Valeu Dr. Guilherme, conhecemos sua história sim, minha pergunta é porque o meu radiador tinha um furinho tão pequeno que vazava cerca de 200ml por semana, foi duro descobrir, até que troquei o radiador na Paccini (sua indicação também) e resolveu o problema, mas quero ver uma máquina dessas qualquer hora...só para ser apresentado a ela e sofrer menos no futuro em casos de problema...
Abraço.
ZANI
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA esta foi boa .
Com vc sabe da minha epopéia , e só enriquecendo o que vc falou , MESMO COM ESTA BOMBINHA DE DECTAR VAZAMENTO , fica difícil qdo o vazamanto é pequeno demais como ocorreu com vc e comigo no início , exemplificando melhor :
Imagina este seu vazamento microscópico pelo radiador e este micro furo estivesse na parte superiordo radiador onde não tem água , COM ESTE APRARELHO PRESSURIZADO vc não veria por onde a água estaria vazando , MAS PERCEBERIA A PRESSÃO BAIXAR NO APARELHO E NÃO VER ÁGUA SAÍR POR LUGAR ALGUM , POIS SÓ ESTARIA SAINDO AR EM PEQUENINA QUANTIDADE , ENTENDEU ??? E ONDE ESTARIA ESTE PEQUENINO VAZAMENTO DE AR ??????????
É UMA BOSTA ESTE TAL DE VAZAMANTO DE RADIADOR , DAÍ TERIA QUE COLOCAR AR COM CONTRASTE , É MOOOOLE ???? E nesta bombinha da foto acima não tem como colocar contraste pq ela pega o ar da atmosfera , ESTA VENDO COMO A COISA NÃO É TÃO SIMPLES ????
André, desculpe a ignorância, mas aproveitando para aprender mais um pouco, como é esse medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento, é uma máquina, onde acopla ela para ver se há vazamentos ou não?
Agradeço.
Abraço.
Caro Zani, quando o Meca se aproximou do carro com uma maletinha, logo achei que ele ia furar o radiador, mas não, não era uma furadeira.Tratava-se do dito Medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento, idêntico ao postado pelo atsf e o procedimento foi da mesma forma citado pelo Dr Guilherme Abreu. O vazamento estava quase que imperceptível.
Amigos, aproveitando o tópico irei descrever meu problema...
Possuo minha sw4 97 a aproximadamente 3 anos, sendo que ela estava com o histórico de manutenção em dia, vários mecânicos falaram que foi uma boa escolha..
Enfim, andava com o carro praticamente todos os dias, sem problemas só fazendo a manutenção preventiva (troca de óleo, etc.) a única coisa que deixei de fazer foi trocar o líquido do radiador + água. Fui viajar durante 3 meses e a sw4 ficou praticamente parada, com meu pai dando uma volta por semana... ele me informou que um dia o motor esquentou, parou num posto e o frentista completou a agua. Após isso ele trocou o óleo do motor (pois já estava na kilometragem para troca) e continuou andando na cidade, andou uns 500 km (fracionado em diferentes semanas) até eu voltar. Quando voltei fui fazer uma pequena viagem com a bixinha, em torno de 100 km de asfalto e ela esquentou bem quando estava chegando ao destino (não ando rápido, entre 80-90 km/h geralmente).
Não utilizei o carro mais, somente para voltar para casa. Antes de sair completei a agua e vim de boa, ai o carro esquentou também na metade da viagem (na verdade esquentou na metade, coloquei mais agua e também na chegada).
Fui no meu mecanico de confiança que tirou o radiador, foi testado e não visualizaram nenhum problema (ele foi limpo mas não precisou ser varetado), meu mecânico falou para ir viajar novamente para ver se ela esquentava e que por enquanto era para colocar soomente agua no radiador. Não precisei nem ir viajar, só de andar no transito da cidade (forçando um pouco mais o motor, com rotação um pouco mais alta - mas não passando de 3.500 rpm) ela esquentou!! E o ponteiro da temperatura ficou mais alto do que das ooutras vezes... Quando abri o capô, percebi que o reservatório ao lado do radiador estava com agua "transbordando" pela tampa, cheio de espuma, bolhas...
