Postado originalmente por
Aurélio
Opa.
De toda forma, valeu a tentativa, Luis.
Vamos aguardar o seu parecer.
Da minha parte, estou tentando achar um cara que recondicionou um CM de uma Ranger e, segundo o meca que instalou, ficou zerado. Assim que tiver notícias ou o contato, aviso aqui.
É mesmo uma boa, principalmente se a viatura for mais rodada. Procure uma oficina de reparos em radiadores de sua confiança, pois são esses caras que vão te ajudar.
O filtro da Prado é o mesmo do Corola e custa baratinho em auto center que trabalhe com ar condicionado. Para você ter uma idéia, paguei R$80,00 pela troca do filtro e higienização. É é mesmo importante verificar a cada seis meses, no máximo um ano, tanto pelo aspecto da saúde quanto, acredite, no quesito economia de combustível.
Esses troquei também e não teve jeito: "morri" com uma grana na concessionária. E olhe que procurei pra caramba e não consegui mesmo (só o filtro de óleo lubrificante que achei da Fran).
Até tentei um K&N, mas eles só tem para a LC com motor D4D. Troquei umas mensagens com os caras lá nos EUA, mandei fotos, medidas, Part Number e o escambáu, mas chegou num ponto da conversa que não responderam mais. Acho que desistiram de fabricar...
Um dos representantes da K&N no Brasil, sugeriu um modelo que é usado no Astra, mas fiquei com um pé atrás, pois o volume de ar necessário para um motor diesel 3.0 é maior do que para um motor gasolina 2.0. Além disso, teria que adpatar pois as bordas não são arredondadas. Depois, disseram que o filtro usado nas LC a gasolina, motor V8 serviria (
33-2146 - K&N Replacement Filters, Replacement Air Filter), mas ele é mais fino que o original, ainda que, segundo esse mesmo fornecedor, o que importaria é a largura e comprimento para que haja encaixe perfeito na caixa. Mas, de novo, fiquei cabreiro e resolvi não arriscar.
É uma bela dúvida. Mas, creio que ao projetar a caixa e o filtro levam em consideração o volume de ar necessário para o funcionamento do motor o que, penso, é diferente nos D4D. Talvez, sim, tenham a mesma área de filtragem mas com formato diferente.
O ideal seria trocar todo o conjunto, o que não deve ser tão complicado assim, desde que a haste do pedal de freio tenha curso suficiente para "empurrar" todo o pistão do CM. De toda forma, considerando o preço do original, acho que fica mais barato a adaptação e com a vantagem de, como você disse, achar peças mais facilmente. Para ter uma idéia, no ML os preços do CM para a Hilux variam de R$210,00 a R$350,00
E vamos que vamos.
Abs