Powered by vBulletin

Suporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/07/2013, 21:08
    hercilio.neto
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    ​The plot thickens...

    Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
    O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.

    As medidas já estão definidas, são essas do desenho.
    Anexo 421261
    Não incluirei galão no suporte.
  • 12/07/2013, 10:57
    Carlo Pecca
    Hercilio
    A tua ideia de "brascular" a roda como fica a(s) porca(s) de fixação ao suporte na hora de tirar o pneu?
    Eu entendi que a porca fica para baixo dificultando a retirada, é isso?
    Vc já pensou num sistema de roudanas de forma a baixar o pneu ao chão?
    Só mais uma ideia de amigo da onça!!!!!
  • 12/07/2013, 11:57
    Francisco Bicalho
    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
    O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.

    As medidas já estão definidas, são essas do desenho.

    Não incluirei galão no suporte.

    Pois é Hercílio, você está fazendo a coisa certa planejando os detalhes. Uma pergunta sobre o desenho anexado; sabendo que você não terá um galão, a peça triangular à esquerda será para que fim? Se for para fixar o conjunto a porta da mala, eu vou chutar que é overkill porque a peça toda fica bem presa apenas no chassi, e dessa forma você simplifica um pouco as coisas. Você já deu uma olhada em tire carrier ? Dá uma fuçada nas imagens e veja se tem alguma coisa lá para orientar você no sentido de simplificar a concepção dessa peça. Já que você gosta da coisa simples (igual eu) sugiro que você siga essa filosofia. O desenho pra mim está perfeito, só não sei se valerá à pena o esforço de criar uma peça que prenda o suporte a porta da mala.

    abraço;
    Chico

    PS: ainda não instalei a barra estabilizadora, acho que vou trocar os jumelos e instalar a barra em uma tacada.
  • 12/07/2013, 19:35
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Hercilio
    A tua ideia de "brascular" a roda como fica a(s) porca(s) de fixação ao suporte na hora de tirar o pneu?
    Eu entendi que a porca fica para baixo dificultando a retirada, é isso?
    Vc já pensou num sistema de roudanas de forma a baixar o pneu ao chão?
    Só mais uma ideia de amigo da onça!!!!!

    Carlo,
    Essa ideia eu tirei da internet. No modelo gringo, a peça que prende a roda solta do suporte (tipo aquelas bolas de reboque que são encaixadas), daí é só virar o pneu e tirar a peça.
  • 12/07/2013, 19:46
    hercilio.neto
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Pois é Hercílio, você está fazendo a coisa certa planejando os detalhes. Uma pergunta sobre o desenho anexado; sabendo que você não terá um galão, a peça triangular à esquerda será para que fim? Se for para fixar o conjunto a porta da mala, eu vou chutar que é overkill porque a peça toda fica bem presa apenas no chassi, e dessa forma você simplifica um pouco as coisas. Você já deu uma olhada em tire carrier ? Dá uma fuçada nas imagens e veja se tem alguma coisa lá para orientar você no sentido de simplificar a concepção dessa peça. Já que você gosta da coisa simples (igual eu) sugiro que você siga essa filosofia. O desenho pra mim está perfeito, só não sei se valerá à pena o esforço de criar uma peça que prenda o suporte a porta da mala.

    abraço;
    Chico

    PS: ainda não instalei a barra estabilizadora, acho que vou trocar os jumelos e instalar a barra em uma tacada.

    Voce tem razão Chico,
    Mesmo que eu mantenha o sistema preso a porta, olhando melhor agora, talvez todo o lado esquerdo da peça possa ser dispensado, ficando assim:

    Anexo 421427
  • 12/07/2013, 20:25
    Francisco Bicalho
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Voce tem razão Chico,
    Mesmo que eu mantenha o sistema preso a porta, olhando melhor agora, talvez todo o lado esquerdo da peça possa ser dispensado, ficando assim:

    Hercílio

    Não ficaria mais rígido dessa forma? Assim você também tem um apoio mais destacado da banda do pneu que facilita prender e soltar a peça. Caso contrário, você terá que enfiar a mão por trás do pneu para prender ou soltar, e se houver um cadeado pode ser chato na hora de achar o buraco da fechadura numa noite de chuva no alto do Atacama... hmm, peraí, isso não acontece nunca... na Serra Gaúcha com o carro todo sujo de lama!

    Não?

    Abraço e bom fim de semana;
    Chico
  • 12/07/2013, 22:44
    Carlo Pecca
    Blz as idéias vão surgindo e melhorando o suporte. Parabéns a todos. Vamos que vamos!!!
  • 13/07/2013, 01:07
    hercilio.neto
    1 Anexo(s)
    Chico,
    Creio que não terei problema na rigidez da peça, uma vez que a construção será feita com uma chapa soldada atrás das duas hastes fixas verticais e que formará o nicho de encaixe da peça basculante. A fixação dessa chapa deve garantir a estabilidade do suporte.
    Digo isso porque ainda continuo com a ideia de fixar (sem apoiar) na porta do porta-malas, não sendo necessário enfiar a mão atrás do estepe para destravar.

