Guilherme e Augusto, obrigado pela atenção. Tenho mais uma dúvida, já li o manual e vários posts aqui no forum mas ela persiste. Em que situação vocês usam o 4H Lock? Ele pode ser usado no asfalto com chuva?
abs,
Ricardo
Versão Imprimível
Oi Ricardo,
Mesmo em asfalto molhado o pneu agarra muito no solo a menos se estiver aquaplanando. Portanto, usar o 4H lock vai forçar a transmissão.
Em asfalto eu só uso o 4H.
Abraços
Ricardo,
como o carro é 4x4 full time, eu não vejo necessidade de acionar o bloqueio no asfalto molhado (como o Augusto respondeu) e até mesmo em estradas de terra batida onde os pneus derrapam pouco pois o 4x4 normal da conta do recado.
Eu ligo a 4x4H Lock em estrada de terra com chuva, estrada de terra com cascalho solto, um pouco de barro ou grama, onde não há necessidade de muita força ou controle do carro.
Se você quiser andar no 4x4 normal também vai passar nesses lugares (com mais dificuldade) porém o manual recomenda ligar a tração 4x4H lock nesses tipos de piso para evitar desgastes prematuro das peças dos diferenciais devido as rodas estarem constantemente patinando.
Já a 4x4L Lock uso para descer subir paredão de rocha em linha reta, descer e subir rampas íngremes com barro, estradas com muito barro, passar por erosão que exige maior controle do carro ou quero andar na terra com mais emoção, saindo de lado no barro (devido ao controle de estabilidade que só desliga na reduzida).
Nas dunas eu nunca andei mas pelos comentários aqui, a reduzida é a melhor opção. Nas areias do Jalapão só o bloqueio deu conta do recado.
Boa noite galera.... sou novo no site e achei bem interessante as trocas de informações sobre pneus, pois me foram bem úteis.
Estarei trocando o solado esta semana e achei bem interessante o Dunlop AT3 Grandtrek 225 / 65 R17 102 H; parece uma boa proposta para quem como eu usa a GV 80% do tempo na cidade/estrada e em quem os pneus originais não me transmitem muita segurança na estrada/asfalto com chuva.
Os outros 20% são em serras e terrenos médio acidentados (valetas, costelas, desníveis, pedras...etc..)...
Caso tenha algum grupo de Ribeirão Preto -SP no fórum estou programando uma travessia da Serra da Canastra pela Portaria 03 rumo a Portaria 01 (sentido Oeste/Leste - caminho inverso ao tradicional, já que a porção leste é a mais visitada pois é em São Roque de Minas onde há estrutura de pousadas..etc.. serão 94 km pelo platô), caso alguem se interesse entre em contato.
Abraços !!
Grand Vitara 4X4 M 2009/10
Acabei de receber as novas calibragens para os pneus 245/65R17 feitas no site pneusfacil.
Os pneus foram de 225/65R17 101H HT para 245/65R17 108H AT.
De 29psi para 26 vazio.
De 35/38psi (dianteiro/traseiro) para 29psi cheio.
Acho que existem duas formas de calcular mas não sei qual a certa pois os resultados são totalmente diferentes.
Uma é considerando o peso do carro, calcula-se a área de contato da original e depois converte para o novo e usa-se de novo o peso para chegar na pressão nova. Desse jeito eu cheguei ao números próximos aos do pneusfacil.
Outra forma é considerando a capacidade máxima de carga e pressão do pneu comparando com o original.
Com isso a pressão nova pra mim, com o carro vazio seria de 32psi e 38psi cheio bem diferente dos 26psi e 29psi do cálculo acima.
Vou continuar usando os 32psi que uso hoje, porém é bom saber que em Ouro Preto ou ruas de pedra posso baixar para 26psi sem problemas.
Boa Tarde!
Acompanho esse tópico a um bom tempo já e sempre alimentei a vontade de trocar meu Renault em um GVIII, pois tenho um SX4 em casa e sei das qualidades e quanto são robustos os veiculos da Suzuki.
A pergunta é a seguinte, levando em consideração um Modelo 2.0 4x4 2011 AT com aproximadaemente 70.000 km rodados, quais os itens que preciso revisar além de trivial óleo, filtros, freios e fluidos?
Uma revisão completa deve girar em torno de quantos reais?
Obrigado, atenciosamente
Guilherme Maccari
Qual óleo geralmente usam na GV ? Sintético, Semi-sintético ou mineral 5w 30 ?
Oi Guilherme, se sua intenção e pegar trilhas mesmo que leves a moderadas com GV te aconselho repensar o câmbio automático; a não ser que seja só para uso na cidade com trânsito pesado ou que queira mesmo este conforto.
Penso que uma GV AT para trilha é como pular na piscina usando bóia...se diverte..mas não aproveita todas oportunidades..rsrsrs...eu particulamente prefiro o manual, onde posso sentir melhor o carro e os nuances do caminho.
Não respondí o que perguntou, mas só queria deixar minha opinião sobre o câmbio.
Abraços e boa sorte seja qual for sua escolha!! :)