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  • #1



    Galera

    Depois de ler muito sobre SW4 apareceu uma oportunidade de negócio que me trará uma SW4 95 2.4 22RE.
    Ela está calçadas com pneus 32".

    Já entendi que tem tudo no mercado americano (4Runner) e que os gringos judiam dela, e que o chassis é diferente das mais novas.

    Ainda não vi o carro pessoalmente, logo não estranhem as perguntas.

    Suspa dianteira e traseira molas helicoidais?
    Motor injetado ou carburado (em geral)?
    Existem molas para versões a gás (não é o caso, mas ando pensando em alternativas de lift para os kits importados)
    Até que pneu empurra sem se arrastar e beber mais que o dono?
    as 95 aceitam bagageiro (tem os trilhos como as mais novas)

    Além do citado nas listas de o que observar na compra das SW4 algo em particular para este modelo?

    Andando 100-110 na estrada ( o que é minha tocada) resolve.

    mais uma vez agradeço a atenção e paciência pois sei que várias das perguntas são repetidas.

    ´[]s

  • #2
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    Tio Eddie, vou te passar as minhas impressões/pesquisas sobre a SW4 22re. Só pra constar, comprei uma há um mês, depois de muita pesquisa.

    O consumo que pesquisei é por volta de 7 na cidade e 10 na estrada. A minha tá fazendo 9,2 na estrada, a média da cidade ainda não fiz (não terminou o tanque), isso com pneu 265/70r15 que já estava nela.
    Eles judiam msm, vi um vídeo, que não acho mais o link, de um 22RE funcionando o bloco todo rachado, espirrando óleo pra tudo que é lado, me pareceu bem robusto. Pode esperar um motor mais "contemplação" do que "emoção", na estrada viajei entre os 100/110, mas nas subidas fortes ele deu uma penada (já esperava isso), até pq o carro estava carregado.

    Sobre as molas, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...as-sw4-27.html . Nele discutem a fabricação de molas para as SW4, sendo que nessa página 27, se não me engano, tem as medidas finas pra molas das 2ª geração (digo final, pois houve uma correção no tamanho). Sugiro que leia o tópico todo, é longo, mas vera que foram feitas algumas molas, depois o tamanho foi alterado, e por ai vai. Na página 17 tem uma foto de uma SW4 (que era do Dr. Guilherme) com as molas novas, molas estas que ele sugeriu um tamanho distinto das que ele fez. Da suspensão também não manjo, só sei que a minha levei no mecânico e ele disse que os amortecedores e buchas eram novos, para eu relaxar. Ainda assim estou preocupado com pivos (pois os colegas aqui falam muito deles), então penso em trocá-los, em breve. Fiz uma cotação na América e Ferraço e gastaria por volta de R$ 1.000,00 nos quatro pivos.
    A minha está com a traseira baixa e mandei fazer essas molas na SRC. Assim que ficarem prontas e fizer a troca, posto fotos do antes e depois.

    Não sei qual a medida máxima de pneu q calçaria. Salve engano as 4Runner V6 vinham com pneu 31 de fábrica, já as 22re com 225/75r15. Comprei recentemente 4 General Grabber AT2 31, mas estou esperando a troca das molas pra fazer a substituição. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ara-hilux.html)


    Vi que esse modelo tem que ficar atento com a corrente (não é correia dentada, é corrente), e a troca, pra eles, é por volta dos 150k km (salve engano), não sei o nome exato em português, mas em inglês é "timming chain", trocando também a guia (que de fábrica é de plástico, por uma de metal) e o tensionador, acho. Lá fora vendem os kits, é só procurar um OEM (Toyota 2 4 22R 22RE Timing Chain Kit Metal Guide Rail | eBay --> esse não é OEM, é só um exemplo).


    Acho que é isso. Eu to procurando algum lugar para mandar higienizar a minha aqui em SP, mas queria achar um lugar com recomendação do serviço. Queria dar aquela geral, lavar interior todo, bancos, tapeçaria (até desmontando), enfim. Se alguém tiver alguma dica, agradeço.
    4X4 Brasil

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Galera

    Depois de ler muito sobre SW4 apareceu uma oportunidade de negócio que me trará uma SW4 95 2.4 22RE.
    Ela está calçadas com pneus 32".

    Já entendi que tem tudo no mercado americano (4Runner) e que os gringos judiam dela, e que o chassis é diferente das mais novas.

    Ainda não vi o carro pessoalmente, logo não estranhem as perguntas.

    Suspa dianteira e traseira molas helicoidais?
    Motor injetado ou carburado (em geral)?
    Existem molas para versões a gás (não é o caso, mas ando pensando em alternativas de lift para os kits importados)
    Até que pneu empurra sem se arrastar e beber mais que o dono?
    as 95 aceitam bagageiro (tem os trilhos como as mais novas)

    Além do citado nas listas de o que observar na compra das SW4 algo em particular para este modelo?

