3 Anexo(s)
Instalação do Manômetro de Pressão da Turbina
Citação:
Postado originalmente por
DieselPower
Raposo,
Seguinte, pode arrancar esta ponta metálica com rosca, pois serve para fixar no coletor de admissão. Como tenho certeza que você não quer furar seu coletor, pode descarta-la.
Existem 2 maneiras fáceis de instalar o manômetro.
1- Cortar a mangueira da LDA e colocar um "T" para enviar a pressão também ao manômetro, ou
2- Comprar uma porca com duas saídas e trocar a porca original de uma saída apenas, na entrada da LDA na BI.
Esse assunto esta sendo discutido no tópico sobre Nissan Frontier 4x4 motor 2.8, da uma olhada lá...
Pessoal,
Já comentei algumas vezes sobre a porca com 2 saídas que utilizei para instalar o manômetro na Frontier que possuia. Como muitos colegas ficaram com dúvidas (meus desenhos não são muito bons), resolvi postar fotos da "dita cuja".
Na minha opinião é a maneira mais fácil, "limpa" e segura para instalar a mangueira do manômetro, pois não cortamos nenhuma mangueira original.
Na Xterra vou instalar da mesma maneira, inclusive já comprei outra porca!!! :dance::dance::dance:
Qualquer dúvida estou a disposição.
PS.: Ia comprar um manômetro Auto Meter, mas não estou com paciência (e sorte) de espera-lo chegar do exterior, e nem tenho $$$ para compra-lo no BR. Com isto, estou pensando em adquirir um Cronomac Sport II (60 mm), alguém já utilizou este produto? Na Frontier utilizei um Cronomac 52 mm, bem simples, daqueles para aplicação pesada (caminhões) e funcionava muito bem, não vibrava nada...
5 Anexo(s)
Passos para instalação do Manômetro
Boa tarde pessoal,
Conforme prometido, farei o relato da instalação “passo-a-passo” do manômetro de pressão do turbo em um motor MWM Sprint 4.07 TCA.
Estava pensando em comprar um Auto Meter, porém pela dificuldade de encontrar o modelo desejado (e pelo $$$) resolvi prestigiar o mercado brasileiro. O escolhido foi um Manômetro Cronomac Sport II, com 60mm e LED na cor branca (mesma cor da iluminação do painel). Aproveitei e pedi o kit de instalação original (mangueira) e o copinho de alumínio.
Tudo ficou em R$ 149,67 (com o frete), comprado diretamente do site da Cronomac.
Passos da instalação:
1º Passo: Passar a mangueira do manômetro pela “Parede Corta Fogo”. Já existe um local onde passam outros fios, basta passá-la por ali, saindo ao lado da coluna “A”.
2º Passo: Fazer a instalação elétrica. Eu cometi o erro de levar até um eletricista, e pedi que ligasse o manômetro depois do regulador do farol. Sendo assim, poderia regular a intensidade da luz emitida pelo LED. Resumo da ópera: O “figura” deve ter ligado alguma coisa errada, e queimou o regulador...:freaking: Orçamento da “pecinha” na concessionária, a bagatela de R$ 425,00. Tomei no C*, e o manômetro teve que ficar ligado direto, ou seja, quando acende o farol, o painel e o LED acendem com máxima intensidade. Devia ter tentado fazer esta parte sozinho... :parede:
3º Passo: Ligar a mangueira e o conector elétrico na parte traseira do manômetro, colocá-lo no copinho e fixar no painel. No meu caso, fixei com fita dupla-face 3M, pois não queria furar o painel.
4º Passo: Retirar o parafuso onde vai a porca com a entrada da LDA. CUIDADO: A porca possui 2 arruelas de vedação (alumínio), que quando retirei o parafuso acabou caindo e nunca mais encontrei... Tive que sair procurar duas novas..
5º Passo: Remontar o parafuso, porém substituindo a porca com 1 saída pela de 2, onde de um lado entra a mangueira da LDA e do outra a do manômetro.
A partir daí, pode curtir seu manômetro!!! :dance:
2 Anexo(s)
Mas nem tudo são flores...
Como nem sempre tudo corre como queremos...
Quando instalei na minha ex-Frontier, utilizei um manômetro da Cronomac de 52mm, linha pesada com uma porca de 2 saídas com o diâmetro interno pequeno. Desta vez, a porca que comprei possuía o diâmetro interno um pouco maior.
Não sei se foi a porca diferente, ou o manômetro, mas o ponteiro ficou vibrando... :chorandoderir:
Inclusive, o ruído da vibração chegava a incomodar quando o ponteiro estava próximo do zero.
Então iniciei minha busca pelo “redutor ideal” (encontramos as peças nos locais mais inesperados).
Quando estava concertando o AC da Xterra, vi vários “caninhos” sobre uma bancada. Se tratavam de extensores das latas de higienizadores de AC (latas iguais aos desingripantes), que possuíam um adaptador (redutor) para que o caninho ficasse preso a saído do Spray.
Nada mais era que 3 canos de diâmetros diferentes, um dentro do outro.
Com isso, vamos ao 6º passo...
6º Passo: Retirar a mangueira da porca de 2 saídas, colocar o redutor dentro dele e remontar. Resultado?
Agora está funcionando 100%. Sem nenhuma vibração. :dance::cool::euforico: