x
Convex Datacenter
Página 16 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910111213141516
Resultados 181 a 192 de 217

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    09/11/2007
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Companheiros,

Minha contribuição sobre o tema:

A hélice de 10 pás que coloquei no minha Band curta, OM314, ficou perfeita, com um porém, após alguns meses de uso observei que uma das pás estava quebrada. Troquei a hélice por outra igual e, depois de algum tempo, o mesmo problema ocorreu. Observando o funcionamento do motor sob mudanças bruscas de rotação, verifiquei a inclinação do mesmo e sua aproximação do radiador, mais ainda, a hélice se curva sob alta rotação, o que aumenta o risco dela tocar alguma parte do radiador. Continuando seu uso, passei a observar que, em trilhas pesadas, um ou outro pedaço da hélice quebrava. Minha conclusão foi de que a hélica, apesar de aumentar a eficiência da refrigeração do motor, é um risco para o radiador. Resolvi, então retira-la. Coloquei uma ventoinha elétrica (do fiat Siena). A adaptação foi simples, lembrando que nunca deixo o motor funcionar sem a válvula termostática, que, inclusive, serviu de parâmetro para a escolha da temperatura de ligamento e desligamento automático da ventoinha (89 e 83oC, respectivamente). Fiz algumas trilhas, com muita água molhando os conectores e ventoinha, fiz a Br319 (Porto Velho - Manaus) semana passada, praticamente 300Km só em 1a e 2a marchas, e, não tive problema algum com a temperatura de funcionamento do motor, com ou sem ar condicionado ligado, que aliás, fosse dia ou noite, calor ou frio, não saiu da faixa de funcionamento normal, por volta dos 85 a 90oC.

Conclusão, o sistema se mostrou robusto a ponto de indicar esta adaptação, que, de um lado mantem a temperatura do motor na normalidade, e de outro, economiza potencia do motor, visto que a ventoinha "puxa" potencia do motor, deixando-o mais livre e econômico.

Abraço a todos
    Grande Julio,

A ideia de ter apenas um sistema elétrico, é duvidoso. Ainda mais quando estamos falando em motor a diesel ( os que equipam as Bands). Esses motores não precisam de energia para funcionar, no caso de você ficar sem alternador e consequentemente sem bateria é só empurrar e seguir viagem. Tendo uma ventoinha mecânica, a falta de energia não lhe trará problema. Agora, uma ventoinha elétrica já é diferente. Vou colocar uma ventoinha elétrica na minha, já a que minha Band vai ficar com o Radiador, intercooler e o condensador do ar e isso a ventoinha original irá (acredito eu) insuficiente para manter o fluxo ideal.

Vocês poderiam me indicar uma hélice que tenha uma performance melhor do que a de 6 pás no motor 14B?

Forte abraço.

Usuário Avatar de T.Azevedo
    Entrada
    05/07/2014
    Local
    Mucuri/BA
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Julio Militão Ver Post
    Companheiros,

Minha contribuição sobre o tema:

A hélice de 10 pás que coloquei no minha Band curta, OM314, ficou perfeita, com um porém, após alguns meses de uso observei que uma das pás estava quebrada. Troquei a hélice por outra igual e, depois de algum tempo, o mesmo problema ocorreu. Observando o funcionamento do motor sob mudanças bruscas de rotação, verifiquei a inclinação do mesmo e sua aproximação do radiador, mais ainda, a hélice se curva sob alta rotação, o que aumenta o risco dela tocar alguma parte do radiador. Continuando seu uso, passei a observar que, em trilhas pesadas, um ou outro pedaço da hélice quebrava.
    Motores modernos usam hélice de plástico, porém as pás são fixas por um aro de plástico, conferindo resistência.
    Será que existe alguma como nessa foto, compatível com o 364?
    -img_20150816_223847.jpg
    Tonha - Bandeirante CD 91 OM364S Turbo. DH. Bloqueio Kaiser. Butinas 35" Disco 4 Rodas. Guincho.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem