Powered by vBulletin

Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/02/2014, 13:05
    Denise Ávila
    Citação:

Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Denise,
    o motor funciona entre 80 e 90C, entre o motor e o radiador tem a válvula térmica que mantem a água circulante no motor na temperatura adequada. Quando a temperatura do motor sobe a válvula abre a circulação entre motor e radiador (lembrando que a água do radiador esta mais fria), assim o sistema de refrigeração funciona. Espero ter ajudado?

Olá Carlos
    Tenho uma ideia geral do funcionamento do sistema de arrefecimento, inclusive a Carrancuda, logo na primeira semana, deu um pique na temperatura andando a 90 km h na Av. Brasil (chegou quase no vermelho) e tivemos que substituir a válvula termostática e o sensor de temperatura. Agora não passa dos 90º C (testado subindo a serra de Friburgo). O que não entendi foram as duas falas do colega RogerBand 76. Ele fala que o motor da Band tem que trabalhar entre 80º e 90ºC para não sofrer desgaste prematuro (post #29) mas aprova a hélice de 10 pás que faz a temperatura do motor não passar dos 70ºC (post #27) ?????????????.
    Brigadão!
  • 05/02/2014, 13:06
    Denise Ávila
    Citação:

Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    A Hélice de 10 pás só é nescessária em motores turbinados, para motor aspirado a original dá conta.

Dimasi
    Não havia entendido que era só para os turbinados. De qualquer forma é por estar por dentro. "Vai que..."
    Brigadão!

• 05/02/2014, 13:14
    Denise Ávila
    Citação:

Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    ótima observação!
    pegou o colega em contradição hehehe, e como explica agora? kkkk
    o ideal é manter a temperatura de trabalho. nos turbinados isso exige uma hélice com maior fluxo de ar.
    mas ficar abaixo da temperatura projetada eu não vejo vantagem. resfriar o ar da admissão sim, melhora o desempenho, mas resfriar o motor não.
    em resumo, se teu motor não é turbinado e está aquecendo, uma hélice mais eficiente não vai solucionar teu problema, só vai contorná-lo.

Olá TCHEIGOR
    Como expliquei na resposta ao Carlos, meu motor agora tá trabalhando dentro dos conformes depois da troca da válvula e do sensor. É que estou adorando ser Bandoleira e estou lendo avidamente tudo o que posso para aprender mais sobre minha cabritinha. Sua resposta sanou minha dúvida, mas tenho uma pergunta: você falou em "resfriar o ar da admissão". Como é isso?
    Brigadão!
  • 05/02/2014, 13:45
    fabiano r
    Citação:

Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá TCHEIGOR
    Como expliquei na resposta ao Carlos, meu motor agora tá trabalhando dentro dos conformes depois da troca da válvula e do sensor. É que estou adorando ser Bandoleira e estou lendo avidamente tudo o que posso para aprender mais sobre minha cabritinha. Sua resposta sanou minha dúvida, mas tenho uma pergunta: você falou em "resfriar o ar da admissão". Como é isso?
    Brigadão!

Boa tarde Denise!

Me atrevo a responder: Acredito que ele esteja falando em um intercooler.
  • 05/02/2014, 16:29
    Denise Ávila
    Citação:

Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Boa tarde Denise!

Olá Fabiano
    E um intercooler é uma adicional do turbo, correto?

Ah entendi
  • 05/02/2014, 16:45
    Fband
    Citação:

Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Olá Fabiano
    E um intercooler é uma adicional do turbo, correto?

Ah entendi

O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação, aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua densidade. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade, ou seja, melhorando a queima.

Abraços
  • 05/02/2014, 21:13
    Denise Ávila
    Aprendido e apreendido.
    Brigadão!
  • 05/02/2014, 22:48
    Sergio c
    Citação:

Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Boa tarde Denise!

A minha tem o motor da 710, com o turbo e o intercooler com ventoinha de 10 pás e acoplamento viscoso, sendo que retirei a válvula termostática. A temperatura tem ficado entre 75 e máximo 80 graus, isso na estrada e nas trilhas. Eu acho que o motor diesel, quanto mais frio trabalhar, melhor pra ele........
  • 05/02/2014, 23:30
    TCHEIGOR
    Citação:

Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    A minha tem o motor da 710, com o turbo e o intercooler com ventoinha de 10 pás e acoplamento viscoso, sendo que retirei a válvula termostática. A temperatura tem ficado entre 75 e máximo 80 graus, isso na estrada e nas trilhas. Eu acho que o motor diesel, quanto mais frio trabalhar, melhor pra ele........