    Anexo 421468
  • 13/07/2013, 19:12
    Francisco Bicalho
    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Chico,
    Creio que não terei problema na rigidez da peça, uma vez que a construção será feita com uma chapa soldada atrás das duas hastes fixas verticais e que formará o nicho de encaixe da peça basculante. A fixação dessa chapa deve garantir a estabilidade do suporte.
    Digo isso porque ainda continuo com a ideia de fixar (sem apoiar) na porta do porta-malas, não sendo necessário enfiar a mão atrás do estepe para destravar.

    Hercílio, fico curioso para ver como o ficará o esquema se você tiver sucesso em fixar a peça na porta para o sistema bascular junto. Se der certo (tomara!) vai ser um show. Em relação a peça triangular a esquerda da haste vertical, eu penso asssim; se der alguma zebra numa trilha cabulosa, uma trinca em uma solda da haste do lado direito, tem sempre outra pra segurar a peteca, e digo isso partindo do pressuposto que um monte de suportes que vi tem os dois triângulos, mas, claro que tudo depende da rigidez estrutural e do material que você usará.

    um abraço e boa sorte,
    chico
  • 19/07/2013, 17:15
    tavio_g
    topico legal
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Hercílio, fico curioso para ver como o ficará o esquema se você tiver sucesso em fixar a peça na porta para o sistema bascular junto. Se der certo (tomara!) vai ser um show. Em relação a peça triangular a esquerda da haste vertical, eu penso asssim; se der alguma zebra numa trilha cabulosa, uma trinca em uma solda da haste do lado direito, tem sempre outra pra segurar a peteca, e digo isso partindo do pressuposto que um monte de suportes que vi tem os dois triângulos, mas, claro que tudo depende da rigidez estrutural e do material que você usará.

    um abraço e boa sorte,
    chico

    to gostando desse topico!
    ainda quero fazer o meu também.
    ja to na segunda arrumada do meu maceral preso na lata.
    felizmente a lata tá aguentando bem o 33 lá. por enquanto.
    procurei esse pino roletado aqui no BR e nao achei de jeito nenhum. alguém tem uma dica de onde comprá-lo ou o negocio é ir num torneiro e pedir pra fazer mesmo?

    outra coisa sobre o basculante do pneu. se vc usar um perfil redondo, ao menos na parte de baixo ou um eixo roletado também, pode virar o pneu para colocá-lo e ao subir, volte a posição normal. é uma ideia. mas ai já começa a complicar.
    Hercilio, tb sou de Campinas! Depois me fala onde vc arrumou as coisas!

    abraços
  • 21/07/2013, 11:17
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por tavio_g Ver Post
    to gostando desse topico!
    ainda quero fazer o meu também.
    ja to na segunda arrumada do meu maceral preso na lata.
    felizmente a lata tá aguentando bem o 33 lá. por enquanto.
    procurei esse pino roletado aqui no BR e nao achei de jeito nenhum. alguém tem uma dica de onde comprá-lo ou o negocio é ir num torneiro e pedir pra fazer mesmo?

    outra coisa sobre o basculante do pneu. se vc usar um perfil redondo, ao menos na parte de baixo ou um eixo roletado também, pode virar o pneu para colocá-lo e ao subir, volte a posição normal. é uma ideia. mas ai já começa a complicar.
    Hercilio, tb sou de Campinas! Depois me fala onde vc arrumou as coisas!

    abraços

    Olá Otávio,
    Dicas são sempre bem vindas.

    Eu pensei nessa haste basculante devido ao peso do pneu.
    É duro levantar o pneu sozinho e ficar tentando encaixar os buracos da roda nos parafusos do suporte com aquele peso todo. Sem contar que tem que abraçar o pneu e dependendo da ocasião, sujar a roupa não é uma boa.
    Mas como o que simplifica nem sempre é simples, estou revendo o projeto.
    Primeiro porque meu jipe está relativamente alto e a haste basculante quando baixada ficaria inclinada demais, dificultando a retirada e a colocação do estepe e depois porque o sistema de desacoplar a peça que fica presa na roda tenderia a ser mais um ponto de barulho e desgastes.
    Assim, talvez eu volte ao projeto do Francisco, adaptando somente o sistema de fixação na porta.

    O pino pode ser confeccionado, tal como o Chico e o Fábio fizeram. Eu viajei recentemente e comprei lá fora, paguei cerca de 50 dólares.
    Esse que eu comprei eles enviam para o Brasil, mas o frete é 47 dólares.
  • 21/07/2013, 21:31
    AVIZBATISTA
    6 Anexo(s)
    Que ajustes fazer quando instalada numa Band de trilha?
    Caros amigos,
    Finalmente encontrei um profissional disposto a aceitar a tarefa de fabricar esse suporte. Contudo, antes tomei como objetivo acrescentar galão para água e galão para combustível junto ao pneu (que deve ficar no centro), e, quem sabe um bagageiro acima do estepe, como mostram algumas das fotos em anexo... Alguém tem recomendações a fazer, considerando que minha Band é de trilha e vive em estradas de chão batido?

    Anexo 422710

    Anexo 422711 Anexo 422713

    Anexo 422714
    Anexo 422715
    Anexo 422716
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:46.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy