Postado originalmente por
abreu
Bem, como já noticiaram, os trabalhadores da fábrica da Troller estão em greve.
O que já estava atrasado, vai atrasar ainda mais.
Vamos ao que interessa, hoje eu andei e avaliei o novo Troller.
Não sou jornalista, sou cliente da marca e talvez esse venha a ser o meu quinto carro da marca (2004, 2007, 2010, 2013 e quem sabe 2015).
Pessoalmente o carro não é tão bonito como nas boas fotos tiradas de bons ângulos pelos jornalistas.
Falta "roupagem" o que torna o chassi, molas, eixos muito aparentes. Parece que o carro sofreu um body-lift de 3" mesmo estando original.
Os buracos entre as pontas dos parachoques e a lanterna traseira são realmente enormes, faltou um complemento ali.
A traseira é desproporcionalmente mais alta que a dianteira, dando a impressão de que o carro está sempre inclinado para frente.
Os faróis (os mesmos do modelo antigo) já apresentavam água dentro, mesmo em um carro com apenas 2.800km rodados.
Os milhas usam o mesmo molde dos antigos, mas o plástico injetado mudou, o que deve resolver os problemas de quebra.
Não há apoio para o pé esquerdo, em vez disso há um vão enorme que vai até a parede corte fogo. Falha grande.
O Troller também perdeu o apoio de braço e porta objetos central. Unindo isso a falta do apoio para o pé, você se sente meio "solto" dentro do carro. Não há muito onde se apoiar em curvas por exemplo.
Os tetos-solares são itens de série e não há cortinas. Ao meio dia o sol vai torrar a sua cabeça. No carro testado a própria fábrica aplicou a película mais escura que encontrou, o que "matou" o teto solar. Ou seja, inútil e sem propósito.
O cambio está mais duro do que nunca. Os engates são precisos, mas movimentar a alavanca é terrível. Quem tem troller 3.0 ou 3.2 está no céu e não sabe. Também ficou um tanto baixa, não é tão "na mão" como no antigo.
Os bancos são os mesmo, mas receberam um "recheio" maior de espuma, o que na minha opinião piorou a ergonomia.
Há um excesso de espuma na lombar, e não há nenhum tipo de regulagem.
Os pneus são raquíticos, totalmente desproporcionais ao tamanho do carro.
O porta malas, apesar de a fábrica falar em 30l a mais, ESTÁ MENOR. É mais estreito e menos profundo que o antigo.
Se era difícil carregar nossas tralhas no T4, nesse novo vamos ter que "rebolar".
O comportamento dinâmico do carro é bom, o motor é muito bom. Os freios são sensíveis, a embreagem é normal (nem dura nem mole). O motor enche bem, desde as rotações mais baixas.
Está consideravelmente mais silencioso que o T4 antigo. Está mais macio também.
A fibra "afinou" bastante, há pontos em que sinceramente da medo de quebrar.
Entrar e sair dele ficou mais complicado. A porta não abre mais quase 90° como no antigo.
O porta-malas agora no sentido oposto ao do antigo T4.
Os faróis se acendem toda vez que uma porta ou a mala é aberta. Mesmo estando claro e de dia. Para wue, eu não sei.
As maçanetas externas emperram (você puxa e elas não voltam ao lugar original). É preciso empurra-las de volta para poder fechar as portas.
O acabamento melhorou muito, mas não é aquilo tão bonito que vemos nas fotos das revistas.
Faltam air-bags, isso todos nós já sabemos.
Enfim, o Troller melhorou em muitos aspectos, mas errou em coisas simples, o que evidencia a falta de bons engenheiros dentro da marca. A marca continua errado bastante.
Os piores erros são:
- Tetos-Solares sem cortinas
- Falta de um apoio para o pé esquerdo
- Falta do apoio de braço central
- Cambio com alavanca muito curta e dura
- Falta de ergonomia tanto nos bancos quanto na posição de dirigir
Nesse momento eu vou repensar um pouco se vou ou não encarar o novo T4.
O carro tem grandes qualidades, mas continua com alguns defeitos chatos que termina sobrando para nós clientes resolve-los.
Abraços.