All, hoje fiz mais uma avaliação no novo T4, dessa vez um pouco mais longa, com BR e etc.
Bem, após o "choque inicial", pude constatar que:
A ergonomia, na minha opinião ainda é o maior problema. No antigo T4 tudo é mais próximo, "a mão".
No novo, você se sente meio solto, sem apoios para os braços ou pés.
Quem tem Troller sabe do que estou falando. O cotovelo esquerdo se apoia na parte superior da porta e a mão esquerda segura o volante. O braço direito fica no descasa braço e a mão direita na marcha. Para mexer no ar-condicionado basta esticar os dedos e você chega lá.
No novo Troller isso não acontece. O cotovelo esquerdo não alcança a porta. O braço direito fica solto pois não ha descansa braço, a marcha é mais a frente que no antigo T4, e o ar-condiconado tem que esticar o braço para chegar lá.
É bem verdade que o espaço interno agora é BEM MAIOR, mas a Troller não soube utilizar esse espaço muito bem.
Falando novamente do motor, ele é bem forte.
Na estrada foi onde houve o maior ganho para o Troller. O rodar agora é mais suave, as correções no volante diminuíram bastante.
É possível manter uma velocidade de cruzeiro de 120km/h sem grandes medos, similar a qualquer outro carro alto como pickups e etc.
O antigo Troller "kickava" um pouco com as ondulações do asfalto, passava as ondulações para a cabine.
No novo isso não acontece, ele é mais suave.
O silencio a bordo é outro ponto que melhorou muito. Agora é comparável ao das pickups a diesel do mercado.
A 120km/h é possível conversar tranquilamente com quem vai ao lado.
As marchas são curtas e por serem 6 as trocas são frequentes. De um sinal (farol para os paulistas) a outro é normal trocar 4 ou 5 marchas. A 6 é bem longa, o que para viagens vai ser muito bom. Contribui bastante para o silencio interno.
Mesmo sendo longa, o carro ainda tem bastante torque com a 6 marcha engatada.
Os engates como já falei são duros, mas, precisos.
O raio de giro continua ruim. Tão ruim ou pior que no T4, uma vez que o entre-eixos é maior.
Não acreditem na Troller quando o assunto é portal malas. Ele diminuiu consideravelmente em relação ao antigo T4! É menos profundo e mais estreito. O ganho que eles alegam de 30L de volume, provavelmente é na parte superior, onde na prática é impossível de usar.
Enfim pessoal, acho que ele continua sendo o "nosso velho e conhecido Troller".
Imperfeito, sem mala, cheio de defeitos, cheio de coisas para corrigir em casa, mas o T4 sempre foi assim e nós sempre gostamos dele.
Eu hoje garanti o meu. Só aguardar a fábrica resolver entrega-lo. Preto ou branco, o que primeiro chegar.
É isso.
Abraços!