x
Convex Datacenter
  • #1705



    Isso só vai mudar quando todos pararem de comprar peças em ferro velhos. Ou, pelo menos que o estado controle esse comércio de peças usadas. As próprias montadoras deveriam numerar várias peças do carro (além do motor, cintos e vidros). O resultado disso é um seguro altíssimo. Aqui em Porto Alegre o seguro é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito caro.
    Estes dias perto de casa um ladrão roubou o carro de um casal que chegava em casa. Pasmem: antes de o ladrão arrancar, parou um carro com mais dois ladrões e ASSALTARAM O LADRÃO. O primeiro ladrão chegou a querer argumentar dizendo que o "produto" já era dele. Levaram até a arma do primeiro ladrão.
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #1706
    Correção: as medidas das porcas do Jimny são 12mm x 1.25 com cabeça hexagonal de 17mm e encaixe cônico de 60°.
    Daniel
    Jimny HR 2010/2011
    www.danbp.org

  • #1707

    Boletim Técnico - Shimmy no Jimny

    A quem possa interessar.

    Segue link para o procedimento oficial da Suzuki para a solução do problema da vibração na direção (shimmy) em velocidades de aproximadamente 70km/h.

    Link: http://vaxxi.net/Jimny/Jimny_Wobble_...e_Bulletin.pdf


    Anexo um resumo do fluxograma de solução proveniente do mesmo PDF.


    Atenciosamente,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fluxograma.jpg  
    Daniel
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  • #1708
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    Daniel,

    que M heim!

    Ainda é um tanto raro ver Jimnys em SP, mas dois dos 4 ou 5 que ví semana passada ,estavam sem os estepes.

    O que fiz em todos os 4x4 que tive, é comprar um parafuso bem forte em aço 12.9 de ± 12mm. Arredondo sua cabeça e faço um furo para um bom cadeado. Insiro então o parafuso através da roda, fixando-o com por trás do suporte com uma borboleta ou porca e então travo tudo com o cadeado, que pela localização torna seu acesso a ferramentas de corte inviável.

    A realidade mostra que para uso urbano o estepe hoje é desnecessário. No Defender, em razão das viagens longas pelo Chile e AR, tenho sempre instalado um bom compressor de ar Australiano da ARB modelo grande. Em resumo, tive com ele dois pneus furados em 2008 e o compressor garantiu sempre a chegada até um borracheiro. Os pneus radiais dificilmente deixam a pressão escapar de uma vez.

    Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

    Abraços

    Clmente

    Citação Postado originalmente por danpeig Ver Post
    Opa galera,

    Experiencias desagradáveis mas que devem ser divulgadas.

    Na última semana tive o estepe do meu Jimny furtado na rua de casa. Estacionei o carro às 23h30 da noite em um bairro estritamente residencial (acreditem, tem vigia na rua) e quando saí às 5h30 da manhã para pegar um voo o dito cujo não estava mais lá.

    Dispositivos de segurança existentes no estepe roubado: Cabo de aço de 3mm com cadeado (passava pelos furos livres da roda no suporte) e 3 parafusos supostamente anti-roubo como na foto anexa.

    O cabo de aço foi cortado após 3 tentativas de corte em lugares diferntes e os parafusos viraram brinde pro ladrão (nunca acreditei muito nesses parafusos, por isso usei 3).

    Prejuízo: Esse é o resultado da pesquisa de preços que fiz:

    - Suzuki RAKKI Nações Unidas:
    Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2450,00 (se não me engano, só o pneu era R$ 800,00) - Não tinha a pronta entrega.
    Parafusos originais: R$ 20,00 cada.

    - Suzuki RYO Alphaville (na minha opinião atendimento 100% superior à RAKKI).
    Roda original de alumínio + pneu 215 scorpion: R$ 2350,00 - Não tinha a pronta entrega.

    - Suzucar
    Roda original de alumínio: R$ 1000,00
    Pneu Bridgestone Dueler 205 novo (original do Jimny japones): R$ 600,00
    Parafusos originais: R$ 15,00 cada.

    - Casa Fernandes de Pneus Campo Belo:
    Pneu Pirelli Scorpion 215: R$ 550,00 (valor inclui montagem).

    Despesa final: R$ 1550,00 (Pneu Fernandez + Roda Suzukar) + novos dispositivos de segurança.

    Conclusões:
    - Os parafusos com segredo do lado externo não funcionam, se forçar uma chave de uma bitola maior eles acabam virando. Talvez os Mc Gard sejam melhores nesse quesito.
    - O suporte do Jimny não permite prender correntes mais grossas de uma forma segura. O ideal é levar em um serralheiro para acrecentar um travão (foi o que fiz) e fixar melhor o suporte (tem várias sugestoes boas no forum).
    - O valor da roda original é MUITO MUITO alto, pensem bem antes de investir no sistema de segurança.
    - Encontrei rodas originais "semi-novas" mais baratas mas não comprei porque o vendedor não conseguiu comprovar a origem idônea através de NF. Todos os desmanches são obrigados a manter a NF do veículo de origem ou documento de baixa referente às peças. Você pode consultar.

