- "A minha eu Turbinei sem intercooler, já rodei 5.000 km e a temperatura se mantém normal em 95% do tempo.
Apenas em longas serras, ela passa de 83ºC para 90ºC. Mas nada assustador."
.[/QUOTE]
Maik, não é a temperatura do motor que sobe, a temperatura do motor é controlada pela válvula termostática, é a temperatura dos gases dentro do motor que sobe com a turbina, e o que acontece é que o carro começa a render menos. Com o intercooler o carro literalmente anda mais. Vou te dar um exemplo. Pegue o seu carro de manhã, ligue o motor e imediatamente saia andando com o carro, acelere, e veja se a performance do motor não é melhor. Em 5 ou 10 minutos, conforme os gases esquentam (inclusive ajudados pelo calor do próprio bloco) o motor vai perdendo rendimento. O intercooler mantém o rendimento do carro mais parecido com o rendimento quando ele está com o motor frio, ou seja, o motor vai render o tempo todo como ele rende quando você sai de sopetão com ele gelado. Coisa aliás, que ninguém de bom senso deve fazer, sair sem aquecer o motor, por isso você não nota a falta do intercooler porque ele já está meio quente quando você acelera e bota o carro em movimento. Mas faça o teste, Maik e conta pra gente as suas impressões.
Rodei com o meu carro com a configuração do 364-A, sem o intercooler um ano, e quando instalei senti uma diferença substancial. Agora, se é pra botar intercooler tem que ser o do VW 8-150, ou o da Garrett, só que o da Garrett custa cinco vezes mais e tem o mesmo volume, ou seja, não vale a pena. O meu é da Garrett, mas eu consegui num revendedor M-B (usado) por um preço bom, mas não compraria o Garrett em outra situação, e sim o da VW. Intercooler pequeno daqueles de 30 cm por 40 cm eu não acho uma boa idéia, já que existe a versão de tamanho certo pros 4000 cc dos motores do Bandeirante por um preço decente.
Abraço;
Chico