Valeu.Vou verificar.
Versão Imprimível
Valeu.Vou verificar.
Manos. Desde já me desculpando pela ignorância de ser principiante em Troller peço ajuda.
Adquiri há duas semanas um Troller T4 2010.
Durante a negociação o vendedor (parricular) demonstrou o funcionamento da 4x4 com as todas luzes acendendo e apagando tudo diretinho. Mas não saímos do asfalto.
Agora,fui usar para lubrificar um pouco o sistema e nada de funcionar.
Nenhuma luz acende (painel e botão) e acredito que não traçou também.
Qual o chek-list de verificações que devo fazer?
Grato desde já.
Pois é.. já esperava essa resposta mas já lí tudo e meu problema parece outro.
Consegui levar ao mecânico agora a tarde. A princípio ele viu o fusível do sistema 4x4 queimado e trocamos. Queimou de novo. Trocou o relê. Queimou de novo. Trocamos o terminal de bateria (cabo positivo) pois o que estava lá estava todo com zinabre e não dava aperto mais. Mas continua queimando o fusível. Não conseguimos detectar o momento exato, se é quando aciona a chave, quando dá ignição no motor ou quando se aciona a chave 4x4. Vamos começár a correr o esquema elétrico.
Então, se tá queimando o fusível é possível que tenha algo fechando curto .... aí sim voltamos lá no "início", verificar o motor elétrico (acho que pode ser ele) aí compensa tirar e dar uma conferida nele numa bancada... conferir todos os fios que chegam e saem do sistema do 4x4...
tive um problema no Jimny, que queimava um fusível (só que da injeção) e as vezes tentava engatar o 4x4 "sozinho" como muita peleja, descobrimos que era um fio desencapado que passava logo abaixo da Tcase, 2 indo para ela e 2 para a bomba de gasolina (por isso o fusível da injeção), era uma coisa simples, mas deu um puta trabalho para achar...
boa sorte aí!
abs!
Valeu obrigado!
Aproveitando a ressuscitada do tópico: Tive meu primeiro problema com o engate elétrico do 4x4 semana passada. Troller 3.0 2006, sistema original.
Estacionei o Troller numa rampa muito íngrime (que costuma ter vaga justamente pela dificuldade de se parar carro nela) e como de costume, engatei a reduzida em 4x2 para manobrar e também deixar o veículo engrenado em reduzida, para evitar qualquer problema, como sempre fiz em rampas muito íngrimes.
Ao sair da vaga, manobrei, posicionei o veículo para descer e na hora de desengatar, adivinha? Ascenderam as 2 luzes do 4x4 e nada de desengatar. Como estava a noite, saindo de um jantar, não ia entrar embaixo pra mexer, e também o percurso era todo dentro da cidade (baixa velocidade), então engatei a quarta/quinta marcha, 4x2 reduzido e fui embora. No primeiro sinal vermelho, a luz voltou ao normal (indicando só a reduzida ligada) e imediatamente botei em 4x2 e tudo certo.
Foi o primeiro indício de problema do sistema, que ainda é original, com quase 12 anos de uso e 175 mil kms rodados. Não voltou a ocorrer, mas preventivamente vou passar limpa-contato na tomada do motor. Se voltar a acontecer, parto para a limpeza de tudo.
Pessoal, consegui hoje uma informação que acredito ajudará muito a todos os que têm problemas com o sistema de tração do Troller.
Creio que, antes de tentar mexer em qualquer coisa no veículo, devemos entender o mínimo necessário do que está ocorrendo, para não mexer onde está bom e causar novos problemas. O Troller tem mecanismos para nos ajudar neste processo. O motor é controlado por uma central eletrônica que nos fornece informações na eventualidade de ocorrer um problema. O mesmo ocorre com o sistema de tração, apenas de forma mais simplificada. Então, se aprendermos a olhar a sinalização do Módulo de Tração, poderemos ter uma orientação de qual área do sistema está apresentando problema.
Meu Troller está com um problema muito comum para os colegas: As luzes 4x4H e 4x4L sempre acesas.
Então, ANTES DE MEXER EM QUALQUER COISA, vamos tentar entender qual o problema. Como as luzes de alarme estão acesas, apenas sabemos que existe um problema. Mas onde? Para sabermos a área com problemas, consultamos o Módulo de Tração com o seguinte procedimento:
Verificação do alarme do Módulo de Controle de Tração
1 - Utilizar uma lâmpada 12V conectada a dois fios
2 - Localizar o rabicho de 3 pinos no chicote do módulo de controle de tração.
Fica embaixo do porta-luvas, quase junto ao conector que entra no módulo de tração.
3 - Ligar os dois fios da lâmpada nos pinos 1 e 3 do rabicho. Ignorar o pino central.
4 - Ligar a chave de ignição, sem dar partida ao motor.
5 - Observar o comportamento da lâmpada.
A lâmpada deverá acender 1 vez brevemente ao ser ligada a chave do veículo.
Em seguida, a lâmpada iniciará um ciclo de 3 piscadas para relatar o problema.
Serão 3 ciclos para cada relato, com um intervalo entre os ciclos.
O sistema pode relatar mais de um problema, se houver.
O resultado das piscadas da lâmpada permite identificar a área de defeito provável, conforme a tabela abaixo:
Longo + Curto + Curto Sensor de Velocidade
Curto + Longo + Longo Eletroímã da Caixa de Transferência
Curto + Longo + Curto Motor de Acionamento
Curto + Curto + Longo Módulo de Controle de Tração
Fiz o teste no meu carro e pelo que tudo indica o problema está no Sensor de Velocidade ou suas conexões.
Agora posso verificar exatamente onde devo mexer, sem a probabilidade de causar mais problemas.
Agora um detalhe: o mérito desta informação não é meu. A dica é do Léo, mecânico em Fortaleza e que faz parte da equipe da Oficina Troller. Consegui no youtube, no link abaixo:
Codigos de erro presentes no modulo da tracao 4x4 do Troller. - YouTube
Obrigado, Léo. Isto vai ajudar muita gente.
Eu desisti. Vou de engate mecânico Carraro. EMTcarraro - ENGATE TROLLER
John1532Jr. Muito boa a informação.
Mas temos que ter em mente que a indicação de problema num componente nem sempre significa que é o próprio componente, podendo ser os respectivos fios e conexões.
O grande problema é que devido à localização da caixa de transferência na parte mais baixa do carro (sujeita a água e lama), é comum ocorrerem problemas intermitentes em razão de mau-contato. Isso não é exclusividade do Troller: as Pajeros, cujo engate é por alavanca, tem sensores na t-case para confirmar o engate e é frequente o painel piscar como uma árvore de natal em razão de maus-contatos.
O pior é que os problemas se manifestam nos piores momentos, quando é necessário o uso do 4x4 para sair do perrengue. Fazendo um teste na garagem com tudo seco e limpinho, o sistema funciona às mil maravilhas.
E aí Vovô? O equipamento foi postado hoje (é fabricado em Londrina-PR,a uns 300 Km da minha cidade). Como é época de Natal deve demorar a chegar. Marquei com o mecânico para a primeira semana de janeiro para fazer á instalação.
O valor é quase a metade do Easy Traction, com funcionamento parecido. No mercadolivre saiu em 1110,00 temers dividido em 12 x sem juros. Pelo site do fabricante sai mais caro um pouco para parcelar. Se tiver o dinheiro à vista é só entrar em contato com o Carraro pelo Whats que ele taz 1000,00 temers. Pelo menos me ofereceu assim.
quando chegar posto fotos.
[]'s