To sim Fabil. De novo a novela 60% de imposto, atrasos na alfândega etc...
Versão Imprimível
passa ai os valores que você gastou importando o que veio e quanto deve gastar pra importar os link.
pensa na possibilidade de fazer aqui. se teu amigo tem, pede a ela pra emprestar o carro pra fazer uma copia. tendo o molde você consegue fazer aqui com facilidade.
Se ficar por uns 900 reais aqui eu até faço aqui. Pq lá tem a vantagem de ter estoque já. Já tá projetado tudo, não tem erro.
Aqui além do Fabil, tem uns poucos que eu conheço que poderiam fazer.
Fabil faria por quanto se eu tirar as medidas?
Olá Maurício e demais...
Em primeiro lugar desculpem me pela invasão a um tópico tão específico, mas é que o assunto "suspensão" me aluscina....
De início quero parabenizar pela genialidade e capricho das adaptaçõe feitas em seu Suzuki.
Tomei conhecimento desse tópico somente hoje e ao ler os posts iniciais comecei a ficar aflito mas conforme fui avançando notei que já fizeram algumas observações importantes entendendo que já de deram boas orientações.
Mas ainda queria fazer alguma considerações aproveitando o comentário do FABIL:
-A barra panhard é um mau necessário, porém se deixarmos ela na configuração correta, não será notado maiores problemas. Assim, o quanto mais paralela ela estiver em relação ao eixo menores serão os efeitos negativos. Na Trazeira do seu Suzuki ela realmente está muito inclinada.
Na suspensão dianteira vale uma ressalva onde a panhard deve obrigatoriamente estar paralela à barra de direção que liga pitman ao munhão. Isso é nitidamente observado em seu Suzuki sendo visível o perfeito paralelismo dessas barras.
O fato é que a tal barra estabilizadora Panhard descreve um movimento pendular e estando com o mínimo de inclinação ela resulta em pouco deslocamento lateral durante o trabalho da suspensão. Inclinada, o eixo passeia bastante lateralmente com o sobe e desce jogando a carroceria de um lado para o outro.
NA dianteira, se as barrras não estiverem bem alinhadas, ocorrerá o tal bumpsteer. Assim, mesmo estando severamente inclinada, o eixo passeia baste para os lados, mas ao menos as rodas continuam apontanto para o mesmo lugar.
De modo geral, na dianteira não tem tanto problema a barra estar inclinada, mas na trazeira apesar de você relatar não ter notado diferenças significativas, certamente haverá melhora no comportamento diâmico do seu carro se for corrigido essa inclinação.
Outra coisa que ví comentários e que também em chamou a atenção foi com relação a inclinação dos pratos das molas pelo fato do eixo ter virado um pouco com o lift.
Eu entendo que esta inclinação deve ser configurada com o carro sem as molas apoiado somente nos batentes da suspensão. Quando estava fazendo a suspensão da minha Dakota, observei isso, pois quando a suspensão fechava, os pratos faziam um ângulo muito acentuado correndo o risco inclusive de expulsar as molas do seu lugar. Assim, apoiei o carro sobre seus batentes e deixei os pratos alinhados e paralelos, pois ocorre muito também devido ao deslocamento provocado pelo curso da suspensão desses pratos não se encontrarem tanto no sentido longitudinal quanto transversal, obrigando a mola a se contorcer arriscando a ocorrencia de outros problemas.
Portanto, se a mola fizer uma barriga em forma de "C", não tem problemas, o que não pode é ela ficar em "S". MAs quando estiver totalmente fechada o ideal é que fique o mais reta possível.
Assim antes de mais nada tente verificar esse detalhe antes de efetuar mudanças.
Finalmente a questão levantada a respeito do cáster também é muito importante em termos dinâmicos.
Comforme foi comentado, o ideal é adotar novos braços com angulação adequada e comprimento corrigido.
Espero ter colaborado e mais uma vez parabéns pelo feito.
Abraços a todos
o problema Renato, é que em suspensao com radius arm e o prato de mola ( desde que soldado ao eixo, em amortecedores com prato acoplado ele é movel) nunca ficará 100% alinhado, pois com o curso da suspensao necessariamente haverá rotacao do eixo.. o correto de alinhar o prato de mola nesse caso e deixa-lo plano com o carro em posicao de marcha..
se vc fizer da maneira com descreve ( alinhando com o carro nos batentes) quando montar as molas no lugar o prato ficará inclinado.. a maneira como vc descreveu é apropriada p/ suspensao 3 ou 4 link
T+
Aí que está o lance.
O carro em seu "Ride High" a mola não está exercendo tanta força quando comprimida. Assim tolera mais as deformações. Se no momento da compressão ela estiver muito desalinhada, outras tensões podem ser geradas anulando o efeito elástico, danificando os apoios, quebrando a mola ou até mesmo expulsar-la do lugar.
A minha suspensão também é do tipo de braço radial e na oficina ainda enquanto testava a suspensão tive essa constatação. Inicialmente havia fixado os pratos de acordo como você descreveu, mas ao fazer o teste de RTI Uma mola soltou-se devido a ruptura de um de seus elos pelo grande desalinhamento provocado pela rotação e translação do eixo.
Tivemos que desmontar tudo e reconfigurar.
Só relatando uma experiência própria.
Abraços
hhummmmm faz sentido... abre um topico dessa dakota sua ae p/ gente ver o que vc fez e trocarmos umas ideias e pitacoes...eheh
T+
Na minha assinatura tem 2 links..... O primeiro vai para o tópico que fiz para ela no "frota" e o segundo é um álbum com todas as fotos que fiz dela.
Abraços
Mauricio, to querendo copiar seu projeto, póis gostei mt da alteração, so me esclarece umas coisas
1- é preciso mecheer na barra de direição?
2- de qual cheve são essas molas, pois o vendedor da loja me disse q há diferença de modelos.
3- quais são esse amortecedores que aparecem nas fotos? é procomp?
te mandei uma MP, da uma olhada!
abraço
Vitor, no meu lift não tive problemas de bumpsteer e continuo com a barra de direção original. Precisei sim regular ela, mas não ficou na ponta da rosca não.
Minha barra panhard dianteira é roscada e maior que a original. Na traseira entretanto foi necessário um suporte para elevar o ponto de fixação da barra panhard traseira.
abs
T i a g o , M a u r í c i o, Fabil e demais colegas foristas. Boa noite. Fui obrigado a desfazer-me do meu Tracker ( 2007, gasolina) e o Jimny seria uma ótima opção ( na minha opinião, pois viajarei com apenas 2 pessoas e respectivas bagagens) para o meu próximo 4x4. Com o lift de 3" e pneus 215/75/15 o carro perde muita a estabilidade? (principalmente em velocidades mais altas e no asfalto). Dá para fazer viagens longas (expedições) com esta configuração? O consumo aumenta muito? Abs e obrigado pelas eventuais respostas. Válter