Postado originalmente por
guilhermeabreu
AMIGO INNER
Comprei a SW4 2002 agora estou com ela apenas uma semana , havia comprado o DIGITAL para colocar nela inicialmente , mas qdo fui buscar ela na semana passada em Resende onde mora um irmão e foi aniversário dele , acabei dando este DIGITAL de presente para ele colocar no ENGESA que ele acabou de comprar com motor TOYOTA 14B .
Mas nesta semana vou comprar o DIGITAL de novo ( na DELTA BRASIL por R$125,00 posto em casa ) para mim e para um amigo vizinho meu que pediu tb para colocar na SW4 97 dele e vou aproveitar e comprar e colocar o ELETRÔNICO tb ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , daí a segurança fica dobrada um para a água ( DIGITAL da RACETRONIX na DELTA BRASIL ) e o ELETRÔNICO para o óleo fixado no bloco ou cabeçote do motor ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , por isto o valor de R$354,00 com os dois TERMÔMETROS instalados , O QUE HA DE CONVIR MUITO BARATO PARA A UTILDADE QUE TEM , se todos nós tivessemos colocado estes dois termômetros NENHUM DE NÓS TERÍAMOS GASTO ESTA FORTUNA DE EM TORNO DE 10 PAUS PARA FAZER NOSSOS MOTORES .
OBS : ESTES DOIS TERMÔMETROS TEM SINAL SONORO DE ALARME QDO A TEMPERATURA CHEGA NA TEMPERATURA PROGRAMADA PELA GENTE . Ou seja se vc programar para dar o sinal qdo a temperatuta chegue a 90ºC ? qdo a temperatura da água ou do motor/óleo chegar aos 90ºC o alarme toca , SABENDO QUE A TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR É MAIOR DO QUE A DA ÁGUA , LOGO : VC TEM QUE CALIBRAR CADA TERMÔMETRO CO M SINAL DE LARME EM TEPERATURAS DIFERENTES , A DO MOTOR DEVE SER COM SINAL DE ALARME EM TEMPERATURA MAIOR , TEM QUE SER NA TEPEARUTA DE SERVIÇO DE CADA CADA MOTOR RECOMENDADO PELO FABRICANTE .
O motor MWM do meu ENGESA tem temperatura de serviço da água entre 81ºC a 87ºC e coloquei o SINAL DE LARME PARA 90ºC , já a temperatura de serviço do óleo do motor é de 100ºC a 115ºC , vou colocar o sinal de alarme em 118ºc , já o motor da SW4 não sei a temperatura de serviço recomendado pelo fabricante , no manual do proprietário não vem , se alguem tiver o manula técnico dos motores TOYOTA gostaria que colocasse aqui para todos ficarem sabendo ,mas até lá como a SW4 2002 esta tudo bem , assim que instalar estes dois termômetros vou verifiar a que temperatura ela estará funcionando andando a 100km/h no plano , tanto na água qto no óleo/bloco do motor , daí coloco 5°C a mais para o SINAL DE ALARME TOCAR , é uma forma empírica de ter o controle da tempearuta para que NÃO OCORRA SUPERAQUECIMENTO , mas se alguem tiver estas inforamções do fabricante é melhor ainda .
Desculpem por ter me alongado demais , MAS É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE E VITAL PARA NOSSOS BOLSOS .
SOMOS BRASILEIROS E TEMOS A TRADIÇÃO DE : " SÓ COLOCAR CADEADO NA PORTA DEPOIS DELA TER SIDO ARROMBADA " .
Mas é assim mesmo , SÓ QUE " EU " NÃO PRETENDO MAIS PASSAR POR ESTE DISSABOR OUTRAS VEZES MAIS .