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  • #889



    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    O óleo somente 73ºC ?? Já me dizeram que a temperatura do óleo chega a ser superior a da água!
    Será que a posição que voce colocou o sensor ele fica banhado no óleo? Pois com o carro funcionando o nivel do óleo no carter fica bem baixo, pois o óleo é bombeado para todo o motor.
    Realmente não coloquei o sensor na parte mais baixa do carter (por limitações de segurança rs!), mas segundo informações que colhi antes de fazer a solda, fica banhado sim pelo óleo. Mas diante dessa informação preciso verificar isso melhor.
    Outro detalhe. Quando desligo o motor e mantenho a chave ligada, o sensor não se altera de imediato. E demora um pouco para começar a baixar.
    Tirei foto de como estava em marcha lenta depois de estabilizada as 2 temperaturas:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00275.1.jpg  
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #890

    Chegou!

    Como meu motor não tem intercooler (que acaba ajudando a manter a temperatura de trabalho mais baixa), adquiri uma valvula termostatica com temperatura menor de trabalho.
    Vou testar!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00278.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00281.jpg   Vou Turbinar a Viatura e agora?-dsc00279.jpg  
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #891
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Sandro a temperatura do óleo nas nossas viaturas diesel é isso mesmo. Na minha eu coloquei o sensor rosqueado numa galeria de óleo direto no bloco. E pra passar de 75º tem q dar mt ferro nela.

    A posicão onde ficou o sensor no carter do Fabio, ele fica totalmente mergulhado no óleo.

    Eu noto claramente a diferença de temperatura aqui na oficina, quando chega um carro gasolina-flex e outro diesel, ambos rodando e com temperatura normal de funcionamento, na retirada imediata do bujão pra escoar o óleo, o óleo do motor diesel cai na mão é tranquilo, já do gasolina, queima bem mais.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #892
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Boa noite galera.
    Desculpe a ausencia do forum, mas vai aqui as ultimas noticias da Berenice.
    Terminei de instalar a turbina e andei um pouco com a mesma antes de trocar o oleo.
    Na troca de oleo aproveitei para retirar o carter e soldar a porca do sensor de temperatura do oleo e do retorno da turbina. não gostei do t que veio no kit.
    Mas como cortei a mangueira, o oleo ainda está retornando pelo t. Vou comprar uma mangueira de retorno do alternador aí, coloco no tubo que soldei.
    Coloquei a saida de oleo para a turbina no parafuso perto do escape, junto com a saida para pressão do óleo (manometro)
    O carro ficou muito gostoso de dirigir, não pede marcha como antes e parece que o motor ficou mais redondo. Fiz uma trilha esse fim de semana com deslocamento de 50 km (outra cidade): Entramos as 00h e saímos as 08:00. Tudo ok.
    Mas em termos de final, está a mesma coisa: em torno de 120 130 na reta no gps. Não mexi na bomba ainda.
    A pressão do oleo fica em torno de 2 bar com o motor quente em marcha lenta. Em aceleração sobe até 5 e depois cai para uns 3,5 a 4 (a valvula de pressão abre). Muito legal ver isso no manometro.
    Depois vou ler as mensagens anteriores e ver o que está sendo falado.
    Segue fotos do carter:
    Cara, bom isto! Parabéns. Agora me diz uma coisa. Para tirar o cárter tem que tirar o eixo? Na minha SW4 parece impossível remover o cárter sem tirar o eixo ou o motor!!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #893
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    A minha ta trabalhando com temperatura da água entre 85 e 89 normalmente. Quando soco o pé sobe para 91, 93. Se pego transito com o ar ligado em dia bem quente ai esquenta, se deixar chega a 100°C. Não sei se é o radiador que é pequeno, se a ventoinha elétrica que é tabajara, se é algo no AC, ou sei lá. Preciso pesquisar melhor. Alguém tem algum palpite?
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #894
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Sandro a temperatura do óleo nas nossas viaturas diesel é isso mesmo. Na minha eu coloquei o sensor rosqueado numa galeria de óleo direto no bloco. E pra passar de 75º tem q dar mt ferro nela.

    A posicão onde ficou o sensor no carter do Fabio, ele fica totalmente mergulhado no óleo.

    Eu noto claramente a diferença de temperatura aqui na oficina, quando chega um carro gasolina-flex e outro diesel, ambos rodando e com temperatura normal de funcionamento, na retirada imediata do bujão pra escoar o óleo, o óleo do motor diesel cai na mão é tranquilo, já do gasolina, queima bem mais.

    Leonardo obrigado por confirmar a informação do shuther...até que a temperatura não é tão alta quanto pensei, deve ser um dos fatores para a grande durabilidade dos motores diesel.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #895
    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Cara, bom isto! Parabéns. Agora me diz uma coisa. Para tirar o cárter tem que tirar o eixo? Na minha SW4 parece impossível remover o cárter sem tirar o eixo ou o motor!!
    A minha é pickup (eixo rigido). Não precisa tirar. Só levantar ela no elevador que a suspensão desloca e é possivel retirar o carter.
    Não sei como é a suspensão dianteira da sw4.

  • #896
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    A minha ta trabalhando com temperatura da água entre 85 e 89 normalmente. Quando soco o pé sobe para 91, 93. Se pego transito com o ar ligado em dia bem quente ai esquenta, se deixar chega a 100°C. Não sei se é o radiador que é pequeno, se a ventoinha elétrica que é tabajara, se é algo no AC, ou sei lá. Preciso pesquisar melhor. Alguém tem algum palpite?
    Ezahn, acho que essa elásticidade é natural entre momentos tranquilos e severos do carro...o que está dificil descobrir é em qual ponto passou da anormalidade e está critico.
    Meu sensor está no bloco, próximo ao cabeçote...andando normal fica em 80ºC, mas peguei uma ladeira e subiu pra 90ºC...em uma forçada mesmo, nem sei aonde vai parar!

