Ok.
Grato pela atenção.
Fabrício.
Versão Imprimível
Anexo 417771
Anexo 417772Anexo 417773Anexo 417774Anexo 417775Anexo 417776
Pessoal demorei mas descobri como postar as fotos direto para o tópico.A 1ª foto é da minha pequena com as molas novas.Bunda caida nunca mais.
A 2ª compara a mola nova da velha.Observe que elas tem o mesmo comprimento, elos mas fio mais grosso.
A 3ª e 4ª fotos são das molas instaladas em cada lado.
A 5ª e 6ª fotos são das molas antigas.
Espero estar contribuindo junto com Dr.Guilherme (que deu o 1º passo e acreditou no projeto) para poupar nosso suado dinheiro.Na autorizada( eu tenho o orçamento para comprovar) cada mola sairia por R$690,00 reais.Essas sairam por R$145,00 cada.
Amanha estarei viajando com a familia e ai poderei dar uma opinião mais detalhada e precisa.No momento, pelo pouco que rodei, de terça ate hoje o caro ficou firme, parou o balanço e a traseira ficou mais alta.Na terça ao colocar as molas ela passou de 93cm para 100cm.Hoje depois de andar com alguns sacos de areia para assentar as molas ela está com 97cm.
Por enquanto é isso que posso adiantar a todos.Na semana que vem relato com mais detalhe.
Abraços a todos,luiz
As minhas novas de fio de 15mm chegaram tb , vou agora no meca pra trocar novamente , como sabem mandei fazer inicialmente com fio de 14,3mm e ficaram ainda moles demais e só de teimoso mandei fazer estas com fio de 15mm .
Abraço a todos e fico feliz LUZ que tenha gostado , pois na BONEQUINHA que fiz com fio de 15mm tb ficou muito bom e fui inventar esta de fio 14,3 e me ferrei ,mas agora vou ficar rindo a toa com as molas de fio 15mm .
Abraço a todos
Boa tarde, Dr Guilherme e Sr Luz, estamos no aguardo de seus comentários, quais suas comclusoes após a instalação das molas novas e Dr. teria como perguntar ao novo proprietário como esta se comportando sua antiga sw4 com as molas src? No aguardo. Grato e me desculpe se exagerei no questionário.
EVANDROSTM
Ao novo proprietário da SW4 93 não precisa de perguntar a ele pq deu tempo para que eu chegasse a conclusão das molas que coloquei nela , vai lá de novo :
Na SW4 93 , as molas originais tinha fio de 14,5mm e 360mm de comprimento , madei fazer molas novas com fio de 15mm e 400mm de comprimento .
A DUREZA , FIRMEZA FICOU 1000% , MAS O COMPRIMENTO FICOU UM PIUCO MAIOR DO QUE DEVERIA , ela ficou batendo fim de curso aberto , ou seja : qdo passava em quebra molas , socava fim de amorcedor aberto , mas muito pouco , só ocorria as vezes , mas no uso , ficou mmuito bom , andei com 5 pesoas e hora nehuma bateu fim de curso fechado , ou seja : a mola não fechou de bater elo no elo .
Coclus~~ao as molas ficaram ÓTIMAS mas poderia ter feito com 38mm de comprimento , ou seja : 2cm a menos do que fiz .
NA SW4 2002 , o fio original era de 13,8mm e 400mm de comprimento , MANDEI FAZER MOLAS com fio de 14,3mm e 400mm de comprimento PENSANDO QUE CORRIGIRIA O PEQUENO ERRO QUE COMETÍ NA SW4 93 , e ficou um bosta pq ficou batendo fim de curso fechado com 4 pessoas , ou seja ficou ainda mole demais , FIQUEI PUTO E MANDEI FAZER NOVAS MOLAS COM FIO DE 15mm e como queria que ela ficasse mais altinha do que antes mandei fazer com 41mm mas recomendei a vcs a fazerem com 400mm para manter a altura original .
Acabei de colocar estas molas de fio 15mm e 410mm e ficou um espetáculo , mas não deu ainda para testar com 5 pessoas e na estrada e passar por quebra molas .
Pela foto que o LUZ colocou aqui a SW4 dele com as molas de fio 15mm e 400mm que ele mandou fazer ficou mais alta do que aminha com o mesmo fio de 15mm e 410mm de comprimento , acredito que seja pq ele mandou fazer co 8 elos e eu mandei fazer com 9 elos , lembrando de qto maior o número de elos mais macia fica a mola , como a dele tem um elo a menos deve ter cido menos ao colocá-la no lugar , só pode ser isto .
Trei a medida da altura do parachoque traseira ao chão na altura da soleira , antes de trocar as molas estava com 61cm do chão , depois que coloquei as molas de fio 14,3 ficou com 64cm e agora cok ma NOVAS molas de fio 15mm esta com 69cm do chão e olhando de lado esta linda , com a traseira levemente mais alta do que a frente .
Vou tirar fotos da minha e colocar aqui .
coclusão final :
Para quem quer a SW4 na altura orginal , manda fazer molas co fio de 15mm e 400mm de comprimento .
Para quem quer a SW4 com a traseira levemente mais alta pode mandar fazer com fio 15mm e 410mm a 420mm de comprimento .
