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Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )

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  • 06/02/2013, 13:59
    maikpenner
    Acabei de falar com o pessoal da VALPEC,

    A Hélice de 10 pás para as nossas Toyotas motor Mercedes é o modelo (V956 - OM-314 / OM-364)

    Fica a dica para quem quiser trocar.

    Marca: Valpec
    Modelo V956

    Att
    Maik
  • 06/02/2013, 14:07
    tavio_g
    Maik, o duro é achar essa daí.
    Encontrei, por sorte numa loja de peças de caminhoes aqui em campinas. Mas a minha é de 8.
    Se encontrar essa de 10, coloque aqui onde achou. tenho interesse em colocar uma melhor no jipe.
    abraços
  • 06/02/2013, 20:52
    fabiano soriano
    1 Anexo(s)
    Pessoal, beleza?

    Só tomem cuidado com estas hélices de plástico de 10 pás, já tive uma destas e quando percebi olha o que havia acontecido (foto).
    Anexo 393899


    A sorte foi que o pedaço da pá não rasgou nenhuma mangueira e nem danificou o radiador, pois, poderia ter superaquecido o motor e aí....todo mundo já sabe o que acontece, se não perceber rápidamente não é....R$ 8K.

    Faz cerca de 2 anos que instalei uma hélice de 8 pás de alumínio do 366 e ficou show de bola, muito vento e sem problemas de quebra.

    Abrass

    Fabiano
  • 07/02/2013, 08:40
    tavio_g
    meu post acabou saindo errado.
    essa de plastico é facil de achar e também ja tive uma quebrada. no meu caso foram 2 pás.
    troquei pela de aluminio que é show.
    a valpec também tem.
    do catalogo da valpec:
    Nome: HELICE 08 PAS EM ALUMINIO - MBB
    Código: V-506
    Num. Original: 314.205.17.06
    Descrição: MERCEDES - MOTOR OM314 - 608D / 708E / TOYOTA BANDEIRANTES
  • 07/02/2013, 13:23
    mecamaniaco
    Pessoal, percebi que a grande maioria que posta fotos dos motores não usa o defletor/coifa do radiador... Isso é um ERRO GRAVÍSSIMO, o fato de não usar esta peça implica num fluxo de ar não direcionado podendo inclusive causar turbulência na frente da hélice, fazendo com que o fluxo de ar da colmeia seja deficiente....

    O não uso dessa coifa pode não trazer nenhum sintoma de imediato, mas basta fazer qualquer alteração na "rotina" de funcionamento do motor e pronto, a temperatura já sai do "normal".... É o caso do uso de AC, turbo, trilha, etc etc....

    Em resumo, de NADA adianta colocar hélice de 348 pás de o fluxo de ar não vai ser forçado a passar pelo radiador!!!!!
  • 08/02/2013, 07:52
    Leandro.toyband
    Citação:

    Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    Pessoal, percebi que a grande maioria que posta fotos dos motores não usa o defletor/coifa do radiador... Isso é um ERRO GRAVÍSSIMO, o fato de não usar esta peça implica num fluxo de ar não direcionado podendo inclusive causar turbulência na frente da hélice, fazendo com que o fluxo de ar da colmeia seja deficiente....

    O não uso dessa coifa pode não trazer nenhum sintoma de imediato, mas basta fazer qualquer alteração na "rotina" de funcionamento do motor e pronto, a temperatura já sai do "normal".... É o caso do uso de AC, turbo, trilha, etc etc....

    Em resumo, de NADA adianta colocar hélice de 348 pás de o fluxo de ar não vai ser forçado a passar pelo radiador!!!!!

    Mecamaniaco, minha Band "OM314" também não tem o defletor, já a do meu tio "364" tem o defletor, sera que o 314 não tem originalmente o defletor? você sabe aonde posso encontrar a venda o defletor? tenho medo pelo fato da hélice ficar exposta com risco de acidentes! Valeu!
  • 08/02/2013, 08:13
    mecamaniaco
    Citação:

    Postado originalmente por Leandro.toyband Ver Post
    Mecamaniaco, minha Band "OM314" também não tem o defletor, já a do meu tio "364" tem o defletor, sera que o 314 não tem originalmente o defletor? você sabe aonde posso encontrar a venda o defletor? tenho medo pelo fato da hélice ficar exposta com risco de acidentes! Valeu!

    Leandro,

    Creio que todas tenham saído da fábrica com o tal defletor, o ideal é procurar nos desmanches ou mandar fazer, acredito que vc possa fazer com chapas zincadas num bom calheiro....
  • 08/02/2013, 08:37
    Fband
    Na minha Band 73 om-314 tem essa coifa, só não sei se é original....
  • 08/02/2013, 08:47
    tavio_g
    quem deve ter é o Paulo, TROPA 4X4 Comrcio de Peas
  • 19/02/2013, 15:41
    BANDEIRANTE FRANK STAIN
    coloquei na minha band uma helice eletrica da tucson, até agora tá legal
  • 21/02/2013, 11:12
    Francisco Bicalho
    Citação:

    Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Pessoal, beleza?

    Só tomem cuidado com estas hélices de plástico de 10 pás, já tive uma destas e quando percebi olha o que havia acontecido (foto).
    Anexo 393899


    A sorte foi que o pedaço da pá não rasgou nenhuma mangueira e nem danificou o radiador, pois, poderia ter superaquecido o motor e aí....todo mundo já sabe o que acontece, se não perceber rápidamente não é....R$ 8K.

    Faz cerca de 2 anos que instalei uma hélice de 8 pás de alumínio do 366 e ficou show de bola, muito vento e sem problemas de quebra.

    Abrass

    Fabiano

    Fabiano

    Uma das vantagens das hélices em plástico de 10 pás, é que elas são tão leves que se uma pá se quebra não faz diferença como nas hélices de ferro com 6 pás, entende? Outra vantagem é que elas são baratas e pode-se ter mais que uma no carro em viagens longas (tenho uma reserva preparada que levo em viagens) que você pode trocar a hélice toda em minutos. Mas mesmo com aquela pá faltando não é uma situação grave que tem que ser remediada na hora. As estradas brasileiras estão cheias de caminhões rodando com hélices em plástico e pás faltando.

    Abraço;
    Chico
  • 21/02/2013, 14:10
    titanium
    Chico, há uma pequena diferença aí... O caminhoneiro não faz trilha (que balança muito) e não faz travessia de rios.
    O que deixa o pessoal com medo é justamente que em travessias (ou trilhas com muita lama) a helice pode quebrar e moer o radiador.
    E é AÍ que mora o perigo! Pois a helice troca-se com facilidade.... mas o radiadoorr......

    Um grande amigo Toyoteiro do Rio de janeiro (que não participa de lista/forum algum) relatou que durante uma travessia de rio com correnteza (média), a pá da ventoinha quebrou e furou o radiador....
    Sorte dele que ele percebeu na hora... mas o problema é que não tinha ninguem que pudesse consertar por perto..
    ele teve que ir completando a agua até encontrar alguem.

    É esse tipo de situação que deixa alguns colegas temerários em relação a Helice de plastico.

    Afinal de contas, um carro pra ser confiável tem que ser nos mínimos detalhes.

    Eu iria de helice de aluminio.. o problema é que não consigo encontrar aqui em BH de jeito algum!
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