primeiro problema. A mola da F4000 é 5cm mais alta que a mola da F250.

Segundo problema. Eu preciso reduzir o calço debaixo da mola em 5cm para manter a altura ajustada.

Terceiro problema. Mexer nos calços dá tanto trabalho quanto reajustar os braços para manter a cambagem próxima do zero.

Com a mola da F250 + calços de 10cm, a altura dela fica em 97,5cm no pára-lamas.
Com a mola da F4000 sem calço fica em 93,5cm.
Com a mola da f4000 + calço de 10cm a altura ficou em 102cm!!!

Resumindo, como tenho os calços para a suspensão traseira prontos faz meses, e esse calço tem 20cm de altura, deixaria a traseira 5 cm mais alta que atualmente, e com a suspensão dianteira tendo o recurso para subir mais 5 cm, a Femil vai ter que crescer os 5 cm!!!

Então vou colocar a Femil nas preguiças e o SL vai passar de 4" para 6"!!!

PQP, duendes me mordam!!!!

BrunoDallanora2013
17/08/2013, 22:00
Edin não achou as molas originais ? como que quebrou ?

me da uma ajuda ? bom ja tinha falado minha f1000 tava dando um estalo forte no diferencial quando arrancava e depois parou , ai agora ta vazando na saida do cardã , hoje fui puxar o caminhão que estragou isso vazio e ela não queria puxar tive que ligar a tração pois so patinava uma roda depois para desligar a tração foi um briga tive que tentar varias vezes indo para frente e para tras ai desligou ! sera que meu diferencial estragou ou não é positivo se eu conseguir um diferencial braseixo da certo a relação com o dianteiro ? e ele são tração positiva ? e as peças do dana dão no braseixo ?

abraço !

Tio Eddie
17/08/2013, 22:14
Edin,

Eu não disse que as molas da 4000 eram grandes pra kct!

Vai ficar o bixo!

[]s

GCCarneiro
17/08/2013, 22:19
Olhando a mola da 4000 da uma vontade de por na sujinha. Só não sei como fica o seguro.

Edintruder
17/08/2013, 23:31
Carneiro,
Não lembro ao certo o quanto que as molas da F250 sobem em relação às molas da F1000, creio que cerca de 5 cm, então se colocar apenas as molas da F4000 tem um lift de 10cm ou 4" em relação ao original. Quanto ao seguro, coloca as molas e arqueia os feixes que não aparecerá nenhuma alteração. O que a seguradora reclama é a instalação de kit, porém se não puderem contestar quanto à originalidade do sistema, não tem como argumentarem.

Agora de noite retirei o eixo dianteiro. Vou aproveitar a visita do Jaque, e vou trocar as cruzetas pequenas do eixo dianteiro, pivôs do lado direito, um terminal de direção e as buchas da suspensão. As buchas dos braços oscilantes são relativamente novas, na verdade não tem ainda 15.000km, mas já que tirei vou trocá-las também. Só espero que o bumpstear não reapareça.

Bruno, o estralo tem que abrir para ver. Pode ter dente quebrado nas planetárias ou satélites. As peças entre braseixos e dana não são intercambiáveis, mas tem relação 3,07:1 braseixos pois a minha é braseixos. Ao meu ver, muito melhor que o dana.

Edintruder
17/08/2013, 23:32
Edin,

Eu não disse que as molas da 4000 eram grandes pra kct!

Vai ficar o bixo!

[]s

O objetivo é chegar na altura da Milona! kkk

drosssor51
18/08/2013, 00:29
Essas molas soldadas aguentaram o tranco hein Edin...!!! kkk

essas crianças que não param de crescer......:twisted: hehe

Edintruder
18/08/2013, 00:43
Bem lembrado Bruno! A solda tinha quebrado de novo, a mola ficou no lugar apoiada na peça que eu tinha feito com cantoneiras.

Tio Eddie
18/08/2013, 00:46
O objetivo é chegar na altura da Milona! kkk

Uia!

Aproveite o Jacque e manda um BL de 3" que passa a Milona em 1" quando calçares os 35"ahahahahaha

BrunoDallanora2013
18/08/2013, 10:57
Edin me da uma ajuda sei que é fera ? bom ja tinha falado minha f1000 tava dando um estalo forte no diferencial quando arrancava e depois parou , ai agora ta vazando na saida do cardã , hoje fui puxar o caminhão que estragou isso vazio e ela não queria puxar tive que ligar a tração pois so patinava uma roda depois para desligar a tração foi um briga tive que tentar varias vezes indo para frente e para tras ai desligou ! sera que meu diferencial estragou ou não é positivo se eu conseguir um diferencial braseixo da certo a relação com o dianteiro ? e ele são tração positiva ? e as peças do dana dão no braseixo ?

abraço !

bruntins
18/08/2013, 16:53
o edin logo logo vai rasgar a calça pra subir na baita.
manda fotos dos novos furos pra ajustar a cambagem

Edintruder
18/08/2013, 20:48
Bem, hoje o dia foi até produtivo!
Fiz novos suportes para os amortecedores;
Enchi de solda os furos das buchas dos tirantes que os suportes estavam muito gastos;
Tirei os pivôs do lado direito (amanhã vou comprar os novos);
Troquei uma cruzeta do semi eixo direito )amanhã vou comprar a cruzeta para a esquerda;
Fiz umas soldas em algumas trincas do chassis;
Lavei tudo e ainda deu tempo de levantar mais um pedaço do muro que estou mexendo em casa e lavar os dos carros.
Nessa semana estarei de castigo andando de Monza bala, mas semana que vem estarei de MegaFemilZord!!! kkk!

Tio, os 35 deverão vir em breve. Na verdade deverão ser 33, mas acho que 35 ficará melhor. Olhando os pneus com calma, notei nos dois dianteiros que as recapagens estão "rasgando" por dentro das ranhuras. Vou andar com o pé mais alto até comprar os sapatinhos novos...

xxxtripod
18/08/2013, 21:05
Edin, pq vc não rebaixa os suportes dos tirantes e tudo se corrige?

danielhubie
19/08/2013, 13:50
Mercado livre!
No domingo farei a instalação e vou saber com certeza o quanto sobe a frente com a mola da F4000 em relação à da F250.
Edin, você tem o link do ML dessas molas?
Fui comprar aqui e o vendedor disse que é o mesmo tamanho da F1000, a única diferença é que é mais grossa,
insisti na mola até 92 e nada!!!!

drosssor51
19/08/2013, 17:24
Subiu o muro e ainda lavou os dois carross....:putz:kkkkk

Isso é que aproveitar o tempo........ se não for pedir muito...poe umas fotos da trinca...onde elas ocorreram.

Abç

Waldir Carlos
19/08/2013, 18:29
Êita, que o FDS foi bem "movimentado" na garagem do Edin! Depois da garagem, ele "atacou" na cozinha. Lavou tudin. Rs.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s

Edintruder
19/08/2013, 22:41
Nem fala Waldir! Tento aproveitar até o último minuto!

Continuando a saga, hoje montei a suspensão na nova posição e praticamente terminei o lado direito. Só que terei que fazer uma base mais larga para a base da mola em cima dos calços, pois a última espiral é mais larga que as molas da F250, então a mola fica para fora do calço forçando essa última foto além do normal. Foi nesse ponto que quebrou a mola da F250.

Pra piorar, como não posso fazer muita força, o trabalho todo é no macaco e com bimbarras... Isso me toma muito mais tempo que o normal para esse serviço.

Acho que foi o Bruno que perguntou como faço as furações novas, eu faço o primeiro furo no suporte na altura previamente calculada, monto a suspensão no lugar e com o braço todo calçado eu coloco a boca pelo furo e por dentro da bucha para marcar o furo do outro lado de forma a deixar a bucha na posição de menor esforço. Tiro de novo, termino de furar e monto no lugar. É demorado mas simples de fazer.

Falando em buchas, comprei as buchas da Axios. Paguei 69,00 e cada uma!!!! Foi os olhos da cara, mas acho que deverá valer a pena.

Amanhã vou tirar o semi-eixo da esquerda para trocar a cruzeta, fabricar os apoios inferiores das molas e colocar tudo no lugar. Na quarta de noite espero começar a desmontagem do eixo traseiro.

Edintruder
19/08/2013, 23:13
Edin, você tem o link do ML dessas molas?
Fui comprar aqui e o vendedor disse que é o mesmo tamanho da F1000, a única diferença é que é mais grossa,
insisti na mola até 92 e nada!!!!

Daniel, ela é mais grossa mas também mais comprida.

Colocando só a mola da F4000 a caminhonete fica cerca de 9cm mais alta que o normal se comparada com as molas originais.

Par Molas Ford F4000 - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501352871-par-molas-ford-f4000-_JM)

Edintruder
19/08/2013, 23:14
Edin, pq vc não rebaixa os suportes dos tirantes e tudo se corrige?

Dessa vez os suportes dos tirantes ficarão inalterados. Vamos ver como fica o resultado. Se ficar ruim vou fazer os suportes mais longos e substituir os que estão nela.

Edintruder
19/08/2013, 23:16
Subiu o muro e ainda lavou os dois carross....:putz:kkkkk

Isso é que aproveitar o tempo........ se não for pedir muito...poe umas fotos da trinca...onde elas ocorreram.

Abç

O pior é que não tirei nenhuma foto das trincas. Mas as trincas são na travessa do motor. Como só dá para soldar pela frente, aproveitei que estava sem o eixo dianteiro para soldar por baixo.
Visualmente está muito feio, mas pelo menos está bem resistente.

Edintruder
19/08/2013, 23:17
O Alemão desapareceu? Aproveitei e estou medindo os semi-eixos que ele tinha perguntado há algum tempo atrás.
Amanhã vou medir o semi-eixo da esquerda.

Edintruder
19/08/2013, 23:22
Por favor, não reparem na bagunça da minha bancada. Está com os freios do meu reboque ocupando espaço...
O copo tinha água que eu estava usando para esfriar as brocas que eu estava afiando.

BrunoDallanora2013
19/08/2013, 23:34
Aproveitando como se troca os semieixos ? to com uma cruzeta so do meio com folga mas bem pouca !

drosssor51
20/08/2013, 00:10
Edin...... que trampo hein.......

Não é fácil não.....

Já pensou em fazer um Chanfro no calço das molas para melhorar o ângulo de contato??
Nas fotos tenho a impressão que a mola fica torta....(talvez pelo lift)...

Ou é impressão só??

att. Diego

danielhubie
20/08/2013, 08:58
Daniel, ela é mais grossa mas também mais comprida.

Colocando só a mola da F4000 a caminhonete fica cerca de 9cm mais alta que o normal se comparada com as molas originais.

Par Molas Ford F4000 - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501352871-par-molas-ford-f4000-_JM)
Valeu Edin, vou com essas mesmo!

Edintruder
20/08/2013, 13:03
Edin...... que trampo hein.......

Não é fácil não.....

Já pensou em fazer um Chanfro no calço das molas para melhorar o ângulo de contato??
Nas fotos tenho a impressão que a mola fica torta....(talvez pelo lift)...

Ou é impressão só??

att. Diego

Diego, a mola está com ângulo pois não baixei os suportes dos tensores. Eu vou deixar assim por enquanto, e se não ficar o pirulito depois vou fabricar novos suportes com os 15cm extras. Mas se eu fizer os suportes vou modificar os braços tensores para deixá-los mais longos.

Entre o calço e a mola tem uma placa de ferro para não desgastar o calço. O que farei é uma placa maior para a mola apoiar a volta toda. O ruim é cortar a chapa redonda no disco de corte.

Edintruder
20/08/2013, 13:06
Aproveitando como se troca os semieixos ? to com uma cruzeta so do meio com folga mas bem pouca !

Bruno, tens que tirar o cavalete do freio, disco de freio, soltar a ponta do eixo (usa chave 14mm nova e de boa qualidade), puxa o semi-eixo que sai inteiro. Para trocar essa cruzetinha do meio, tens que tirar o diferencial pois esse semi-eixo central é travado dentro do diferencial da mesma forma que o braseixos. Se deixar sem trava, quando a suspensão trabalhar vai puxar esse semi-eixo e soltar da planetária.

bruntins
20/08/2013, 20:46
ficou show o serviço edin.bem que vc podia vir conhecer manaus ein kkkkkk ai a gente ja aproveita e da um up na negona

Edintruder
20/08/2013, 21:52
Como programado, terminei a dianteira. Agora entra a fase mais complicada da dianteira que é acertar a cambagem. Está muito bom, porém com um pequeno bumpstear e as rodas estão um pouco abertas. No alinhamento deverá ficar tudo no lugar.

Amanhã começo a desmontar a traseira. Vou trocar as buchas dos feixes de molas e se der tempo vou fazer a barra no eixo traseiro para não deixar ele rolar. Não lembro o nome.

Nos paralamas a altura é de 102 cm na frente e 103 cm atrás. Está visivelmente empinada.

Andei com ela e a suspensão está trabalhando muito bem e a primeira impressão é que as molas da F4000 são muito mais firmes. Deixou a frente mais dura.

drosssor51
20/08/2013, 23:18
Amanhã começo a desmontar a traseira. Vou trocar as buchas dos feixes de molas e se der tempo vou fazer a barra no eixo traseiro para não deixar ele rolar. Não lembro o nome. .

Seria a Panhard......

...Ficou monstra a brancona hein....... good job ... :concordo:

Rodrigo Baratti
21/08/2013, 19:17
Caraca!!!!
Ficou alta pra caramba!! Os 35 paracem 31!!! kkkk

A barra antirolagem ou barra de tração é conhecida na gringolandia como "Ladder Bar" ou "traction bar" e previne o "axle wrap".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/34969-axle-wrap.html

Tem uma porrada de videos no youtube sobre o assunto.

[]'s

Rodrigo Baratti
21/08/2013, 19:19
Esse particularmente é animal:

http://www.youtube.com/watch?v=0qfrxsm3iJg

[]'s

Waldir Carlos
21/08/2013, 19:33
Esse particularmente é animal:

http://www.youtube.com/watch?v=0qfrxsm3iJg

[]'s

[Nada melhor que um video, para "explicar"]. O sistema foi bem "engenheirado". Parrudo e funcional! :shock::shock::shock:

[]s

Edintruder
21/08/2013, 22:32
Rodrigo, é isso aí mesmo. Ladder bar!

Pretendia fazer o suporte central com o mesmo sistema de buchas dos tensores dianteiros. Já tenho o parafuso que será soldado na barra e a bucha. Mas olhando o vídeo, acho importante esse deslocamento longitudinal. Ele tem que segurar apenas a alavanca do eixo.

tiofinhojr4x4
21/08/2013, 23:23
Tu em Edin sempre surpriendendo.

Ta linda a Femil..

drosssor51
22/08/2013, 00:52
CARACÓLESSSS.... não sei como não quebrou tudo....torce bagarai o eixo....

O trampo do cara ficou bom ....acabou o problema...

A panhard não deixa o eixo sair para o lado..... comum em carros com eixo rígido e molas helicoidais. (nada a ver :screwy:)
kkk

abç

Waldir Carlos
23/08/2013, 19:08
[Bisbilhotando na Web. Não tem como não lembrar do Edin. Rs].

?84-?96 4WD BRONCO » (http://www.solomotorsports.com/products/ford/branco/84-96-4x/)

[]s

BrunoDallanora2013
23/08/2013, 20:13
Legal ! achei legal o suporte para o amortecedor, só que sera que serve se tiver um motor diferente pois passa por cima do motor ?

Edintruder
23/08/2013, 23:26
Muito show esse serviço da suspensão do Bronco!

Agora à noite tirei os feixes de molas. Amanhã vou ter que dar um jeito de comprar todos os parafusos novos e um par de buchas dos jumelos pois são diferentes das buchas dos feixes. Tentando tirar uma bucha do jumelo na prensa acabei deformando a peça... Vou ter que consertar isso, meia hora de serviço perdido...
Vou aproveitar que o feixe está fora e vou virar as molas de carga para cima para não afundar muito com o peso.
Hoje o hi lift jack fez todo o trabalho!

Rodrigo Baratti
24/08/2013, 14:46
Rodrigo, é isso aí mesmo. Ladder bar!

Pretendia fazer o suporte central com o mesmo sistema de buchas dos tensores dianteiros. Já tenho o parafuso que será soldado na barra e a bucha. Mas olhando o vídeo, acho importante esse deslocamento longitudinal. Ele tem que segurar apenas a alavanca do eixo.

Se vc não colocar um jumelo a suspensão vai ficar travada (sem curso), o jumelo pode ser pra cima ou pra baixo, como ficar melhor a fixação.
Outro ponto importante a barra reta que vai soldada na parte de cima do eixo, deve ficar totalmente na horizontal (0 grau).

[]'s

Edintruder
24/08/2013, 21:50
Bem, a ladder bar vai esperar mais um pouco, mas acabei de terminar de montar a suspensão traseira. O resultado é fantástico. Não andei ainda, mas amanhã vou alinhar a direção. O resultado é 109 no para-lamas traseiro, 147 no retrovisor e 210 na parte de cima do snorkel. Tá alta pkrlho!

Tio Eddie
24/08/2013, 23:40
Bem, a ladder bar vai esperar mais um pouco, mas acabei de terminar de montar a suspensão traseira. O resultado é fantástico. Não andei ainda, mas amanhã vou alinhar a direção. O resultado é 109 no para-lamas traseiro, 147 no retrovisor e 210 na parte de cima do snorkel. Tá alta pkrlho!

Cresceu grande hein!

E as fotinhos para nosotros?

[]s

Edintruder
25/08/2013, 12:13
kkk. Botei mais fermento na massa!

Alinhei agora cedo e o resultado é muito bom. Ainda não coloquei a barra estabilizadora, mas as molas mais duras acho que dispensarão a barra. Mas nos buracos as molas fazem barulho de roçar no suporte das molas. Olhei e não tem marca nenhuma na pintura. Mas depois olho com cuidado para ver. Mas já senti a altura extra para entrar, pois tropecei no estribo e cai por cima dos bancos antes de colocar o pé dentro dela! rsrsrs.

bruntins
25/08/2013, 17:33
kkkkkkkkk isso ai edin,nao pode e cair fora dela
acho que logo logo vou ter que fazer ladder bar,a negona ta quebrando mola =/,e troquei o feixe inteiro final do ano e ja tem uma quebrada e cruzeta indo pro aio

Edintruder
25/08/2013, 22:51
Resultado dos serviços da semana!

Ficou perfeito, sem nenhum tipo de shimming. Só barulho na mola direita que será resolvido com um radio mais potente!

E o melhor de tudo, passei do lado de uma F250 e enxerguei o teto dela, passei no lado de uma Ram e o troço tá parelho com a Ram, e todas as outras picapes médias eu enxergo o teto de cima!!!

Bruno, essa ladder bar não pode demorar senão terei molas quebradas também...

Tio Eddie
25/08/2013, 23:31
Resultado dos serviços da semana!
Ficou perfeito, sem nenhum tipo de shimming. Só barulho na mola direita que será resolvido com um radio mais potente!
E o melhor de tudo, passei do lado de uma F250 e enxerguei o teto dela, passei no lado de uma Ram e o troço tá parelho com a Ram, e todas as outras picapes médias eu enxergo o teto de cima!!!
Bruno, essa ladder bar não pode demorar senão terei molas quebradas também...

Now we´re talking!
Ficou show de bola!
[]s

danielhubie
26/08/2013, 12:04
Fiou show!!! A minha ta enrolada na chapeação, to numa agonia danada, 20 dias já sem a vermelhona, não tá fácil!!!
Uma dúvida, vou colocar essas molas e abaixar os suportes do tirante e das tesouras, tem alguma medida ou é no olhometro, aqui ninguém quer mexer nela.

Tio Eddie
26/08/2013, 12:47
Fiou show!!! A minha ta enrolada na chapeação, to numa agonia danada, 20 dias já sem a vermelhona, não tá fácil!!!
Uma dúvida, vou colocar essas molas e abaixar os suportes do tirante e das tesouras, tem alguma medida ou é no olhometro, aqui ninguém quer mexer nela.

Daniel,

Os suportes do chassi deverão ser baixados entre 10-15cm e os das tesouras deverão ser baixados proporcionalmente para manter o eixo alinhado.

Vais precisar fazer uma base maior para a mola da F4000 e se quiser usar um amortecedor sem calço algum, recomento o amortecedor traseiro da F-1000 4x2.

[]s

danielhubie
27/08/2013, 14:39
Daniel,

Os suportes do chassi deverão ser baixados entre 10-15cm e os das tesouras deverão ser baixados proporcionalmente para manter o eixo alinhado.

Vais precisar fazer uma base maior para a mola da F4000 e se quiser usar um amortecedor sem calço algum, recomento o amortecedor traseiro da F-1000 4x2 .

[]s
Grato Tio Eddie, vou seguir a receita, acho que vou mandar um bl também!!
Só terei que medir a altura do portão eletrônico antes hehehe!!!

Tio Eddie
27/08/2013, 14:48
Grato Tio Eddie, vou seguir a receita, acho que vou mandar um bl também!!
Só terei que medir a altura do portão eletrônico antes hehehe!!!

Disponha Daniel!

Quanto ao BL, 2" não precisa alongar cardan da direção, alavanca de câmbio nem a mangueira do bocal do tanque, precisa apenas reposicionar o radiador e seus suportes.
BL de 3" precisa reposicionar todos os citados acima

Sendo 2" ou 3" precisa reposicionar os parachoques e as vexzes fazer soportes novos para os mesmos.

são 16 calços no total, sendo: 2 no radiador, 4 na cabine e 10 na caçamba.

[]s

xxxtripod
27/08/2013, 15:34
Daniel, se tiver afim! Olha la no tópico da minha F!! To fazendo na minha um BL de 3", assim que der detalho melhor! Abraços.

Tópico na assinatura!!

Waldir Carlos
27/08/2013, 19:07
Tá alta bagaraio!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/428034d1377481829-troca-de-ranger-por-f1000-mwm-x10-4x4-foto0489.jpg

Aprumei o satélite pros lados do Rio Grande. O bicho marcou a altura da grade da casa: 2,18m. Dedução: o ponto mais alto da Femil [snorkel?] tá beirando isso. Confere, Edin?

[]s

Edintruder
27/08/2013, 20:03
Sim Waldir! A parte de cima do Snorkel bateu exatos 2,10m!

Tá muito show andar com ela! kkk

danielhubie
27/08/2013, 21:48
Disponha Daniel!

Quanto ao BL, 2" não precisa alongar cardan da direção, alavanca de câmbio nem a mangueira do bocal do tanque, precisa apenas reposicionar o radiador e seus suportes.
BL de 3" precisa reposicionar todos os citados acima

Sendo 2" ou 3" precisa reposicionar os parachoques e as vexzes fazer soportes novos para os mesmos.

são 16 calços no total, sendo: 2 no radiador, 4 na cabine e 10 na caçamba.

[]sQuanto ao BL acho que já que to mexendo vai de 3'' ou 4''(ai,ai), os calços são de tecnil? se for vai ficar caro acho que uns R$400,00 só de tecnil, Vou falar com o torneiro e soldador e gambiarrista amanhã

tiofinhojr4x4
27/08/2013, 22:12
Edin, achei fodástica a femil, mas ta faltando uns pneus 37" aí agora kkkkkkkkkkkkk

drosssor51
27/08/2013, 23:09
Edin..... precisa urgentemente fazer um SL no seu avatar......:D

Não ta mais combinando...:dance:

Tio Eddie
28/08/2013, 09:54
Quanto ao BL acho que já que to mexendo vai de 3'' ou 4''(ai,ai), os calços são de tecnil? se for vai ficar caro acho que uns R$400,00 só de tecnil, Vou falar com o torneiro e soldador e gambiarrista amanhã

Bom,

Os gringos usam BL nas F de até 3".
Eu ficaria no máximo com 3" - uso BL de 2" na Milona e tá louco de bom.

my 2 cents

xxxtripod
28/08/2013, 10:45
Quanto ao BL acho que já que to mexendo vai de 3'' ou 4''(ai,ai), os calços são de tecnil? se for vai ficar caro acho que uns R$400,00 só de tecnil, Vou falar com o torneiro e soldador e gambiarrista amanhã

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113290-f1000-4x4-xl-97-97-mclaren-63.html#post1994312

confere lá, :concordo:

DieselPower
29/08/2013, 23:51
Alinhei agora cedo e o resultado é muito bom.

Quem le esta frase nao imagina que o Edin faz "geometria-alinhamento-cambagem" literalmente no OLHO CLINICO!!!!

PS.- Se alguem precisar aferir uma daquelas maquinas a laser, basta chamar o Edin!!!!:dance:

Edintruder
30/08/2013, 11:43
Ahahah! É quase isso aí Diesel. Eu ando com as ferramentas por 2 dias fazendo os ajustes conforme eu ando. Foda é que a roda esquerda está com a cambagem negativa e não tenho mais recurso de ajuste, então ela fica puxando para a esquerda... A direita ficou 100%, mas na esquerda acho que terei que baixar mais o suporte no chassis para acertar o ajuste.

Ontem tive que trocar uma das baterias da Femil. A bateria que veio nela tinha 4 anos e começou a negar. A primeira partida ela virava lega, mas se eu desligasse o motor e ia virar de novo o arranque pesava. Tinha que esperar até a carga das duas se estabilizarem para virar novamente. Em seguida iria danificar a bateria Bosch que tem 2 anos e está boa ainda. Então coloquei uma Moura de 70Ah ligada em paralelo com a Bosch de 70Ah. Paguei 399,00 no Big em 8x no hipercard...

Tenho que fazer o cabo mais grosso para ficar melhor o arranque como o Bruno disse.

Waldir, 37" não vai ser, mas os 35" virão com certeza, mas para isso só com empréstimo no BB. kkkk

Waldir Carlos
30/08/2013, 14:04
Waldir, 37" não vai ser, mas os 35" virão com certeza, mas para isso só com empréstimo no BB. kkkk

Mete fogo, Edin. Rumo - ainda mais - às alturas. Rs.

[]s

Edintruder
08/09/2013, 22:15
Brincadeira no final de tarde. Brincando na grama molhada em 4x2, MAS, com correntes nas rodas traseiras!!!
Quando voltava para casa já estava escuro e pedi para o meu amigo ver se ia sair faíscas na pedra. Meti o pé e arrebentei uma das correntes! kkk O troço é ignorante demais!
Correntes rules!!!
Preciso refazer elas com correntes mais grossas.

