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  • #853
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Complicou geral. Será que o problema é apenas com relação ao tamanho da mola ou o diâmetro e a resistência do aço? Se for só o tamanho, basta compará-la com a mola original do GV/Tracker + calço de 2". Abçs. Válter
    Extra oficialmente (tecnicamente) , o vendedor da loja me confidenciou , que a mola do 6cil tem 2 elos a mais e suporta não sei quanto a mais de carga por mola. ( Vai saber)

    Vou continuar investigando e posto aqui as informações que tiver.

    []'s
    Carlos
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    GV 00 4P , Manuel o Audaz, com alguma preparação .

  • #854

    Polemica...

    Salve, Salve pessoal!

    A discursão sobre os calços/ molas esta pegando fogo.

    E depois de ver a duvida da galera e a pressao que me fizeram. hehehe. Me senti na obrigaçao de tentar esclarecer da melhor forma.

    Então fui agora de noite procurar a caixa das molas para esclarecer nossas duvidas.
    Quando comprei, vi escrito na caixa "motor 4, 6 e 8 Cilindros" com e sem ar. Até nestante, era essa informação que eu tinha. Quando fui ver o detalhe da caixa, tem lá escrito Opala 4 cilindros. Então, são essas as molas que estou usando, e pra mim ficou muito bom, o carro ta mais seguro, ja coloquei bastante peso levando 6 pessoas atras, e ainda tenho o GNV, e o carro passa no quebramola que for e nao bate mais o fundo, a altura esta bem legal, acho que se for mais alta, sem mudar o pneu, fica estranha. Quando eu coloquei essas molas, eu não tinha informação de qual mola colocar, estava com o carro desmontado na oficina e sai testando varias molas (uno, chevete, courrier, etc) e a que se encaixou perfeitamente foi ela.

    Então, se uma mola for um pouco maior que a outra, eh com diferença pequena, que acredito que nao tenha maiores problemas.

    So pra nao ficar duvidas, a que esta no meu GV eh a do Opala 4cc, sem o uso do calço.

    Segue abaixo as fotos que acabei de tirar.

    Espero que possa ter ajudado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s7301405.jpg   -s7301407.jpg  

  • #855
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    Citação Postado originalmente por Fabriciooliver Ver Post
    Salve, Salve pessoal!

    A discursão sobre os calços/ molas esta pegando fogo.

    E depois de ver a duvida da galera e a pressao que me fizeram. hehehe. Me senti na obrigaçao de tentar esclarecer da melhor forma.

    Então fui agora de noite procurar a caixa das molas para esclarecer nossas duvidas.
    Quando comprei, vi escrito na caixa "motor 4, 6 e 8 Cilindros" com e sem ar. Até nestante, era essa informação que eu tinha. Quando fui ver o detalhe da caixa, tem lá escrito Opala 4 cilindros. Então, são essas as molas que estou usando, e pra mim ficou muito bom, o carro ta mais seguro, ja coloquei bastante peso levando 6 pessoas atras, e ainda tenho o GNV, e o carro passa no quebramola que for e nao bate mais o fundo, a altura esta bem legal, acho que se for mais alta, sem mudar o pneu, fica estranha. Quando eu coloquei essas molas, eu não tinha informação de qual mola colocar, estava com o carro desmontado na oficina e sai testando varias molas (uno, chevete, courrier, etc) e a que se encaixou perfeitamente foi ela.

    Então, se uma mola for um pouco maior que a outra, eh com diferença pequena, que acredito que nao tenha maiores problemas.

    So pra nao ficar duvidas, a que esta no meu GV eh a do Opala 4cc, sem o uso do calço.

    Segue abaixo as fotos que acabei de tirar.

    Espero que possa ter ajudado.
    Fabricio,

    Valeu pelos esclarecimentos, então você está usando amola do 4cil dos anos 69/79 , eu tinha olhado os códigos do Opala até 92 que é o último ano de fabricação.
    O Bruno aqui do tópico, me respondeu em MP que no dele colocou as do 6 cil e está achando o carro ótimo também , ou seja vou testar e ver qual eu ponho e posto aqui fotos e impressões.

