Postado originalmente por
Guiga Tostes
Fala Daniel, tudo bem?
Eu usava relação 12X35 + 4M + 33" com motor OM314 Turbo Intercooler, a configuração era muito boa rodava bem na estrada e na trilha quando a coisa apertava a reduzida resolvia com facilidade.
Depois com a chegada dos pneus 37" Maxxis(que são beeem pesados) e a preparação da viatura para o uso voltado a trilhas pesadas e mais em função dos novos e pesados pneus, mudei a configuração, reduzindo a relação de diferencial para 9:37(Pick ups Band 14B), ficou muito bom e equilibrado...mas como sempre, ao ganhar no desempenho off road, perde-se no desempenho on road.
Agora voltando ao assunto do tópico, estou com o Chico Bicalho e iria de 11:35 já deixando programado o momento de turbinar, algum tempo após alongar. Existe o relato do colega Jaime que alongou para 11:35 sem turbo e ficou assim por um período até turbinar. Usando pneus não muito grandes como os que a Lenda usa atualmente ficará aceitável a tocada mesmo sem turbo, mas vc terá que "aprender" a nova forma de dirigir a Band pois as respostas em retomada de velocidade ficarão mais lentas, mas na estrada com o veiculo embalado ficará muito agradável de se dirigir. Mas lembre-se turbinar será inevitável para o desempenho e sua satisfação pessoal tb!
Explico: a 12:35 mesmo com um motor forte como o do Chico (o motor do Fe Jipeiro não conta hehehe) é uma relação bastante longa e pode influir quando a sua pickup estiver carregada em longas subidas de serra, onde o OM 314 mesmo turbinado(aspirado então nem se fala) poderá sentir a diferença, eu, mesmo com motor turbinado e em ordem achava que em alguns momentos na estrada a relação 12:35 + 33" estava no limite, quase que longa demais para o meu motor. E naquela época refazendo alguns calculos após testar a 12:35 na pratica(fui um dos primeiros "cobaia"

) tb pude concluir que a 11:35 era mais versátil para qualquer uso que eu viesse a fazer e o mais próximo do ideal considerando a potencia do meu motor, faixa de torque, tamanho dos pneus etc.
Hoje meu ritmo de vida e bebê em casa tem me deixado mais distante das trilhas pesadas...mas a vontade de curtir mais o jipe não! Com isso vejo a necessidade de tornar a Band novamente mais versátil e adequada ao uso misto(viagens, dia-a-dia, expedições e trilhas), já fiz meus calculos e até o meio do ano devo instalar a relação 11:35 e aposentar os 37" maxxis, a nova configuração será: 11:35 + 4M + 35" que no final das contas ficará um pouco mais curta do que a 12:35 + 33" que eu já tive, acho que vai ficar show!
Concluindo, vá de 11:35 depois turbine e se ainda assim achar que ficou curto(algo que não acredito) vc pode partir para pneus maiores e o problema estará resolvido!
Precisando é só chamar!
Abraço