Pneus 100% on road com correntes no barro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GTJirNk9zdY&feature=youtu.be)

Tio Eddie
08/09/2013, 22:34
Brincadeira no final de tarde. Brincando na grama molhada em 4x2, MAS, com correntes nas rodas traseiras!!!
Quando voltava para casa já estava escuro e pedi para o meu amigo ver se ia sair faíscas na pedra. Meti o pé e arrebentei uma das correntes! kkk O troço é ignorante demais!
Correntes rules!!!
Preciso refazer elas com correntes mais grossas.

Pneus 100% on road com correntes no barro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GTJirNk9zdY&feature=youtu.be)

BAGUAL !

[]s

tiofinhojr4x4
08/09/2013, 22:39
Show.

Tu faria um par de correntes pra Azulona??

Edintruder
09/09/2013, 12:57
Certeza que sim! Mas vou ter que acertar essas minhas primeiro para ficar mais forte, pois arrebentei elas 2 vezes. Na primeira fiquei sem freios! kkk!
Tem que ser inteira com corrente de 6mm. Na minha fiz 4 mm na volta e 6 mm nas travessas dos pneus. Porém as correntes das laterais por serem mais fracas acabam arrebentando, até porque os esticadores eu aperto bastante para não ficar deslocando nada quando anda.

drosssor51
09/09/2013, 18:22
O video ficou 10.... Como ficou o SL no barro...alguma diferença, estando mais alta..??
vlw

Edintruder
09/09/2013, 20:42
A única diferença é que posso andar em água mais funda! kkk

Edintruder
10/09/2013, 10:37
Agora cedo o pessoal do SEST SENAT estava fazendo teste de opacidade do projeto despoluir cujo a empresa faz parte. Aproveitei e encostei a F1000 para ver o que acontecia. Posso dizer que quase entupiu a maquininha do cara!!! kkkk
Medida normal 1,22 e limite para o X-10 é 1,64. O registrado foi 6,22!!! Quase 4 vezes acima do limite!
Quando eu for para Porto Alegre eu terei que reduzir a BI pois lá já possui fiscalização de fumaça preta...

tiofinhojr4x4
10/09/2013, 21:40
Edin pra fazer inmetro da suspenção da azulona, o que preciso fazer??

O inmetro mede a fumaça tbm?? kkk

Abraço

danielhubie
10/09/2013, 22:24

AbraçoIsso também me interessa.

Rodrigo Baratti
10/09/2013, 23:04

Abraço

Dependendo do teste mede sim, na minha mediram, se eu tivesse mexido na BI ia dançar.
Aqui em SP-Capital tem que passar pelo Controlar todos os anos, não da pra ficar fuçando na BI.
Por esse motivo emplaco tudo fora de sp, tenho carro em 4 municípios! kkkkkk
Detalhei o teste do Inmetro aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/105188-f1000-4x4-1997-sucatona-branquinha-86.html#post1993706

Nao sei o que fazem ai no RS.

[]'s

Edintruder
11/09/2013, 16:47
Para alteracao de suspensao nao medem fumaca e nem ruido. So freios alinhamento e conjunto da suspensao.

GCCarneiro
11/09/2013, 18:31
Mas sem o silenciador (cano reto) eles vão reprovar.

Edintruder
12/09/2013, 12:43
Na minha estava com cano reto para o lado e nem olharam isso. Para teres ideia, a bomba está aberta no limite e também não avaliaram isso.

bruntins
12/09/2013, 20:21
eu estou vendo aqui pra negona,acho que pra esse mes vou fazer,vou arrumar uma nota da confecção dos BL e vou la

Edintruder
12/09/2013, 23:38
Tem um detalhe, BL não é alteração de suspensão, então não precisa fazer inmetro. Se a polícia parar, basta mostrar os calços em cima do chassis que está tudo ok, pois suspensão é suspensão, e BL não está nem perto dela!

bruntins
14/09/2013, 21:57
calço na mola ? pega ??

GCCarneiro
14/09/2013, 22:11
calço na mola ? pega ??

Pega, é alteração de suspensão.

bruntins
15/09/2013, 08:28
aiaiai mas pra legalizar pode estar com o calço na mola ou vou ter que tirar ?

GCCarneiro
15/09/2013, 10:32
Você teria que ir com eles pra que a alteração de suspensão saia no documento.

bruntins
15/09/2013, 11:15
https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/detran/cidadao/veiculos/sa-alteracao+de+caracteristicas+dos+veiculos+automoto res?n=f8ec002c-78f4-4bce-b93d-284ed6075ee0&useDefaultText=1&useDefaultDesc=1
olha o processo que tem que fazer.da ate tristeza

Edintruder
15/09/2013, 16:52
Bruno, na prática vai depender do tamanho do calço, pois originalmente todas as F1000 4x4 tem calços tanto na dianteira como na traseira. Porém se for algo muito ignorante é óbvio que vai chamar a atenção para esse detalhe.

Edintruder
20/09/2013, 11:37
Troquei o óleo e filtro da Femil antes do tempo para arrumar um vazamento de óleo na mangueira de retorno da turbina para o cárter. A mangueira está muito afetada pelo óleo e as abraçadeiras cortam ela muito facilmente. Ontem cortei o pedaço estragado e coloquei de novo, daí coloquei óleo e andei um pouco, quando parei estava jorrando óleo pela mangueira.

Aproveitei e lavei até a embreagem, pois tinha tanto óleo espalhado pelo vazamento que tinha até na embreagem!

GCCarneiro
20/09/2013, 12:19
Que bom que viu antes de ficar sem óleo. Será que não acha a original?

Edintruder
20/09/2013, 15:53
Pelo que pesquisei na internet não achei nada, e no mercado local acho difícil...

GCCarneiro
20/09/2013, 19:52
Amanha vou no meu fornecedor de peças MW aproveito e pergunto. Se não achar acho que tem que partir mangueira de retorno de sistemas hidráulicos.

Edintruder
20/09/2013, 20:31
Carneiro, eu comprei uma mangueira hidráulica a metro, porém pr fazer uma curva ela amassa, e é muito dura. Por isso preciso um modelo parecido com o original, mas que já seja formada com a curva de 90°.
Se encontrares me diz, pois encomendo a original para colocar, pois amanhã vou procurar uma do resfriador do óleo do Apollo que deve dar.

GCCarneiro
20/09/2013, 21:18
Se for o caso da mangueira a metro pode usar uma curva de metal dentro da mangueira pra não deixar enforcar ou cortar e colocar a curva e mais duas presilhas.

Edintruder
20/09/2013, 21:52
Esse esquema de colocar uma curva e usar as mangueiras como luva eu pensei e creio ser a minha segunda opção.

Edintruder
22/09/2013, 00:19
Finalmente resolvido. Arrumei uma mangueira de algum carro e coloquei. Ficou perfeito. Preciso apenas trocar o cabo do velocímetro.

Outra coisa, por baixo da caçamba e da cabine, o emborrachamento tem pontos que está faltando. Como a chapa da F1000 é galvanizada, não está enferrujado, mas será questão de tempo... Alguém tem alguma sugestão para emborrachamento que resista tanto quanto o original?

bbmoro
22/09/2013, 18:26
Edintruder, apenas para deixar como dica caso não tenha visto.... uma forma de fazer curva com mangueira é inserir uma mola no interior. isso é bastante utilizado em mangueiras de radiador para evitar contrações...
abrasss.

Edintruder
22/09/2013, 20:51
Bbmoro, não tinha pensado nisso. Vou guardar essa dica pois é muito boa! Valeu.

Hoje completei o fluído da CT e tirei o pinhão para ver e estava quebrado. Coloquei vermelho usado que eu tinha, mas não funcionou, Vou ter que comprar o kit novo e trocar.

Edintruder
22/09/2013, 22:13
O colega Felipe Almeida aqui do fórum me mandou umas fotos do eixo dianteiro de F1000 4x4 que ele tem.
É exatamente isso que eu pretendo fazer um dia para a Femil. Esse eixo dele é Dana 44 feito pela Enfer com os semi-eixos, cubos, cruzetas e mangas de eixo da própria F1000.

BrunoDallanora2013
23/09/2013, 12:40
Edin entrei no site da agrale e vi o mwm x10 eletronico seria igualzinho o mecanico ? da uma olhada: AGRALE LANÇA LINHA 2009 DE CHASSIS - Agrale (http://www.agrale.com.br/pt/imprensa/noticias/detalhes/103#!galeria)[]/1/

e quanto a caixa eaton fs4505 c daria para colocar na f1000 ? ela tem a 4ªmarcha 1,00 /1 e a 5ªmarcha 0,77:1

as caixa vem no cargo 816 os mais antigos usavam a mesma da f1000 por isto a pergunta !

legal o eixo reto na dianteira e ficou bem original e deve ajudar a erguer um pouco ela .

robson010203
23/09/2013, 17:42
eu tenho uma fso 4505 usei na minha f1000 por uns três meses, mas no meu motor (mwm sprint 3.0 eletrônico) ficou com as primeiras marchas muito reduzidas ( a primeira dela é 5.88/1) mas esse não é o inconveniente, a marcha a ré dela não é sincronizada, as vezes raspava, então desmontei ela vou colocar um anel sincronizador da 5ª marcha dela mesmo e mandar fazer uma conjunto coroa e pinhão para o velocímetro, no geral e um super cambio, acho que perde só para o zf s5-420 pelo fato desse último ter carcaça de ferro.

BrunoDallanora2013
23/09/2013, 19:44
sim mas sabe dizer comparando com a original da f1000 4x4 é quase igual so muda a 5ª longa ? a minha duvida é se da certo a caixa multipla tambem ? a furação tudo é o mesmo da outra ?

Robson não tem um topico seu da sua adpatação do motor ? se puder coloca umas fotos ai do motor e do esquema para o acelerador e a parte eletronica !

robson010203
23/09/2013, 20:42
eu não fiz um tópico específico para a adaptação mas eu peguei um conjunto do vw 8-150 com toda a parafernália eletrônica, então tive apenas que separar o chicote do motor do restante do chicote do caminhão, o acelerador eu usei o mesmo do caminhão, as saídas de informação do motor para o painel também são separadas do chicote da eletrônica, então não foi muito difícil, vou fazer umas fotos e postar depois.
Quanto ao câmbio eu não tenho muitas informações sobre o clark da f1000 só sei que o eixo piloto tem o estriado igual porém o comprimento é maior (tive que cortar para por na f1000) a furação pra a capa seca eu acho que é a mesma, bem como o "YOKE", tanto que eu usei a cruzeta da f1000, ele não tem muita diferença do fso4405

BrunoDallanora2013
23/09/2013, 22:49
e quanto ao modulo eletronico do motor é no motor ou é separdo ? pelo menos no maxpower é no motor e ainda tem uma placa que passa óleo diesel para refrigerar o modulo .

sendo mais comprido o estriado não é problema , mas eu teria que ver se a caixa multipla aceita esta caixa se aceitar taria resolvido o problema das f 4x4 ser muito curta a original da 1,00/1 na 5ªmarcha e esta da 0,77/1 ! o segredo da caixa na sua se quer raspar para engatar a ré é antes da uma engatada na 2ª e depois coloca a ré ou tem que estar com a camioneta bem parada! ao menos funcionava comigo no caminhão se esta u pouquinho em movimento ele raspava a ré ai segura forte no freio engata a segunda e poe a ré !

Edintruder
23/09/2013, 23:17
Foda é a 1a muito curta... Mas a 5a longa ajuda um monte no consumo e para o X-10 trabalhar mais solto. Em relação à adaptação na CT, somente fazendo ela divorciada ou mandando fazer a junta de união.

BrunoDallanora2013
23/09/2013, 23:31
mas ai se arranca sempre em segunda ! so que pelo que vi é uma diferença e tanto da 2ª para a 1ª e esta caixa é de aluminio a original é de ferro ! se tivesse como usar somentes as engrenagens para a caixa normal para 5 ficar longa .

acho que multipla separada da uma complicação louco de carda e cruzeta suporte e tudo mais ! uma junta de união seria mas facil conseguir

drosssor51
24/09/2013, 00:36
O colega Felipe Almeida aqui do fórum me mandou umas fotos do eixo dianteiro de F1000 4x4 que ele tem.
É exatamente isso que eu pretendo fazer um dia para a Femil. Esse eixo dele é Dana 44 feito pela Enfer com os semi-eixos, cubos, cruzetas e mangas de eixo da própria F1000.

Que show....... esse eixo rígido......

Fantástico....!!!!!

Vais mandar um desses Edin????
Tem que mandar fazer..ou garimpar um ???

Rodrigo Baratti
24/09/2013, 15:59

Fantástico....!!!!!

X2!
Muito interessante....qto será que a Enfer cobra? Podiam fornecer na forma de kit (semi + 1/2 do munhão).
O problema é como fazer o munhão para encaixar o original da F1000.:pensativo:

[]'s

GCCarneiro
24/09/2013, 18:36
Carneiro, eu comprei uma mangueira hidráulica a metro, porém pr fazer uma curva ela amassa, e é muito dura. Por isso preciso um modelo parecido com o original, mas que já seja formada com a curva de 90°.
Se encontrares me diz, pois encomendo a original para colocar, pois amanhã vou procurar uma do resfriador do óleo do Apollo que deve dar.