    Obrigado.

    []'s sem pressão.

    Carlos
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  • #856
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    Citação Postado originalmente por Fabriciooliver Ver Post
    Salve, Salve pessoal!

    A discursão sobre os calços/ molas esta pegando fogo.

    E depois de ver a duvida da galera e a pressao que me fizeram. hehehe. Me senti na obrigaçao de tentar esclarecer da melhor forma.

    Então fui agora de noite procurar a caixa das molas para esclarecer nossas duvidas.
    Quando comprei, vi escrito na caixa "motor 4, 6 e 8 Cilindros" com e sem ar. Até nestante, era essa informação que eu tinha. Quando fui ver o detalhe da caixa, tem lá escrito Opala 4 cilindros. Então, são essas as molas que estou usando, e pra mim ficou muito bom, o carro ta mais seguro, ja coloquei bastante peso levando 6 pessoas atras, e ainda tenho o GNV, e o carro passa no quebramola que for e nao bate mais o fundo, a altura esta bem legal, acho que se for mais alta, sem mudar o pneu, fica estranha. Quando eu coloquei essas molas, eu não tinha informação de qual mola colocar, estava com o carro desmontado na oficina e sai testando varias molas (uno, chevete, courrier, etc) e a que se encaixou perfeitamente foi ela.

    Então, se uma mola for um pouco maior que a outra, eh com diferença pequena, que acredito que nao tenha maiores problemas.

    So pra nao ficar duvidas, a que esta no meu GV eh a do Opala 4cc, sem o uso do calço.

    Segue abaixo as fotos que acabei de tirar.

    Espero que possa ter ajudado.
    Valeu Fabricio!!!

    Penso que instalar a mola ao invés de calço é mais seguro (opinião pessoal) e, claro, com a substituição dos amortecedores originais (uma porcaria argentina) por amortecedores de Omega Suprema e, agora tb, amortecedores de F1000, certo Fabricio?

    []s.
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  • #857

  • #858
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    Eu penso que as molas do opala 6 cc são mais "duras" do que as de 4cc, pelo fato do motor 6 cc ser mais pesado. Também acho que mais dura , menos confortável. Aí deve ficar então "à vontade do freguês". Com kit gás tb acho que é mais aconselhável colocar a mais dura. Abçs.
    4X4 Brasil Razão: ..................

  • #859
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Eu penso que as molas do opala 6 cc são mais "duras" do que as de 4cc, pelo fato do motor 6 cc ser mais pesado. Também acho que mais dura , menos confortável. Aí deve ficar então "à vontade do freguês". Com kit gás tb acho que é mais aconselhável colocar a mais dura. Abçs.
    Vbeltran ,
    Com certeza não só as do 6cil são mais duras do que as do 4cil, como entre os tres códigos de molas do 6cil a única diferença que existe é a resistência delas. Consegui apurar que entre a mola do 4 e do 6cil praticamente não existe diferença de comprimento 11,15 contra 11,11 espirais.
    Lá no Suzukinet, me responderam que se usa a do 6cil então a única dúvida que restou para mim é qual das três, de qualquer forma o serviço vai ser feito amanhã, vou fazer testes e posto aqui os resultados.
    []'s anciosos.

    Carlos
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  • #860
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    O Fábio Rosa la de Porto Alegre sempre recomenda a do 6 cilindros. Não sei se a geometria é diferente.
    Quando fui comprar, a do 6 cil. só tinha para Opala automático e com ar. Achei que ia ficar muito duro, então comprei o oposto: 4 cil. sem ar (Fabrini código I-CH0237). No calço do Opala, veio escrito 4/6 cil. Então imagino que o diâmetro é o mesmo. O diâmetro é constante, não diminui como a do GV. Então, fica um pouco "folgada" em cima e em baixo, mas não vi nenhum problema nisso.

    Antes de instalar, é legal passar uma mangueira resistente pela parte superior da mola, para não bater na lata. O calço do Opala não segura muito bem.

