legal, ai aponta como esta a estrada e os pontos que precisa de atenção..:concordo:
Versão Imprimível
:palmas:Blz! também estou querendo ir para Paraty por ela !!
:pensativo:SP171 E RJ165 ea mesma Estrada Real né??
:sad:Vejam isto!!!!
http://noticias.uol.com.br/album/100...htm#fotoNav=35
Passei ontem por la de XJ subindo tinha ate reportagem da TV Resende filmando a primeira subidona, foi tranquilo tava seco antes da chuva que ia cair mais tarde,muita pedra alta tipo costela pouca lama,alguns arriscando descer de carro de passeio que sinceramente nao faria com os meus a nao ser ligando a tecla fod@se. alongou minha volta para o Rio uns 115 km mas valeu o passeio.SDS. Pedro
Po... mais não pode dar uma chuvinha q essa estrada se vai hein...
Abraços
Boa tarde a todos.
Conforme eu disse, fui para Paraty por Cunha e voltei por lá também. Voltei ontem a tarde (13/01/11).
Não consegui postar as fotos de lá conforme tinha falado, porque a internet na pousada onde fiquei estava sem condições de uso.
Ainda não tive tempo de descarregar e selecionar as fotos, mas logo mais estarei fazendo isso e postando algumas para dar uma idéia visual aos que estiverem afim de fazer o passeio.
Na volta tinha um carro de reportagem da CBN pegando relatos dos motoristas sobre a estrada. Logicamente falamos que está ótima e que é pra deixar assim mesmo, sem asfalto! A reporter escolheu pessoa errada pra dar o relato que ela queria ouvir. :dance:
Na ida (descida), peguei sol e o chão bem seco.
Na volta (subida), peguei chuva leve e chão molhado e liso.
Antes que eu poste fotos, vou dar minha opinião pessoal sobre o percurso:
DESCIDA:
Carro Comum:
Durante a descida, que foi bem tranquila, cruzamos com muitos carros comuns como Celta, Corsa, Palio e outros que estavam descendo tambem.
Todos chegaram lá, mas não recomendo. Estraga demais o carro. Passamos por um GOL que estava com a suspensão toda arrebentada e não tinha nem passado pela pior parte ainda.
Se alguém quiser ir com carro comum, recomendo ir bem devagar e ciente que vai raspar muito embaixo e que corre um sério risco de danificar o carro.
Se tiver chuva, fica muito liso e a atenção deve ser redobrada.
Carro 4x4:
Com chuva ou sem chuva vai ser bem tranquilo e nem precisa engatar a tração, pois é só descida e não tem atoleiro. Para descer, o que conta mesmo é a altura do carro, já que existem pedras altas no caminho.
SUBIDA:
Carro Comum:
Nem na ida e nem na volta vi ninguem tentando subir a serra com carro comum.
Sem chuva talvez até consiga, mas vai sofrer bastante. Com chuva, sem chance, não sobe... Tem muita pedra e fica extremamente liso. Subi com chuva leve e tração na reduzida, e em alguns trechos escorregava muito antes de conseguir tração pra continuar. Carro sem tração naquela situação não conseguiria passar nem os primeiros 50 metros da subida.
Tinha um palio bem no começo da subida esperando alguém passar pra ver, e quando viu a gente subindo e o quanto escorregava, desistiu.
Carro 4x4:
Seco não vai nem dar graça, vai subir na tranquilidade. Com chuva leve, pode ir que a diversão vai ser garantida. Escorrega, mas vai tranquilo... É ótimo pra ver o 4x4 em ação.
Os trechos com barro são poucos, o desafio fica por conta das pedras escorregadias com subidas íngremes e bem desnivelado. Tem pontos que uma das rodas chega a ficar fora do chão.
Não chega a ser trilha, mas pra quem curte um 4x4 leve, recomendo!
Trechos bons e ruins:
A pior parte em termos de dificuldade está no 1/3 final do percurso (pra quem está descendo) ou no 1/3 inicial pra quem está subindo. A referencia é um barzinho ponto de apoio que tem lá, no meio do nada. Pra quem está descendo, a partir dele começa a piorar. Pra quem está subindo, a partir dele começa a melhorar.
Chuva Forte:
Não recomendo subir nem descer com chuva forte, com nenhum tipo de carro. As encostas parecem estar bem instáveis com pedras enormes meio que penduradas. Com chuva forte, acredito que existe riscos de deslizamentos que podem transformar a aventura em pesadelo.
Estrada Real:
Segundo a dica do nosso amigo Wagner aqui no fórum, ao invés de ir direto pelo asfalto para chegar na serra, entrei em Cunha e fui pela estrada real.
O trecho é bem tranquilo, uma estrada de terra, mas interessante devido ao visual e as cachoeiras. Pelo asfalto é bem mais rápido, mas pra quem está sem pressa e quer curtir o passeio, é um desvio interessante.
A parte off-road fica por conta de um lamaçal que tem embaixo de um bambuzal e da ultima subida do percurso que é bem acentuada e com muita lama, pedindo uso da tração 4x4 para poder passar com tranquilidade. Mas isso só vai existir se tiver chuva, é claro. Caso contrário será uma estrada de terra em boas condições e nada mais. Vai valer pelo visual mesmo.
Pedra da Macela:
Pra quem for por esta estrada real que citei acima, assim que sair no asfalto, uns 2 Kms à frente verá a entrada que dá acesso a esta pedra, que é um mirante. Vale a pena se tiver tempo. A entrada é sinalizada, é só ir devagar pra não passar reto... fica um pouco antes de uma cachoeira que tem na beira da estrada ao lado direito.
A parte de estrada de terra até a porteira é super tranquila. A dificuldade fica por conta de uma caminhada de uns 2 Kms em subida íngreme que tem que ser feita à pé (por asfalto), e que mata qualquer um que não esteja com o preparo físico em dia.
Abraço a todos!:concordo:
Caramba, agora eu fiquei com vontade de ir hein.
Abraços
Só lembrando: É legal, divertido, mas tá longe de poder ser considerado uma trilha.
A Serra da Canastra por exemplo oferece muito mais desafio em alguns lugares.
Para quem for, boa diversão!
Abraço.