Postado originalmente por
Elver
Para ir para Cunha, saindo de São Paulo:
Pegue a Dutra e vá direto até Guaratinguetá, lá você sai a direita pegando a SP-171 e já está na estrada que vai para Cunha e, continuando nela, vai para Paraty, são duas "retas" por assim dizer.
Passando a cidade de Cunha, você roda uns 20-30km na mesma estrada até começar o trecho de terra (é exatamente a mesma estrada que leva para Paraty), não tem como errar, depois que começa o trecho de terra são uns 10km de descida em estrada de terra. Tem um boteco no meio da estrada, pare e coma um pastel :)
Fui para lá no meio do ano passado, na descida tinha Civic, EcoSport, Fiesta.... na subida tinha um Vectra na minha frente ....
Troller vai tranquilo, mesmo com os pneus originais. Para garantir, pergunte no posto de combustível que tem na entrada de Cunha como está a estrada. Essa rota é utilizada diariamente por caminhões pequenos, pickups e Kombis que fazem entregas na região, portanto eles tem a informação mais precisa.
Não é uma trilha, é uma estrada de terra precária que fica ruizinha nas épocas de chuva ... como já estamos entrando em período de estiagem, deve estar bem sussegada. Recomendo descer na parte da manhã para apreciar a vista e, se for subir, procure voltar antes de anoitecer, porque ela fica perigosa a noite, são muitas curvas fechadas e, em alguns casos, com pirambeiras grandes bem na berada da estrada.
O maior perigo dessa estrada estão nos deslizamentos e trombas d'agua que só ocorrem em épocas de MUITA chuva.... ela ficou "famosa" por conta de uma tromba d'agua que passou levando boa parte da estrada a uns 2 anos (acho que no fim de ano de 2008/2009, se não me engano).
No mais, bom passeio e curta a viagem!