    Informação: as medidas das porcas do Jimny são 12mm x 1.25 com cabeça hexagonal de 19mm e encaixe cônico de 60°.

    Curiosidade: Segundo uma das concessionárias que liguei, não há muitos roubos de estepe de Jimny (esse ano só duas pessoas compraram estepes novos). No caso do Grand Vitara e do Tracker é diferente, são dezenas por ano.

    PS: AS PORCAS DA FOTO NÃO SÃO SEGURAS.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #1709
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.

    Abraços

    Clmente
    Pois é Clemente, o problema é que a legislação considera o estepe equipamento de uso obrigatório........aí não pode andar sem ele.....

    Abç!!!

  • #1710
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Estou seriamente pensando em instalar um compressor ARB grande no Jimny e abandonar o estepe. Levaria então um kit de reparo rápido e pronto. Menos peso, menor risco em SP e ainda fico com tudo pronto para instalar lockers ARB nos eixos, se um dia tiver a necessidade.
    Clemente,

    O estepe é um acessório obrigatório aqui no Brasil. Você já viu alguém ser multado por andar sem ele?
    Estava realmente pensando em deixar o dito cujo em casa e circular mais leve.

    Essa idéia do compressor é muito boa.

    Abraços
    Daniel
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  • #1711
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    Muitos carros não tem estepe, como o Smart, Audi TT, os Porsches, etc... A maioria destes vem com compressor.

    Cabe tecnologia dentro do smart? - Bit no carro

    Existe uma resolução que permite o uso de compressores no lugar do estepe:

    "Exceções: Embora esteja um tanto caduca em vários aspectos, a legislação brasileira até permite a alguns carros de rodarem sem o estepe. A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, que obriga o uso do estepe, abre uma exceção no artigo 2: podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios (caso dos "runflat") ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial.

    O caso é que pouquíssimos veículos são equipados com essas tecnologias. E todos que as têm são caros, como o Audi TT Coupé e o Porsche 911. "As novidades tecnológicas sempre equipam primeiro os veículos de preço mais elevado. Mas depois chegam aos populares", avalia José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone."

    Lei do estepe obriga montadoras a adaptar carros - 31/08/2007 - UOL Carros

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por danpeig Ver Post
    Clemente,

    O estepe é um acessório obrigatório aqui no Brasil. Você já viu alguém ser multado por andar sem ele?
    Estava realmente pensando em deixar o dito cujo em casa e circular mais leve.

    Essa idéia do compressor é muito boa.

    Abraços
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  • #1712
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    Caros,

    Muitos carros não tem estepe, como o Smart, Audi TT, os Porsches, etc... A maioria destes vem com compressor.

    Cabe tecnologia dentro do smart? - Bit no carro

    Existe uma resolução que permite o uso de compressores no lugar do estepe:

    "Exceções: Embora esteja um tanto caduca em vários aspectos, a legislação brasileira até permite a alguns carros de rodarem sem o estepe. A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, que obriga o uso do estepe, abre uma exceção no artigo 2: podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios (caso dos "runflat") ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial.

    O caso é que pouquíssimos veículos são equipados com essas tecnologias. E todos que as têm são caros, como o Audi TT Coupé e o Porsche 911. "As novidades tecnológicas sempre equipam primeiro os veículos de preço mais elevado. Mas depois chegam aos populares", avalia José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone."

    Lei do estepe obriga montadoras a adaptar carros - 31/08/2007 - UOL Carros

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por danpeig Ver Post
    Clemente,

    O estepe é um acessório obrigatório aqui no Brasil. Você já viu alguém ser multado por andar sem ele?
    Estava realmente pensando em deixar o dito cujo em casa e circular mais leve.

    Essa idéia do compressor é muito boa.

    Abraços
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  • #1713
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    Ei daniel, o meu está com essa trepidação na hora de frear desacelerando de 70/80 e alguma trepidação quando circula nessa faixa de velocidade. Pergunta: só a concessionária resolve isso ou um bom mecânico faz também???

  • #1714

  • #1715
    Citação Postado originalmente por rmalato Ver Post
    Ei daniel, o meu está com essa trepidação na hora de frear desacelerando de 70/80 e alguma trepidação quando circula nessa faixa de velocidade. Pergunta: só a concessionária resolve isso ou um bom mecânico faz também???
    Rodrigo,

    O meu ficou assim após o rodizio de pneus. Com esse boletim técnico, qualquer mecânico pode fazer o serviço que consiste dos seguintes procedimentos:

    - Balanceamento das rodas dianteiras.
    - Se houver vibração durante a frenagem, retificar ou substituir os discos de freio.
    - Substituição das buchas traseiras do link dianteiro (essas buchas são vendidas na concessionária).
    - Adição de calços nos pinos do munhão das rodas dianteiras (as medidas dos calços estão no boletim técnico e estes podem ser usinados ou comprados na autorizada).
    Daniel
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  • #1716
    Meu xuning no jimny ficou pronto!

    Gostei do resultado!

    Abc
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0979-copy.jpg   -img_0980.jpg   -img_0981.jpg   -img_0982.jpg  
    Jimny HR preto

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