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  • #1
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Vamos por partes Leonardo Dic,

    Rubens se a sua usa o filtro PH5123 da fram então a rosca é M24x1,5 mais dificil de achar a flange, mais se usar o filtro PH 3614, a rosca é 3/4x16 aí a flange do VW AP serve.
    Vou pesquisar sobre o código do filtro, se for a mesma flange do AP, ótimo! Vai facilitar bastante.

    Por acaso vc sabe a que temperatura a agua e oleo da sua SW trabalha. Na minha HDJ eu isntalei um termometro no óleo e notei que ele trabalhava numa temperatura mais baixo que a agua, oleo +- 70 e poucos e a agua +- 86, mais tinha 10 lts de oleo no carter, talvez por isso?

    Ja na Parati 1.8 q tenho o óleo trabalha até uns 130 enquanto a agua no maximo 100.
    Então, a lógica é a seguinte: Preciso primeiro saber a temperatura de trabalho da agua e do óleo. Caso a agua trabalhe numa temperatura maior que o óleo, o radiador ao invés de esfriar vai esquentar ainda mais o óleo do motor, certo?

    Vou pesquisar sobre essa temperatura do óleo do motor. Essa semana deve chegar o termômetro extra p temperatura da água (racetronix) , semana que vem devo instalar e ai já começo e monitorar. Provavelmente devo fazer a troca no radiador logo e ir pesquisando sobre como aproveitar o radiador de óleo.

    Meu medo é com essas adaptação, criar um ponto a mais para quebra/defeitos/manutenção. O ganho resfriando o óleo do motor é considerável?

    abraços e obrigado !

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Vamos por partes Leonardo Dic,



    Vou pesquisar sobre o código do filtro, se for a mesma flange do AP, ótimo! Vai facilitar bastante.



    Então, a lógica é a seguinte: Preciso primeiro saber a temperatura de trabalho da agua e do óleo. Caso a agua trabalhe numa temperatura maior que o óleo, o radiador ao invés de esfriar vai esquentar ainda mais o óleo do motor, certo?

    Vou pesquisar sobre essa temperatura do óleo do motor. Essa semana deve chegar o termômetro extra p temperatura da água (racetronix) , semana que vem devo instalar e ai já começo e monitorar. Provavelmente devo fazer a troca no radiador logo e ir pesquisando sobre como aproveitar o radiador de óleo.

    Meu medo é com essas adaptação, criar um ponto a mais para quebra/defeitos/manutenção. O ganho resfriando o óleo do motor é considerável?

    abraços e obrigado !
    Depende...

    O motor é projetado para trabalhar em uma faixa de temperatura X e que utiliza o óleo Y para mante-lo lubrificado adequadamente. Tanto um quanto outro trabalham em conjunto para manter tudo funcionando corretamente. Em locais muito frios pode resfriar o óleo mais do que deveria que trabalhando mais frio pode se tornar muito grosso e não lubrificar o motor como era projetado para tal. A 1a coisa que acontecerá será falta de óleo nas partes que precisam dele fino, os tuchos hidráulicos. Por outro lado em locais quentes ou para motores com problemas crônicos de aquecimento, como os MIT 2.5 diesel, pode ser uma boa solução. Mas antes de fazer a adaptação eu estudaria melhor os prós e contras.
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #3
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    Depende...

    O motor é projetado para trabalhar em uma faixa de temperatura X e que utiliza o óleo Y para mante-lo lubrificado adequadamente. Tanto um quanto outro trabalham em conjunto para manter tudo funcionando corretamente. Em locais muito frios pode resfriar o óleo mais do que deveria que trabalhando mais frio pode se tornar muito grosso e não lubrificar o motor como era projetado para tal. A 1a coisa que acontecerá será falta de óleo nas partes que precisam dele fino, os tuchos hidráulicos. Por outro lado em locais quentes ou para motores com problemas crônicos de aquecimento, como os MIT 2.5 diesel, pode ser uma boa solução. Mas antes de fazer a adaptação eu estudaria melhor os prós e contras.
    Ei de estudar bastante! Acho que vou seguir os planos de colocar o radiador novo, instalar o racetronix, colocar aditivo + agua desmineralizada e assim findar o assunto arrefecimento. Vou isolar esses caninhos para nao entrar sujeira. Nesse meio tempo, pesquiso sobre o assunto, e se for bom para o motor e para o meu bolso, eu faço..rs.

    abraço!