Só consegui ir hj (mesmo porque tinha que comprar as arruelas da progressiva) ele falou que apenas por encomenda a mangueira.

robson010203
24/09/2013, 19:39
e quanto ao modulo eletronico do motor é no motor ou é separdo ? pelo menos no maxpower é no motor e ainda tem uma placa que passa óleo diesel para refrigerar o modulo .

sendo mais comprido o estriado não é problema , mas eu teria que ver se a caixa multipla aceita esta caixa se aceitar taria resolvido o problema das f 4x4 ser muito curta a original da 1,00/1 na 5ªmarcha e esta da 0,77/1 ! o segredo da caixa na sua se quer raspar para engatar a ré é antes da uma engatada na 2ª e depois coloca a ré ou tem que estar com a camioneta bem parada! ao menos funcionava comigo no caminhão se esta u pouquinho em movimento ele raspava a ré ai segura forte no freio engata a segunda e poe a ré !
O módulo é separado como nas s10, porém eu instalei ele dentro da cabine no lugar do módulo original da f1000, a caixa de relês e fusíveis do módulo ficou no cofre do motor.
Quanto a instalar o caixa de tração no fso4505, acho que somente divorciada mesmo (claro que só não existe solução para a morte) um bom torneiro com uma fresa CNC consegue fazer uma flange para unir as duas com um pé nas costas, o menos trabalhoso seria um cambio ZF s5-420 das f250 4x4 que já vem com tudo pronto e a relação da 5ª é a mesma, o problema é só o preço, pedem de 5 a 6 k em um cambio desses sem a caixa de tração.

BrunoDallanora2013
24/09/2013, 22:06
mas e o cambio da f250 aceita a multipla da f1000 ?

uma dica cuida bem o modulo de injeção para não esquentar ! fui uma vez na oficina da autorizada bosch e o cara mostrou um modulo queimado da s10 e é bem caro qualquer modulo eletronico ! tambem não sabia que pode queimar com raio tambem se no caso tiver alguma antena que encoste no teto de garagem ou galpão já vi queimar um de carro em uma autoeletrica !

o cambio fs4505 acho muito curta a 1ª ? qual caixa tinha antes ? será que é curta igual a fs4405 ou é tipo muito reduzida ?

Edintruder
24/09/2013, 23:41

Fantástico....!!!!!

Vontade não está faltando. Ele vai vender esse dele, mas somente a carcaça, então terei que comprar o kit de CeP e mandar fazer os semi-eixos, o que deve sair tudo o valor de um eixo completo engesa para a D20...

drosssor51
25/09/2013, 00:12
Vontade não está faltando. Ele vai vender esse dele, mas somente a carcaça, então terei que comprar o kit de CeP e mandar fazer os semi-eixos, o que deve sair tudo o valor de um eixo completo engesa para a D20...

Apesar que....você tem o eixo da Femil funcionando...perfeito....!!
Difícil escolha.......

robson010203
25/09/2013, 12:22
eu instalei o módulo dentro da cabine justamente para ele não pegar o calor do cofre do motor, essa questão do raio, eu também nunca tinha ouvido falar.
O cambio fso4505 tem relação de 5.88/1 na 1ª, antes a minha f1000 era a gasolina, a relação da 1ª dele é 3.90/1 é uma diferença enorme, eu adaptei ele no motor diesel mas ficou muito longo, acho que terei que encontrar um intermediário.

Ps.: Edim desculpe a bagunça no seu tópico

Edintruder
27/09/2013, 22:59
Robson, tudo é F1000! Tá valendo tudo por aqui!

Diego, eu tenho vontade de modificar o eixo dianteiro da F1000, transformando o twin I bean em eixo rígido, apenas cortando os suportes centrais das balanças e soldando as pontas com buchas formando uma espécie se "caixote" de aço. A manga direita seria quadrada, dessa forma o desgaste da luva direita não existiria mais e se o alinhamento ficar quase perfeito, essa cruzeta central iria durar quase que para sempre. Em resumo, a manutenção desse eixo ficaria muito mais simples e barata, sem dizer que a barra de torção também poderia ser alterada por um modelo bem mais barato de repor as peças. Teria apenas que modificar e alongar os tensores para melhorar o trabalho da suspensão e instalar uma barra panhard.

Essa ideia já tenho há muito tempo, e cada vez me parece mais interessante.

Tio Eddie
27/09/2013, 23:28
Robson, tudo é F1000! Tá valendo tudo por aqui!
Diego, eu tenho vontade de modificar o eixo dianteiro da F1000, transformando o twin I bean em eixo rígido, apenas cortando os suportes centrais das balanças e soldando as pontas com buchas formando uma espécie se "caixote" de aço. A manga direita seria quadrada, dessa forma o desgaste da luva direita não existiria mais e se o alinhamento ficar quase perfeito, essa cruzeta central iria durar quase que para sempre. Em resumo, a manutenção desse eixo ficaria muito mais simples e barata, sem dizer que a barra de torção também poderia ser alterada por um modelo bem mais barato de repor as peças. Teria apenas que modificar e alongar os tensores para melhorar o trabalho da suspensão e instalar uma barra panhard.

Essa ideia já tenho há muito tempo, e cada vez me parece mais interessante.

Duendite aguda!
Febre delirante......

MANDA BALA!

Edintruder
28/09/2013, 08:40
Duendite aguda!
Febre delirante......

MANDA BALA!

Já até sonhei com isso! Não tens ideia de quantas vezes pensei no assunto... O pior será fazer as barras longitudinais, alterar suportes, etc...

bruntins
28/09/2013, 09:48
Edin hj no mercado existe algum dana 44 ou similar da bitola da f1000? dianteiro
eu olhando no jornal achei um dana 60 dianteiro,mas é de sao paulo e nao sei se a bitola da

BrunoDallanora2013
28/09/2013, 10:09
sera que não tem eixo que sirva tipo os do agrale maruá eu vi esse jipe de perto do quarteu que estava de manobra por aqui e o diferencial trazeiro é o da f250 achei bem forte mas me parece que tem um menor e deve ter eixo reto que quer !

mas quanto a estabilidade e o comodo para andar na estrada e viajar não vai ficar tão bom ! ai depende no que vai destinar o uso da F !

drosssor51
28/09/2013, 13:24
Já até sonhei com isso! Não tens ideia de quantas vezes pensei no assunto... O pior será fazer as barras longitudinais, alterar suportes, etc...

quando eu acho que os duendes estão me atacando.....vejo o exemplo do Edin....kkkk

Como as palavras do Tio...

Manda Bala.....

Edintruder
29/09/2013, 22:31
Nessa última semana a Femil começou a se atirar muito para os lados, ficando difícil manter a linha reta, então como de costume, sinal de trincas no chassis. Ontem, como não era surpresa e já esperava, lá estava mais uma nova trinca em um lugar diferente do anterior. O que ocorre é que cada vez que trinca em algum ponto, eu reforço tanto que quebra em outro mais afastado...

Dessa vez quebrou feio. Soldei pela frente e por trás e meti mais uma prancheta de 5cm x 14cm de 3/16" de espessura atravessada por trás desse ponto que trincou.

Acho que vale a pena sim, retirar novamente o eixo dianteiro, fazer um gabarito e soldar os dois braços oscilantes de forma que fique apenas um. Se eu conseguir deixar o semi-eixo longo perfeitamente reto, no futuro essa cruzeta central poderia ser eliminada.

Com a redução desse esforço lateral nos suportes, com certeza as trincas se reduziriam um pouco mais. O único ponto contra é que as inclinações laterais ficarão muito prejudicadas pelo esforço dos tensores montados de forma muito rígida, por isso no futuro teria que se fazer tensores mais longos fixados por buchas.

Tio Eddie
29/09/2013, 22:48
Nessa última semana a Femil começou a se atirar muito para os lados, ficando difícil manter a linha reta, então como de costume, sinal de trincas no chassis. Ontem, como não era surpresa e já esperava, lá estava mais uma nova trinca em um lugar diferente do anterior. O que ocorre é que cada vez que trinca em algum ponto, eu reforço tanto que quebra em outro mais afastado...
Dessa vez quebrou feio. Soldei pela frente e por trás e meti mais uma prancheta de 5cm x 14cm de 3/16" de espessura atravessada por trás desse ponto que trincou.
Acho que vale a pena sim, retirar novamente o eixo dianteiro, fazer um gabarito e soldar os dois braços oscilantes de forma que fique apenas um. Se eu conseguir deixar o semi-eixo longo perfeitamente reto, no futuro essa cruzeta central poderia ser eliminada.
Com a redução desse esforço lateral nos suportes, com certeza as trincas se reduziriam um pouco mais. O único ponto contra é que as inclinações laterais ficarão muito prejudicadas pelo esforço dos tensores montados de forma muito rígida, por isso no futuro teria que se fazer tensores mais longos fixados por buchas.

Edin,

Tem algo errado!

A Milona é pelo menos 4-5 anos mais antiga que a tua, rodou provavelmente mais e não apresenta esta quantidade de trincas que você vem relatando.
Alíás, só soldei atras da caixa de direção logo que comprei e pouco depois uma solda no agregado e nenhuma trica adicional - e são 7 anos de uso e rodando MUITO.

[]s pensativos...

Edintruder
29/09/2013, 22:57
Na minha lista de vontades com a Femil, está a compra de uma caçamba longa, uma cabine estendida e eixos da F250, porém se deixar o dianteiro rígido não colocaria mais os eixos da F250...

Edintruder
29/09/2013, 23:03
Edin,

Tem algo errado!

A Milona é pelo menos 4-5 anos mais antiga que a tua, rodou provavelmente mais e não apresenta esta quantidade de trincas que você vem relatando.
Alíás, só soldei atras da caixa de direção logo que comprei e pouco depois uma solda no agregado e nenhuma trica adicional - e são 7 anos de uso e rodando MUITO.

[]s pensativos...

Creio que essa quantidade extra tenha a ver com o pitmann modificado, que força muito mais a ponta do chassis.

Tio Eddie
29/09/2013, 23:07
Creio que essa quantidade extra tenha a ver com o pitmann modificado, que força muito mais a ponta do chassis.

Humm.....
O Pitman da Milona é o original, e tem mesa de guincho já faz tempo!

Ainda pensativo.....

BrunoDallanora2013
29/09/2013, 23:42
Edin se conseguir um chassi pronto e uma f250 de desmanche tipo chassi pronto da 4x4 sera que daria para montar em cima a cabine da f1000 cabine estendida e caçamba normal ?

no seu caso se for colocar eixo traseiro da f250 o dianteiro não te serviria também o da f250 ?

Tio Eddie
30/09/2013, 00:14
Edin,

Que tal uma F120 4x4 tropicab, cabine estendida?

Edintruder
30/09/2013, 15:42
Tio, sendo Full size e 4x4, tá valendo!

drosssor51
30/09/2013, 16:17

Edin.....se me permite uma ideia para aumentar a resistência do conjunto de direção, pitman e cia....... (veja se concorda).

Daria para inverter os braços de direção da picape.... imagine: retire os terminais de direção que vão acoplados as mangas de eixo, também retire o terminal acoplado ao pitman. As barras de direção tanto a longa quanto a curta sairão do carro acopladas pelo terminal central.

Após retirada, inverta as barras..... a barra longa, acopla-se a roda do motorista e a barra curta à roda do passageiro.

O Pitman original ficará distante do seu terminal de acoplamento.

Aumente uma barra na DIAGONAL (decompondo os esforços) da caixa de direção...ao pitman.
Essa barra necessitaria ser fabricada.

Ao meu ver diminui os esforços de torção no setor.... poupando a travessa do motor e chassis das trincas.
De quebra baixa todo sistema de direção após o lift.

Não sei se me fiz entender.....
O que acha???

Abç

drosssor51
30/09/2013, 23:27
433207

A idéia.......

Nunca fiz.....e...nunca vi fazerem......mas que diminui o esforço de torção na caixa...isso sim....

O que acham???

Tio Eddie
01/10/2013, 11:35
Edin.....

Dodge ram 4x4 5.9 v8 f250, ranger ,s10, montana ,frontier - Curitiba - Carros (http://curitiba.olx.com.br/dodge-ram-4x4-5-9-v8-f250-ranger-s10-montana-frontier-iid-551338395)

FORD F-250 XLT 3.9 4X4 TB DIESEL 2007 GRANDE OPORTUNIDADE ACEITO TROCA (http://buscaacelerada.com.br/frame/12278417)

F-250 cab.dupla 4x4 único dono - Guará - Carros - ME LIGA !!! (http://guara-distritofederal.olx.com.br/f-250-cab-dupla-4x4-unico-dono-iid-536850854)

F250 4x4 F850 BigFoot Cabine Dupla Caçamba Longa Exclusiva Eventos Rodeio Única no Brasil! - São Paulo - Carros - Ipiranga - ferrari de 200 mil a venda (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/f250-4x4-f850-bigfoot-cabine-dupla-cacamba-longa-exclusiva-eventos-rodeio-unica-no-brasil-iid-534532696)

Especialmente essa última........

[]s :esgrima:

Edintruder
01/10/2013, 12:00
Foda seria fazer o suporte para essa barra nova de forma resistente. Tem um sistema assim justamente para esse efeito porém mandar fazer esses mancais é que é o problema, pois manutenção em peças fora de linha complicam...

