Rubens
Em uma viagem curta, 180 km, dei uma forçada a mais no motor, pra ver ate onde ia, e a SW4 esquentou. Agora resta saber o que foi que causou isso. Suspeitei de valvula termostatica, entao fui verificar e..... surpresa, ela nao estava lá.
Ai sobrou quatro opçoes: Tampa do radiador (que voce sugeriu trocar), radiador entupido e junta queimada ou cabeçote trincado (espero que estas duas nao). Eu tinha escrito no post anterior sobre consumo e marcha lenta. Eu havia estranhado que a marcha lenta dela estava sempre em torno de 1100 rpm, muito alta, e também tinha ligado o ar quente e quase não esquentou, e ela esta gastando muito, fazendo 5,7 - 6 km/l na cidade. Agora analisando, isso tudo era porque estava sem a válvula termostática, pois como a ventoinha é ligada na polia do motor, sempre ventilava, e a água circulando pelo radiador, o motor nunca esquentava direito na cidade, trabalhando sempre frio. Agora com a válvula termostática, logo depois que funciona o motor, uns 5 minutos, a temperatura já fica no meio do marcador, temperatura normal de funcionamento e a marcha lenta já baixa para 700 rpm.
Vamos ver se diminuo o consumo.
Enquanto não consigo comprar os produtos originais, comprei paralelo, por exemplo, peguei os dados da válvula termostática e procurei no catalogo de um fornecedor Brasileiro diâmetro externo: 56 mm e temperatura de abertura 82 graus e oque eu achei? Válvula do precioso Fiat 147 (R$ 30,00). Coloquei, encaixou como uma luva. A tampa do radiador Florio MF 85 (R$ 17,00). Sabado vou levar em um lugar especializado em radiador, para abrirem e "varetarem", fazendo uma limpeza completa.
Abraços
Cristian