  • #4
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Ei de estudar bastante! Acho que vou seguir os planos de colocar o radiador novo, instalar o racetronix, colocar aditivo + agua desmineralizada e assim findar o assunto arrefecimento. Vou isolar esses caninhos para nao entrar sujeira. Nesse meio tempo, pesquiso sobre o assunto, e se for bom para o motor e para o meu bolso, eu faço..rs.
    abraço!
    Eterno processo de reengenharia, melhorias contínuas e quem sabe, ficar longe dos "reparos técnicos provenitivos".

    O importante é funcionar e ficar confiável!

    Acompanhando......
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #5
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Ei de estudar bastante! Acho que vou seguir os planos de colocar o radiador novo, instalar o racetronix, colocar aditivo + agua desmineralizada e assim findar o assunto arrefecimento. Vou isolar esses caninhos para nao entrar sujeira. Nesse meio tempo, pesquiso sobre o assunto, e se for bom para o motor e para o meu bolso, eu faço..rs.

    abraço!

    Isso...estude o assunto...muitas pickups possuem radiador de óleo, pode procurar!
    Nossas toyotas são mais projetadas para o clima do japão que o nosso...lá neva no inverno...verão é em torno de 25ºC...vinte e cinco graus é inverno aqui do Rio de janeiro pra cima!
    Se olharmos a tabela da propria toyota, oleo 15w40 já é forçar a barrar!
    Com radiador de óleo, o oleo nunca vai ficar viscoso de mais, pois o proprio sistema de arrefecimento do carro, mais precisamente a válvula termostatica, não vai deixar o carro trabalhar frio demais...mas o sistema é limitado na hora de dissipar o excesso de calor, aí o oleo perde viscosidade, perde pressão, aumenta o desgaste e ainda gera mais calor por atrito.
    Tudo bem que carro a gasolina não é tão critico quanto os a diesel, mas de qualquer formar, no nosso clima, manter o oleo em boa viscosidade só vai aumentar a vida do motor!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #6
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Rubens acho besteira fazer esse oleo passar por dentro do radiador. Se fosse pra montar um radiador de oleo mesmo até concordo. Mais esse motor não tem histórico de aquecimento, então deixa quieto.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #7
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Rubens acho besteira fazer esse oleo passar por dentro do radiador. Se fosse pra montar um radiador de oleo mesmo até concordo. Mais esse motor não tem histórico de aquecimento, então deixa quieto.
    Tranquilo Leonardo.. é tudo culpa do "ja que". Ja que veio o radiador com esse possibilidade, vou tentar aproveitar. Agora, isso nao é prioridade, mas aos poucos vou estudar alguma coisa. Só farei algo que realmente seja relevante, fazer por fazer ou por firula, não faço.

    Vou isolar esses tubinhos, nem que seja para no futuro fazer um sistema para tomar banho quente em acampamento.....kkkkk

    abraço!

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Senhores, vou responder por aqui uma pergunta do Rodrigo sobre a instalação dos fender´s (polainas ou alargadores) nos para-lamas, indagando se necessita fazer furos no mesmo.
    Espero que sirva a outros interessados.
    Bom, conforme as fotografias, tais furos são feitos pela parte de baixo do para-lamas, exercendo pressão pela lateral externa.
    Não sei se já existia essa furação originalmente antes da colocação, pois comprei a viatura já com as peças instaladas.
    Quanto à instalação das peças na parte de baixo das portas traseiras, que abrem junto com a porta, elas utilizam grandes clip´s de pressão; portanto, neste caso, sem furos nas portas.
    Seguem as fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pacato - Sw4 3rz-fe-wp_000290.jpg   Pacato - Sw4 3rz-fe-wp_000295.jpg   Pacato - Sw4 3rz-fe-wp_000296.jpg   Pacato - Sw4 3rz-fe-wp_000297.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, vou responder por aqui uma pergunta do Rodrigo sobre a instalação dos fender´s (polainas ou alargadores) nos para-lamas, indagando se necessita fazer furos no mesmo.
    Espero que sirva a outros interessados.
    Bom, conforme as fotografias, tais furos são feitos pela parte de baixo do para-lamas, exercendo pressão pela lateral externa.
    Não sei se já existia essa furação originalmente antes da colocação, pois comprei a viatura já com as peças instaladas.
    Quanto à instalação das peças na parte de baixo das portas traseiras, que abrem junto com a porta, elas utilizam grandes clip´s de pressão; portanto, neste caso, sem furos nas portas.
    Seguem as fotos.
    É isso ai Glaicon,

