Clemente,
A retirada da barra estabilizadora não força os amortecedores dianteiros não?
Abraço
Versão Imprimível
Clemente,
A retirada da barra estabilizadora não força os amortecedores dianteiros não?
Abraço
Rafael,
não força não. A barra estabilizadora não é o batente da suspensão, a única coisa que a barra faz é forçar a carroceria acompanhar movimento do eixo quando a diferença de curso de um lado passa a ser muito diferente do outro.
Faça o teste, mas aviso que leva alguns dias para se acostumar. Depois é só alegria!
Abs
Clemente
Muito boa as suas citações Clemente! Obrigado por compartilhar suas experiências.
Eu pesquisei o Jimny por quase 1 ano antes de realmente efetivar a compra. E ler este tópico e outros mais desde o início foi um estímulo a mais para a aquisição.
Suas citações ao longo do fórum contribuiram não somente para a minha decisão como para muitos, tenho certeza disso!
Hoje estou muito feliz com o meu 4Sport 2013, passaram-se 26 dias desde a retirada do Jimny na CSS e a cada dia experimento a sensação de descobrir a capacidade off-road do Jimny, sensação transmitida por aqueles que vivenciaram e postaram aqui antes da minha aquisição.
Como você disse um tempo atrás, o Jimny é como uma luva que se encaixa de maneira perfeita na mão....rsrs.
Abraços e continue contribuindo para todos nós. Suas experiências ajuda aos menos experientes a se tornar um Jimneiro mais conhecedor do carro.
Abraços,
Rogério.
Olá Jimneiros! Finalmente entrei para o grupo! Comprei na última semana um jimny 2010 HR Vermelho. Os 700 km que já rodei foram suficientes para aprovar o jipe. Inclusive aproveitei e fiz o trecho da serra da Bocaina entre Cunha e Parati. O carro desceu e subiu sem problemas. Mesmo com a chuva não precisou de usar reduzida. Somente em um pequeno trecho acionei o 4x4, mas acho que teria passado sem acionar.
Aproveitando, meu Jimny está com 24.000 km, e a proprietária anterior fez a última troca de óleo e filtro de óleo do motor com 16.000 km há um ano. Será que devo fazer uma troca agora em função do tempo em relação a última troca, ou deixo pra fazer quando inteirar os 26.000 km?
Outra dúvida, nunca foi trocado o jogo de velas, que segundo o manual deveria ter ocorrido aos 20.000 km. Será que troco já ou rodo mais um pouco, afinal o carro está rodando normal...
No mais, se tiverem alguma outra recomendação agradeço.
Att.
Guima
em uso na cidade (uso severo), o ideal é trocar o óleo a cada 5mil km.
Quanto as velas; esqueça. O Jimny vem com velas de irídio, que tem vida mínima estimada em 60mil Km. Nos EUA, onde não existe álcool, elas devem durar por lei, 160 mil Km...
Abs
Clemente
Pessoal to com uma dúvida danada. Agora em agosto faz seis meses que adquiri meu Jimny 4all cinza 12/12 japinha. A criança está com exatos 3546km. E a dúvida é entre fazer a revisão ou chutar a garantia de vez. No meu caso tem mais um agravante pois estou residindo em Cuiabá/MT e a única concessionária da Suzuki aqui feachou em Junho agora é o 0800 está encaminhando todos para a CSS da Mit que estava a frente da CSS finada. Então,se o pessoal da Suzuki já nao entende do carro imagina o pessoal da mit?Será que realmente existe essa necessidade de trocar o óleo do diferencial nessa km? Será que pode causar algum problema? Não estou nada confortável em ter que levar meu carro na Mit. Gastar 430dilemas pra trocar óleo e filtro e brabo. Alguém teve problema por não trocar o óleo do diferencial tão cedo? Alguém sabe se no exterior essa troca está sendo feita tão cedo? Obrigado pela ajuda pessoal
Cara,eu chutei a garantia mais ou menos um ano antes de terminar. No meu caso não fez falta. O filtro de óleo é o mesmo do Corolla (Mann W68/80) e o filtro de ar estou comprando da Mann também pelo eBay (sai uns $70 cada). Os óleos de diferencial são baratinhos, é só ver as especificação no manual. Se não me engano Api GL-5 85W-90, sendo 1.3 litro atrás e 1,7 frente. O da t-case e câmbio são 75w-90 se me recordo, mas o do câmbio tem que ser GL-4 (difícil de achar) por causa dos anéis sincronizadores de metal amarelo. Mas essa troca é só com 50 mil km. Já os dos diferenciais a primeira troca foi com 10 mil km e a segunda com 80 mil. Essa primeira é importante sim, pois acumula muito resíduo no começo até as engrenagens novas se acomodarem entre si. Eu sempre dou uma checada após travessias de água. Ele tem que ter cor avermelhada. Se ficar levemente dourado é porque contaminou. um abrs
Lemos, talvez vc não tenha lido os fóruns mais antigos, mas vamos lá... a Mitsu e Suzuki estão no BRasil sob a mesma empresa a Souza Ramos, logo... os mecânicos são os mesmos, o atendimento, o estoque. As concessionárias suzuki utilizam a infraestrutura da Mit.
Aqui em Belém, a CSS Suzuki abriu em endereço diferente da Mit e pra economizar, juntaram tudo num só lugar... Aliás, aqui o empresário tem 3 fábricas...
A loja da Mit fica no mesmo galpão da loja e oficina da Citroen...
A oficina da Mit divide o mesmo galpão da oficina da Suzuki...
O antigo consultor da oficina Suzuki foi "promovido" a consultor da oficina da Mit, ele só mudou de sala, mas trabalha no mesmo galpão...
Sobre a garantia, comprei o meu usado e ainda tinha acho que 1,5 ano de garantia, sinceramente, perdi dinheiro. Só troquei óleos e filtros por lá e ninguém nunca teve atenção em resolver pequenos problemas como ruídos e observar porque meu consumo é mais alto. Quando meu catalisador começou a bater, já vieram dizendo que não tem garantia.
Mas eu não tinha escolha!!! Procurei muito e os mecânicos (apenas 3) reconhecidos em lidar com 4x4 em Belém disseram que não conheciam a mecânica do Jimny, daí era correr o risco.
Os amigos do sudoeste são afortunados, porque eles tem escolha com mais de uma CSS na mesma cidade além de mecânicos especializados, mas nós não.
Ou vc leva na CSS, única no estado, ou arruma um mecânico bom e aposta nele pra aprender com seu carro (porque ao menos aqui no Norte não temos mecânicos realmente conhecedores da mecânica Suzuki), ou também pode levar o carro na CSS do estado vizinho (a mais próxima de Belém é a de São Luis e tenho que rodar quase 900km pra isso).
Portanto, a decisão é sua. Os relatos dizem que o carro dificilmente quebra, e é verdade. Pagar caro pra trocar óleo e filtro, realmente é desleal. Mas é vc quem deve decidir.
te desejo boa sorte! Abraços
Roberto Malato.