Já vi esse tipo de sistema aqui pelo fórum. Consistia apenas em uma nova barra curtinha que ligava no pitmann do setor em outro pitmann que e descia um eixo com um outro pitmann mais baixo. Esse eixo era fixado num mancal fixado na travessa bem embaixo do motor.

drosssor51
01/10/2013, 12:16
Edin.....é uma barra simples com terminais rótula nas pontas...

Não vai ligado ao chassis ou travessa do motor...

A idéia é fazer a distância do lift cair gradativamente... com uma barra na diagonal.

Você precisará de um terminal de direção de um lado e um furo de alojamento para cone de terminal do outro.

Abç

Edintruder
01/10/2013, 22:16
Se não for preso em uma base rígida, as rótulas não mantém a posição. Eu tentei fazer algo parecido e sem sucesso, pois as barras se movimentarão para frente ou para trás e acabarão torcendo antes de transmitir o movimento até as rodas. Não funciona.

drosssor51
02/10/2013, 00:22
:pensativo:..... :pensativo:......

Se você já testou.......ta testado....kkk

abç

Edintruder
02/10/2013, 16:39
Oa duendes estão batendo forte por aqui. Já estou com dores de cabeça!

É o seguinte, transformar o eixo dianteiro em eixo rígido e colocar com feixes de molas na dianteira!

Questões: Quais feixes de molas poderia usar na dianteira da F1000?
Toyota bandeirantes? F250 4x4? D-20 engesa (mais indicada)?

Tio Eddie
02/10/2013, 17:23
Veja

F-150 Straight axle swap conversion lift kit 4×4 dana 44, 60 1997-2003 | RPM Off Road Fabrication | Metal Fab Work (http://rpmfab.com/products-page/f-150/f-150-straight-axle-swap-conversion-lift-kit-4x4-dana-44-60-1997-2003/)

Muitos tópicos no link abaixo

Solid Axle Swaps - FSB Forums (http://fullsizebronco.com/forum/forumdisplay.php?f=29)

Tem muita, mas muita informação nos foruns gringos!

[]s

Rodrigo Baratti
02/10/2013, 18:05
Uma sugestão minha já vi de cara no primeiro site que o tio indicou.
Seria fechar a frente do chassi com uma travessa entre os suportes dianteiros.
Os feixes vão exigir muito do chassi, que não foi "projetado" pra isso.

Qto as molas, eu acho que o ideal seria da F250, pois devem ter medidas muito similares a F1000, por outro lado já montei jeep com molas de Toy e vou te falar que são fáceis de mexer, disponibilidade de jumelos, tamanhos, monta-se o feixe como quiser.

Só tenho duvida sobre vc garantir o alinhamento e a resistência emendando os dois pedaços do eixo original....sinceramente não sei se é possivel.

Na minha opinião seria mais seguro usar os eixos da F75, cortar os tubos e meter uns tubos maiores e mais grossos, com munhões abertos e fazer os 2 semis sob medida, se bobiar dá para fazer só um semi sob medida e usar do outrolado um já com medida pronta.
O custo seria maior, mas o resultado infinitamente melhor.

[]'s, boa sorte e vou pitacar um monte!! kkkk

Edintruder
02/10/2013, 22:39
Para juntar as balanças tem que montar um gabarito primeiro, para manter tudo dentro das medidas e posições corretas. Daí prende no gabarito e começa a brincadeira. O ponto mais frágil será a volta da bola do diferencial, pois a estrutura original desse eixo não foi projetada para trabalhar dessa forma, então tem que bolar algo para o lado esquerdo. O direito é barbada. Depois de finalizado, o que se tem é um eixo dianteiro de canelas quadradas, nada além disso. Visivelmente pode ser estranho, mas muito resistente. Dessa forma resolvo alguns pontos que me perturbam. Agora, quanto as molas da Band, também acho que será esse o caminho.
Para montar no chassis, tem que fazer um quadro para reforçar o chassis, pois as pontas serão muito exigidas, conforme falasses.

BrunoDallanora2013
02/10/2013, 23:24
EdiN fiz o topico para ajuda a encontrar um bloqueio para meu diferencial , a sua é braseixos ou dana ? a minha é dana e dis 406 tem bloqueio disponivel para ele ?

drosssor51
02/10/2013, 23:29
Para juntar as balanças tem que montar um gabarito primeiro, para manter tudo dentro das medidas e posições corretas. Daí prende no gabarito e começa a brincadeira. O ponto mais frágil será a volta da bola do diferencial, pois a estrutura original desse eixo não foi projetada para trabalhar dessa forma, então tem que bolar algo para o lado esquerdo. O direito é barbada. Depois de finalizado, o que se tem é um eixo dianteiro de canelas quadradas, nada além disso. Visivelmente pode ser estranho, mas muito resistente. Dessa forma resolvo alguns pontos que me perturbam. Agora, quanto as molas da Band, também acho que será esse o caminho.
Para montar no chassis, tem que fazer um quadro para reforçar o chassis, pois as pontas serão muito exigidas, conforme falasses.

Pretende soldar os braços em um gabarito..... e colocar feixe..ou manter helicoidal??
vale pensar em eixo artesanal mesmo.... como o Rodrigo falou.... mas é uma baita empreitada mesmo...

Edintruder
03/10/2013, 18:15
EdiN fiz o topico para ajuda a encontrar um bloqueio para meu diferencial , a sua é braseixos ou dana ? a minha é dana e dis 406 tem bloqueio disponivel para ele ?

Eu vi o tópico, mas como o eu é Braseixos não vou poder palpitar muito...

Edintruder
03/10/2013, 18:20
Pretende soldar os braços em um gabarito..... e colocar feixe..ou manter helicoidal??
vale pensar em eixo artesanal mesmo.... como o Rodrigo falou.... mas é uma baita empreitada mesmo...

Para manter com molas helicoidais terei que fazer as barras de tração ou ladder bars, e mais uma barra panhard, porém com feixes de molas é colocar direto o feixe no chassis e está pronto.

Estou com 2 corações... Mas o eixo será rígido em breve, pois desde a última alteração, terei que mexer nos furos que eu fiz dos dois suportes, então como dará um trabalho danado, prefiro ficar uma semana com ela parada e resolvo isso direto.

O que eu não sei é se essas barras de tração podem ser com tubo de parede grossa ou precisam ser de barras maciças. Poderei usar os suportes originais, porém é só reposicionar mais para trás no chassis.

Rodrigo Baratti
03/10/2013, 19:03
O que eu não sei é se essas barras de tração podem ser com tubo de parede grossa ou precisam ser de barras maciças. Poderei usar os suportes originais, porém é só reposicionar mais para trás no chassis.

Dá uma olhada nas barras que usei na direção do jeep (diametro 32 mm e parede de 5,5 mm):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/35967-cj3a-1951-mula-mecanica-30.html#post1356849

Se fosse fazer uma laddie bar usaria esses tubos, são mais que suficientes.

É essa sua duvida?

[]'s

BrunoDallanora2013
03/10/2013, 20:52
Na verdade o meu é dana 406 e não era 44 ! So não consegui editar o tópico ! E a usa relação é 3,07 ? Eele é tração positiva ?

Edintruder
04/10/2013, 10:04
Bruno, ou é dana 46 ou dana 44, porém a Albarus dana comprou a braseixos, dessa forma podes ter alguma etiqueta da Dana com eixo braseixos 406.

Edintruder
04/10/2013, 10:06
Dá uma olhada nas barras que usei na direção do jeep (diametro 32 mm e parede de 5,5 mm):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/35967-cj3a-1951-mula-mecanica-30.html#post1356849

Se fosse fazer uma laddie bar usaria esses tubos, são mais que suficientes.

É essa sua duvida?

[]'s

Sim, essa ERA a dúvida, e creio ser a solução mais barata do que comprar e instalar os feixes de molas...

BrunoDallanora2013
04/10/2013, 11:44
bem to falando bem oo que tem na plaqueta : Dana modelo 406 é bem como ta escrito ! se colocar fotos sabe dizer qual diferencial é se é o 46 ou braseixos ? realmente estou bem confundido , e quero colocar tração positiva sera que acho ?

a tampa do diferencial é bem quadrada !

Edintruder
04/10/2013, 12:51
Bruno, como os semi-eixos são presos no conjunto?

Rodrigo Baratti
04/10/2013, 15:00
Bruno, como os semi-eixos são presos no conjunto?

Ou bota uma foto da tampa

BrunoDallanora2013
04/10/2013, 18:14
são preso por dentro da caixa satélite

xxxtripod
04/10/2013, 18:37
O DANA 406 é o Braseixo Brunno, te disse isso no seu tópico, ele é Braseixo, só tem a placa Dana, pq a Dana adquiriu a Braseixo. Abraços

BrunoDallanora2013
04/10/2013, 20:31
sim agra ta tudo certo! vou ver se acho a tração positiva ! Obrigado

Edintruder
04/10/2013, 23:50
Tração positiva para esse eixo eu nunca vi. A resistência desse eixo é similar a um dana 60, e não solta os semi-eixos como ocorrem em muitos dana. Ao meu ver é o melhor modelo de eixo traseiro que saiu na linha F1000. Infelizmente não tem tração positiva para eles, mas a resistência compensa isso.

Waldir Carlos
05/10/2013, 09:16
Acompanhando a discussão e "matutando", aqui:

O diferencial traseiro da EFE é o [Dana]Braseixos 406 STD. Seria 100% [DES]bloqueado? Quer dizer, que se eu erguer uma das rodas do eixo traseiro, colocar em marcha, o carro não terá NENHUMA tração. Correto? [No eixo dianteiro, tenho o Dana 44_IFS].

[]s

xxxtripod
05/10/2013, 11:10
Tração positiva para esse eixo eu nunca vi. A resistência desse eixo é similar a um dana 60, e não solta os semi-eixos como ocorrem em muitos dana. Ao meu ver é o melhor modelo de eixo traseiro que saiu na linha F1000. Infelizmente não tem tração positiva para eles, mas a resistência compensa isso.

Tem sim, o Bruntins tem na Negona, e eu já vi pra comprar mais de umas vez, mais perdi a oportunidade, abraços

BrunoDallanora2013
05/10/2013, 13:31
se souber onde acho seria otimo !

BrunoDallanora2013
05/10/2013, 13:46
Acompanhando a discussão e "matutando", aqui:

O diferencial traseiro da EFE é o [Dana]Braseixos 406 STD. Seria 100% [DES]bloqueado? Quer dizer, que se eu erguer uma das rodas do eixo traseiro, colocar em marcha, o carro não terá NENHUMA tração. Correto? [No eixo dianteiro, tenho o Dana 44_IFS].

[]s

este da foto é o mesmo diferencial que tenho !!

Rodrigo Baratti
05/10/2013, 17:47
Procura bloqueio para o dana 60.
A Eaton tem o e-locker pra esse diferencial, é um dos melhores bloqueios que existe e é selecionável 100%

[]'s

Rodrigo Baratti
08/10/2013, 16:44
Edin,

Tenho pensado no eixo rigido dianteiro.
Achei esse tópico no forum que o Tio indicou.

Black'nTan's Broken Bronco Build - Page 12 - FSB Forums (http://www.fullsizebronco.com/forum/showthread.php?t=213864&page=12)

Talvez eu fizesse diferente apenas os suportes, deixando o jumelo para frente.
Isso evitaria de fazer esses suportes "dentre de sabre" enormes. Falam que perde conforto com os jumelos para frente, mas duvido muito. Tem muita discussão desse assunto nos tópicos dos jeeps.
Outra solução para reduzir essa altura excessiva seria colocar o jumelo para trás e embutir a bucha no chassi....igualzinho no CJ5 nacional.

Outro ponto é qto ao eixo, sei que vc já ta convencido sobre o eixo da própria F, mas como pensei bastante resolvi dividir.
Talvez um eixo de F75 com tubos novos resolva.
Hj temos no mercado pelo menos uns 8 tamanhos diferentes de semi HD traseiros para os jeeps (rural 4x4 e 4x2, F75 4x4 e 4x2, jeep 4x4) e 4 dianteiros (jeep e F75/rural) todos com as mesmas estrias, o que muda são os tamanhos....dá para combinar do jeito que quiser e ajustar tentando chegar na medida da bitola da F, depois é só cortar o tubo na medida equivalente.
Precisa arrumar todas as medidas para verificar as combinações possíveis.
Pode até ser que não de certo as combinações com a medida ideial, mas é uma ideia barata, pois vc tem a peça disponível no mercado, o eixo da F75 é barato e fácil de achar.
Os componentes mais caros seriam os semi e as homocineticas de Bandeirantes.

[]'s fritando o cabeção!!

BrunoDallanora2013
08/10/2013, 19:35
mas ai tem que colocar eixo flutuante !

BrunoDallanora2013
08/10/2013, 19:38
pelo que vi no link é os diferencias da f250 traseiro e dianteiro no ford bronco ficou legal

Edintruder
08/10/2013, 20:53
Então, o meu medo é não conseguir uma opção barata para o semi-eixo direito mais longo. O lado esquerdo basta cortar e mandar fresar, mas e o direito? A opção do eixo da F1000 seria somente por custo.
Essa Bronco ficou muito bacana, queira algo assim na Femil!

danielhubie
08/10/2013, 22:23
Edin, mudando um pouco de assunto, vc aumentou o pitman o mesmo tanto que baixou os suportes das tesouras e do tirante?

Tio Eddie
09/10/2013, 09:02
Edin.....

