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  • #121
    Usuário Avatar de Marcos_sc
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    Idem... Após ler sobre a possibilidade do "pink milkshake" nos fóruns gringos, pois no caso da sw 5vzfe o arrefecimento do cambio é 'dentro' do radiador, não pensei duas vezes: mesmo sem problemas com vazamentos ou algo do gênero, investi num radiador novo. 500 reais foi o preço da garantia de tranquilidade.

  • #122
    Usuário Avatar de r0d
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Marcos_sc, acompanhei, pelos posts do Galicon, a viagem que fizeram, bem legal, espero fazer uma semelhante (no futuro), vamos ver.

    r0d, fiz o ajuste a aceleração da minha SW4 no neutro, conforme vc tinha orientado (pelo parafuso), agora está certinha, era só ajuste msm. As mangueiras do vácuo pretendo trocar em breve.
    Fora isso, instalei as molas traseiras novas (SRC) e a SW4 ficou com a "bundinha" altinha, bem melhor assim. Também troquei as bieletas dianteiras, uma estava estourada, mas como achei por R$ 30,00 (cofap), troquei as duas. Estou devendo uma foto dela com as molas novas, assim q lembrar tiro a foto.

    Fim de semana passado tomei um susto, voltando pra casa, pra variar um trânsito infernal na Marginal Tietê, e quando estava chegando, ouvi um barulho estranho debaixo do carro. Como havia trocado as bieletas, pensei que algo pudesse estar solto, então parei o carro para dar uma olhada (há umas 4 quadras de casa), quando então olhei para o ponteiro de temperatura e ele estava chegando no vermelho. Assustado (não entendo muito de mecânica), desliguei o carro deixei onde estava até esfriar (não ferveu), "só" aqueceu. No inicio da noite voltei ao carro para ver o que havia acontecido, já com medo de problemas maiores (lembrando de todos tópicos onde se fala que o motor fundiu por superaquecer..rs). Chegando no carro, vi um pouco de água sob o motor, indicando que havia vazado. Abri o reservatório de água e estava cheio. O radiador estava, aparentemente, vazio, dava pra ver bem a colmeia. A tampa do radiador estava toda suja (uma gosma laranja), com as borrachas ressecadas.

    Aqui cabe um parêntese, regularmente checo o nível do óleo e da água, mas no reservatório e não no radiador (falha minha). Não sei porque, mas como sempre tive carros pequenos mais recentes, pensei que só deveria checar o reservatório...enfim

    Então chequei o óleo e aparentemente estava baixo (digo aparentemente, pois o carro estava em uma baita subida), então por estar em desnível, essa leitura de óleo baixo provavelmente era falsa. Na dúvida, coloquei meio litro de óleo e coloquei água no radiador, mas não completei, pensando que puxaria agua do reservatório (outro erro meu). Como o motor estava frio, liguei o carro (funcionou normalmente) e o levei para casa. Quando estava chegando, a temperatura passou do meio, mas já havia chegado, então desliguei o carro. No dia seguinte, de noite, cheguei havia nova marca de água sob o carro, indicando vazamento, sendo que o óleo estava um pouco acima do nível máximo (como pensei, era uma leitura falsa). De qualquer forma, pra evitar maiores problemas, levei o carro ao meca, rebocado.
    O mecânico olhou o carro e me explicou sobre completar o radiador e não só o reservatório, disse que a tampa do radiador estava ruim (deveria ser trocada), mas ele não achou nenhum vazamento. Troquei a tampa (provisoriamente uma da marca TanClick, R$ 14,00 no Mercado Car). Ele disse que completou a água e deixou o carro funcionando uma manhã toda, sem qualquer aquecimento ou vazamento. Ele cogitou que por eu não haver checado o nível da água do radiador, é possível que estivesse baixo, e por defeito da tampa, ele não puxou água do reservatório, aquecendo. Convencido com a explicação, voltei para casa sem maiores problemas (o motor inclusive tava rodando mais frio que estava normalmente).

    Agora ontem fui ver o carro (estava parado há alguns dias), e vi novamente uma marca de água sob o carro (bem pequena). Tirei o protetor do cárter e vi uma pequena gota de água sob o radiador, ou seja, há sim um pequeno vazamento. Liguei o carro para ver se vazava mais ou menos, e com o carro ligado, como aparentemente sai pouquíssima água, ela evapora com o calor do radiador e aparenta não vazar com o motor ligado.

    Moral da história, essa semana preciso vou a uma casa de radiadores resolver esse problema. Alguém tem alguma indicação para esse serviço em São Paulo/SP?

