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Convex Datacenter
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  • #217
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    Elias.
    Já vi band com essa configuração e ela não fica xoxa. Claro que se vc optar por pneus grandes, vai sentir. Quanto a custo com material e MO deve ficar por uns 4K
    SW4 95 caveirão

  • #218
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Elias Mello Ver Post
    Amigos, novamente a questão básica voltando à pauta hehe.
    Alongar a relação de um jipe longo ano 91 (motor 709) para 11:35 vai deixar ela muito chocha? É que não quero colocar turbo.
    Uso o carro mais em cidade e estrada. Claro que na necessidade de entrar em estrada de lama posso utilizar a redução, mas não é prá curtir trilha.
    No caso de fazer o serviço no Rio, pela experiência atual ficaria em torno de quanto??
    abraço.
    Elias
    Bom dia Elias!

    Quando eu abri esse tópico queria muito, na época, alongar e não ter que turbinar (gastar dinheiro)...

    Queria maior economia de combustível, queria ter margem de velocidade para ultrapassar, queria andar com menos barulho no ouvido, etc... mas depois fui ver que para isso tudo ficar realmente bom você PRECISA Turbinar!

    Dá para alongar sem turbinar? Dá!... mas na minha opinião fica ruim!

    O carro alongado e turbinado vira OUTRO! Muito melhor de estrada e melhor de cidade, pois não fica precisando trocar de marcha o tempo inteiro...

    Uma boa solução seria colocar pneus 33 ou 35 polegadas e só turbinar.
    Alongaria a relação, o carro ficaria mais alto e fica mais fácil de você reverter caso não goste.

    Enfim, Band sem turbo para pegar estrada é complicado...
    esse final de semana dirigi a band de um amigo numa expedição que fizemos.. é motor 14b... na reta ele vai bem! puxa até 120... 125 com tranquilidade... mas quando aparece uma subida, assim como os outros motores de Band, ela perde pique.


    tempos atrás (talvez até mesmo aqui nesse tópico - nas páginas anteriores) o pessoal disponibilizou uma planilha chamada VELOTOYOTA.xls
    Ela tinha macro que ajudava a calcular a relação da Band em diversas configurações... e aí te ajudaria a escolher melhor o que encaixa na tua necessidade.
    Mas concluo dizendo que EU Turbinaria a Band em qualquer das situações (mesmo se fosse para deixar com a relação original).


    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #219
    Usuário Avatar de Elias Mello
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    Titanium,
    Obrigado pela resposta. A questão é que eu não quero usar turbo.
    Pensei em comprar uma que já tinha turbo, mas estou pensando em comprar uma longa com motor 364 original. A turbinada estava com o preço bom e dentro do meu orçamento mas fiquei receoso.
    Não sei se é preciosismo meu. Li todos os tópicos daqui do fórum sobre turbo e Concordo que dá um acréscimo de potência e elasticidade incrível.
    Meu receio tem origem em experiência própria, pois tive uma Ford ranger 2002 que comprei zero. Todos os problemas que ocorreram no carro foram causados pelo sistema de turbo. Primeiro furou o radiador do intercooler. Preço do reparo em ccs: 2k. Acabei comprando um usado e gastei 600. Depois o turbo parou de funcionar. Como estava em viagem longa, rodei um tanto sem o turbo. O carro ficou uma m... rs. Mais 1k prá consertar. E olha que sempre obedeci a recomendação de deixar uns 30s antes de sair com o carro e antes de desligar como cita o manual. O fato é que depois de algum tempo tive que fazer o motor deste carro.
    Não estou aqui dizendo que foi o turbo que provocou o dano no motor, mas quem sabe? Isto me irritou tanto que acabei vendendo o carro logo após a retífica.
    Andei recentemente fazendo uma pesquisa na net sobre turbinar motor aspirado. muitos desaconselham por reduzir a vida útil do motor e, como quero ficar com esta band muito tempo, se turbinar, tenho certeza que vou ficar intranquilo.
    Bem, é isto. Sobrou prá mim alterar a relação. Como não vi citação nos tópicos sobre alongamento para da band longa com OM364, vim aqui consultar os universitários.
    Abração.