Contactei meu mecânico e ele falou que agora o próximo passo é verificar o cabeçote... Gostaria de saber se alguém já passou por um problema parecido. Estou com receio do $$$ que pode custar, mesmo minha sw4 não tenha dado muuita manutenção até o momento, seei que precisarei trocar algumas peças e mangueiras (ex: freio) que vai custar relativamente caro (mas vai fazer ela rodar um bom tempo..). Estou cogitando a ideia de trocar ela por um carro novo, principalmente com todos esses incentivos do governo, será que vale a pena?
Gostaria muito da opinião de vocês e conselhos sobre meu problema...
Abraços!!
novamente minha sw4 1997 ferveu!!! Eu estava no trajeto curitiba - itapoa sc e a cada subida ou aceleração o ponteiro beirava o limite maximo da temperatura!!! Quando parei o reservatorio de expansao estava borbulhando deixeri esfriar um pouco e consegui chegar em casa, mas estou em uma cidade que tem um mecanico só e ele nem quis mexer no carro!! Ai vem a historia Fomos retirar a valvula termostatica e cade ela já estava sem!!! O mecanico que colocou o cabeçote novo não colocou a valvula!!! porque será??? Ela provavelmente esta com outro problema o que pode ser:
1 - radiador entupido
2 - bomba de agua
3 - junta de cabeçote mais baixa o motor fica muito tachado
4 - viscose da ventoinha
O carro está funcionando normalmente não tem agua no oleo, ao ligar não sai nehuma fumaçeira mas se sair na rua qualquer aceleração mais alta a temperatura sobe!! Estou guinchando ela para curitiba amanha cedo mas gostaria da ajuda de vocês pra tambem não ficar pedalando na mão desses mexanicos!!! Alguem saberia indicar alguma oficina em curitiba -pr ? agradeço a ajuda vlw
amigo, passei por algo parecido com a minha! e por incrivel qe pareca o defeito do carro era simplesmente aquela mangueira que fica na tampa do reservatorio plastico que tinha caido. coloquei de volta prendi com cinta plastica e acabou o problema!!
Concordo com voces dimasi e fgonelli!!! Acho que agora achei uma mecanica decente o nome dela e robercar fica em curitiba especializada em hilux, bandeirante, l200 e troller. Segundo o mecanico que era chefe de mecanica na concessionaria toyota sulpar o meu cabeçote nao trincou e nem a junta foi pro pau. Ele me falou o seguinte primeiro substituir o radiador que era original ,segundo trocar a viscose da helice e valvula termostatica (trocar por originais). Ele tambem falou que essa historia de as sw4 desse ano 97 98 ferverem não existe esse carro não aquece!!!! E os que aquecem estão sem manutenção adequada!!! Estou esperando o carro ficar pronto depois passo valores e como ficou a viatura valeu e abraço
Isto que este mecanico falou de que as SW4 nao fervem eu duvido. Trabalhei 9 anos na concessionaria Toyota em Santa Catarina e troquei varios cabeçotes de camionetes que estavam com 10000km, 20000km. tanto existe este aquecimento que o cabeçote original sofreu alteraçoes. Quando uma peça é alterado o seu codigo é porque ela foi modificada ou alterada a sua caracteristica. Sendo assim o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.
Red camel, testar a tampa do radiador eh algo obrigatorio. Tive um problema igual ao seu na minha 98 em 2007 e quase fiquei louco. No final, era a tampa que tinha um problema e estava abrindo (deixando passar agua para o vaso de expansao) antes da pressao adequada, enchendo o vaso de expansao e fazendo o motor aquecer
abs
Trovao
Isto que este mecanico falou de que as SW4 nao fervem eu duvido. Trabalhei 9 anos na concessionaria Toyota em Santa Catarina e troquei varios cabeçotes de camionetes que estavam com 10000km, 20000km. tanto existe este aquecimento que o cabeçote original sofreu alteraçoes. Quando uma peça é alterado o seu codigo é porque ela foi modificada ou alterada a sua caracteristica. Sendo assim o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.
