Teste. Estou com dificuldade p/ postar.
Versão Imprimível
Teste. Estou com dificuldade p/ postar.
Boa noite, Jorge, Dr. Guilherme, Leandro e Calhiandro.
Agradeço a todos pela atenção.
Por sugestão do Leandro, fui até um posto de molas para que um especialista examinasse a dianteira, pois sou leigo.
Ficou constatado que os amortecedores dianteiros estão com as buchas danificadas e as molas traseiras apoiadas em calços.
Quanto a bandeja, não verifiquei pois não tinha visto o post do Calhiandro.
A minha conclusão é que as molas estão gastas, mas os amortecedores dianteiros, buchas pinos e pivôs foram trocados um ano e 25000 kms atrás.
O moleiro sugeriu a troca das buchas( marca AXION ou adaptar de caminhão) inferiores dos amortecedores e esticar a mola TE à frio (30mm). Diz ele que o alongamento da TE comprime a mola DD, nivelando a dianteira.
Acontece, que não notei nada no comportamento dinâmico do carro , o que me incomoda é o efeito estético, visual.
Assim, acho que o mais sensato é esperar pelas molas especificadas pelo Dr. Guilherme e fazer o serviço correto, definitivo, uma vez que a nova mola DE sendo maior que a DD com certeza compensará a carga maior suportada pela lateral esquerda do veículo.
Gostaria de saber a opinião dos senhores.
Obrigado. Murilo.
CARO MUJUNQUEIRA ( MURILO )
MInha opinião , no seu caso acho que fica tudo resolvido vc fazendo a coisa certa que é :
1- Uma coisa de cada vez .
2- É sabido que as buchas inferiores dos amortecedores dianteiros não devem serem trocadas , PQ ELAS NÃO DURAM MAIS DO QUE 3 MESES , o JORGE.DUARTE colocou amortecedores NOVOS na SW4 dele e com pouco tempo as buchas inferiores acabaram , ELE DEVOLVEU os amortecedores na garantia , no seu caso SUGIRO a não trocar as buchas pelo exposto acima , logo : COMPRA UM PAR DE AMORTECEDOR DIANTEIRO , assunto resolvido do amortecedor .
3- Espera as molas novas novas que eu já havia colocado em minha SW4 2002 e outros que tb já colocaram e gostaram então já esta mais do que APROVADAS , logo : as molas traseiras estará resolvido tb .
4- Se a sua SW4 ficar ainda desnivelada , É PQ AS MOLAS DIANTEIRAS ESTÃO RUINS , daí eu mando fazer as molas dianteiras com o COMPRIMENTO DIFERENTE COMO ESTA NA TABELA QUE COLOQUEI AQUI que foi dada pelo EDUARDOSW , medidas estas que ele conseguiu das molas ORIGINAIS , com isto TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE SUA SW4 FICARÁ ALINHADA E BONITA COMO VC QUER .
NÃO SOU ENGENHEIRO E NEM PROFISSIONAL EM MOLAS " MAS ESTA INFORMAÇÃO DO ESPECIALISTA EM MOLAS " DE QUE VC DEVE ESTICAR A MOLA "TE" É FURADA , É INFORMAÇÃO DE UM CARA QUE NEM DEVE TER O 1º GRAU , VC NÃO DEVE FAZER ISTO , PQ SE VC FIZER DA MESMA FORMA QUE VC VAI ESTICÁ-LA , EM 3 MESES ELA VAI ENCOLHER NOVAMENTE , POIS A MOLA JÁ ATINGIU O SEU PRAZO DE VALIDADE E JÁ PERDEU A SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS COM O TEMPO DE USO , ESTUDEI ISTO EM FÍSICA QDO PASSEI PELO 2º GRAU , embora eu seja médico as minhas melhores notas no 2º grau eram em matemática e física , acho que isto é mal de família pq tenho 5 irmãos contando comigo e tem 4 engenheiros e só um médico que sou eu , acho que errei o caminho , devo ter alguma veia de engenheiro em meu sangue rsrsrsrsrsrsrs .
Vamos por partes e com calma que seu carro vai ficar 100% nivelado da maneira correta de corrigir o problema e sem a GAMBIARRA DE ESTICAR MOLA .
Acho que devo ter esclarecido .
Boa noite, Dr. Guilherme.
Fico muito agradecido pelas preciosas orientações.
Postei o que o "moleiro"(não necessariamente especialista) sugeriu, mas não tive ilusões, mesmo porque sou engenheiro e estudei alguma coisa de resistência dos materiais. A opção de alongar molas seria um paliativo até a chegada das novas.
Decisão tomada após ler teu relato, apenas com uma ressalva:
Aprendi com minha mãe, ex-professora de matemática, que "economia muitas vezes é a base da porcaria", portanto prefiro que sejam fabricadas logo as 04 molas de uma vez, assim não te incomodo uma segunda vez e também não fico incomodado de ter que voltar na oficina.
