pessoal, ouvi essa conversa tambem, só não sei se será 2012/13, mas o motor será o mwm mesmo, só que homologado para o comprove 7.
Versão Imprimível
pessoal, ouvi essa conversa tambem, só não sei se será 2012/13, mas o motor será o mwm mesmo, só que homologado para o comprove 7.
Moçada segue algumas informações interessantes de fontes confiáveis da Petrobras...
Que o motor teria que ser modificado em 2012 era fato, uma vez que em acordo com todas as montadoras, para o ano de 2012 todos os veículos que transitam em rodovias do país teriam de se enquadrar em novos parâmetros de emissão. Para isso eles passariam a utilizar Diesel com menor concentração de enxofre (para 2012 o S-50 e de 2013 para frente S-10) atualmente a concentração é de 500 ppm no diesel "urbano" e de 1800 ppm no diesel maritmo ( S-500 e S-1800 respectivamente). Juntamente com essa redução os motores passariam a utilizar um "aditivo" chamado de ARLA-32 (Agente Redutor Líquido Automotivo). Essas alterações não são muito expressivas no motor, simplificando, muda-se os bicos de injeção e na etapa de exaustão dos gases é adicionado o ARLA-32. Ou seja, nada que impossibilitasse a continuação da utilização do motor NGD 3.0 da international, que inclusive já existe nas especificações EURO V, e se não me engano tem um tagueamento de CR (comom rail).
O motivo pela super produção de veículos em 2011 é devido a incerteza de fornecimento de diesel S-50 para o mercado no inicio de 2012, uma vez que os motores feitos para rodar com diesel S-10 e S-50 não poderem ser abastecidos em hipótese alguma com diesel S-500. Imagina o sufoco para uma montadora colocar no mercado um veículo que não tem combustível...
Para os proprietários de veículos a diesel com fabricação antes de 2012, a utilização do diesel S-50 ou S-10 não implica em danos para o motor, no entanto o consumo será maior e o preço deste novo diesel é mais ou menos 2% mais caro que o diesel S-500. A Petrobrás não tem previsão do fim do fornecimento do diesel S-500, mas não deve estar muito distante...
A mudança da motorização do Troller não tem nada a ver com isso, é mais comercial mesmo. Essa imposição do governo pode ter acelerado esta mudança.
Espero que as informações tenham sido úteis...
abraços
Boa tarde amigos, sei que pode ser considerado "offtopic", mas... já visitaram a nova página da MWM? Eles mudaram o nome dos motores, agora todos são "maxxforce". Tem manuais de manutenção em pdf e portugues. Achei bem interessante.
Bom dia, dei uma olhada nos motores novos da MWM e observei que retirarao o 3.0 NGD EUROV e acresentaram os MAXXFORCE.
Talvez quem sabe o 3.2 EGR, visto que o SCR sera bem mais complicado adptar e com custo maior.
abraço a todos
Pelo que andei lendo de curiosos o diesel s 50 (com menos enxofre) usado em motores mais antigos ira diminuir o tempo de vida das bombas, visto que as mesmas sao lubrificadas pelo enxofre, isso é verdade, e outra pode-se usar sem nenhum problema o s 50 nos NGd´s sem problemas ou tambem diminuiria a vida útil da bomba ? Aqui no Rio onde abasteço já tem o s50 e segundo o Gerente do posto ta encalhado custa 2,09 contra 1,99 do antigo.
A principio, o que me foi dito por um funcionário da Petrobras, não haveria nenhum dano nos motores "antigos", somente um gasto maior e em alguns casos um pequeno ganho de potência... Esse lance do enxofre lubrificar as bombas é boato, uma vez que o enxofre pode até depositar em alguns casos e entupir ou "cimentar" as bombas de combustível.
Pessoal vi uma reportagem que as novas Ford Ranger que ja estão sendo produzidas estão equipadas com o motor 3.2 TDCi de 200cv e 48kgfm de torque. Sera esse o novo "coração" dos nossos bugões?????
A ford acabou o contrato com MWMInternacional, então é provável que os motores MAXXFORCE não serão utilizados no troller.Será que o novo motor da ranger se adapta ao troller?Ou a troller tá perdida e não sabe qual motor vai utilizar?Vamos ajudar a troller a encontrar um novo motor.
MINHA OPINIÃO: A Troller planejava substituir o motor MWM 3.0 pelo motor Duratorq 3.2 (Ford, utlilizado na Ranger), porém encontrou diversas dificuldades técnicas para tal substituição. Acredito nesta hipótese devido a (a) quantidade de viaturas sem motores encostado no pátio da fábrica em Horizonte-CE, (b) pela demora do lançamento e (c) relatos de colegas. Nesta situação, OU a Troller estende o contrato com a MWM para utilizar o mesmo motor, porém EURO V (agora chamado MAXXFORCE, que antes tinha o modelo EURO V e agora não consta mais no site), OU a Troller "soca" o motor Ford da forma que der, OU utilizarão um motor menor (possivelmente o Duratorq 2.2, tb utilizado na Ranger), OU vão descontinuar a linha atual e lançar direto o modelo (ou modelos) 2013, que ninguém sabe ao certo do que se trata. ACREDITO que devemos ter uma posição da Troller até Junho, próximo a primeira etapa da Copa Troller (que sempre começou em Abril, mas este ano adiou "misteriosamente"). O fato é que as vendas de 0km (modelo 2011/2012 em estoque) estão caindo drasticamente (DEZ11: 113 un.; JAN12: 81 un.; FEV12: 73 un.), e sendo o T4 o ÚNICO modelo da Troller, a fabrica coloca as concessionárias em uma posição difícil.
Me parece uma despreparação da área de engenharia que não conseguiu resolver o assunto...
Como peca tmb nas soluções do veículo como um todo...
Pensa como seria interessante um Troller com um pedaço de wrangler.. ( teto desmontável que não entra água + capota de lona, mimos internos, air bag, abs, etc etc...)
Um jipe assim podia até ser exportado...