  • #220
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Citação Postado originalmente por Elias Mello Ver Post
    Titanium,
    Obrigado pela resposta. A questão é que eu não quero usar turbo.
    Pensei em comprar uma que já tinha turbo, mas estou pensando em comprar uma longa com motor 364 original. A turbinada estava com o preço bom e dentro do meu orçamento mas fiquei receoso.
    Não sei se é preciosismo meu. Li todos os tópicos daqui do fórum sobre turbo e Concordo que dá um acréscimo de potência e elasticidade incrível.
    Meu receio tem origem em experiência própria, pois tive uma Ford ranger 2002 que comprei zero. Todos os problemas que ocorreram no carro foram causados pelo sistema de turbo. Primeiro furou o radiador do intercooler. Preço do reparo em ccs: 2k. Acabei comprando um usado e gastei 600. Depois o turbo parou de funcionar. Como estava em viagem longa, rodei um tanto sem o turbo. O carro ficou uma m... rs. Mais 1k prá consertar. E olha que sempre obedeci a recomendação de deixar uns 30s antes de sair com o carro e antes de desligar como cita o manual. O fato é que depois de algum tempo tive que fazer o motor deste carro.
    Não estou aqui dizendo que foi o turbo que provocou o dano no motor, mas quem sabe? Isto me irritou tanto que acabei vendendo o carro logo após a retífica.
    Andei recentemente fazendo uma pesquisa na net sobre turbinar motor aspirado. muitos desaconselham por reduzir a vida útil do motor e, como quero ficar com esta band muito tempo, se turbinar, tenho certeza que vou ficar intranquilo.
    Bem, é isto. Sobrou prá mim alterar a relação. Como não vi citação nos tópicos sobre alongamento para da band longa com OM364, vim aqui consultar os universitários.
    Abração.
    Elias o motor da band é infinitamente mais bruto que o de uma ranger que por sinal muitas já deram problemas, eu turbinei a minha com motor velho gastando 1 litro de óleo a cada 300 350 km toda a abastecida ia um litro e só fiz o motor pois estava nos "ferros" mesmo, tem alguns amigos que abusam do motor da band sem nenhuma modificação interna apenas mais combustível e mais pressão do turbo com pneus grandes e já rodaram mais de meio milhão de km e estão com o motor muito saudável, então te digo se você não quer andar xoxo em subidas longas ou ultrapassagens não tem remédio a não ser turbo que na Bandeirante você nem precisa colocar intercooler apenas uma turbininha apl 42/48 o custo é muito baixo comparado a outros up grades e terá outro carro e nunca mais vai querer andar com carro sem turbo. Esquece da ranger e dos problemas dela, a band é um "trator".

    Abs. Fabiano

  • #221
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Elias,
    O Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil destinado a utilizações que exigem um motor robusto e com muito torque.
    Na minha opinião, essa exigência foi atendida com louvor pelos motores Mercedes Benz.

    No entanto, para aqueles como eu, que desejam um veículo para uso diário na cidade e viagens, o conjunto motor/transmissão deixa a desejar.
    O escalonamento das marchas, a relação coroa & pinhão e a medida dos pneus foram dimensionados para o obtenção de força e não velocidade.

    Posso te assegurar que a solução é a colocação de turbina
    Uma vez turbinado, você vai escolher qual a melhor maneira de alongar.
    Das mais caras para as mais baratas, poderá colocar um câmbio de 5 marchas, trocar a medida dos pneus ou trocar a relação C&P.

    O melhor custo benefício é turbina e pneus maiores.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #222
    Usuário Avatar de Elias Mello
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Elias,
    O Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil destinado a utilizações que exigem um motor robusto e com muito torque.
    Na minha opinião, essa exigência foi atendida com louvor pelos motores Mercedes Benz.

    No entanto, para aqueles como eu, que desejam um veículo para uso diário na cidade e viagens, o conjunto motor/transmissão deixa a desejar.
    O escalonamento das marchas, a relação coroa & pinhão e a medida dos pneus foram dimensionados para o obtenção de força e não velocidade.

    Posso te assegurar que a solução é a colocação de turbina
    Uma vez turbinado, você vai escolher qual a melhor maneira de alongar.
    Das mais caras para as mais baratas, poderá colocar um câmbio de 5 marchas, trocar a medida dos pneus ou trocar a relação C&P.

    O melhor custo benefício é turbina e pneus maiores.
    Hercílio e amigos,
    O proprietário da band que estou adquirindo disse que ela foi recentemente retificada. Logo, o motor deve estar "novo".
    Como tem o ar condicionado, acho difícil incluir aí mais um radiador para o turbo. Turbinar sem o intercooler já pode ser interessante?
    Vi que a SOLLO 4WD em SP é bem recomendada para o serviço, mas como estou no Rio, caso decida mexer, gostaria de fazer por aqui. Sabe de algum confiável?
    Abraço.
    Band Jeep curto 93 5 marchas
    Hilux SRV flex 2013
    Antes: Ford Ranger XL 2002, Band curta 91, Band CD 89, Band curta 89 (roubada em 92)

  • #223
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    Elias, pode-se turbinar sem colocar o intercooler. O intercooler ajuda mais em dias quentes e em velocidades mais elevadas, o qual passa a resfriar o ar quente que passa pelo caracol da turbina, aumentando a taxa de compressão e consequentemente, a potência.

    Já tive band com motor 364 maçarico, mas não chega perto de um mesmo motor turbinado. Uso a relação 10X37 e pneus 33 e 35 para passeios e trilhas, mas acho longa demais, nunca uso a quinta marcha, só quase até a quarta.

  • #224
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    O intercooler é um outro upgrade.
    Tem a finalidade de tornar o ar mais denso por resfriamento e dessa forma enriquecer a mistura ar/combustível para extrair mais potência.
    A turbina sozinha já garante um ótimo rendimento.

    Você tocou em um ponto que venho batendo aqui no fórum e que tenho visto muitos casos nas oficinas. A acomodação dos componentes dentro do cofre do motor.

