Postado originalmente por
Leo BA
Thiago e Clemente:
Bom falar com vocês!
Devo dizer que li praticamente todo este Fórum, de um ano para cá desde que fiz minha inscrição, e nos posts de vocês dois, sempre me detive com mais atenção, pela qualidade, seriedade e equilíbrio nas opiniões além do conhecimento técnico bem embasado e seguro.
Já aprendi muito com ambos e hei de continuar assim, pela experiência que já têm na matéria.
O que o Clemente falou do K&N, é a pura verdade. Tenho uma boa experiência com este item, nas motocicletas, e apanhei um pouco até conseguir fazer a limpeza adequada (aliás, isso é até fácil). O difícil é a dosagem e distribuição do spray de óleo sobre o filtro, de maneira que não sature com excesso, nem fique com a filtragem comprometida por falta da película oleosa filtrante.
O que acontece muito, é o pessoal lavar com querosene e tais, e depois passar um spray de WD40 (que é excelente para quase tudo) mas, para este fim, existe o óleo específico.
A idéia de usar o filtro original em caso de muita poeira, realmente é boa. Até porque poupa um pouco o K&N. Inclusive, nesta situação de muito pó, a K&N recomenda usar uma graxa dela mesma, para ajudar a selar as faces que vedam de encontro à tampa e caixa do filtro.
Na verdade tinha adquirido inicialmente o modelo 4Sun, mas calhou de que naquela noite troquei uma idéia com o Thiago, que me esclareceu ser um modelo adaptado no Brasil, embora o teto panorâmico seja de muito boa qualidade e bem instalado.
Preferi abrir mão do teto aberto. No Tracker, sempre viveu fechado e provavelmente no Jimny também seria assim.
Forte abraço e boas trilhas!
Leonel