Acabei de falar com o pessoal da VALPEC,
A Hélice de 10 pás para as nossas Toyotas motor Mercedes é o modelo (V956 - OM-314 / OM-364)
Fica a dica para quem quiser trocar.
Marca: Valpec
Modelo V956
Att
Maik
Versão Imprimível
Acabei de falar com o pessoal da VALPEC,
A Hélice de 10 pás para as nossas Toyotas motor Mercedes é o modelo (V956 - OM-314 / OM-364)
Fica a dica para quem quiser trocar.
Marca: Valpec
Modelo V956
Att
Maik
Maik, o duro é achar essa daí.
Encontrei, por sorte numa loja de peças de caminhoes aqui em campinas. Mas a minha é de 8.
Se encontrar essa de 10, coloque aqui onde achou. tenho interesse em colocar uma melhor no jipe.
abraços
Pessoal, beleza?
Só tomem cuidado com estas hélices de plástico de 10 pás, já tive uma destas e quando percebi olha o que havia acontecido (foto).
Anexo 393899
A sorte foi que o pedaço da pá não rasgou nenhuma mangueira e nem danificou o radiador, pois, poderia ter superaquecido o motor e aí....todo mundo já sabe o que acontece, se não perceber rápidamente não é....R$ 8K.
Faz cerca de 2 anos que instalei uma hélice de 8 pás de alumínio do 366 e ficou show de bola, muito vento e sem problemas de quebra.
Abrass
Fabiano
meu post acabou saindo errado.
essa de plastico é facil de achar e também ja tive uma quebrada. no meu caso foram 2 pás.
troquei pela de aluminio que é show.
a valpec também tem.
do catalogo da valpec:
Nome: HELICE 08 PAS EM ALUMINIO - MBB
Código: V-506
Num. Original: 314.205.17.06
Descrição: MERCEDES - MOTOR OM314 - 608D / 708E / TOYOTA BANDEIRANTES
Pessoal, percebi que a grande maioria que posta fotos dos motores não usa o defletor/coifa do radiador... Isso é um ERRO GRAVÍSSIMO, o fato de não usar esta peça implica num fluxo de ar não direcionado podendo inclusive causar turbulência na frente da hélice, fazendo com que o fluxo de ar da colmeia seja deficiente....
O não uso dessa coifa pode não trazer nenhum sintoma de imediato, mas basta fazer qualquer alteração na "rotina" de funcionamento do motor e pronto, a temperatura já sai do "normal".... É o caso do uso de AC, turbo, trilha, etc etc....
Em resumo, de NADA adianta colocar hélice de 348 pás de o fluxo de ar não vai ser forçado a passar pelo radiador!!!!!
Mecamaniaco, minha Band "OM314" também não tem o defletor, já a do meu tio "364" tem o defletor, sera que o 314 não tem originalmente o defletor? você sabe aonde posso encontrar a venda o defletor? tenho medo pelo fato da hélice ficar exposta com risco de acidentes! Valeu!
Na minha Band 73 om-314 tem essa coifa, só não sei se é original....
quem deve ter é o Paulo, TROPA 4X4 Comrcio de Peas
coloquei na minha band uma helice eletrica da tucson, até agora tá legal
Fabiano
Uma das vantagens das hélices em plástico de 10 pás, é que elas são tão leves que se uma pá se quebra não faz diferença como nas hélices de ferro com 6 pás, entende? Outra vantagem é que elas são baratas e pode-se ter mais que uma no carro em viagens longas (tenho uma reserva preparada que levo em viagens) que você pode trocar a hélice toda em minutos. Mas mesmo com aquela pá faltando não é uma situação grave que tem que ser remediada na hora. As estradas brasileiras estão cheias de caminhões rodando com hélices em plástico e pás faltando.
Abraço;
Chico
Chico, há uma pequena diferença aí... O caminhoneiro não faz trilha (que balança muito) e não faz travessia de rios.
O que deixa o pessoal com medo é justamente que em travessias (ou trilhas com muita lama) a helice pode quebrar e moer o radiador.
E é AÍ que mora o perigo! Pois a helice troca-se com facilidade.... mas o radiadoorr......
Um grande amigo Toyoteiro do Rio de janeiro (que não participa de lista/forum algum) relatou que durante uma travessia de rio com correnteza (média), a pá da ventoinha quebrou e furou o radiador....
Sorte dele que ele percebeu na hora... mas o problema é que não tinha ninguem que pudesse consertar por perto..
ele teve que ir completando a agua até encontrar alguem.
É esse tipo de situação que deixa alguns colegas temerários em relação a Helice de plastico.
Afinal de contas, um carro pra ser confiável tem que ser nos mínimos detalhes.
Eu iria de helice de aluminio.. o problema é que não consigo encontrar aqui em BH de jeito algum!