Postado originalmente por
sandro-natal
Beltram e Stavale,
Acho importante analisarmos a questão de maneira mais abrangente.
Explico: além da compatibilidade do pneu com a suspensão e os ganhos em trilhas devido a melhora no ataque e na saída, bem como na tração dos pneus, devemos também considerar a redução na potência e no torque do Jimny com os pneus maiores.
Estou começando a aprender agora as técnicas do 4x4, mas já deu para perceber que a preparação do carro muda bastante dependendo do tipo de trilha que se pretende desbravar. Por exemplo, em dunas, a potência é mais valorizada do que em trilhas com buracos fundos e lama, nas quais uma boa redução e uma boa altura da viatura já são mais importantes.
Vejo que o foco de Stavale na preparação do Jimny é para esse último tipo de trilhas, por isso achou o pneu 215 75 15 mixuruca... Por certo deve utilizar um pneu maior e para o seu uso a perda de potência não incomodou. Você confirma isso, Stavale?
Beltram, o jogo do carro está ótimo com os pneus 215 75 15, não percebi os pneus rasparem nas caixas dos paralamas em nenhum momento. Talvez as duas vezes em que nas dunas ouvi um barulho parecido com areia arrastando embaixo do carro durante manobras com velocidade em locais com depressões tenha sido as rodas roçando nos paralamas. Não deu para ter certeza. Eu teria que instalar microcameras dentro dos paralamas e depois analisar... Infelizmente ainda não tenho esses equipamentos prontos...
Farei um teste bem minucioso hoje com relação ao esterçamento com o carro no asfalto e calçamento. Postarei os resultados aqui no forum.
Gostaria de deixar claro que priorizo o desempenho sobre a estética, mas sempre que puder, valorizarei esta última. E mesmo o aumento de apenas um centímetro e meio na altura do carro só com a troca do pneu original pelo 215 75 15 considero muito bem vindo. Já tem um monte de pedra que vai deixar de bater embaixo do meu brutinho...
Como pretendo fazer vários tipos de passeios, mas os nas dunas serão mais constantes, estou prestando muita atenção na influência dos pneus no desempenho do Jimny nos morros de areia.
Abração!