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  • #877
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Essa peça é realmente interessante e eu estava disposto a compra-la por $29,00...pô desisti, o frete custa $37,00!! Deve ter algum erro, não é possivel esse valor todo!
    Quanto a diminuir o fluxo, nunca, a área do radiador é muitoooo maior que a propria mangueira que leva o óleo...e a vantagem de colocar um radiador dedicado só para a turbina é que voce realmente vai conseguir baixar a temperatura do óleo, garantindo uma viscosidade perfeita para uma boa vedação no eixo, assim como um boa refrigeração da turbina...garantia de vida prolongada.
    Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #878
    Usuário Avatar de rfdex
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    Como já comprei a minha turbinada, não sei como era originalmente. Inclusive o calibre do niple (niple é aquela conexão oca que vai rosqueada no bloco do motor para retorno do óleo!). Acredito que havia um retorno para a bomba de vácuo. Quando comprei, a minha tinha uma mangueira de borracha presa ao niple. Na outra extremidade era presa a um T, onde era conectado o retorno da turbina e o da bomba de vácuo. Muitas emendas, abraçadeiras, etc. Resolvi criar um T de metal, vedado com solda oxigênio e ainda soldei-o ao niple. Ou seja, dessa forma só precisei conectar o retorno da turbina e da bomba de vácuo ao T. Ficou mais simples, mas quando o óleo esquenta - e por sua vez afina -, sempre dá uma melada de óleo pelo lado de fora, por mais que aperte a abraçadeira. A pressão da minha turbina só chega a 0,4 bar. Talvez pelo fato de a bomba ser fechada em virtude de inspeções veiculares. Talvez um pouco mais de pressão ficaria melhor, pois ainda assim ela cai velocidade dependendo da rotação que estiver em uma subida. Será que só abrindo a bomba injetora a turbina aumentaria a pressão? Essa é uma dúvida que tenho! Às vezes até penso em desfazer da pickup, mas gosto tanto do carro (ao contrário de minha esposa!) que fico em dúvida!!! Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #879
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Como já comprei a minha turbinada, não sei como era originalmente. Inclusive o calibre do niple (niple é aquela conexão oca que vai rosqueada no bloco do motor para retorno do óleo!). Acredito que havia um retorno para a bomba de vácuo. Quando comprei, a minha tinha uma mangueira de borracha presa ao niple. Na outra extremidade era presa a um T, onde era conectado o retorno da turbina e o da bomba de vácuo. Muitas emendas, abraçadeiras, etc. Resolvi criar um T de metal, vedado com solda oxigênio e ainda soldei-o ao niple. Ou seja, dessa forma só precisei conectar o retorno da turbina e da bomba de vácuo ao T. Ficou mais simples, mas quando o óleo esquenta - e por sua vez afina -, sempre dá uma melada de óleo pelo lado de fora, por mais que aperte a abraçadeira. A pressão da minha turbina só chega a 0,4 bar. Talvez pelo fato de a bomba ser fechada em virtude de inspeções veiculares. Talvez um pouco mais de pressão ficaria melhor, pois ainda assim ela cai velocidade dependendo da rotação que estiver em uma subida. Será que só abrindo a bomba injetora a turbina aumentaria a pressão? Essa é uma dúvida que tenho! Às vezes até penso em desfazer da pickup, mas gosto tanto do carro (ao contrário de minha esposa!) que fico em dúvida!!! Saudações
    Amigo, acredito que só aumentando o débito da BI não aumente a pressão nem melhore muito o desempenho, tem que regular a válvula Westgate. Se não me engano tem que encurtar a haste que sai da válvula e vai para o corpo da turbina. Normalmente é uma regulagem com porca e contraporca.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #880
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Essa peça é realmente interessante e eu estava disposto a compra-la por $29,00...pô desisti, o frete custa $37,00!! Deve ter algum erro, não é possivel esse valor todo!
    Quanto a diminuir o fluxo, nunca, a área do radiador é muitoooo maior que a propria mangueira que leva o óleo...e a vantagem de colocar um radiador dedicado só para a turbina é que voce realmente vai conseguir baixar a temperatura do óleo, garantindo uma viscosidade perfeita para uma boa vedação no eixo, assim como um boa refrigeração da turbina...garantia de vida prolongada.
    Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
    Sandro, digo que deve diminuir a vasão não por restrição/estrangulamento, e sim por perda de carga. Fica um circuito bem mais longo e cheio de curvas. Ainda mais se realmente esfriar o óleo e ele aumentar de viscosidade. E ainda acho que o óleo mais frio que a temperatura de trabalho normal deva comprometer a lubrificação. Não sou especialista nisto, mas não arriscaria esta adaptação por estes motivos. Mesmo porque, até onde eu sei, nenhum carro que tem radiador de óleo manda o óleo do radiador direto para a turbina. Ou tem?
    Melhor resfriar o óleo e voltar ele para o cárter.
    Alguém sabe ao certo como é a circulação do óleo em carros que tem radiador de óleo originalmente?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #881
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Sandro, digo que deve diminuir a vasão não por restrição/estrangulamento, e sim por perda de carga. Fica um circuito bem mais longo e cheio de curvas. Ainda mais se realmente esfriar o óleo e ele aumentar de viscosidade. E ainda acho que o óleo mais frio que a temperatura de trabalho normal deva comprometer a lubrificação. Não sou especialista nisto, mas não arriscaria esta adaptação por estes motivos. Mesmo porque, até onde eu sei, nenhum carro que tem radiador de óleo manda o óleo do radiador direto para a turbina. Ou tem?
    Melhor resfriar o óleo e voltar ele para o cárter.
    Alguém sabe ao certo como é a circulação do óleo em carros que tem radiador de óleo originalmente?
    Ezhan,
    Uma vez pressurizado, pouco vai mudar ou restringir. Nenhum carro usa o radiador para mandar para a turbina e ao contrário do que falou, ele pega o óleo do cárter, resfria e envia para o motor, pois a flange fica antes do filtro. Fica assim: Cárter -> bomba -> radiador -> filtro -> motor -> desce por gravidade para o cárter.
    Abs
    SW4 - 2011 Prata