Ficarei agradecido de receber indicações de quais amortecedores e onde comprar.
Por enquanto, vou rodando do jeito que está.
Abraços. Murilo.
Beleza , os amortcedores fico em dúvida em te responder pq eu comprei o COFAP lá na FERRAÇO pageui R$648,00 nos 4 amortecedores , mas o JORGE.DUARTE tb colocou estes mesmos amortecedores um mês antes de eu comprar os meus , e os dele deu problema nas buchas inferiores logo e ele devolveu , agora não posso te indicar os COFAP simplesmente pq os do JORGE.DUARTE deram problema .
Mas com esta sua resposta já posso mandar fazer os 4 então .
Abraço
AMIGOS , ESTOU REPASSANDO O ORÇAMENTO DO INACIO .
Boa tarde, Guilherme
Segue abaixo os preços das Molas:
1- 01 par de MOLAS TRASEIRAS PARA SW4 de 93 a 95 - R$240,00/par
2- 05 pares de MOLAS TRASEIRAS PARA SW4 de 96 a 2003 – R$280,00/par
3- 02 pares de MOLAS TRASEIRAS PARA SW4 2005 em diante – R$340,00/par
Obs. estes valores s/frete
Como dá um peso aprox. de 90 kgs, é melhor enviar por transportadora.... por pac via sedex não leva.
Sds,
Inácio
.................................................. .................................................. .................................................. ..
Cometi uma falha de não fazer o orçamento das molas dianteiras , mas posso enviar outro pedido , ou ligar para ele amanhã e colocar assim que ele me passar . Pois o MURILO ( MUJUNQUEIRA ) quer que faça as 4 molas de uma só vez .
Como vcs viram ele não postou o valor do frete , mas das vezes que comprei e ele mandou por PAC ficaram em torno de R$48,00 o par , logo por transportadora deve ficar em torno disto ou até um pouco menos , lembrando que vcs terão que me pagar 2 fretes da fábrica para mim e de mim para vcs , a grosso modo é só acrescentar mais R$100,00 em cada par e fica no preço final .
Estou a partir de agora na espera das encomendas/depósito bancário .
Meus dados Bancários :
Guilherme de Abreu Rangel
Banco : BRADESCO
Agência : 0065-5
C/C : 44036-1
Favor NÃO ESQUECER DE FAZER O DEPÓSITO IDENTIFICADO senão não terei como saber quem depositou .
Abraço
Dr. Guilherme,
Mais uma vez agradeço.
Estou confirmando o pedido do Par de Molas Traseiras SW4 2002. Depois da substituição destas volto a analisar a Viatura, inclusive vou aproveitar para fazer uma revisão geral da Suspensão Dianteira/Traseira incluindo estado dos Amortecedores. Assim, seria interessante deixar as Portas Abertas com o Inácio, pois se precisar, gostaria de encomendar o Par de Molas Dianteiras posteriormente.
Assim que efetuar o depósito, te envio um e-mail.
Abraços,
Eduardo.
Tb confirmo o meu Dr. Guilherme,
Qdo fizer o depósito lhe comunico.
Obrigado.
Abs
Dr. boa noite,
primeiras impressoes.
as molas sw4 blindada da mc mola fio de 14, foram montadas:
traseira, ganho de 9 cm de altura e os armotecedores precisaram ser trocados. coloquei dois ironman, e aparentemente ficou bom, agora os dias e assim que o carro estiver com os acessorios novos ver como a traseira vai se comportar.
dianteira, nao calçamos e sim trocamos por amortecedores e molas da sw4 moderna, ficou muito alto, , agora vamos testar essa semana, os amortecedores da moderna mas com as minhas molas originais que sao mais finas, e se ainda assim nao ficar bom da para encurtar na base do amortecedor que tem um complemento até o olhar de fixaçoa.
em tempo: a geometria dianteira nao esta correta ainda, mas mais uns ajustes e acho que acerto. ja ta ficando alta pra chuchu....
abraço
GRANDE CAVENDRA
Adaptação é assim mesmo , estou na torcida para que tudo dê certo .
Sou catedrático em adaptações , pois comprei um jipe ENGESA de leilão e hoje já não tem mais quase nada original , a gente vai fazendo , vai errando , vai arrumando e um dia quem sabe termina , mas mexer em geometria de suspensão é uma bosta , meu ENGESA até hoje sofro com o guiar ruim , só pq quis melavntar o bichão , mas depois de 8 anos , estou pensando em voltar ele a altura original , pois já fiz de tudo e o guiar é uma bosta . Eséro que a sua SW4 não te dê tanta dor de cabeça qto o meu ENGESA .
Abração