Valeu Marcelo!
dá uma olhada nesse link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...o-e-motor.html
Realmente... concordo com Sandrão (fala Sabdrão!) 3000rpm é alto... não sei qual a relação de c&p(coroa e pinhão) original do 2.8 mas acredito que seja a mesma do 3.0: 4,09.
dá uma olhada no manual da tua viatura e joga na planilha, depois confere/compara na prática com o que tá marcando no contagiros, já vai dar pra ter uma idéia da relação que você tá rodando.
se der diferença e quiser tirar a pulga de trás da orelha abre a tampa do diferencial e conta os dentes da coroa e pinhão (divide a coroa pelo pinhão)
quando coloquei os 35 ficou muito bom pra cruzeiro na estrada, 100km/h acho que tava a 1800/1900rpm +ou- (lembrando que a 5ª do 3.0 é mais longa).. mas pra ultrapassar... aí tinha que voltar marcha... tudo depende do uso.
mas no teu caso.... se tá dando 3000 rpm a 100 km/h vai cair um pouco o giro pra +ou- 2700rpm, vai melhorar pra cruzeiro, e não vai ter necessidade de encurtar c&P mais ainda pois nessa rotação a turbina já tá cheia.. o ideal pra viajar seria uns 2200 a 100km/h
Abç!