    O seu sensor de temperatura (que é igual ao meu) voce deixa ele ligado direto ou liga-desliga manualmente ou ele liga na chave??
    O meu eu tenho lig. e desl. manualmente, mas as vezes esqueço de ligar! Pensei em deixar ligado direto, mas não sei se vai descarregar a bateria...preferia ligando na chave, mas não achei o ponto certo na fiação.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #897
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Ezahn, acho que essa elásticidade é natural entre momentos tranquilos e severos do carro...o que está dificil descobrir é em qual ponto passou da anormalidade e está critico.
    Meu sensor está no bloco, próximo ao cabeçote...andando normal fica em 80ºC, mas peguei uma ladeira e subiu pra 90ºC...em uma forçada mesmo, nem sei aonde vai parar!

    O seu sensor de temperatura (que é igual ao meu) voce deixa ele ligado direto ou liga-desliga manualmente ou ele liga na chave??
    O meu eu tenho lig. e desl. manualmente, mas as vezes esqueço de ligar! Pensei em deixar ligado direto, mas não sei se vai descarregar a bateria...preferia ligando na chave, mas não achei o ponto certo na fiação.
    Bom, vamos por partes.

    - O ponto de temperatura da água que começa a alterar o marcador original é 100°C . Quando a água chega a 100, o sensor do bloco normalmente está um pouco mais, tipo 103 a 105.

    - Os dois termômetros que instalei ligam com a ignição. Tem vários lugares para vc pegar a energia que desliga com a chave. Os mais fáceis é no chicote que sai do miolo da partida ou no pisca alerta. O miolo da partida fica fácil de pegar se desmontar aquela parte de baixo do painel, onde tem a caixa de som. O meu está ligado ai, junto com o alarme. No pisca alerta tb tem um dos contatos que energiza quando liga a chave. Este não precisa desmontar nada, com auxilio de uma chave de fenda pequena, ou uma faquinha, força na beirada da moldura que sai o botão, ai testa qual é o fio e puxa dele. Enfia o fio para dentro que uma hora ele sai lá em baixo.

    Boas!!!
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  • #898
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Realmente não coloquei o sensor na parte mais baixa do carter (por limitações de segurança rs!), mas segundo informações que colhi antes de fazer a solda, fica banhado sim pelo óleo. Mas diante dessa informação preciso verificar isso melhor.
    Outro detalhe. Quando desligo o motor e mantenho a chave ligada, o sensor não se altera de imediato. E demora um pouco para começar a baixar.
    Tirei foto de como estava em marcha lenta depois de estabilizada as 2 temperaturas:

    SHUTTER4X4


    Normalmente qdo vc desliga o carro deixando a chave ligada , inicialmente o normal é o ponteiro ou o marcador digital acusar um pequeno aumento de temperatura embora o carro esteja desligado , para daí então depois de alguns minutos depois de elevar ligeiramente a temperatura , começar a abaixar a marcação .

    Isto ocorre pq qdo vc desliga o carro a bomba d'água para de girar e a produção do calor gerado pelo funcionamento do motor ainda contua dissipando e a água não esta circulando mais .

  • #899
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Bom, vamos por partes.

    - O ponto de temperatura da água que começa a alterar o marcador original é 100°C . Quando a água chega a 100, o sensor do bloco normalmente está um pouco mais, tipo 103 a 105.

    - Os dois termômetros que instalei ligam com a ignição. Tem vários lugares para vc pegar a energia que desliga com a chave. Os mais fáceis é no chicote que sai do miolo da partida ou no pisca alerta. O miolo da partida fica fácil de pegar se desmontar aquela parte de baixo do painel, onde tem a caixa de som. O meu está ligado ai, junto com o alarme. No pisca alerta tb tem um dos contatos que energiza quando liga a chave. Este não precisa desmontar nada, com auxilio de uma chave de fenda pequena, ou uma faquinha, força na beirada da moldura que sai o botão, ai testa qual é o fio e puxa dele. Enfia o fio para dentro que uma hora ele sai lá em baixo.

    Boas!!!
    Obrigado Ezahn, vou fazer a modificacao em breve! Hoje estou passando pela sua cidade, estou indo para santa catarina !
    Ahh...subindo serra das araras a temperatura chegou a 98!! Apitou o alarme, pois estava setado para 95...ihh !
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #900
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SHUTTER4X4


    Normalmente qdo vc desliga o carro deixando a chave ligada , inicialmente o normal é o ponteiro ou o marcador digital acusar um pequeno aumento de temperatura embora o carro esteja desligado , para daí então depois de alguns minutos depois de elevar ligeiramente a temperatura , começar a abaixar a marcação .

    Isto ocorre pq qdo vc desliga o carro a bomba d'água para de girar e a produção do calor gerado pelo funcionamento do motor ainda contua dissipando e a água não esta circulando mais .

    O que eu quis dizer guilherme é que se o sensor de óleo não estivesse banhado no óleo e estivesse marcando uma temperatura abaixo da real, quando desligasse o motor o óleo desceria e a temperatura subiria (no sensor do oleo) pelo contato do mesmo com o sensor. E isso não acontece, dando a entenderque o sensor está no oleo.
    No caso da água realmente deve acontecer isso (não reparei ainda), acho eu com a temperatura acima da temperatura de abertura da valvula. Na proxima vez que sair com ela vou reparar a temperatura da agua posto aqui.
    Abraços.

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