    Andando 100-110 na estrada ( o que é minha tocada) resolve.

    mais uma vez agradeço a atenção e paciência pois sei que várias das perguntas são repetidas.

    ´[]s
    Tenho uma dessas e estou com ela faz 1 ano. Uso ela para trilhas e viagens.

    Comprei ela com motor fundido e gostei 10 mil para fazer ele, trazendo todas peças de fora (virabrequim, bielas, anéis, juntas, bombas, etc).

    Gosto muito dela, acho um excelente viatura, faço trilhas sem dificuldades. O único upgrade até agora foi um jogo de 31 mud. Ela já era lenta e ficou mais ainda depois da troca. Subida só contemplação.

    Sobre suas perguntas:
    -Susp dianteira: Bandejas com barra de torção (não tem mola).
    -Susp traseira: Eixo rígido com molas helicoidais.
    -Motor injetado multiponto, com sistema bem simples e poucos componentes.
    -Molas mais altas somente mandando fazer ou trazendo de fora.
    -Acho que pneus acima de 31 vão deixa ela muito lenta.
    -Acho que todas sw4 gasolina dessa época possuem bagageiro (a minha tem original).
    -Meu consumo é 5 km/l na trilha, 7,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

    Minha recomendação para vistoria do carro é observar:
    -Se há vazamentos no motor e diferenciais;
    -O ponteiro da pressão do óleo. Ele deve ficar bem no meio em situações normais (2 mil rotações para cima). Se o ponteiro ficar abaixo da metade em plena operação, desconfie.
    -A marcha lenta. Deve sem lisa, constante e sem engasgos. Esse carro usa diversas linhas de vácuo para controla a marcha lenta. Se uma estiver zuada ou trocada, a marcha lenta fica estranha.
    -Funcionamento do vidro elétrico da tampa traseira.
    -Acionamento do 4x4. Ele usa vácuo para unir os dois semi-eixos dianteiros. Se as mangueiras do vacuo estiverem zuadas, não engata.

    O resto é a vistoria padrão para comprar qualquer carro: parte elétrica, ar condicionado, vidro elétricos, acabamentos, etc.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2864.jpg  
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #4
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    Rodrigo, uma dúvida.

    A minha, quando ligo pela manhã ela, em ponto morto (seria a sua "marcha lenta"), fica por volta de 1400 rotações, depois de rodar algum tempo (pouco) estabiliza em 1000 (e segue assim durante o dia, mesmo depois de desligar, esfriar e voltar a ligar). Ainda não conversei com o mecânico, mas já que falou da marcha lenta, lembrei disso. Tem ideia do q pode ser? Será que tem alguma dessas linhas de vácuo?

    Fiz a média do meu consumo em São Paulo/SP, deu 6,9 km/l.

    Abç

  • #5
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Rodrigo, uma dúvida.

    A minha, quando ligo pela manhã ela, em ponto morto (seria a sua "marcha lenta"), fica por volta de 1400 rotações, depois de rodar algum tempo (pouco) estabiliza em 1000 (e segue assim durante o dia, mesmo depois de desligar, esfriar e voltar a ligar). Ainda não conversei com o mecânico, mas já que falou da marcha lenta, lembrei disso. Tem ideia do q pode ser? Será que tem alguma dessas linhas de vácuo?

    Fiz a média do meu consumo em São Paulo/SP, deu 6,9 km/l.

    Abç
    Boa noite, Pietrfist, qdo fria, marcha lenta beira 1000 rpm, com motor em temperatura de trabalho, entre 700 e 750 rpm, encontre o problema que a sua media vai ficar melhor ....
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

  • #6
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    Obrigado, Felipe, deve ter alguma alteração mesmo, vou procurar saber. Não tinha achado o consumo tão fora, mas me causou estranheza a rotação ficar nos 1,4k e descer pra 1k. De qualquer forma, vou ver com o meca.

    Abç
    4X4 Brasil

  • #7
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Rodrigo, uma dúvida.

    A minha, quando ligo pela manhã ela, em ponto morto (seria a sua "marcha lenta"), fica por volta de 1400 rotações, depois de rodar algum tempo (pouco) estabiliza em 1000 (e segue assim durante o dia, mesmo depois de desligar, esfriar e voltar a ligar). Ainda não conversei com o mecânico, mas já que falou da marcha lenta, lembrei disso. Tem ideia do q pode ser? Será que tem alguma dessas linhas de vácuo?

    Fiz a média do meu consumo em São Paulo/SP, deu 6,9 km/l.

    Abç
    A minha quando está com motor frio, fica em 1000 rpm, depois que esquenta cai para uns 700. Quando liga o AC vai para uns 1000.

    Confira a ligação das mangueiras de vácuo. Pode haver alguma ligada errada ou furada. O diagrama fica num adesivo dentro do capu. Uma vez minha marcha lenta estava irregular porque um dos caninhos que passam entre o coletor e o cabeçote estava entupido. Resolvi desativar esses caninhos e coloquei mangueiras novas ligando tudo sem passar por eles. Resolveu o problema.

