Postado originalmente por
hercilio.neto
Chico,
Durante a semana irei até uma empresa de corte e dobra aqui de Campinas e verificar essa possibilidade. Quero também cortar todo o material do suporte.
Mas fiquei com dúvidas de como soldar esse reforço. Digo isso porque porque devido aos rebites essa chapa não ficaria encostada na travessa. É isso mesmo, ou entendi tudo errado?
Essa foto abaixo peguei aqui no forum. Está marcada a furação original, os rebites ficam próxiimos do centro da travessa.
/QUOTE]
Hercílio, eu não fiz esse reforço no chassis, e o suporte tem uma ligeira flexão, justamente naquela travessa do chassis.
Vou te dar uma sugestão, e veja se faz sentido. Prenda uma folha grande de papel manteiga em volta daquela travessa, e marque todos os furos e arrebites. Passe a marcação para uma barra chata de aço com a medida igual a travessa do chassis, e fure de acordo com os diâmetros certos dos furos e das cabeças dos arrebites para a chapa bater certinho com a travessa. Depois é só soldar ao longo em cima e em baixo e quando você meter os parafusos e porcas do suporte e das peças que prendem o parachoque (caso você tenha um), acho que isso dará maior rigidez ao conjunto.
A outra opção, ainda mais reforçada é mandar fazer uma peça em "U" que abraçe toda a travessa, usando o mesmo esquema de furar para abrir espaço para os arrebites, mas para isso a solda fica mais complicada fazendo por trás.
Essas recomendações são porque você pretende botar um estepe com pneu de 35" e mais um galão de 20 litros, porque o meu esqueminha com um aro e pneu de 31" funciona direitinho.
Vamos bater bola sobre esse reforço porque um dia eu vou fazer também.
abraço,
chico