Boa noite tadi
Acredito tambem que essa historia que não ferve é lenda até porque ja vimos varios casos aqui do forum com o problema de aquecimento não só das sw4 como l200, sportage e por ai vai.. Mas tenho uma duvida tadi como substitui o meu cabeçote por um novo esse cabeçote ja pode ter vindo modificado como vc citou? não sei mais lhe falar a marca do cabeçote. Meu radiador é novo e a termostatica tambem e original acho que agora posso ficar mais tranquilo não é?? Gostaria muito de fazer a manutenção da sw4 com vc ai tadi pretendo trocar disco e pastilhas e correia dentada e esticador abraço !!
... o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.
Informação muito importante!
Tadi, onde fica marcado na cabeçote o código da peça? Isso pode ajudar a quem está com problema no cabeçote a trocar pela peça mais atual e evitar um novo problema...
Hilux 2.8 SRV CD 2018
ex-Hilux 3.0 D-4D SRV 2007 auto - Goodyear Wrangler AT / Capota de fibra / YAESU FT-7800
ex-Hilux SW4 3.0TD 1998 - A "vaca"
Comentário de profissional é outra coisa..hein...Pena eu não estar em Orleans - SC...
Abraço.
Zani Hilux CD SRV 2008 AT
Ex Hilux 2002 CD 3.0 ; Ex SW4 1994
Acredito tambem que essa historia que não ferve é lenda até porque ja vimos varios casos aqui do forum com o problema de aquecimento não só das sw4 como l200, sportage e por ai vai.. Mas tenho uma duvida tadi como substitui o meu cabeçote por um novo esse cabeçote ja pode ter vindo modificado como vc citou? não sei mais lhe falar a marca do cabeçote. Meu radiador é novo e a termostatica tambem e original acho que agora posso ficar mais tranquilo não é?? Gostaria muito de fazer a manutenção da sw4 com vc ai tadi pretendo trocar disco e pastilhas e correia dentada e esticador abraço !!
Todos os cabeçotes que eu substitui (originais) nao deram mais problema. Em contato com o setor de garantia da fabrica nao concegui informaçao do motivo da trinca do mesmo, mas conclui que era um possivel defeito na fundiçao do mesmo, pois após troca-lo o problema nao aparecia novamente. Com os nao-originais eu nao tenho informaçao pois eu nao coloquei, mas acredito que existem varias marcas confiaveis.
Tadi, onde fica marcado na cabeçote o código da peça? Isso pode ajudar a quem está com problema no cabeçote a trocar pela peça mais atual e evitar um novo problema...
Nao tem uma marcaçao que diferencie os dois modelos. A unica marcaçao que nós faziamos quando era substituido o cabeçote era pintar a cabeça dos parafusos indicando o grau de aperto que era feito.
Tenho uma SW4 que estava toda original até os 140 mil Km, sem nenhum problema de aquecimento. No primeiro semestre deste ano , ao ver tantos relatos de aquecimento neste site resolvi trocar o radiador ainda original que já não estava 100% por um de maior capacidade feito sob medida e acrescentei um ventilador grande na frente do radiador para acionar automaticamente no caso de aumento de temperatura e também instalei um intercooler, troquei termostatica e viscose.
O ponteiro do marcador de temperatura que ficava sempre "exatamente" no meio, passou a ficar alguns milimetros abaixo do meio com todas estas modificações.
Semana passada minha mulher foi fazer uma pequena viagem, óleo do motor trocado há menos de um mês , agua conferida , pneus calibrados etc.A temperatura subiu diz ela que de repente, e quando percebeu já havia fumaça saindo do capô e um barulho metálico no motor, ainda teve que andar algumas centenas de metros para sair do trânsito e ir para o acostamento.
Resultado: carro na oficina e perda do motor segundo o mecânico. E nenhuma vontade de mandar arrumar o carro.
Alvaro Angelo