Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.
As medidas já estão definidas, são essas do desenho.
Anexo 421261
Não incluirei galão no suporte.
Versão Imprimível
Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.
As medidas já estão definidas, são essas do desenho.
Anexo 421261
Não incluirei galão no suporte.
Hercilio
A tua ideia de "brascular" a roda como fica a(s) porca(s) de fixação ao suporte na hora de tirar o pneu?
Eu entendi que a porca fica para baixo dificultando a retirada, é isso?
Vc já pensou num sistema de roudanas de forma a baixar o pneu ao chão?
Só mais uma ideia de amigo da onça!!!!!
Pois é Hercílio, você está fazendo a coisa certa planejando os detalhes. Uma pergunta sobre o desenho anexado; sabendo que você não terá um galão, a peça triangular à esquerda será para que fim? Se for para fixar o conjunto a porta da mala, eu vou chutar que é overkill porque a peça toda fica bem presa apenas no chassi, e dessa forma você simplifica um pouco as coisas. Você já deu uma olhada em tire carrier ? Dá uma fuçada nas imagens e veja se tem alguma coisa lá para orientar você no sentido de simplificar a concepção dessa peça. Já que você gosta da coisa simples (igual eu) sugiro que você siga essa filosofia. O desenho pra mim está perfeito, só não sei se valerá à pena o esforço de criar uma peça que prenda o suporte a porta da mala.
abraço;
Chico
PS: ainda não instalei a barra estabilizadora, acho que vou trocar os jumelos e instalar a barra em uma tacada.
Voce tem razão Chico,
Mesmo que eu mantenha o sistema preso a porta, olhando melhor agora, talvez todo o lado esquerdo da peça possa ser dispensado, ficando assim:
Anexo 421427
Hercílio
Não ficaria mais rígido dessa forma? Assim você também tem um apoio mais destacado da banda do pneu que facilita prender e soltar a peça. Caso contrário, você terá que enfiar a mão por trás do pneu para prender ou soltar, e se houver um cadeado pode ser chato na hora de achar o buraco da fechadura numa noite de chuva no alto do Atacama... hmm, peraí, isso não acontece nunca... na Serra Gaúcha com o carro todo sujo de lama!
Não?
Abraço e bom fim de semana;
Chico
Blz as idéias vão surgindo e melhorando o suporte. Parabéns a todos. Vamos que vamos!!!
Chico,
Creio que não terei problema na rigidez da peça, uma vez que a construção será feita com uma chapa soldada atrás das duas hastes fixas verticais e que formará o nicho de encaixe da peça basculante. A fixação dessa chapa deve garantir a estabilidade do suporte.
Digo isso porque ainda continuo com a ideia de fixar (sem apoiar) na porta do porta-malas, não sendo necessário enfiar a mão atrás do estepe para destravar.
Anexo 421468
Hercílio, fico curioso para ver como o ficará o esquema se você tiver sucesso em fixar a peça na porta para o sistema bascular junto. Se der certo (tomara!) vai ser um show. Em relação a peça triangular a esquerda da haste vertical, eu penso asssim; se der alguma zebra numa trilha cabulosa, uma trinca em uma solda da haste do lado direito, tem sempre outra pra segurar a peteca, e digo isso partindo do pressuposto que um monte de suportes que vi tem os dois triângulos, mas, claro que tudo depende da rigidez estrutural e do material que você usará.
um abraço e boa sorte,
chico
to gostando desse topico!
ainda quero fazer o meu também.
ja to na segunda arrumada do meu maceral preso na lata.
felizmente a lata tá aguentando bem o 33 lá. por enquanto.
procurei esse pino roletado aqui no BR e nao achei de jeito nenhum. alguém tem uma dica de onde comprá-lo ou o negocio é ir num torneiro e pedir pra fazer mesmo?
outra coisa sobre o basculante do pneu. se vc usar um perfil redondo, ao menos na parte de baixo ou um eixo roletado também, pode virar o pneu para colocá-lo e ao subir, volte a posição normal. é uma ideia. mas ai já começa a complicar.
Hercilio, tb sou de Campinas! Depois me fala onde vc arrumou as coisas!
abraços
Olá Otávio,
Dicas são sempre bem vindas.
Eu pensei nessa haste basculante devido ao peso do pneu.
É duro levantar o pneu sozinho e ficar tentando encaixar os buracos da roda nos parafusos do suporte com aquele peso todo. Sem contar que tem que abraçar o pneu e dependendo da ocasião, sujar a roupa não é uma boa.
Mas como o que simplifica nem sempre é simples, estou revendo o projeto.
Primeiro porque meu jipe está relativamente alto e a haste basculante quando baixada ficaria inclinada demais, dificultando a retirada e a colocação do estepe e depois porque o sistema de desacoplar a peça que fica presa na roda tenderia a ser mais um ponto de barulho e desgastes.
Assim, talvez eu volte ao projeto do Francisco, adaptando somente o sistema de fixação na porta.
O pino pode ser confeccionado, tal como o Chico e o Fábio fizeram. Eu viajei recentemente e comprei lá fora, paguei cerca de 50 dólares.
Esse que eu comprei eles enviam para o Brasil, mas o frete é 47 dólares.
Caros amigos,
Finalmente encontrei um profissional disposto a aceitar a tarefa de fabricar esse suporte. Contudo, antes tomei como objetivo acrescentar galão para água e galão para combustível junto ao pneu (que deve ficar no centro), e, quem sabe um bagageiro acima do estepe, como mostram algumas das fotos em anexo... Alguém tem recomendações a fazer, considerando que minha Band é de trilha e vive em estradas de chão batido?
Anexo 422710
Anexo 422711 Anexo 422713
Anexo 422714
Anexo 422715
Anexo 422716