    Se isso não resolver, dá para ajustar a marcha lenta no parafuso do corpo da borboleta. Dá para regular também a marcha lenta do AC, em um "parafusão" que fica do lado da tampa de válvulas.

    Outra coisa que descobri apanhando foi que se a marcha lenta fica oscilando loucamente entre 1000 e 1500 quando você estiver parado pisado no freio, é porque a injeção eletrônica "entende" que a rotação não precisa estar alta nessa situação e "corta". Isso acontece porque a marcha lenta está muito alta. Basta regular que resolve.

    Acho que seu consumo para o transito de SP tá otimo.
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #8
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    Citação Postado originalmente por r0d Ver Post
    A minha quando está com motor frio, fica em 1000 rpm, depois que esquenta cai para uns 700. Quando liga o AC vai para uns 1000.

    Confira a ligação das mangueiras de vácuo. Pode haver alguma ligada errada ou furada. O diagrama fica num adesivo dentro do capu. Uma vez minha marcha lenta estava irregular porque um dos caninhos que passam entre o coletor e o cabeçote estava entupido. Resolvi desativar esses caninhos e coloquei mangueiras novas ligando tudo sem passar por eles. Resolveu o problema.

    Se isso não resolver, dá para ajustar a marcha lenta no parafuso do corpo da borboleta. Dá para regular também a marcha lenta do AC, em um "parafusão" que fica do lado da tampa de válvulas.

    Outra coisa que descobri apanhando foi que se a marcha lenta fica oscilando loucamente entre 1000 e 1500 quando você estiver parado pisado no freio, é porque a injeção eletrônica "entende" que a rotação não precisa estar alta nessa situação e "corta". Isso acontece porque a marcha lenta está muito alta. Basta regular que resolve.

    Acho que seu consumo para o transito de SP tá otimo.

    r0d, valeu pela dica, vou checar as mangueiras aqui, quem sabe até troco. Um bom projeto pro final de semana.

    Abç

  • #9
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    30/03/2012
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    Bom dia Tio Eddie,
    Nao sou especialista, mais as coisas que souber responder ja vou adiantando....
    Bom como ja deve ter percebido quem tem esse carro acaba tendo que comprar muita coisa fora do brasil ou nas concessionarias, que pelo menos em sp sao muito boas, paga a peca hoje e chega amanha.
    A diferenca da sua que e da segunda geracao, para a minha que e da terceira a partir de 97 sao os eixos rigidos que tem na sua e sao muito mais parrudos.
    Molas para GNV...esquece, tera de mandar fazer ou importar.....existe um topico muito bom aonde os colegas mandaram fazer molas e estao testando, mais altas e originais. por menos de R$ 300 o par traseiro.
    Um kit de suspencao top de linha seria da marca OME nos eua custa U$ 900,00 4 molas com 4 amortecedores + pecas para instalar..........no brasil tem o mesmo kit na SOB e custa R$ 4.400
    Pneus, a minha esta com os 265/75/16AT e nao sinto ela amarrada mais a minha e v6 3.4.
    Quanto ao GNV cada um tem uma opniao: a minha estava alccol e gasola, mandei voltar para original, pois carros a gasolina originais na minha opniao quase nao dao manutencao.
    Penso que tenho que ter uma carro que possa manter.....se o combustivel pesar eu troco por um mais simples.....
    Com o gnv nao sei, mais na gasola viaja a 120 tranquilo.
    Parabens pela aquisicao, espero ter ajudado.
    Ate mais.
    Jimny 4lazer
    EX: Grand vitara - Ranger supercab - sw4 v6 - rural - ranger dupla - cherokee


  • #10
    Luis,

    Grato pela atenção.
    A SW ainda não está comigo, está em negociação e é gasolina mesmo, nunca rodou no GNV.
    Perguntei sobre molas GNV como opção para um lift.
    Provavelmente assim que consiga ver o carro pessoalmente sane parte das minhas dúvidas.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #11
    Usuário Avatar de Marcos_sc
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    13/03/2011
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    Não tenho do que reclamar da minha v6 1997. 3anos e meio de uso e só alegrias! Toda manutenção trazida dos eua, em viagens com a família. Recomendo! Na última viagem, de mais de 7 mil km com toda a família trapo dentro e sw carregada, média geral de 8,23km/l. Feliz e satisfeito...

  • #12
    Usuário Avatar de sgrul1
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    Agradecimento: 1
    Ola rapaziada, acabei de adquirir uma sw4 93 gasolina v6 3.0 aut. Adorei o carro, mas ela esta apresentando o seguinte problema: ela cai da 4ª p 3ª do nada e fica por horas assim na estrada. seria problema do oleo do cambio? Conversor de torque? Alguem saberia me dizer? Outra coisa, alguém teria o manual digitalizado para me conseguir, ou tem o link onde posso encontrar? Grato
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

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