Que o motor teria que ser modificado em 2012 era fato, uma vez que em acordo com todas as montadoras, para o ano de 2012 todos os veículos que transitam em rodovias do país teriam de se enquadrar em novos parâmetros de emissão. Para isso eles passariam a utilizar Diesel com menor concentração de enxofre (para 2012 o S-50 e de 2013 para frente S-10) atualmente a concentração é de 500 ppm no diesel "urbano" e de 1800 ppm no diesel maritmo ( S-500 e S-1800 respectivamente). Juntamente com essa redução os motores passariam a utilizar um "aditivo" chamado de ARLA-32 (Agente Redutor Líquido Automotivo). Essas alterações não são muito expressivas no motor, simplificando, muda-se os bicos de injeção e na etapa de exaustão dos gases é adicionado o ARLA-32. Ou seja, nada que impossibilitasse a continuação da utilização do motor NGD 3.0 da international, que inclusive já existe nas especificações EURO V, e se não me engano tem um tagueamento de CR (comom rail).
O motivo pela super produção de veículos em 2011 é devido a incerteza de fornecimento de diesel S-50 para o mercado no inicio de 2012, uma vez que os motores feitos para rodar com diesel S-10 e S-50 não poderem ser abastecidos em hipótese alguma com diesel S-500. Imagina o sufoco para uma montadora colocar no mercado um veículo que não tem combustível...
Para os proprietários de veículos a diesel com fabricação antes de 2012, a utilização do diesel S-50 ou S-10 não implica em danos para o motor, no entanto o consumo será maior e o preço deste novo diesel é mais ou menos 2% mais caro que o diesel S-500. A Petrobrás não tem previsão do fim do fornecimento do diesel S-500, mas não deve estar muito distante...
A mudança da motorização do Troller não tem nada a ver com isso, é mais comercial mesmo. Essa imposição do governo pode ter acelerado esta mudança.
Espero que as informações tenham sido úteis...
abraços