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  • #277

    Instalação do Manômetro de Pressão da Turbina




    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Raposo,
    Seguinte, pode arrancar esta ponta metálica com rosca, pois serve para fixar no coletor de admissão. Como tenho certeza que você não quer furar seu coletor, pode descarta-la.
    Existem 2 maneiras fáceis de instalar o manômetro.
    1- Cortar a mangueira da LDA e colocar um "T" para enviar a pressão também ao manômetro, ou
    2- Comprar uma porca com duas saídas e trocar a porca original de uma saída apenas, na entrada da LDA na BI.
    Esse assunto esta sendo discutido no tópico sobre Nissan Frontier 4x4 motor 2.8, da uma olhada lá...
    Pessoal,
    Já comentei algumas vezes sobre a porca com 2 saídas que utilizei para instalar o manômetro na Frontier que possuia. Como muitos colegas ficaram com dúvidas (meus desenhos não são muito bons), resolvi postar fotos da "dita cuja".
    Na minha opinião é a maneira mais fácil, "limpa" e segura para instalar a mangueira do manômetro, pois não cortamos nenhuma mangueira original.
    Na Xterra vou instalar da mesma maneira, inclusive já comprei outra porca!!!
    Qualquer dúvida estou a disposição.

    PS.: Ia comprar um manômetro Auto Meter, mas não estou com paciência (e sorte) de espera-lo chegar do exterior, e nem tenho $$$ para compra-lo no BR. Com isto, estou pensando em adquirir um Cronomac Sport II (60 mm), alguém já utilizou este produto? Na Frontier utilizei um Cronomac 52 mm, bem simples, daqueles para aplicação pesada (caminhões) e funcionava muito bem, não vibrava nada...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -siba-cel0718.jpg   -siba-cel0719.jpg   -siba-cel0720.jpg  
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  • #278
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    Citação Postado originalmente por PauloLimited Ver Post
    O "T" vc faz no torneiro, é simples e rápido.
    Que isso fazer um T no torneiro?
    Sendo que é vendido em plástico por volta de R$1 ou de latão por volta de R$3, essas coisas existem prontas com acabamento superior, não compensa mandar fazer...

    []s
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  • #279
    Usuário Avatar de cassiouru
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    Ok, ja que se encontra facil, acabei de comprar.
    Cronomac 52mm Linha Street Branco com Iluminação Verde.
    Kit de instalação original e copo.

    Agora me bateu outra duvida, o parafuro que tem na ponta da mangueira vermelha do kit é o tal redutor de ar certo?
    Então tanto utilizando um T como utilizando a porca dupla que o nosso amigo Diesel Power postou, eu terei que usar uma mangueira lonada preta (comprada por fora) pra poder conectar o T ou a porca dupla ao redutor certo?

    Entao a ligação ficaria assim: Usando o T:

    -t.jpg

    E assim usando a porca dupla:
    -porca-dupla.jpg


    Duvida bem inutil a minha, mas sou meio tanço pra essas coisas aeuaheaheu.
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  • #280
    Citação Postado originalmente por cassiouru Ver Post

    Agora me bateu outra duvida, o parafuro que tem na ponta da mangueira vermelha do kit é o tal redutor de ar certo?
    Então tanto utilizando um T como utilizando a porca dupla que o nosso amigo Diesel Power postou, eu terei que usar uma mangueira lonada preta (comprada por fora) pra poder conectar o T ou a porca dupla ao redutor certo?
    Bom dia amigo,
    Quando instalei na Frontier, eu cortei a ponta da mangueira do kit, retirando assim a rosca (e o redutor). Mesmo assim não vibrava nada.
    Mas sua idéia de utilizar uma emenda é muito boa, acredito que também funcione. Para falar a verdade, quando for instalar na Xterra vou tentar fazer assim.
    Talvez seja preciso utilizar abraçadeiras para que não vaze pressão nas emendas.
    Abraço.
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  • #281
    Usuário Avatar de cassiouru
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Bom dia amigo,
    Quando instalei na Frontier, eu cortei a ponta da mangueira do kit, retirando assim a rosca (e o redutor). Mesmo assim não vibrava nada.
    Mas sua idéia de utilizar uma emenda é muito boa, acredito que também funcione. Para falar a verdade, quando for instalar na Xterra vou tentar fazer assim.
    Talvez seja preciso utilizar abraçadeiras para que não vaze pressão nas emendas.
    Abraço.
    Exato, eu ja vou comprar as abraçadeiras junto com o T ou a Porca Dupla.
    Manometro vai estar chegando pra mim até o final de semana no máximo.
    Dai tiro umas fotos e mostro se deu certo.
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  • #282
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    Aproveitei o almoço e fui olhar a bomba injetora, mangueira, o local pra ver se tem espaço.
    E vi que na ranger 2.5, a mangueira que vai pra BI é bem mais fina que a porca dupla.
    Provavelmente não vou achar uma porca dupla fina daquele jeito.
    Acho que vou ter que usar o T mesmo, ou então comprar mais mangueiras de nylon pra poder emendar tudo, mas vai ficar meio ''gambiarra'' assim...
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  • #283
    Usuário Avatar de cassiouru
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    Usei o T na mangueira da Wastegate, ficou show de bola tudo certinho.
    Porém não gostei do que eu vi.
    Minha turbina ta enchendo no máximo 0,6 kg de pressão.
    Não sei se está estragada ou é só desgaste natural que afrouxou o parafoso da waste e agora precisa de umas voltar pra voltar pros 1,15 originais...
    Alguma dica?
    Abraços.
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  • #284
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    cassiouru, comments da pressão no teu tópico da viatura.
    Quanto aos comentários da espessura da mangueira, a minha eu usei um T de latão também. Pra resolver o problema do diâmetro Depois, só pra descargo de consciência, passei duas daquelas fitas plásticas finas por fora da mangueira, fazendo as vezes de braçadeira. Tranquilo, barato, rápido, e não vaza não. Quanto a cortar a mangueira da pressão... que é que tem? Na pior das hipóteses se compra um pedaço de mangueira nova e troca quando for tirar.
    da mangueira, usei uma mangueira de vácuo da medida do T no T, e enfiei a mangueira da pressão por dentro da outra (entra justo). Isso porque o T dessa medida custa uns 3 pila. Mas um T de mangueira de pressão do tamanho da mangueira fininha um cara de uma casa especializada queria me vender, feito com uma conexão T fêmea com rosca cônica e três niples da medida certa, por 15 reais... desanimei... até podia pagar pela montagem, mas achei um desaforo...