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1384177_239023936250203_836885837_n.jpg

[]s

BrunoDallanora2013
09/10/2013, 12:31
acho que o mais viável Edin é conseguir um eixo reto ja pronto de outros modelos que de na largura exata do da f1000 e ou usar as mesmas molas ou colocar molas parabólicas e acertar a relação no diferencial traseiro ! mas não sei se tem muitas opções de diferencial para dianteira !

Edintruder
09/10/2013, 12:43
Daniel, sim, baixei o pitmann o mesmo que os suportes,mas é por conta desse ajuste é que tenho tantas trincas no chassis... Espero corrigir esse problema quando colocar eixo rígido.

Tio, pena que ele não vai conseguir legalizar essa F, pois o limite é 1,20m de altura da base do farol...

Bruno, Realmente o eixo já pronto é a melhor solução, mas também tem que apertar o $$$. Estou tentando entrar em contato com o camarada que mandou as fotos do eixo dianteiro rígido da F1000, mas não está retornando os e-mails. Ele disse que está empenado e vai sem diuferencial, semi-eixos e cubos. Ofereci 300,00 pela carcaça vazia e empenada, mas não respondeu ainda. Terei que encontrar alguém para mandaa alinhar, mandar fazer os semi-eixos e comprar um diferencial dianteiro Dana 44.

BrunoDallanora2013
09/10/2013, 13:13
Edin no jeep willis se não me engano o diferencial dianteiro é dana 44 ? so é bem estreito , mas depende do que for fazer as vezes acaba saindo mais barato o diferencial inteiro do que fazer , pois sabe né é serviço disso peça frete e muitas coisas.

vai depender de encontrar a peça certa !

comparando a um diferencial de caminhão é bem caro um de camioneta, não baixa de 2,500! compramos mais um diferencial dianteiro para o cargo 6x6 que acho que te mostrei uma vez , e saiu 5,000 !

BrunoDallanora2013
09/10/2013, 13:20
tipo este serve ?

Mitula carros (http://carros.mitula.com.br/offer-detalle/40452/98698335619544886/2/1/rolamento-traseiro/Rolo%204x4)

Tio Eddie
09/10/2013, 13:30
Tio, pena que ele não vai conseguir legalizar essa F, pois o limite é 1,20m de altura da base do farol...

Sei que não legaliza, MAS, deixa os duendes doidinhos....rsrss

Edintruder
09/10/2013, 19:34
Nem fala! Mas tu pensas que não visualizei a mim junto dess F??? kkkk

Bruno, esse do Wrangler serve para a Ranger, mas para a F1000 tem que ter bitola de 1,65m. Esse lance da bitola é que limita as opções sem ter que fazer os "ajustes" necessários. Dessa forma, se fosse para gastar, eu partyiria para o eixo usado nas D20 engesa. Mas o objetivo é baixo custo, pelo menos por enquanto.

Acabei de trocar de emprego, e as férias vão ficar para depois.... kkk Mas espero em breve poder fazer algumas estravagancias. rsrsrs

Tio Eddie
09/10/2013, 19:39
Edin....

Acho que esses eixos anunciados te atenderiam com folga :angel:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/128945-limpezade-sotao-2-a.html

[]s :dance:

BrunoDallanora2013
09/10/2013, 20:58
Nem fala! Mas tu pensas que não visualizei a mim junto dess F??? kkkk

Bruno, esse do Wrangler serve para a Ranger, mas para a F1000 tem que ter bitola de 1,65m. Esse lance da bitola é que limita as opções sem ter que fazer os "ajustes" necessários. Dessa forma, se fosse para gastar, eu partyiria para o eixo usado nas D20 engesa. Mas o objetivo é baixo custo, pelo menos por enquanto.

Acabei de trocar de emprego, e as férias vão ficar para depois.... kkk Mas espero em breve poder fazer algumas estravagancias. rsrsrs

isto assim com tempo você vai procurando aos poucos e quando menos espera encontra o que precisa e que de certo !

mas gostei mesmo dos eixos do bronco o ruim é que é 8 furos ai tem que trocar rodas pneus ... e rodas desta furação tem poucos modelos

gostei e fica legal as molas parabólicas igual da traseira !

sabe do caminhão que falei , compramos um eixo desses que era do rally do sertão , o marmon herrington mt 11 para futuramente fazer outro caminhão 6x6 , sabe de algum caminhão por ai 6x4 mercedes mais novo sem ser o cara preta a venda ?
legal seria no novo ford cargo ia fica show ja tinha umas ideia mas o pai que mercedes que é mais facil de fazer !

quanto a pneu na f1000 andei olhando em santa maria o 33 x12.50 da para por nela sem bl e sl aro 15 x 8 ?

Leonardo Raffi
11/10/2013, 16:02
Edin tudo bem... se inventar de fabricar teu eixo dianteiro tu consegue fácil... porque ...tu sabe q eu tive a C15 militar e te digo como éra o eixo dianteiro engesa dela e como deixei... e sendo hoje ficaria mutio melhor... falo sério tu com um eixo traseiro de F100 F1000 (isto mesmo usar na frente... objetivo é ter o diferencial) seja o que for com as mesmas relações da traseira é claro ai teria duas opções... munhão aberto ou fechado...é claro soldado o tubo nas distancias q tu quizer... como tu nao faz trilha partiria para munhao fechado jeep e rural... pois de toyota é mais dificil... ou aberto... mais dificil de encontar usado saiu nos ultimos engesa e javali... novo e caro tem na internet... semi eixos tem aqui em pelotas um amigo q faz o que tu quizer... frezadinho e temperado... eu escolheria homocinetica .... toca ficha.... duvida eu te explico melhor.... abraço

GCCarneiro
11/10/2013, 21:47
Eu pensei nisto de fabricar os semi. Um professor me disse que prestou consultoria a um cara que fabricava pontas de eixo pro 1113. Segundo ele os semi eram de aço 1045 trefilado usinado agora eu não lembro se era temperado ou não.

danielhubie
11/10/2013, 22:32
Qual a medida da base do farol das f de vocês? terminamos a frente da minha hoje e medindo deu 1,23
terei que murchar os pneus pra fazer a vistoria hehehe!

danielhubie
11/10/2013, 22:35
Só não terminamos ela hoje porque não achei grampos de molas maiores e amanhã é feriado, alguma sugestão?

Edintruder
12/10/2013, 08:44
Raffi, valeu pelas dicas, então é possível que eu vá buscar a tua consultoria com certeza! Me diz uma coisa, tu achas que os munhões da F75 aguentarão o peso da F1000 com o MWM? O munhão da band com uns rolamentos pequenos eu já acho frágil...

Edintruder
12/10/2013, 08:52
Daniel, a tua F está muito alta! A minha quando fiz Inmetro estava 1,01 e pedi para colocar 1,03 pois com os 33" ficaria nos 1,03. Ficou certinho. Para a vistoria tem que usar pneus originais.
Hoje a Femil está com 108cm. O limite pela legislação é 120. Então coloca os pneus originais e veja, pois na vistoria eles irá calibrar os pneus para fazer os testes de suspensão e freios.

Edintruder
12/10/2013, 08:58
Eu pensei nisto de fabricar os semi. Um professor me disse que prestou consultoria a um cara que fabricava pontas de eixo pro 1113. Segundo ele os semi eram de aço 1045 trefilado usinado agora eu não lembro se era temperado ou não.

Acho que é esse aço mesmo que se usa nos semi-eixos. Não é nenhuma engenharia de foguete "como o pessoal diz", então acho que valerá a tentativa. Agora preciso encontrar um eixo dana 44 ou 46 de F1000 com diferencial 2,672:1 para colocar na ponta do lápis.
Nesse momento tenho 4000.00 para gastar somente nisso (a Priscila que não saiba disso)! kkk Desse valor iria sair um par de 33", mas se eu fizer o eixo posso vender o meu depois e recuperar parte do investimento.

Tio Eddie
12/10/2013, 08:58
A Milona estava com 1,15 com guincho e pneus 315/75R16 (35") - sem o guincho deve estar na casa de 1,18.

Com pneus originais passa de boa. Lembrando que a base do farol das 94-96 (farol quadrado) é pouca coisa mais baixa do que as 96-98 (X-10 frente moderna).

[]s

Edintruder
12/10/2013, 09:31
Edin tudo bem... se inventar de fabricar teu eixo dianteiro tu consegue fácil... porque ...tu sabe q eu tive a C15 militar e te digo como éra o eixo dianteiro engesa dela e como deixei... e sendo hoje ficaria mutio melhor... falo sério tu com um eixo traseiro de F100 F1000 (isto mesmo usar na frente... objetivo é ter o diferencial) seja o que for com as mesmas relações da traseira é claro ai teria duas opções... munhão aberto ou fechado...é claro soldado o tubo nas distancias q tu quizer... como tu nao faz trilha partiria para munhao fechado jeep e rural... pois de toyota é mais dificil... ou aberto... mais dificil de encontar usado saiu nos ultimos engesa e javali... novo e caro tem na internet... semi eixos tem aqui em pelotas um amigo q faz o que tu quizer... frezadinho e temperado... eu escolheria homocinetica .... toca ficha.... duvida eu te explico melhor.... abraço

Raffi, olha esse eixo de Rural reforçado. Os caras fizeram uma coisa de doido, mas creio que deva resistir melhor assim! rsrsrs Foda seria ajustar a largura correta, e outra, tenho que ver o sentido de giro para virar essa bola. Mas por 300,00 mais frete acho que está valendo.

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=49856&cat=2&item=69&titulo=Dianteiro%20F75%20refor%E7ado

Edintruder
12/10/2013, 23:28
Hoje no BIG encontrei várias ferramentas com logotipo da Ford. Na verdade a qualidade parece ser boa, comparável à linha Tramontina, porém o valor é cerca de 50% menor. Tinha uma parafusadeira de 14,4v por 139,00 com logo da ford, enquanto a Skil de 9v custa 239,00. Esse conjunto de chaves de catraca que comprei saiu 35,00, enquanto apenas uma delas custa quase isso em lojas de ferramentas.

danielhubie
13/10/2013, 11:17
Já vi várias dessas ferramentas por aqui, preço muito bom mesmo, acabei comprando um mini torno(morsa) já a algum tempo é muito bom, tem desde macaco hidráulico até parafusadeira mesmo.

BrunoDallanora2013
13/10/2013, 21:17
Essas chaves são muito boas Edin ! consegui desmontar as dobradiças da porta com estas catracas sem tirar o paralama , só as minhas são da china mas a ponta dobra o que facilitou na desmontagem ,

vi numa loja varias ferramentas com o logo ford desde furadeira, lanterna ,retifica lixadeira até disco de corte ! parece
lançamento !

a parafusadeira é meu sonho de consumo !

xxxtripod
13/10/2013, 21:44
Edin, se você já juntou estes R$4.000,00 fuça e acha um eixo dianteiro de f250 4x4, e vai juntando uma hora se acha um e compra, ai vende o seu eixo dianteiro e compra o traseiro, e depois vende o seu eixo traseiro, é uma dica que eu dou. Juntou tanto, gaste bem gasto. Abraços

Edintruder
13/10/2013, 22:53
Zeca, como troquei de emprego, esse valor eu separei da minha recisão para isso. Mas as notícias hoje não são boas. Passei por uma valeta e escutei um estalo forte. Pensei ter trincado o chassi novamente, mas para minha surpresa não tinha trinca nenhuma no chassis, porém andando no meio de um campo fiquei sem direção! Levei 2 hs até chegar em casa com a F1000 sendo arrastada de ré pela Band e uma F75 de dois amigos meus...
Amarramos as rodas para tentar mantê-las alinhadas e literalmente arrastamos a F1000 para casa. 10km em 2hs foi foda! O bom é que desses 10km, 6 foram pela praia.

Resultados nas fotos...

Provável culpado é o pitmann modificado. Ele gera muito torque lateral nesse eixo. Preciso resolver esse lance do eixo o mais rápido possível!

Amanhã vou ver um setor de direção usado para colocar no lugar. Caso não consiga esse setor vou para a segunda opção que será recuperar esse eixo no mesmo torneiro que fez a caixa da F1000.

Até aí está tudo bem, pois isso poderia ter quebrado na rodovia a 100km/h numa curva!!! O pior é que a Femil vai ter que dormir na rua até eu conseguir arrumar isso, e com isso eu não dormirei tranquilo... Impossível colocar na garagem sem o setor.

Tio Eddie
13/10/2013, 22:59
Zeca, como troquei de emprego, esse valor eu separei da minha recisão para isso. Mas as notícias hoje não são boas. Passei por uma valeta e escutei um estalo forte. Pensei ter trincado o chassi novamente, mas para minha surpresa não tinha trinca nenhuma no chassis, porém andando no meio de um campo fiquei sem direção! Levei 2 hs até chegar em casa com a F1000 sendo arrastada de ré pela Band e uma F75 de dois amigos meus...
Amarramos as rodas para tentar mantê-las alinhadas e literalmente arrastamos a F1000 para casa. 10km em 2hs foi foda! O bom é que desses 10km, 6 foram pela praia.

Resultados nas fotos...

Provável culpado é o pitmann modificado. Ele gera muito torque lateral nesse eixo. Preciso resolver esse lance do eixo o mais rápido possível!

Amanhã vou ver um setor de direção usado para colocar no lugar. Caso não consiga esse setor vou para a segunda opção que será recuperar esse eixo no mesmo torneiro que fez a caixa da F1000.

