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Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )

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  • 03/06/2014, 09:28
    Sergio c
    Citação:

    Postado originalmente por edgar Ver Post
    Sergio c, da onde voce tirou essa coifa que tem sobre a helice ? Parece ser de fibra e é bem mais fechada que os modelos originais de lata.

    abs

    Edgar, essa coifa é original do motor da MB 710, veio junto com o motor e o radiador, sendo que o radiador não coube no cofre, mas essa coifa coube certinho ali, apenas refizemos 4 furos para fixa-la, cortes para passagem das mangueiras e um corte na rebarba, parte de cima, é bem fácil de instalar.
    Essa coifa é em fibra de vidro com plástico junto, super leve, resistente e fecha perfeitamente a ventoinha. Não sei o preço dela, mas não deve ser caro, só teria que fugir das CSS M. Benz e tentar achar em desmanche ou paralelo.
  • 17/09/2014, 18:29
    RODRIGO TOMITÃO
    Toyoteiros fui em uma auto peças e vi que a hélice do MB 1113 de aluminio tem o mesmo diâmetro do eixo da bomba d'água do 14B só a furação é diferente.
    sera que se usar ela direto na bomba d'água sem o acoplamento viscoso por ser mais pesada pode danificar a bomba?
    o que vi que pode pegar é na bomba da DH, oque acham
  • 18/09/2014, 09:46
    Francisco Bicalho
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Pois é Tcheigor, o outro motor que eu tinha era o da 709 normal, com hélice de 06 pás direta. Com esse novo motor e um baita intercooler na frente do radiador, mais acoplamento viscoso, achei melhor tirar a válvula e a temperatura não tem subido muito.
    Não fiz muitos testes com esse motor ainda, mas to achando que no inverno aqui da Serra Gaúcha terei que por de volta a válvula, senão, o motor vai trabalhar muito frio.
    Um abraço.

    Sergio

    Você postaria uma foto mais aberta desse defletor da hélice? Eu tenho procurado o defletor do Xingú, que envolve toda a hélice, como o das fotos abaixo. Seria o mesmo?

    Abraço;
    Chico
  • 18/09/2014, 10:20
    Sergio c
    Ok Francisco assim q der, possivelmente no fim de semana, tiro umas fotos mais detalhadas. Esse das suas fotos parecem serem de lata?
  • 18/09/2014, 12:12
    Francisco Bicalho
    Citação:

    Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Ok Francisco assim q der, possivelmente no fim de semana, tiro umas fotos mais detalhadas. Esse das suas fotos parecem serem de lata?

    Obrigado Sergio. Sim o defletor é de aço. Esse defletor é do Xingú. O defletor + a hélice de 8 pás em alumínio foi uma das muitas exigências que o exército brasileiro fez a Toyota para a Bernardini adaptar o Bandeirante as necessidades deles. Pena que a Toyota não teve o mesmo cuidado com os Bandeirante q vendidos ao público, mesmo que o carro fosse um dos mais caros vendido no Brasil.

    Fico aguardando a foto quando você puder mandar.

    Obrigado mais uma vez;
    Chico
  • 21/09/2014, 22:49
    Sergio c
    5 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Obrigado Sergio. Sim o defletor é de aço. Esse defletor é do Xingú. O defletor + a hélice de 8 pás em alumínio foi uma das muitas exigências que o exército brasileiro fez a Toyota para a Bernardini adaptar o Bandeirante as necessidades deles. Pena que a Toyota não teve o mesmo cuidado com os Bandeirante q vendidos ao público, mesmo que o carro fosse um dos mais caros vendido no Brasil.

    Fico aguardando a foto quando você puder mandar.

    Obrigado mais uma vez;
    Chico

    Francisco, segue umas fotos depois da lavagem da última trilha. A ventoinha cabia perfeitamente nessa coifa, mas como refrigerava demais, cortei 2cm de dada hélice, e ainda assim refrigera bem, ando sempre com um papelão entre o intercooler e o radiador, só tiro em dias quentes, trilhas pesadas e trancadas. Mas acho também que o acoplamento viscoso anda travado meio direto, sem o papelão, não passa de 70 graus... Tenho medidor de mercúrio marca Turotest.
  • 22/09/2014, 07:21
    Francisco Bicalho
    Muito obrigado pelas fotos, Sergio. Gostei de ver o seu motor. Também tenho um 364-LA, mas o meu é o era o 364-A (do MB-912) que transformei no 364-LA (do MB-914) com a instalação do intercooler original Garrett e o coletor de admissão de 4" da M-B.