  • #882
    Boa noite galera.
    Desculpe a ausencia do forum, mas vai aqui as ultimas noticias da Berenice.
    Terminei de instalar a turbina e andei um pouco com a mesma antes de trocar o oleo.
    Na troca de oleo aproveitei para retirar o carter e soldar a porca do sensor de temperatura do oleo e do retorno da turbina. não gostei do t que veio no kit.
    Mas como cortei a mangueira, o oleo ainda está retornando pelo t. Vou comprar uma mangueira de retorno do alternador aí, coloco no tubo que soldei.
    Coloquei a saida de oleo para a turbina no parafuso perto do escape, junto com a saida para pressão do óleo (manometro)
    O carro ficou muito gostoso de dirigir, não pede marcha como antes e parece que o motor ficou mais redondo. Fiz uma trilha esse fim de semana com deslocamento de 50 km (outra cidade): Entramos as 00h e saímos as 08:00. Tudo ok.
    Mas em termos de final, está a mesma coisa: em torno de 120 130 na reta no gps. Não mexi na bomba ainda.
    A pressão do oleo fica em torno de 2 bar com o motor quente em marcha lenta. Em aceleração sobe até 5 e depois cai para uns 3,5 a 4 (a valvula de pressão abre). Muito legal ver isso no manometro.
    Depois vou ler as mensagens anteriores e ver o que está sendo falado.
    Segue fotos do carter:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vou Turbinar a Viatura e agora?-hilux-fabio-005.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-hilux-fabio-001.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-hilux-fabio-004.jpg  
    4X4 Brasil
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #883
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    .......Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
    kkkk!!! Ri muito agora.
    Eu coloquei luzinha na minha!! Rs!!
    Como ando muito a noite não aguentava ter de pegar a lanterna para achar algo dentro do carro!!! Coloquei led nas laterais traseiras e no chão dianteiro (fita de led). Ficou estranho, mas pelo menos enxergo tudo. Liguei junto com a original: desligada/ligada/ligada quando abre a porta. Uma verdadeira penteadeira de puta!!!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #884
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    kkkk!!! Ri muito agora.
    Eu coloquei luzinha na minha!! Rs!!
    Como ando muito a noite não aguentava ter de pegar a lanterna para achar algo dentro do carro!!! Coloquei led nas laterais traseiras e no chão dianteiro (fita de led). Ficou estranho, mas pelo menos enxergo tudo. Liguei junto com a original: desligada/ligada/ligada quando abre a porta. Uma verdadeira penteadeira de puta!!!

    KKKKK...Pô Shuther, mas aí a luz tem finalidade prática...tá valendo! As luzinhas que me referi são aquelas que só servem de enfeite, parecendo arvore de natal...he he he.
    Me diz uma coisa...Qual a temperatura do óleo que voce mediu??
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #885
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    KKKKK...Pô Shuther, mas aí a luz tem finalidade prática...tá valendo! As luzinhas que me referi são aquelas que só servem de enfeite, parecendo arvore de natal...he he he.
    Me diz uma coisa...Qual a temperatura do óleo que voce mediu??
    Do óleo não lembro 100%, depois posto correto. Acho que foi uns 73.
    Agora o que me impressionou foi a da água. Ficou cravado em 85-86. E eu que desconfiava do marcador rs!
    Sinal que a valvula está ok. Mas comprei uma de 75 para testar.
    Mas tambem todo o deslocamento e trilha foi a noite, mais fresco!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #886
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    KKKKK...Pô Shuther, mas aí a luz tem finalidade prática...tá valendo! As luzinhas que me referi são aquelas que só servem de enfeite, parecendo arvore de natal...he he he.
    Me diz uma coisa...Qual a temperatura do óleo que voce mediu??
    Até tirei uma foto agora pra ver como ficou com as "luisinha" e sem as "luisinha" Rs!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00265-1-.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00266-1-.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00267-1-.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00268-1-.jpg  
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #887
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Do óleo não lembro 100%, depois posto correto. Acho que foi uns 73.
    Agora o que me impressionou foi a da água. Ficou cravado em 85-86. E eu que desconfiava do marcador rs!
    Sinal que a valvula está ok. Mas comprei uma de 75 para testar.
    Mas tambem todo o deslocamento e trilha foi a noite, mais fresco!

    O óleo somente 73ºC ?? Já me dizeram que a temperatura do óleo chega a ser superior a da água!
    Será que a posição que voce colocou o sensor ele fica banhado no óleo? Pois com o carro funcionando o nivel do óleo no carter fica bem baixo, pois o óleo é bombeado para todo o motor.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #888
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    17/08/2009
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Até tirei uma foto agora pra ver como ficou com as "luisinha" e sem as "luisinha" Rs!
    Ficou 10 "as luzinhas de led" na minha Tb tem no assoalho dianteiro e todas as luzes internas estão com placas de Led no lugar das lâmpadas, o antigo dono fez todas essas firulas, porém uteis.
    4X4 Brasil

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