    Cabem todos os upgrades, desde que sejam bem estudados e respeitados os espaços originalmente destinados a esses componentes.
    Assim, a colocação de itens que nunca foram originais na Band, como turbina, snorkel e intercooler ou de itens adaptados, como direção hidráulica, ar-condicionado, alternador, bomba de vácuo, bateria, filtro de ar, etc., deve ser cuidadosamente estudada.

    Por isso, no caso da turbina, recomendo o kit Italy que é mais compacto e não irá atrapalhar futuros upgrades.
    Quanto ao intercooler, recomendo o do Ford Cargo, porque tem o tamanho e posição da entrada e saída ideais, de preferência com a admissão com a boca para frente do OM364LA (que equipou os MB710 turbinados de fábrica).

    Não terá problemas de aquecimento se o radiador não estiver obstruído por faróis de milha ou outros penduricalhos à frente da grade e tiver uma boa hélice e defletor.
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
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  • #225
    Usuário Avatar de Elias Mello
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    Beleza, vou pesquisar sobre este kit Italy.
    Grato a todos.
    Band Jeep curto 93 5 marchas
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    Antes: Ford Ranger XL 2002, Band curta 91, Band CD 89, Band curta 89 (roubada em 92)

  • #226
    Usuário Avatar de titanium
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    Elias,

    Qualquer adaptação mal feita se reverterá em TRAUMAS!!
    Outra "lição aprendida" é: NUNCA, JAMAIS, NEVER compre uma turbina usada!! é tiro no pé! Tanto é que o seu deu problema.

    Turbo não quebra intercooler... quem deu esse parecer para você não entende de Turbo...
    E cabe lembrar que TODO sistema merece revisão completa quando começa a dar problema.
    Se fizer certo da primeira vez, pode ter certeza que fica confiável.

    Outro ponto é tomar cuidados com carro turbo:
    - ligou o carro, espere uns 30 segundos SEM Acelerar (com o carro parado) para que a turbina lubrifique adequadamente.
    - antes de desligar o carro, aguarde também uns 30 segundos ANTES de desligar e SEM acelerar para que o óleo lubrifique a turbina e retire um pouco do calor da última aceleração... quanto mais aguardar antes de desligar, melhor (mas sem exageros).

    Turbina de qualidade e com os cuidados adequados dura uma eternidade.
    Na verdade esses cuidados são bons não só para a turbina, mas para a vida útil do motor todo.


    Quanto a durabilidade dos motores que saíram na Band ao instalar o turbo..... bom, VAI SEM MEDO!!
    Turbina bem instalada e com pressão adequada não estraga motor!!
    O que estraga motor é não saber cuidar dele!! Tem nego que usa o óleo errado e troca no período errado e ainda quer que o motor dure uma eternidade.... não, isso não rola!

    Mas se pegar um motor rodando redondinho e bem mantido, sem dúvidas o turbo vai ficar excelente!
    O kit mais prático de comprar é o da Turbo Anhanguera.
    Você pode comprar o coletor e mandar ir montando seu kit (comprando as peças avulsas)... mas dá trabalho e toma algum tempo com testes... o mecânico tem que estar disposto a fazer isso...

    Pesquise aqui no forum pois tem muita informação sobre turbinas na Band.
    Ponderações sobre Qual é a melhor para cada uso (estradeiro, cidade, trilhas pesadas...)...
    Se seguir as "receitas" testadas e aprovadas não vai ter surpresas!!
    O investimento é relativamente alto, mas vale o investimento.


    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #227
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    14/04/2008
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    o pessoal disponibilizou uma planilha chamada VELOTOYOTA.xls
    Ela tinha macro que ajudava a calcular a relação da Band em diversas configurações...
    Daniel, essa planilha que o Rodrigo da Toyoteiros fez é muito furada, nenhum número bate com a realidade. Acho que não presta para referencia de muita coisa importante, é mais um divertimento, uma coisa folclórica.

    Para responder o Elias, o 364 aspirado com 11x35 fica xoxo sim. Se você quiser retomada de velocidade, ou aceleração, esqueça com a 11x35. Se quiser melhorar a velocidade final, digamos, se você mora numa região plana e faz deslocamentos longos em retas intermináveis em 4a marcha vale a pena, mas de tiver que subir serra, andar muito na cidade ou transito pesado não vale a despesa das engrenagens, e mais o aumento de consumo, melhor ficar com a 10x37.
    4X4 Brasil

  • #228
    Banido
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    14/04/2008
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Outra "lição aprendida" é: NUNCA, JAMAIS, NEVER compre uma turbina usada!! é tiro no pé!
    Ihhh, Daniel, vou ter que discordar de você de novo. Se você souber a fonte da turbina que está comprando, é uma boa economia comprar uma usada. Eu mesmo comprei uma APL do Felippe Tounda por um preço ótimo, e não tive nenhum problema. Acho que se alguém aqui do fórum oferecer uma turbina para vender e der a palavra que está em boas condições, não há razão nenhuma para não comprar. Por exemplo, prefiro mil vezes comprar uma K16 usada do Tounda do que pagar mais por uma turbina de qualidade mais baixa nova.

    Pronto, falei.

    Abraço;
    Chico

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