pequena correção do post acima:
Optei pelo feixe de molas tradicional...
Versão Imprimível
pequena correção do post acima:
Optei pelo feixe de molas tradicional...
Minha esperiência de acampamentos e campings é levar objetos resistentes tipo canecas e pratos ou de plastico (reutilizavel) ou de metal... Até mesmo porque tudo que vai tem que voltar pra não prejudicar o meio ambiente...
Um reboque desses deve ter peso total de no máximo 500kg, ou seja, o peso do reboque mais sua carga.
Caso contrário, vau judiar muito do carro e dificultar muito a circulação em trechos off road.
Se vai usar feixe de mola, use lâminas o mais longa possível. E vai ter trabalho para achar o ajuste certo, adicionando ou removendo lâminas do feixe.
Quando à integridade da carga por conta dos sacolejos, com feixes de molas o negócio vai ser feio....
Abraços
Tenho um reboque com feixe de molas desde 2008.
Algo que sempre ajusto em qualquer viagem para minimizar o sacolejo é a calibragem dos pneus, deixo eles sempre muito macios (baixo a pressão o máximo possível sem que haja risco de destalonar) fica jóia.
Com o ajuste certo o reboque vai "copiando" legal o terreno.
Agora, com ele vazio fica complicado até isso, pula mesmo.
Abraços
Fuketeiro,
A suspensão se resume a 4 feixes de mola com 1 braço amortecedor para cada roda. Na teoria, cada feixe suporta 100 kilos, o que resulta em 400 kilos para cada lado. Considerando o peso estimado total distribuído da carreta em 550 kilos, este sistema irá dar conta do recado, além de não pular tanto devido à pequena quantidade de feixes. Isto vem sendo afirmado pelo fabricante da carreta, que tem larga experiência no ramo.
Os pneus do Troller serão inicialmente calibrados em 26 psi e assim, vamos ver na prática se precisará de algum reajuste para mais ou para menos.
Lembrando que o uso do reboque num veículo deve ser sempre via direção racional e não esportiva, pois todos reboques pulam, uns mais outros menos, ainda mais reboques leves na faixa de 500 / 600 kilos.
Saúde!
correção do segundo parágrafo acima:
Os pneus da carreta (que são os originais do Troller)...
Com pneus 31", rodas originais Troller e carga razoável, eu uso por volta de 14-15 libras somente.
Abraços
Exato, nas carretinhas KarmanGhia, vinha escrito mo paralamas, "8 a 15 LBS".
A pressão do pneu está diretamente ligada ao peso que ele vai suportar.
Estimo que estarei sempre rebocando a carreta com, no mínimo, 90% do peso útil total, pois estará sempre fixada nela a barraca da cw, as ferramentas tipo hilift/pá/picareta/compressor, botijão P5, galões de água, baterias, toldo retrátil, geladeira, par de prancha de desatolagem, utensílios de cozinha tais como pratos/copos/talheres/mesa de alumínio dobrável...o peso restante, 10%, compreenderá os itens mais leves, tais como mochila de roupa e algumas embalagens de alimentos, que são os itens que entrarão e sairão da carreta, a cada viagem.
A grande vantagem em ter este tipo de carreta, conforme já mencionado num post anterior logo nas primeiras páginas deste tópico, é que tudo (os 90% acima) estará sempre pronto e organizado na carreta, apenas mochila de roupas e alguns alimentos serão os itens rotativos.
Como não tenho experiência em reboques, só a prática vai mostrar o quanto de pressão nos pneus, após ter o conjunto todo montado e finalizado. Mas pelas informações dos colegas acima, acho que será então algo menor que 20 libras.
Nilton/ todos
Sobre a suspensão, uma ideia seria a instalação de molas pneumáticas que podem ser calibradas conforme a necessidade.
Air Springs for Commercial Vehicle Applications – Air Spring Systems – ContiTech AG
Sds
Amostareiro,
Muito boa sua sugestão, coisa de primeiro mundo. Como a minha carretinha está em vias de iniciar a produção, quem sabe este novo conceito de suspensão não entra futuramente numa segunda versão para quem tb quiser fabricar algo do gênero.
Talvez seja similar ao que é usado no trailer de expedição australiano Conqueror Commander que é bem mais pesado que a carretinha (ver vídeo postado pelo amigo Carlos Passos alguns posts atrás).