    Quando estava olhando o radiador, notei que um dos parafusos do cárter estava solto. Fui apertá-lo e ele quebrou. Quando fui ver, aparentemente tinha "colado" a cabeça do parafuso à rosca com durepoxi (serviço de algum mecânico porco que deve ter quebrado o parafuso antes). Enfim, agora preciso tirar o parafuso que ficou no bloco e comprar um novo. Ainda bem que vi isso, pois poderia haver algum tipo de vazamento.
    Pretendo, ainda antes levar na casa de radiadores, tirar o parafuso de dentro e substituí-lo. Pra isso, dei uma pesquisada e vou usar um saca parafuso (macho com a rosca invertida), assim que fizer, tiro umas fotos do passo a passo para que possa ajudar alguém. Vcs sabem as especificações desses parafusos do cárter? São todo iguais em tamanho? Antes de comprar, vou tirar a ponta que está presa, mas se alguém souber ajuda..rs

    Uma coisa que notei é que o cárter, aparentemente, está vedado com silicone, isso é normal?

    Aqui seguem algumas fotos ilustrativas do parafuso preso:
    Anexo 439552

    Detalhe do parafuso que quebrou
    Anexo 439553
    pietrfist,

    Incrivelmente tive o mesmo problema no radiador como você. A agua sumia e eu não achava o vazamento. Depois que levei numa loja de radiadores, foi descoberto um pequeno furo na parte de baixo do radiador. Após soldar, ficou 100%. No meu caso, tem quase um ano que não preciso completar o nível. Sempre que confiro, o nível está ok. Porém se você puder, recomendo a troca por um novo. Nosso radiador não tem segredo, é bem simples.

    Recomendo também a instalação de um sensor de temperatura com alarme, para você ficar mais tranquilo ainda. Coloquei na minha e instalei o sensor no parafuso da válvula termostática. A temperatura de operação fica entre 85~90. Setei o alarme para 93.

    Quanto ao parafuso do cárter, acho que não é nenhum parafuso especial. Leve o que você tirou numa loja de parafusos e peça um igual.

    Quando eu fiz o motor da minha, além da junta de papel no cárter, o mecânico colocou silicone também. Não tenho do que reclamar, não vaza nadinha.
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #123
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    Obrigado pelas opiniões, Glaicon, Claudio, Marcos_sc e r0d. Vou me apertar, mas quero ter essa tranquilidade, então vou tentar colocar um novo.


    Fiz uma cotação na Paccini e pediram R$ 840,00 no radiador novo. Vocês tem indicação de algum outro fabricante? Por onde achou um por R$ 500 Marcos?

    r0d, pesquisei aqui no fórum sobre os sensores de temperatura, vou colocar um tb, melhor garantir, né! Qual está usando? Pesquisei sobre o silicone na vedação, e parece ser comum isso (novidade pra mim). Vou agora à Florêncio de Abreu comprar uma broca e parafuso para substituir o do carter.

  • #124
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    Meu sensor é um Engine Watchdog TM2. Olha o post que fiz na época:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1870407

    Só que depois eu mudei o sensor de lugar, porque não estava tendo boas leitura naquele ponto do cabeçote. Hoje está um pouco mais atras, no parafuso da carcaça da válvula termostática.
    Rodrigo
    SW4 95 2.4 gasolina (22R-E)

  • #125
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    Legal, Rodrigo, vou pesquisar mais sobre os sensores, esse seu parece ser top

    Pessoal, acabei de tirar o parafuso que estava quebrado no bloco (parafuso que prendia o cárter). Tarefa simples, desde que com as ferramentas certas (isso SEMPRE faz toda diferença!).

    Vou passar brevemente o passo a passo caso alguém tenha o mesmo problema.

    Ferramentas necessárias:

    -Furadeira;
    -Broca pra furar aço (broca de cobalto, não de "aço rápido");
    -Saca parafuso;
    -Parafuso novo.

    -dsc03924.jpg

    Esse é o material básico.

    1º - Fazer um furo no parafuso quebrado, lubrificando a broca. Muito cuidado para furar no centro do parafuso, para não "pegar" nas laterais e não furar fundo (eu furei uns 5mm, mas teria sido suficiente menos). Fazer isso com calma, devagar. Foi incrivelmente fácil furar o parafuso com essa broca de cobalto. Ontem tentei furar com a broca de aço rápido (também para metal - ferro), e só marcou o parafuso, mais nada, então hoje comprei a outra broca e pronto, buraco feito.

    2º - Colocar o saca parafuso (que tem a rosca invertida) no buraco, de modo que ao apertar o saca parafuso, ele desrrosqueia o parafuso preso. Fiz isso com a própria furadeira, que é parafusadeira (Makita, ótima por sinal).
    -dsc03928.jpg

    3º - Tirado o parafuso, limpei o buraco para tirar eventuais limalhas e pronto, só substituir.
    Aqui o parafuso já foi tirado. É possível ver bem as limalhas.
    -dsc03917.jpg
    Aqui está o parafuso quebrado
    -dsc03929.jpg

    Tem um vídeo explicando:

    Sobre o radiador, amanha pretendo pesquisar os valores.

    Leandro
    4X4 Brasil

  • #126
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Obrigado pelas opiniões, Glaicon, Claudio, Marcos_sc e r0d. Vou me apertar, mas quero ter essa tranquilidade, então vou tentar colocar um novo.


    Fiz uma cotação na Paccini e pediram R$ 840,00 no radiador novo. Vocês tem indicação de algum outro fabricante? Por onde achou um por R$ 500 Marcos?

    r0d, pesquisei aqui no fórum sobre os sensores de temperatura, vou colocar um tb, melhor garantir, né! Qual está usando? Pesquisei sobre o silicone na vedação, e parece ser comum isso (novidade pra mim). Vou agora à Florêncio de Abreu comprar uma broca e parafuso para substituir o do carter.
    Compre na empresa indicada abaixo.
    É aqui em Florianópolis e é tradicional.
    Enquanto fiquei esperando fazerem o serviço, vi o cara empacotando mercadoria e despachando pelo correio.
    Perguntei e ele disse que eram vendas via internet ou telefone.
    No caso do radiador do Marcos, por ser viatura à gasolina, a mangueira superior saía do meio do motor e ía para o lado esquerdo do radiador (de quem olha da frente da viatura).
    Como o radiador novo tinha entrada no outro lado, o cara só deu um giro de 180º na mangueira e encaixou certinho no radiador novo.
    Por isso, peça para o vendedor observar bem o tipo de radiador e sua entrada.
    Mas se não for exatamente igual, conseguirás resolver igualmente.
    E boa sorte.
    RADIADORES MARECHAL:
    R Vsc de Cairú , 302 , Estreito, Florianópolis - SC,
    • (48) 3244-3394

  • #127
    Usuário Avatar de Marcos_sc
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    Glaicon, o meu comprei na casa da ventoinha, tbém em Floripa. Busquei pessoalmente no reveilon do ano passado, lembra?

    !!!!! Casa da Ventoinha !!!!!

  • #128
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    Glaicon e Marcos_sc, vou cotar com eles. Vocês acharam bons os radiadores/serviço deles? (acho q sim, já q indicam..rs)

  • #129
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Faz exatamente isso. Toca por um NOVO. Também passei por isso. A confiança no carro e a tranquilidade são fundamentais. O sistema de arrefecimento do carro tem que estar perfeito.

    Outra coisa: coloca uma TAMPA DO RADIADOR ORIGINAL. É peça que precisa ser de qualidade garantida e não é tão caro.

    Abraços
    Clandio, com certeza vou de original, comprei aquela provisoriamente, até que ache uma original com preço bom. Li alguns tópicos, não se aqui ou em forum gringo, falando que a tampa sankey é OEM (JDM Sankei Japan Radiator Cap 13lbs Honda Toyota Lexus Nissan Mazda KH C19 | eBay). Vocês sabem dizer se é, pq se sim, tem essa no ebay com preço ótimo.

    Abç

  • #130
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Clandio, com certeza vou de original, comprei aquela provisoriamente, até que ache uma original com preço bom. Li alguns tópicos, não se aqui ou em forum gringo, falando que a tampa sankey é OEM (JDM Sankei Japan Radiator Cap 13lbs Honda Toyota Lexus Nissan Mazda KH C19 | eBay). Vocês sabem dizer se é, pq se sim, tem essa no ebay com preço ótimo.

    Abç
    Eu não saberia dizer. Vamos ver se alguém se manifesta.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #131
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por pietrfist Ver Post
    Glaicon e Marcos_sc, vou cotar com eles. Vocês acharam bons os radiadores/serviço deles? (acho q sim, já q indicam..rs)
    Bom, fomos e voltamos ao Chile, né?
    Apesar de não ser original, eles tem todos os encaixes perfeitos.
    Não precisou apertar aqui ou acolá, nem suar.
    Recomendo.

  • #132
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    06/01/2013
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Descobri que o sistema dos freios é o mesmo da diesel. Paguei 80 reais nas pastilhas e 76 em cada disco, que alívio.

    Amigo, onde comprou, preciso para minha.
    Posta o contato.
    S10 2.4 Flex LTZ 2013

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