Para quem quer levantar a traseira para que fique bem alta manda fazer com fio 15mm e 440mm a 450mm de comprimento . NESTE CASO SUGIRO EM COLOCAR AMORTECEDORES MAIS COMPRIDOS SENÃO IRÁ BATER FIM DE CURSO ABERTO .
ESEJAM FELIZES
Dr. Guilherme,
Parabéns por todas suas esclarecedoras postagens por aqui!
Pelas suas informações, minha SW4 1997, terá então a seguinte mola:
1- Comprimento : 400mm
2- Diâmetro externo da mola : 148mm
3- Diâmetro interno do último elo : 82mm
4- Espessura do fio : 15mm
5- Número de elos : 09
A única dúvida que me surgiu é:
Tenho um lift de suspensão de 2". Irei futuramente fazer novos amortecedores da OFFSHOX. Acha que essas molas também servirão perfeitamente para o carro que tem lift?
Obrigado!
Dr. Guilherme,
Parabéns pela clareza da exposição!
Penso que as Sw4 2002 (rodas de 16") tenham medidas de mola diferente das Sw4 1996-1998 (rodas de 15"): isso é verdade?
Grande abraço
Fabrizio
Anexo 419262Anexo 419260Anexo 419263Anexo 419267
Pessoal
Como relatei no último post eu sai para viajar e após andar cerca de 1000km com o carro cheio (familia, malas e mais um saco de 60kg de areia )posso afirmar que foi um ótimo investimento essas molas.O famoso BBB (bom, bonito e barato ).O que posso relatar até agora é:
1º- Acabou o balanço.O carro está firme, estável e seguro para dirigir.Mesmo com bastante peso na traseira ela não apresentou aquele balanço que tanto estava encomodando.
2º- Acabou a traseira caida.Ela ficou mais alta que a frente (cerca de 2cm ).Penso que seja o fio das molas de 15mm porque mantive a originalidade no comprimento (40cm) e no nº de elos (8).
3º- As molas com fio de 15mm ( as originais tinham 13,8mm)não deixou o carro duro e sem conforto.O que percebo é que o carro está mais firme mas o conforto e os amortecedores estão funcionando dentro da normalidade.
4º O kit TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ) do fabricante Daystar americano que eu já usava com as molas antigas continuam funcionando bem com essas novas molas.As medidas antigas eram:
Molas antigas com fio de 13,8mm:
<< rodas dianteiras 95cm
>> rodas traseiras 93cm (consequencia das molas traseiras já cansadas )
Molas novas com fio de 15mm:
<< rodas dianteiras 95cm
>> rodas traseiras 97cm (atualmente porque logo que coloquei elas estavam medindo 100cm)
Conclusão: se estão precisando trocar as molas pode seguir as dicas do Dr.Guilherme ( obrigado pela sua grande ajuda no forum ).Eu acreditei no seu projeto e hoje além de ter economizado uma boa grana resolvi 2 problemas de uma só vez: Balanço e traseira caida.
Um forte abraço Luiz
Dr Guilherme
As minhas molas tem o mesmo comprimento das originais (40 cm).A quantidade dos elos, como informou o Sr.Inácio da SRC, vão determinar se o carro vai ficar mais firme ou não.Quanto menos elos mais firme fica as molas.Eu optei pelos 8 elos porque eram o mesmo nº das molas antigas originais e com esse fio de 15mm,como o senhor recomendou, acreditei que deixaria o caro mais firme.
A minha está mais alta porque eu já usava o kit (TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ) do fabricante americano DAYSTAR) aqui informado pelo nosso amigo Delfim.Ele colocou 1,5'' mas eu optei por 2,5'' polegadas porque queria fazer um bom lift sem gastar muito.
Anexo 419297
A foto acima é a mola nova com a peça que é colocada com cada mola na traseira.O que me deixou mais satisfeito é que o carro não perdeu a estabilidade.Pelo contrário, ele está firme e seguro de dirigir.
Dr. muito obrigado pela sua ajuda e por estar sempre contribuindo com o crescimento do forum.
Um abraço luiz
FABRIZIO
Respondido pelo LUIZ .
LUIZ
Agora entendí o pq que seu carro ficou bem mais alto do que o meu
A TODOS
Hoje cheguei do plantão em Cardoso moreira , e a impressão foi de que ficou 10005 as molas com fio 15mm , como falei queria um pouco mais alta e mandei fazer com 410mm e 09 elos pq as originais quie retirei do carro tinha 09 elos , acho que esta seja a diferença das molas das 96/98 com 08 elos .
Mas ficou muito bom e não ficou batendo fim de curso aberto , ficou como eu queria , vou tirar fotos da minha ainda para colocar aqui para vcs verem como ficou .
RECOMENDO como LUIZ tb esta recomendando estas molas , hoje mesmo recebí um telefonema do JOÃO do RS que tem uma SW4 98 BLINDADA ele ligou para o INACIO da SRC MOLAS e o INACIO deu meu telefone para que o JOÃO me perguntasse qual mola deveria colocar na SW4 dele , acho que terei que cobrar da MOLAS SRC uma comissão rsrsrsrsrsrs , mas sugerí ao JOÃO de mandar fazer molas com as mesmas medidas acima mas com fio de 5/8" = 15,8mm .
Abração a todos felizes com as SW4 com a traseira empinada e firme sem ter ficado dura . E vcs não tem que agradecerem de nada , pois fico feliz em ter podido ajudar a outras pessoas .