Complementando as respostas do companheiro acima.
1. Pela especificação técnica, posso engatar tração 4H em velocidades inferiores a 100 Km/h (o que eu acho até demais, penso que 80 Km/h está de bom tamanho). OK. Mas se o bichinho já entra em 4X4 bloqueado, pergunto: quais seriam as situações em que eu poderia usar a 4H em alta velocidade? Poderia fazer curvas a essa velocidade em estrada de terra? Poderia brincar nas dunas fazendo curvas?
Os 100km/h com 4x4 são úteis para estradas com gelo, não é o caso do Brasil. Como o Jimny não tem diferencial central, você só pode usar o 4x4 em locais de pouca aderência: cascalho bem solto, lama, paralelepipedo molhado, dunas ou areia.
ou teria de andar em linha reta pra não moer o diferencial? Poderia descer (ou subir) uma serra de alsfalto escorregadio a, por exemplo, 50 km/h?
Se você andar em linha reta não tem problema, eu ligo o 4x4 no asfalto de vez em quando para garantir a lubrificação do sistema mas em trechos curtos e retilíneos. Lembre-se, a garantia não vai cobrir o diferencial moído.
2. Os pneus que vêm de fábrica são Bidgestone ou Pirelli? 205 ou 215?
Bridgestone Dueler HT 205. Só o HR até meados de 2011 vinha com Scorpion ATR 215/75 R15
3. A versão HR é uma modificação brasileira, ou seja, uma alteração das características do carro (1 cm -- ou 1 polegada? - mais alto); pergunto: as seguradoras não criam caso?
HR até meados de 2011 vinha com 1 polegada de calço. As seguradoras não implicam porque o a versão HR não é um modelo novo, no documento do carro vem escrito Suzuki Jimny, sem qualquer referência ao HR.
4. No seguinte cenário: asfalto bom, dia sem vento e sem chuva, dá pra viajar a uma velocidade constante de 120 Km/h nele? força o motor? cansa o motorista? o carro se torna instável?
Dá sim, fica tranquilo. Esse tópico já foi muito discutido nesse forum.
5. Todos falam mal do som. Sem considerar a falta da entrada para MP3 e Aux., pergunto: a qualidade do som é aceitável?
No meu ponto de vista o som é bom, o problema são as alto-falantes. Tente andar a 100-110km/h e ouvir o rádio que você vai entender o que estou falando. Na minha página tem um artigo sobre a substituição dos falantes no som original, demora cerca de 20minutos e pode ser realizada em casa. Também tem um artigo sobre a instalação de um módulo para USB/MP3/Auxiliar no som de fábrica.