Boa noite pessoal. O meu T4 2010 apareceu esse problema das luzes ficarem acesas. Como estou viajando e longe de casa, posso andar assim mesmo com as.luzes acesas? Abs. Válter
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Sim. Por garantia desengate as rodas livres. Mesmo que tiver travado em 4x4 poderá rodar normalmente no asfalto.
O meu Troller 2015 estava com problema similar. Entrava 4x4, mas reduzida, não. Mesmo com muita paciência para seguir o ritual recomendado pela fábrica.
Fui à cc e o reparo foi bem simples: era um sensor com mau contato, não precisou trocar qualquer peça...
Geralmente esse problema das luzes é consequência de sujeira/mal contato na "pista" que faz os contatos elétricos e informa a posição do eixo do motor elétrico que aciona a tração e a reduzida, a desmontagem é simples, basta limpar a pista que resolve o problema.
Caso vc não tenha tempo pra fazer isso, confira se a tração dianteira esta desligada (com o carro parado e as rodas livres desligadas tente girar o cardam dianteiro com as mão, se ele girar é pq o sistema esta em 4 x 2) Nesse caso, como garantia tire o fusível da tração ou desconecte o plug do módulo, assim vc evita que o sistema acione involuntariamente a tração ou reduzida e vc pode seguir viagem tranquilamente.
Esse sistema elétrico de engate do 4x4 parece que tem vida própria para sacanear o dono. Na cidade, ao ser testado, funciona que é uma beleza, mas é só pegar uma trilha mais pesada ou sair para uma expedição que começa aquela putaria de luzinhas piscando, sempre em lugar onde não dá pra parar e ficar desmontando e limpando sensores e contatos.
Os 1800 reais da alavanca é um preço justo a ser pago para ter paz de espírito.
Só o fato de não sentir aquele friozinho na barriga na frente do atoleiro e não ter que rezar e fazer promessa para engatar o 4x4, já vale o investimento.
Valeu Elison e Xará. Obrigado. De qualquer jeito depois de 100.000 km rodando em grande parte em estradas de terra, pedras, lama e atravessando cursos d'água, não dá para exigir muito mais do bugão. Se uma limpeza resolver e demorar mais 100.000 km e 8 anos, tá muito bom. Não gostaria de tirar a originalidade do bugão.
Tomara que a limpeza resolva. Mas, se não resolver, o easy traction parece até que é original do carro.
Desde que peguei meu Troller 3.0 2006, venho esperando o dia em que terei problemas com o engate. Há 7 anos comigo e mesmo com os 11 anos de uso e quase 170 mil kms rodados, de uso diário, viagens, rally, passeios, algumas trilhas e muitas enchentes com água no capô, a única vez que as luzes começaram a demorar a apagar após ligar a ignição, foi só remover o silicone das tomadas, passar limpa contato e plugar de novo. Nem siliconei eu recoloquei pra proteger o contato e lá se vão mais de 2 anos do fato.
Boa sorte!
Botei o easytraction já faz mais de ano, é pouco, meu jipe tem 14 anos, 12 com tração eletrica, masss, foi um dinheiro bem gasto, sei q a caixa vai acionar sempre, até moer as engrenagens...
Anexo 548750
Essa tomada do motor de acionamento. No meu caso, as luzes simplesmente demoravam um pouco a se apagar. Foi só retirar o silicone que protegia a tomada (e já estava desgastado, entrando pó e água) e passar limpa contatos.