Até aí está tudo bem, pois isso poderia ter quebrado na rodovia a 100km/h numa curva!!! O pior é que a Femil vai ter que dormir na rua até eu conseguir arrumar isso, e com isso eu não dormirei tranquilo... Impossível colocar na garagem sem o setor.

Baraio Edin!

Tá ficando estilo KIM + Fuzila!

Que tal usar um pitman original até resolver o assunto eixo?

Boa sorte a cata das peças.

[]s

Edintruder
13/10/2013, 23:29
A peça em questão é essa.

CONJUNTO REPARO DO EIXO SETOR FORD F1000 4x4/4x2 / TAS20303 / 20305 / 20315 / 20317 - TRW - Dinamar Direção Hidráulica | kit de Direção Hidráulica | Direção Hidráulica, o maior e mais completo estoque de peças do Brasil! | dinamardistribuidora.com.br (http://www.dinamardistribuidora.com.br/conjunto-reparo-do-eixo-setor-ford-f1000-4x4-4x2-tas20303-20305-20315-20317-pr-3827-191254.htm)

Foda do pitmann original é o bumpstear, que pretendo resolver junto com o lance do eixo rígido. Fora isso, pelo desenho dessa suspensão, quando quebrou o eixo, as rodas perderam o paralelismo, o que dificultou muito o reboque, tendo que ser arrastada de ré pois de frente não comandava de forma alguma. Amarraei um cabo formando Y formando um towbar e não deu certo.

BrunoDallanora2013
13/10/2013, 23:50
não consegue puxar com o guincho para dentro da garagem? o guincho puxa devagar e alguem ajuda a guiar a roda ! para durmir melhor ! se eu tivesse que deixar a minha na rua eu dormiria dentro dela !

GCCarneiro
14/10/2013, 00:58
Se eu fosse largar a sujinha na rua arrancaria os bicos.

Tio Eddie
14/10/2013, 09:12
Edin,

Os pneus que estás usando são recapados nas carcaças dos Mudzilla, certo? 33x13,5R15.

Acredito que a largura dos pneus possa estar ajudando a zoar com tudo. Particularmente já acho os pneus que tem 12,5" de largura muito largos e consequentemente pesados para as F-1000, imagina os 13,5".

Quando acabarem, pode ser uma idéia passar a usar pneus mais finos.

My 2 cents.

[]s

Rodrigo Baratti
14/10/2013, 10:33
Edin,

Os pneus que estás usando são recapados nas carcaças dos Mudzilla, certo? 33x13,5R15.

Acredito que a largura dos pneus possa estar ajudando a zoar com tudo. Particularmente já acho os pneus que tem 12,5" de largura muito largos e consequentemente pesados para as F-1000, imagina os 13,5".

My 2 cents.

[]s

Tenho a mesma opinião, tanto pra "F" qto pro Jeep.

Sem duvida a combinação pitmam + pneu largo + areia força muito todo o conjunto, que pelas fotos não aparentava ter nenhuma fadiga....ou seja quebrou na "brutalidade"!!!:shock:

[]'s

Edintruder
14/10/2013, 11:56
não consegue puxar com o guincho para dentro da garagem? o guincho puxa devagar e alguem ajuda a guiar a roda ! para durmir melhor ! se eu tivesse que deixar a minha na rua eu dormiria dentro dela !

Eu tenho aonde prender o cabo para puxar, mas o difícil é alinhar ela na frente do portão...

Carneiro, de onde ela está ninguém tira! kkk. Pode ligar o motor mas sem direção não vai nem sair da frente de casa!

Edintruder
14/10/2013, 11:58
Edin,

My 2 cents.

[]s

Nem fala, estou analizando o tires downsizing para 265/75R16...

Tem mais opções de recapes e valores de pneus. Foda é que com o SL, essa medida ficará pequena...

Tio Eddie
14/10/2013, 13:06
Nem fala, estou analizando o tires downsizing para 265/75R16...
Tem mais opções de recapes e valores de pneus. Foda é que com o SL, essa medida ficará pequena...

Esta medida é show! usei um tempo na Milona, já com as molas da 250+calço + BL e antes do SL
Outra opção é usar os 31x10,5R15, assim não precisaria trocar as rodas.

https://lh5.googleusercontent.com/-PSatVflUTzc/TWxIXVk0GHI/AAAAAAAACGs/GMBvcIjNYQU/w737-h553-no/DSC00939.JPG

Milona com 265/75R16

https://lh5.googleusercontent.com/-mvj3YL0haLo/Sy4rCeC-IZI/AAAAAAAABJI/BHl_QBk3F_s/w737-h553-no/DSC05133.JPG

Milona com os 31x10,5R15

[]s

Waldir Carlos
14/10/2013, 16:12
My two cents:

As F são brutas, mas há limites: sou um tanto leigo e tal, mas pelas fotos, os esforços mecânicos decorreram - em grande parte -, das "alterações"! E, obviamente, da fadiga [tempo de uso].

[]s

Edintruder
15/10/2013, 13:23
Ontem comprei um setor ZF das F1000 93 a 95. Ele tem algumas diferenças, uma delas é que para colocar na Femil eu tive que tirar o acoplamento elástico, justamente porque o corpo do setor é mais longo para trás. Foi uma pechincha de 400,00! De qualquer forma, coloquei apenas para guardar em casa. Hoje vou chegar e ligar o sistema hidráulico para ver como está. Montei com o meu pitmann alterado, mas vou tratar de agilizar o processo do eixo rígido dianteiro. Pneus vão ter que esperar, embora consegui um jogo de 33" seminovos por 2000,00. Pelo que eu vi até agora, a opção do eixo da F75, virar as mangas e reforçar o conjunto é bem viável, mas tem que colocar homocinéticas da Band e usar semi-eixos forjados.

Meu receio é se os munhões da F75 aguentarão a Femil. A distância dos pivôs da F1000 é 127cm e na F75 são os mesmos 127cm! Porém tem que colocar espaçadores na F1000 pois as mangas da F1000 são mais largas que as mangas da F75. Então, peso da F1000 com espaçadores, o torque em cima dos munhões será algo a se pensar.

Cada vez mais eu penso em fazer o eixo dianteiro em cima do próprio eixo da F1000...
Para quem olha de frente, será um eixo comum com as canelas quadradas...

Tio Eddie
15/10/2013, 14:17
Edin,

Acabei de sair dos correios e tinha uma Hilux CD JAPA com eixo rígido na frente.....lembrei de você imediatamente!....

drosssor51
15/10/2013, 14:50
Edin..... sou a favor dos pneus mais finos.... e pensaria em uns 900x16.... O Tio falou um modelo que não é diagonal. mas eu não lembro a marca...(Tio Lembra ae...Michelin. alguma coisa)

Ela vai ficar com canelinha fina...mas tens apenas (e sulficientes) 9" de banda de pneu...com, 34" de diâmetro....
O offset também ajuda a dificultar o esterço... deves procurar o mais próximo do original...

Já o pitman... é um problema sério... tens que resolver essa caída brusca....tem que estudar...

abç

A minha efe é 95 e já vem com a caixa da TRW.... não sei de qual efe é a ZF...

Tio Eddie
15/10/2013, 15:47
Edin..... sou a favor dos pneus mais finos.... e pensaria em uns 900x16.... O Tio falou um modelo que não é diagonal. mas eu não lembro a marca...(Tio Lembra ae...Michelin. alguma coisa)
Ela vai ficar com canelinha fina...mas tens apenas (e sulficientes) 9" de banda de pneu...com, 34" de diâmetro....
O offset também ajuda a dificultar o esterço... deves procurar o mais próximo do original...
Já o pitman... é um problema sério... tens que resolver essa caída brusca....tem que estudar...
abç
A minha efe é 95 e já vem com a caixa da TRW.... não sei de qual efe é a ZF...

Micehlin OR XZL o lendário pneu dos primeiros Camel Trophy.

[]s

Edintruder
15/10/2013, 16:46
Só se for das F1000 mais antigas...
Depois vou tentar tirar umas fotos. Ontem estava sem bateria no celular e não consegui tirar nenhuma foto fora...
O corpo distribuidor de óleo é a tampa de cima é de alumínio.

Esses pneus são muito bacanas. 265/75 ficarão o bicho na F1000.

Edintruder
15/10/2013, 16:53
Tio, me explica essas medidas 7,50 R16. Esses 7,50 são exatamente o quê? Eu nunca entendi esse tipo de pneus.

Tio Eddie
15/10/2013, 17:13
Vamos lá:

Se estiver grafado 7.50-16 = pneu diagonal, aro 16 sidewall 7,5" - sem informação de largura - altura total = sidewall x2 + tamanho da roda (pol) logo: 7,5 + 7,5 + 16 = 31"

Se estiver grafado 7.50R16 = pneu RADIAL com as mesmas medidas acima.

Logo: 9.00 R 16 seria = 9,00 + 9,00 + 16 = 34" de altura sem informação de largura.

Veja se ficou claro.

[]s

xxxtripod
15/10/2013, 17:23
E estes eixos aqui Edin, ele quer 4mil, abraços

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/122287-vendo-eixos-eixos-parudos.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/122287-vendo-eixos-eixos-parudos.html)

drosssor51
15/10/2013, 18:38
Vamos lá:

Se estiver grafado 7.50-16 = pneu diagonal, aro 16 sidewall 7,5" - sem informação de largura - altura total = sidewall x2 + tamanho da roda (pol) logo: 7,5 + 7,5 + 16 = 31"

Se estiver grafado 7.50R16 = pneu RADIAL com as mesmas medidas acima.

Logo: 9.00 R 16 seria = 9,00 + 9,00 + 16 = 34" de altura sem informação de largura.

Veja se ficou claro.

[]s

Tio me corrija se eu estiver errado...

Para mim, 7.50.... ou 9.00..... é a banda de rodagem em polegadas.

Quando o segundo digito não aparece.... significa que a lateral é igual a 100% da banda de rodagem.
Ex.

235/75R15 - banda 235mm - sidewall - 75% de 235 - 15"

235R15 - banda 235 - sidewall - 100% de 235 - 15"

acho que é isso..

abç

Tio Eddie
15/10/2013, 20:07
Tio me corrija se eu estiver errado...
Para mim, 7.50.... ou 9.00..... é a banda de rodagem em polegadas.
Quando o segundo digito não aparece.... significa que a lateral é igual a 100% da banda de rodagem.
Ex.
235/75R15 - banda 235mm - sidewall - 75% de 235 - 15"
235R15 - banda 235 - sidewall - 100% de 235 - 15"
acho que é isso..
abç

Bem,

235/75R15 é exatamente o que você disse - medidas em mm aro em polegadas

A grafia 235R15 precisarei garimpar para esclarecer

Quanto a largura dos 7.50, 9.00 é isso mesmo que você citou, o primeiro número é a largura aproximada.

Tire code - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Tire_code)

[]s

Edintruder
15/10/2013, 23:31
Eixos de F600 são muito legais, mas relação muito curta...

Por 4000 está um bom preço!

Botei o setor para funcionar e botou todo o óleo ATF fora... Vou ter que arrumar os retentores. Suspeito que eu tenha ligado as mangueiras invertidas, mas não tenho certeza. O retentor de baixo simplesmente virou para fora. O setor é muito parecido com o TRW, porém um pouco mais estreito. Funcionamento igual.

xxxtripod
15/10/2013, 23:45
Foi algo que vi que batia na resistência, bitola e preço.

Abraços

Edintruder
16/10/2013, 08:00
Bitola é igual, mas o lance da resistência é importante...

BrunoDallanora2013
16/10/2013, 11:27
mexeu no setor ? sabe me dizer se para trocar o retentor do eixo do setor precisa desmontar todo setor ou da para trocar no lugar ? a minha ta vazando e quero arrumar ! mas tenho medo de mexer e ai ter que trocar mais coisa de dentro !

Rodrigo Baratti
16/10/2013, 12:14
Meu receio é se os munhões da F75 aguentarão a Femil. A distância dos pivôs da F1000 é 127cm e na F75 são os mesmos 127cm! Porém tem que colocar espaçadores na F1000 pois as mangas da F1000 são mais largas que as mangas da F75. Então, peso da F1000 com espaçadores, o torque em cima dos munhões será algo a se pensar.

Cada vez mais eu penso em fazer o eixo dianteiro em cima do próprio eixo da F1000...
Para quem olha de frente, será um eixo comum com as canelas quadradas...

Os munhões podem ser frageis mesmo!! O ideal seria munhões abertos como do javali, Troler, Engesa,...ou usar os da própria F1000....mas como?!?!

Voltando ao uso dos eixos F1000 e vendo seu post, pensei....será que dá para usar o lado esquerdo do eixo original, corta-lo logo após o diferencial e enxertar um tubo retangular nas mesmas medidas do original e na ponta vc enxerta o munhão direito.
Vc poderia usar o mesmo semi original ou fazer um eliminando a cruzeta central.

Sei lá....ando muito pensativo!!:baseado::semideia

[]'s

Edintruder
16/10/2013, 14:19
Os munhões podem ser frageis mesmo!! O ideal seria munhões abertos como do javali, Troler, Engesa,...ou usar os da própria F1000....mas como?!?!

