Powered by vBulletin

Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/03/2013, 17:09
    Dendrobates
    Boa tarde a todos.

Não vejo estas hélices de plástico como uma alternativa para quem coloca o jipe pra malhar... acho muito frágil.

Já desloquei o radiador em trilha por arrebentar o coxim vindo a pegar na hélice. Substituí a colmeia e desentortei bem a hélice original. É aí que mora o perigo... pois a hélice original fica aparentemente ok, mas quando se passa em terreno alagado ela envergava e cortava o radiador, imaginem uma de plástico.
    Substituí por uma de alumínio fundido... um mesmo peso porém com uma pá a mais e muito mais resistente.
  • 04/03/2013, 20:34
    maikpenner
    Dendrobates,

A de plástico quebra com maior facilidade.
    A de ferro ou a de alumínio não quebram, mas cortam a colméia se houver um deslocamento do radiador.
    Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador.

E outra... eu uso a Band 90% do tempo em expedições.
    10% do que ando é em trilhas... e desses talvez 1% sejam regiões alagadas.
    Prefiro soltar a correia nesse 1% que ando em regiões alagadas, e aproveitar o restante do tempo para uma melhor refrigeração para o motor.

Todas hélices tem seus prós e contras.
    Para o meu uso, a de plástico é a ideal.
  • 04/03/2013, 21:19
    PP5GAS
    Olá Maik
    Quando substituí a minha (7 pás), andei uns 3 km e quebraram duas pás. Pegou no parafuso da bomba. Tinha uma distância +/- igual a foto da sua. Comprei outra com a curvatura e alterei a posição do radiador aumentando a distância.
  • 04/03/2013, 22:19
    fabiano soriano
    Ojo ehh!!!

As helices de plásticos não quebram somente em alagados, ou em trilhas pesadas......elas ressecam, com temperatura, uso de produtos para limpeza do motor e se quebram com a própria vibração do MB, seja 314 ou 364.

Daí, vc pode estar em uma estrada bem tranquila, quebra uma pá, pega na mangueira da água do radiador e vc não percebe a temperatura subir pela falta d'água e quando algo ficar estranho e o motor sem força, by by brasil.....entende?

Abrass

Fabiano
  • 04/03/2013, 22:25
    Francisco Bicalho
    Citação:

Postado originalmente por maikpenner Ver Post
    Dendrobates,

A de plástico quebra com maior facilidade.
    A de ferro ou a de alumínio não quebram, mas cortam a colméia se houver um deslocamento do radiador.
    Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador.

E outra... eu uso a Band 90% do tempo em expedições.
    10% do que ando é em trilhas... e desses talvez 1% sejam regiões alagadas.
    Prefiro soltar a correia nesse 1% que ando em regiões alagadas, e aproveitar o restante do tempo para uma melhor refrigeração para o motor.

Todas hélices tem seus prós e contras.
    Para o meu uso, a de plástico é a ideal.

-"Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador."

X2
  • 05/03/2013, 11:43
    Francisco Bicalho
    Citação:

Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Ojo ehh!!!

As helices de plásticos não quebram somente em alagados, ou em trilhas pesadas......elas ressecam, com temperatura, uso de produtos para limpeza do motor e se quebram com a própria vibração do MB, seja 314 ou 364.

Daí, vc pode estar em uma estrada bem tranquila, quebra uma pá, pega na mangueira da água do radiador e vc não percebe a temperatura subir pela falta d'água e quando algo ficar estranho e o motor sem força, by by brasil.....entende?

Abrass

Fabiano

Tenho a mesma hélice em plástico a mais de 4 anos e mais de 60 mil km rodados e continua inteira.

Se esse seu relato fosse verdadeiro, 10 em cada 10 caminhões modernos não estariam rodando com hélices em plástico.

Já soube de casos em que uma pá se quebrou e nem foi notado porque a hélice é tão leve que continua funcionando, e puxando muito mais ar que a hélice em ferro inteira.