Pois é vc acha que é bom trabalhar mais frio, mas por que a montadora coloca uma válvula termostática então, tem alguma explicação? É um custo que se não tivesse necessidade não entrava no projeto, e mais, se isso fosse verdade existiriam sistemas pra diminuir a temperatura do motor, e não pra manter em uma determinada faixa. Só se a montadora põe uma válvula termostática pra travar fechada e a gente perder o motor, hehehehe.
    Eu já acho que essa estória de trabalhar mais frio só é bom pro motorista, que ve que o carro tá longe de superaquecer e fica tranquilo. Pro motor não é o projetado, todo o tempo de rodagem vai ser considerado uso severo se o motor estiver fora da faixa ideal de temperatura.
    Minha opinião
    abraço!
  • 06/02/2014, 17:33
    Ismael Reghin Filho
    Oi.
    Eu acho que essa história de tirar a válvula começou lá atrás.
    Os carros andavam na poeira, com baixa velocidade e pouca ventilação.
    Qualquer probleminha na válvula e bummmm!!!, você perdia o motor.
    Muitas pessoas optaram por tirar a válvula que era praticamente a única peça que poderia melar o jogo.
    Eu mesmo sou adepto disto. Já trabalhei muito em fazenda e já perdi muito motor por aquecimento.
    Seja por problema na água ou no óleo. Se o motorista não lembra de olhar no relógio a coisa fica feia.
    A minha Band eu tirei a válvula (mas tem a maneira correta de fazer isso, não é simplesmente tirar) e ela tem mantido a temperatura num patamar que eu acho bom.
    Ela estava sem a válvula quando era aspirada e hoje, turbinada e com intercooler, continua assim.

P.S. tem mais um detalhe. Vocês já repararam que em dias frios o motor rende mais. Acho que este é um dos motivos pra tirarem as válvulas, também.
  • 06/02/2014, 17:42
    Fband
    Citação:

Postado originalmente por Ismael Reghin Filho Ver Post
    Oi.
    Eu acho que essa história de tirar a válvula começou lá atrás.
    Os carros andavam na poeira, com baixa velocidade e pouca ventilação.
    Qualquer probleminha na válvula e bummmm!!!, você perdia o motor.
    Muitas pessoas optaram por tirar a válvula que era praticamente a única peça que poderia melar o jogo.
    Eu mesmo sou adepto disto. Já trabalhei muito em fazenda e já perdi muito motor por aquecimento.
    Seja por problema na água ou no óleo. Se o motorista não lembra de olhar no relógio a coisa fica feia.
    A minha Band eu tirei a válvula (mas tem a maneira correta de fazer isso, não é simplesmente tirar) e ela tem mantido a temperatura num patamar que eu acho bom.
    Ela estava sem a válvula quando era aspirada e hoje, turbinada e com intercooler, continua assim.

P.S. tem mais um detalhe. Vocês já repararam que em dias frios o motor rende mais. Acho que este é um dos motivos pra tirarem as válvulas, também.

Ismael,

O fato pelo qual em dias frios parece que o carro anda mais, se deve ao fato de que quando frio o ar se torna mais denso melhorando a queima. O motor trabalhando mais frio altera a viscosidade do óleo o que pode ser prejudicial.

Abraços
  • 06/02/2014, 18:52
    Sergio c
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Pois é vc acha que é bom trabalhar mais frio, mas por que a montadora coloca uma válvula termostática então, tem alguma explicação? É um custo que se não tivesse necessidade não entrava no projeto, e mais, se isso fosse verdade existiriam sistemas pra diminuir a temperatura do motor, e não pra manter em uma determinada faixa. Só se a montadora põe uma válvula termostática pra travar fechada e a gente perder o motor, hehehehe.
    Eu já acho que essa estória de trabalhar mais frio só é bom pro motorista, que ve que o carro tá longe de superaquecer e fica tranquilo. Pro motor não é o projetado, todo o tempo de rodagem vai ser considerado uso severo se o motor estiver fora da faixa ideal de temperatura.
    Minha opinião
    abraço!

Pois é Tcheigor, o outro motor que eu tinha era o da 709 normal, com hélice de 06 pás direta. Com esse novo motor e um baita intercooler na frente do radiador, mais acoplamento viscoso, achei melhor tirar a válvula e a temperatura não tem subido muito.
    Não fiz muitos testes com esse motor ainda, mas to achando que no inverno aqui da Serra Gaúcha terei que por de volta a válvula, senão, o motor vai trabalhar muito frio.
    Um abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:43.