    No traseiros são 3 partes. A parte que fica na porta, sao presilhas. a menor, atras, usa o sistema de fixação original. A centra, tem que fazer furos para colocar os parafusos.

    Na dianteira são 2 partes, a furação delas encaixa nas presilhas de acabamento da caixa de rodas. O parafuso entra nessas presilhas, que no por fim fazem também o papel de "bucha" nos parafusos.

    Agora, que trabalho de cachorro para instalar isso. Os dianteiros não casam com os possíveis pontos de fixação.

    Ontem fui na casa de um amigo para instalar.. deu trabalho, mas gostei muito do resultado.

    Pacato - Sw4 3rz-fe-photo1.jpg

  • #10
    Usuário Avatar de Leandrot
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    Pacato - Sw4 3rz-fe

    Boa noite, Rubens
    Conversei lá na CCS a respeito dessa mistura de água desmineralizada e aditivo e eles desconhecem. Recomendaram o aditivo Toyota, sem a água. No manual da minha SW4 também recomenda dessa forma (apenas aditivo). Li alguns tópicos aqui no fórum que aconselham exatamente essa mistura aditivo + água desmineralizada. Será que devemos desconsiderar a recomendação do manual? Já adianto que acabei seguindo a orientação aqui do fórum, mas fiquei com a pulga atrás da orelha!!
    Abço
    SW4 2000-2001, kit suspensão Ironman, BF Godrich AT

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Leandrot Ver Post
    Boa noite, Rubens
    Conversei lá na CCS a respeito dessa mistura de água desmineralizada e aditivo e eles desconhecem. Recomendaram o aditivo Toyota, sem a água. No manual da minha SW4 também recomenda dessa forma (apenas aditivo). Li alguns tópicos aqui no fórum que aconselham exatamente essa mistura aditivo + água desmineralizada. Será que devemos desconsiderar a recomendação do manual? Já adianto que acabei seguindo a orientação aqui do fórum, mas fiquei com a pulga atrás da orelha!!
    Abço

    É que existem dois tipos de aditivos...um que é diluido, pronto para uso...e outro já é concentrado, tem que ser diluido em água pura (destilada, desmineralizada). A proporção normalmente é 50/50...ou como mandar o rótulo.
    nesse ponto não tem bicho de sete cabeças.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #12
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Postado originalmente por Leandrot Boa noite, Rubens
    Conversei lá na CCS a respeito dessa mistura de água desmineralizada e aditivo e eles desconhecem. Recomendaram o aditivo Toyota, sem a água. No manual da minha SW4 também recomenda dessa forma (apenas aditivo). Li alguns tópicos aqui no fórum que aconselham exatamente essa mistura aditivo + água desmineralizada. Será que devemos desconsiderar a recomendação do manual? Já adianto que acabei seguindo a orientação aqui do fórum, mas fiquei com a pulga atrás da orelha!!
    Abço
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    É que existem dois tipos de aditivos...um que é diluido, pronto para uso...e outro já é concentrado, tem que ser diluido em água pura (destilada, desmineralizada). A proporção normalmente é 50/50...ou como mandar o rótulo.
    nesse ponto não tem bicho de sete cabeças.
    Leandro e Sandro,

    Eu comprei o aditivo concentrado e agua desmineralizada, vou diluir na proporção do rotulo. E acho que realmente não se deve usar agua de torneira.

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