    Gostei muito dessa configuração. O carro ficou uns 2 cm mais alto do que com o calço da RC, ficou firme mas não duro (mais que o original) e principalmente não deu mais fim de curso com o carro carregado, como fazia quando eu passava em qualquer lombada.

    Resumindo, eu gostei.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
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  • #861
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    O Fábio Rosa la de Porto Alegre sempre recomenda a do 6 cilindros. Não sei se a geometria é diferente.
    Quando fui comprar, a do 6 cil. só tinha para Opala automático e com ar. Achei que ia ficar muito duro, então comprei o oposto: 4 cil. sem ar (Fabrini código I-CH0237). No calço do Opala, veio escrito 4/6 cil. Então imagino que o diâmetro é o mesmo. O diâmetro é constante, não diminui como a do GV. Então, fica um pouco "folgada" em cima e em baixo, mas não vi nenhum problema nisso.

    Antes de instalar, é legal passar uma mangueira resistente pela parte superior da mola, para não bater na lata. O calço do Opala não segura muito bem.

    Gostei muito dessa configuração. O carro ficou uns 2 cm mais alto do que com o calço da RC, ficou firme mas não duro (mais que o original) e principalmente não deu mais fim de curso com o carro carregado, como fazia quando eu passava em qualquer lombada.

    Resumindo, eu gostei.

    Abraços
    Boa Noite, caro Newton!

    ...é, vai ser difícil resistir e não mexer na suspensão do meu Tracker! Principalmente qd eu lembro dos dois pares de amortecedores traseiros que eu estourei no meu ex-GV. Tem um outro senão...eu nunca usei (nunca precisei) o seguro. Se eu fosse somar tudo que já paguei p/ estas Seguradoras nestes anos todos... Mas, temos que pensar com a razão. ...enquanto isso, estudo as experiências alheias...cheio de inveja (no bom sentido, é claro!).

    [].
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  • #862
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    O Fábio Rosa la de Porto Alegre sempre recomenda a do 6 cilindros. Não sei se a geometria é diferente.
    Quando fui comprar, a do 6 cil. só tinha para Opala automático e com ar. Achei que ia ficar muito duro, então comprei o oposto: 4 cil. sem ar (Fabrini código I-CH0237). No calço do Opala, veio escrito 4/6 cil. Então imagino que o diâmetro é o mesmo. O diâmetro é constante, não diminui como a do GV. Então, fica um pouco "folgada" em cima e em baixo, mas não vi nenhum problema nisso.

    Antes de instalar, é legal passar uma mangueira resistente pela parte superior da mola, para não bater na lata. O calço do Opala não segura muito bem.

    Gostei muito dessa configuração. O carro ficou uns 2 cm mais alto do que com o calço da RC, ficou firme mas não duro (mais que o original) e principalmente não deu mais fim de curso com o carro carregado, como fazia quando eu passava em qualquer lombada.

    Resumindo, eu gostei.

    Abraços
    Olá Newton,
    realmente a mola do 6cil com ar e TA , é a mais dura de todas, quanto a adaptação da mola me orientaram colocar o calço do opala com o GV ambos originais que ficaria blz.
    A quanto tempo você está usando esta configuração? Está usando amortecedor de Suprema na traseira? Na frente você colocou um calço de qual medida?

    Abraços.

    Carlos
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  • #863
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    Citação Postado originalmente por Carlos TA Ver Post
    Olá Newton,
    ... Na frente você colocou um calço de qual medida?

    Abraços.

    Carlos
    Carlos,
    O kit da RC o calço das molas dianteiras tem 4cm + o prolongador dos amortecedores dianteiros + calço da barra estabilizadora.

    Murillus,

    Resolveu a questão do marcador de gasolina do seu Tracker?
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  • #864
    Usuário Avatar de Carlos TA
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    TMorais,
    No kit de 2" polegadas da RC o calço não deveria ter 5,08 cm exatas 2" ?
    O prolongador parece que é só para o amortecedor traseiro e o espaçador da barra estabilizadora tem a função de compensar o aumento das 2".

    []'s confusos

    Carlos
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