  • #285
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Pessoal,

    Minha ranger nao possui o manometro do turbo no painel.. modelo XLS. ]

    Gostaria de saber se é possivel instalar um manometro externo nessa caminhonete ?

    Abraço

    Léo
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    De volta as Origens....

  • #286
    Usuário Avatar de leobnaval
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    É possivel instalar um manometro externo em qualquer veiculo (Turbo), o que muda de um veículo para outro é a forma de instalação.
    Na sua ranger é bem fácil, é como o pessoal aí está instalando, dá uma lida neste tópico, que tem tudo explicado.

    []s
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  • #287

    Passos para instalação do Manômetro

    Boa tarde pessoal,
    Conforme prometido, farei o relato da instalação “passo-a-passo” do manômetro de pressão do turbo em um motor MWM Sprint 4.07 TCA.
    Estava pensando em comprar um Auto Meter, porém pela dificuldade de encontrar o modelo desejado (e pelo $$$) resolvi prestigiar o mercado brasileiro. O escolhido foi um Manômetro Cronomac Sport II, com 60mm e LED na cor branca (mesma cor da iluminação do painel). Aproveitei e pedi o kit de instalação original (mangueira) e o copinho de alumínio.
    Tudo ficou em R$ 149,67 (com o frete), comprado diretamente do site da Cronomac.

    Passos da instalação:

    1º Passo: Passar a mangueira do manômetro pela “Parede Corta Fogo”. Já existe um local onde passam outros fios, basta passá-la por ali, saindo ao lado da coluna “A”.
    2º Passo: Fazer a instalação elétrica. Eu cometi o erro de levar até um eletricista, e pedi que ligasse o manômetro depois do regulador do farol. Sendo assim, poderia regular a intensidade da luz emitida pelo LED. Resumo da ópera: O “figura” deve ter ligado alguma coisa errada, e queimou o regulador... Orçamento da “pecinha” na concessionária, a bagatela de R$ 425,00. Tomei no C*, e o manômetro teve que ficar ligado direto, ou seja, quando acende o farol, o painel e o LED acendem com máxima intensidade. Devia ter tentado fazer esta parte sozinho...
    3º Passo: Ligar a mangueira e o conector elétrico na parte traseira do manômetro, colocá-lo no copinho e fixar no painel. No meu caso, fixei com fita dupla-face 3M, pois não queria furar o painel.
    4º Passo: Retirar o parafuso onde vai a porca com a entrada da LDA. CUIDADO: A porca possui 2 arruelas de vedação (alumínio), que quando retirei o parafuso acabou caindo e nunca mais encontrei... Tive que sair procurar duas novas..
    5º Passo: Remontar o parafuso, porém substituindo a porca com 1 saída pela de 2, onde de um lado entra a mangueira da LDA e do outra a do manômetro.

    A partir daí, pode curtir seu manômetro!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc04462.jpg   -dsc04448.jpg   -porca-2-saidas.3.jpg   -dsc04456.jpg   -dsc04200-b.jpg  
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  • #288

    Mas nem tudo são flores...

    Como nem sempre tudo corre como queremos...
    Quando instalei na minha ex-Frontier, utilizei um manômetro da Cronomac de 52mm, linha pesada com uma porca de 2 saídas com o diâmetro interno pequeno. Desta vez, a porca que comprei possuía o diâmetro interno um pouco maior.
    Não sei se foi a porca diferente, ou o manômetro, mas o ponteiro ficou vibrando...
    Inclusive, o ruído da vibração chegava a incomodar quando o ponteiro estava próximo do zero.
    Então iniciei minha busca pelo “redutor ideal” (encontramos as peças nos locais mais inesperados).
    Quando estava concertando o AC da Xterra, vi vários “caninhos” sobre uma bancada. Se tratavam de extensores das latas de higienizadores de AC (latas iguais aos desingripantes), que possuíam um adaptador (redutor) para que o caninho ficasse preso a saído do Spray.
    Nada mais era que 3 canos de diâmetros diferentes, um dentro do outro.
    Com isso, vamos ao 6º passo...

    6º Passo: Retirar a mangueira da porca de 2 saídas, colocar o redutor dentro dele e remontar. Resultado?

    Agora está funcionando 100%. Sem nenhuma vibração.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-0128.jpg   -foto-0127.jpg  
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