    O seu intercooler é Garrett, correto?

    A minha questão com o fluxo de ar é porque eu tenho 3 radiadores, o AC, o intercooler e o H2O. e a preocupação não é necessáriamente com a água, e sim o AC e o intercooler.

    Pergunta. Quando você diz que a temperatura não passa de 70º é da água? Isso é por causa da hélice+defletor, ou porque você não usa válvula termostática?

    Um abraço;
    Chico
  • 22/09/2014, 09:14
    Sergio c
    Bom dia Francisco, o bom desses motores OM 364-A e LA e que eles já vem "turbinados por dentro", tudo certo e ajustado para trabalhar já com o turbo. O intercooler é orginal Garret, só tem uma tela fina na frente para não entrar barro nas colmeias.
    Quanto a temperatura da água, eu no início tinha deixado sem a válvula T, mas em seguida tive que por ela de volta. Ainda o motor trabalhava frio e então cortei 2cm da ponta das 10 pás, mas não resolveu muito, acho que por ter menos resistência ao ar, a ventoinha gira mais e acaba puxando mais ar, e, não tenho o radiador do AC.

    Desconfiei do medidor de temp. original e instalei um mecânico de mercúrio, mas a temperatura estava certa, 65 a 70 graus. Acho que o acoplamento viscoso esta quase travado, pois em dias frios e com o motor parado, ele fica bem duro para girar, o que devia ser o contrário.
    Acho que o defletor ajuda bastante na refrigeração do radiador, mas eu vou deixar como está, quase sempre com um papelão entre o radiador e o intercooler.
  • 22/09/2014, 10:17
    Rodrigo-ce
    Sergio tudo beleza.
    O seu radiador de água é Garrett?
    Ele tem 4 canaleta ou mais? Pergunto por que estou querendo substituir o meu por um com maior quantidade de canaletas
    mas, não seu como procurar um negócio desses (referencia, modelo etc)
    Espetacular esse teu motor.
    Quem sabe quando meu velho OM 314 parar eu tente adquirir um desse modelo.
    Tudo de bom.
  • 22/09/2014, 11:49
    Sergio c
    Citação:

    Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Sergio tudo beleza.
    O seu radiador de água é Garrett?
    Ele tem 4 canaleta ou mais? Pergunto por que estou querendo substituir o meu por um com maior quantidade de canaletas
    mas, não seu como procurar um negócio desses (referencia, modelo etc)
    Espetacular esse teu motor.
    Quem sabe quando meu velho OM 314 parar eu tente adquirir um desse modelo.
    Tudo de bom.

    Rodrigo, o radiador de água, se não me engano é da marca Mondine, e também não sei quantas canaletas tem. No fim de tarde eu tento dar uma olhada p ver na etiqueta se tem ainda a marca certa e o número de referência.
  • 22/09/2014, 22:51
    Sergio c
    Rodrigo, pelo que olhei no fim do dia a marca certa é Modine, que é uma das marcas da Radiadores Visconde. Tem um catálogo eletrônico para baixar, meio extenso, com todas as aplicações dos radiadores. Pelo que olhei pela tampa do radiador, ele tem três canaletas em linha, mas refrigera muito bem, recomendo instalar na sua band.
    O OM314 é um baita de um motor também, já andei com band equipada com esse motor e te digo, o OM 364 é só um pouquinho mais silencioso e um pouquinho mais potente.
    Esse motor OM 314, juntamente, se não me engano, com os OMs 352, que equipavam os mercedes 1113, levaram o Brasil nas costas por muiiiiitos anos, até que surgiram os motores mais modernos e potentes, depois os eletrônicos, que parecem que tem um parafuso solto dentro dele de tanto barulho que fazem.
  • 23/09/2014, 22:49
    Rodrigo-ce
    Sergio muito obrigado pelas informações.
    Já está nos meus planos trocar o meu velho radiador por um mais eficiente.
    Até por que pretendo turbinar e intercolar meu motor e já ando pensando em soluções que evite um sobre aquecimento.
    Abração .
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