Essa é uma discussão sem sentido. Quem não gosta de hélices em plástico não deveria usar elas, nem tentar convencer quem usa em plástico que elas podem causar algum 'dano' ao motor. Nunca soube de uma pá de plástico que pesa uns 80 gramas destruindo rediadores ou mangueiras.

Pra mim é factóide.
  • 05/03/2013, 11:55
    Fe_jipeiro
    x2

Eu não colocava muita confiança na hélice de plástico, até colocar na minha band e testar ...

Aqui na região, em dia de temporal, tem rua que cobrem o capô da Band ... Já andei diversas vezes debaixo d'água e só alegria...
  • 05/03/2013, 15:02
    Dendrobates
    Citação:

Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Tenho a mesma hélice em plástico a mais de 4 anos e mais de 60 mil km rodados e continua inteira.

Se esse seu relato fosse verdadeiro, 10 em cada 10 caminhões modernos não estariam rodando com hélices em plástico.

Já soube de casos em que uma pá se quebrou e nem foi notado porque a hélice é tão leve que continua funcionando, e puxando muito mais ar que a hélice em ferro inteira.

Essa é uma discussão sem sentido. Quem não gosta de hélices em plástico não deveria usar elas, nem tentar convencer quem usa em plástico que elas podem causar algum 'dano' ao motor. Nunca soube de uma pá de plástico que pesa uns 80 gramas destruindo rediadores ou mangueiras.

Pra mim é factóide.

80 gramas vezes a velocidade de rotação no momento da quebra...
  • 05/03/2013, 16:35
    maikpenner
    Citação:

Postado originalmente por Dendrobates Ver Post
    Boa tarde a todos.

Não vejo estas hélices de plástico como uma alternativa para quem coloca o jipe pra malhar... acho muito frágil.

Já desloquei o radiador em trilha por arrebentar o coxim vindo a pegar na hélice. Substituí a colmeia e desentortei bem a hélice original. É aí que mora o perigo... pois a hélice original fica aparentemente ok, mas quando se passa em terreno alagado ela envergava e cortava o radiador, imaginem uma de plástico.
    Substituí por uma de alumínio fundido... um mesmo peso porém com uma pá a mais e muito mais resistente.

Se você tivesse usado uma helice de plástico, ela teria quebrado sem talvez arrebentar a sua colmeia. :concordo:

Com a de alumínio, muito mais resistente que você colocou, o estrago na radiador deve ser ainda maior. :parede:

Quando a hélice é de ferro, o "fusível" acaba sendo a colmeia por ser mais frágil. :evil:
    No caso da hélice de plástico, o "fusível" é ela mesma que pode vir a quebrar. :)

Repito: Prefiro trocar 10 hélices de plástico do que 1 radiador. :dance:
  • 05/03/2013, 16:39
    Francisco Bicalho
    Citação:

Postado originalmente por Dendrobates Ver Post
    80 gramas vezes a velocidade de rotação no momento da quebra...

Dendrobates, continue usando a sua hélice de ferro com 6 pás e seja feliz, só não venha tentar nos convencer de não usar as hélices de plástico. A turma que postou opinião favorável a hélice de plástico tem bastante experiência com Bandeirante e suficiente milhagem usando elas, portanto, acho que a sua opinião não está contando muito nessa postagem.
  • 05/03/2013, 16:55
    Fband
    Maik, só pra ter uma idéia, quanto custa uma hélice de prástico ?

Abraço
  • 05/03/2013, 17:13
    Dendrobates
    Ok... continuarei feliz com a minha de alumínio fundido.

Só levei em consideração as forças que agem nos pedaços que podem partir-se e pegar em alguma coisa... Não estou tentando mudar a opinião de ninguém, somente gerar conhecimento. E isso se gera com questionamentos... e esta é a serventia de um fórum como este!

Se a vc acha que minha opinião não vale nada para esta postagem... ok! Eu acho que vale, e com isso tentei alertar os foristas de um FATO que já me ocorreu.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 19 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:09.