Voltando ao uso dos eixos F1000 e vendo seu post, pensei....será que dá para usar o lado esquerdo do eixo original, corta-lo logo após o diferencial e enxertar um tubo retangular nas mesmas medidas do original e na ponta vc enxerta o munhão direito.
Vc poderia usar o mesmo semi original ou fazer um eliminando a cruzeta central.

Sei lá....ando muito pensativo!!:baseado::semideia

[]'s

Rodrigo, é mais ou menos isso mesmo que pretendo fazer.
O passo a passo é o seguinte:

1°- tirar o eixo inteiro;
2°- centrar as regulagens de ajuste de cambagem deixando o ajuste no meio para trás;
3°- fazer gabarito com 165cm de largura aonde os eixos serão fixados pelos cubos, exatamente a 90°;
4°- alinhar o eixo ao longo do gabarito deixando a cruzeta central perfeitamente alinhada e fixar o centro do eixo no gabarito;
5°- cortar os suportes das buchas o mais próximo possível do diferencial(esquerdo) e do ponto de entrada do semi-eixo na canela (direita);
6°- usando pranchetas de 3/16 x 5", unir os dois meio-eixos formando uma canela quadrada;
7°- reforçar o entorno do diferencial;
8°- fazer suportes dos tirantes;
9°- fabricar tirantes mais longos e fixados por buchas;
10°- instalar os suportes dos tirantes no chassis;
11°- montar tudo;
12°- testar e se gabar por ter uma 1000 com eixo dianteiro rígido!!! kkk

Edintruder
16/10/2013, 14:27
mexeu no setor ? sabe me dizer se para trocar o retentor do eixo do setor precisa desmontar todo setor ou da para trocar no lugar ? a minha ta vazando e quero arrumar ! mas tenho medo de mexer e ai ter que trocar mais coisa de dentro !

É muito fácil fazer esse serviço. Dá para fazer sem problemas, mas o problema é que esses retentores só tem da TRW mesmo. Nesse setor não tem esses retentores no paralelo. Pelo menos nunca encontrei.

-Solta as mangueiras e drena o óleo ATF.
-Depois solta o pivô do setor e a junta elástica da coluna de direção.
-Depois tu tira os 3 parafusos 16mm do chassis e deixa o setor cair.
-Bota o setor na morsa e tira o pitmann.
-Tira a tampa de cima e puxa que com a tampa vai vir o eixo (o mesmo que quebrou da minha).
-O retentor fica por dentro da caixa do setor. Para colocar sem estragar é bem chato.
Depois é só montar tudo.

As fotos do setor ZF que coloquei na Femil.

drosssor51
16/10/2013, 16:36
Parece a caixa das F1000 quadradas....até 92

Rodrigo Baratti
16/10/2013, 18:49
Rodrigo, é mais ou menos isso mesmo que pretendo fazer.
O passo a passo é o seguinte:

1°- tirar o eixo inteiro;
2°- centrar as regulagens de ajuste de cambagem deixando o ajuste no meio para trás;
3°- fazer gabarito com 165cm de largura aonde os eixos serão fixados pelos cubos, exatamente a 90°;
4°- alinhar o eixo ao longo do gabarito deixando a cruzeta central perfeitamente alinhada e fixar o centro do eixo no gabarito;
5°- cortar os suportes das buchas o mais próximo possível do diferencial(esquerdo) e do ponto de entrada do semi-eixo na canela (direita);
6°- usando pranchetas de 3/16 x 5", unir os dois meio-eixos formando uma canela quadrada;
7°- reforçar o entorno do diferencial;
8°- fazer suportes dos tirantes;
9°- fabricar tirantes mais longos e fixados por buchas;
10°- instalar os suportes dos tirantes no chassis;
11°- montar tudo;
12°- testar e se gabar por ter uma 1000 com eixo dianteiro rígido!!! kkk

Acho que dá samba, se não der vc só gastou com solda e chapas, quarque 100 latinhas tá pago!!

Não vai usar feixes???
Fazer esses tirantes e tal vai sair no mesmo preço que 2 feixes + jumelos + buchas

BrunoDallanora2013
16/10/2013, 22:10
colocou mesmo que tinha ?
é impressão minha ou ela ta sem a frente ?

parece tão facil tirar este setor ta tudo tão livre ali para colocar as chaves na minha só para tirar a junta elástica é uma briga! tem manga para tudo que é lado

vou tentar fazer o reparo, não ta vazando lá muita coisa mas por capricho pois não tem mais nenhum vazamento a não ser este !

drosssor51
17/10/2013, 01:13
Acho que dá samba, se não der vc só gastou com solda e chapas, quarque 100 latinhas tá pago!!

Não vai usar feixes???
Fazer esses tirantes e tal vai sair no mesmo preço que 2 feixes + jumelos + buchas

Edin.... Nesse sistema vais ter que bolar uma panhard também.... Confere?..

Se optar por feixes com o rodrigo comentou.... não precisa...

Mas se fizer tirantes... aproveitará as molas originais.......

:pensativo:

Edintruder
17/10/2013, 08:40
Então, o problema é que não faço ideia de quais feixes usar e o custo deles. Gosto dos feixes pela simplicidade e robustez. Mas até ajustar a altura com os feixes vai dar algum trabalho no qual com as molas já está resolvido. Ainda não sei o que fazer. Pensei em tentar usar um feixe traseiro da F1000 ou algo do tipo.
Os tirantes e panhard faço com 2 tubos de 1 1/2" de parede grossa e mais umas buchas de PU. A parte que prende nos suportes tenho um grampo de mola de carreta que tem o mesmo diâmetro do parafuso original. Só colocar por dentro dos tubos e soldar.

Para saber o feixe de molas tenho que olhar certinho qual é o peso no eixo dianteiro.

Bruno, eu tirei o filtro de ar, a mangueira do radiador e as mangueiras de óleo da dh, e o espaço ficou esse aí. Se tirar o suporte do filtro de ar fica até melhor de trabalhar.

Rodrigo Baratti
17/10/2013, 11:01
Minha sugestão pros feixes é usar o traseiro da bandeirantes que é bastante robusto.
Acho que não precisa usar todas as laminas do original, pode retirar algumas para aliviar.

No restante tem bastante fotos das adaptações gringas para dar uma ideia legal para xupinhar, não tem muito segredo não e sem duvidas é mais fácil do que posicionar e alinhar os links.

[]'s

drosssor51
17/10/2013, 11:59
Entre feixes traseiro e feixes dianteiros...... é melhor buscar um feixe que trabalhe com carga "fixa"..... feixes traseiros são feitos para trabalhar sem carga...(vazio) e carregado...

Rodrigo....concorda com isso ai em cima??..

Edin.... eu pensaria em um feixe dos VW. 8-150...ou similar com MWM x10....
se não me engano ele é de apenas uma lamina... proporcionando certo conforto..e evitando o atrito entre laminas...
MASSSSS...... terás que analisar o se não torcerá o feixe (que não é feixe..kk) pois o seu é um eixo de tração......

"levantando idéias e possibilidades....para pensarmos."

Abç

Edintruder
17/10/2013, 12:04
Rodrigo, realmente fixar as montanheiras é o mais fácil. O pior nos feixes é estimar a altura final da dianteira pois o peso da F1000 irá comprimir os feixes mudando toda a geometria com o peso.
Como conseguirei estimar esse "afundamento" para calcular a altura dos suportes?

BrunoDallanora2013
17/10/2013, 12:39
boa ideia ! vou tirar o suporte mas antes tenho que conseguir o kit trw !

Edintruder
17/10/2013, 12:39
Será que fica muito dura?
Fecho De Mola Traseiro Da Ducato - R$ 201,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514761409-fecho-de-mola-traseiro-da-ducato-_JM)

Ou essa

Mola Traseira Dupla Ducato Original - R$ 400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496393753-mola-traseira-dupla-ducato-original-_JM)

Ou essa

Fecho De Mola Da C10 - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509488004-fecho-de-mola-da-c10-_JM)

Ou essa

Fecho De Mola Traseiro Toyota Hilux Srv 2010 - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516894162-fecho-de-mola-traseiro-toyota-hilux-srv-2010-_JM)

Edintruder
17/10/2013, 13:13
Pelo que eu li, o peso máximo no eixo traseiro da Ducato com lâmina simples é de 1760kg. Então essa opção é a primeira da lista. Qualquer coisa coloco alguma lâmina extra.

O eixo dianteiro da F1000 creio que tenha cerca de 1300kg. Está correto?

Edintruder
17/10/2013, 16:33
O problema dos liks originais é que o trabalho da suspensão dianteira fica muito limitada. Olhem esse link

1995 f-150 Dana 44 SAS - Solid Axle Swap - Ford Truck Club Forum (http://www.fordtruckclub.net/forum/showthread.php?t=4271)

No final da 1a pagina tem as fotos que o cara colocou numa rampa e dá para notar que a suspensão não torce. Sem buchas a suspensão não tem rolagem lateral. Já o feixe de molas fica bem melhor nessa situação.

Isso mostra que se eu soldar o eixo, trocar as barras de direção e colocar uma panhard a suspensão já "dá pro gasto", mas não ficará funcional como se espera.

Rodrigo Baratti
17/10/2013, 17:35
Rodrigo, realmente fixar as montanheiras é o mais fácil. O pior nos feixes é estimar a altura final da dianteira pois o peso da F1000 irá comprimir os feixes mudando toda a geometria com o peso.
Como conseguirei estimar esse "afundamento" para calcular a altura dos suportes?

Será que dá para apoiar os olhais e comprimir na prensa....ou ponteia as montanheiras, monta o conjunto com o arqueamento que parecer adequado e joga o peso em cima, caso não fique bom arqueia ou desarqueia a mola e reposiciona a montanheira.

De qualquer maneira um bom moleiro deve resolver essa questão e te passar um chute bem próximo do real.

Rodrigo Baratti
17/10/2013, 17:42
Pelo que eu li, o peso máximo no eixo traseiro da Ducato com lâmina simples é de 1760kg. Então essa opção é a primeira da lista. Qualquer coisa coloco alguma lâmina extra.

O eixo dianteiro da F1000 creio que tenha cerca de 1300kg. Está correto?

Esse feixes são bem legais, são grossos no centro e finos na ponta.
O vizinho da frente tem van escolar, uma peugeot e o feixe veio trincado, com 10 meses acabou quebrando em uma lombada....imagina uma lamina grossa dessas estourando seco!!

Não entendi a preocupação com o peso do eixo.....ele ficará por baixo da lamina.
Mesmo assim deve ser bem menos que 1.300, uns 800 no maximo.

GCCarneiro
17/10/2013, 18:06
A preocupação é com o peso sobre o eixo pra a partir disto dimensionar as molas.

Edintruder
17/10/2013, 22:49
Encontrei o que eu procurava sobre o setor. É um ZF TPH417045 da F1000 93.

De qualquer forma eu montei as mangueiras invertidas. Quando vira o volante espirra óleo pelo retentor do eixo de entrada. Amanhã vou virar as mangueiras para ver.
Estou cansado de setor de direção pingando óleo. O eixo que quebrou estava com desgaste no metal pela ação dos retentores.

Edintruder
17/10/2013, 22:50
Isso mesmo carneiro. A preocupação é pelo peso que as molas precisarão suportar.

drosssor51
17/10/2013, 23:19
Edin... acho que você deveria pensar em um feixe de 4000..ou f250..nova

da uma olhada.

LINHAS LEVES E PESADAS: Agosto 2011 (http://edrrios10.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html)

xxxtripod
18/10/2013, 00:24
Essa sua caixa não é original né Edin, as 97-98 é uma TRW, bem diferente. Ela é então igual a das 92-96 diesel? Abraços

Edintruder
18/10/2013, 09:18
Zeca, a que eu quebrei é a original. Por hora vai ficar guardada. Mas é maior e muito mais robusta que essa ZF.

Não estou conseguindo passar as fotos agora, mas depois posto para ver a diferença entre elas.

Até agora deverei ficar com as molas traseiras da C10. Para acertar a altura das montanheiras, vou medir uma mola dessas direto em alguma C10 na rua. Outra opção será molas de Ranger ou S-10 diesel. As molas da S-10 tem mais curvatura que as molas da Ranger, e esse arqueamento ajuda a reduzir as montanheiras e jumelos.

Já estou vendo sucata de ferro aqui no serviço para fazer o gabarito para fazer o eixo rígido. Só preciso terminar o setor para pegar mais areia, cimento e brita para casa e ferros para o trailer e o eixo dianteiro da F1000. Depois que estiver tudo em casa eu paro a F1000 de novo e faço o eixo dianteiro.

Leonardo Raffi
18/10/2013, 15:29
Eduardo tu que faz tudo... de uma olhada ai desiste da camper...

offroadTB.com - View topic - Homemade Roof Top Tent (http://forums.offroadtb.com/viewtopic.php?f=9&t=2008)

Edintruder
18/10/2013, 22:23
Desisti do setor ZF...
Esse setor estava atirado ao tempo e tinha muita ferrugem dentro. Não funciona. Jé liguei para o cara que eu comprei e vou devolver na segunda feira. Para consertar esse setor vou gastar mais 300,00, então pego o valor desse setor e os 300,00 e compro a peça que quebrou do meu que é mais forte que esse ZF e não preciso fazer nenhum tipo de adaptação na coluna de direção.

Raffi, já pensei em fazer um desses. Até máquina de costura eu tenho em casa! kkk

BrunoDallanora2013
18/10/2013, 23:28
Edin e a original que quebrou que marca é ?