x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6

Citação Postado originalmente por Dan-Ce Ver Post
    É verdade, mas o bloqueio só ajudaria no off road. E, dependendo do tipo e da forma como o condutor usa o bloqueio, pode ate comprometer a segurança nas curvas em velocidades mais altas.

Para andar no asfalto molhado, o controle de tração faz toda diferença em termos de segurança. Não dá para comparar com o bloqueio.

Sem contar que o bloqueio tira a originalidade do carro...

Abs,

OBS: ja cheguei a ligar para a concessionaria para perguntar se é possível instalar o sistema no GV 4x4 2.0. Eles disseram que nao...
    Eu falei brincando mesmo. O Bloqueio só funciona para trilhas. Acho um absurdo não oferecerem isso nem como opcional. Em países mais sérios que o Brasil, SUV's tem controle de tração e estabilidade são obrigatórios para aumentar a segurança.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Luis Artur - SP Ver Post
    O GV dificilmente terá um câmbio com seis velocidades, geralmente nesses casos a primeira é bem encurtada numa tentativa de melhorar o desempenho offroad e a sexta nada mais é que um overdrive, essa sim seria interessante pro GV AT, que no caso seria a quinta, permitindo maior aproximação entre a terceira e quarta velocidades.
    Por favor, me corrijam se estiver errado, mas essas sobremarchas que eles falam não seria o bloqueio do conversor de torque? Ele faz com que a caixa automática funcione como "mecânica". Assim diminui a perda gerada pelo cambio automático e o carro pode manter a velocidade com rotação mais baixa.

Se não me engano, os hondas tem bloqueio em todas as marchas. Então, o câmbio de 5 marchas seria como um de 10 machas. Aí, as 4 que viram 6 no GV acaba perdendo essa "vantagem" que os vendedores dizem ter.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Por favor, me corrijam se estiver errado, mas essas sobremarchas que eles falam não seria o bloqueio do conversor de torque? Ele faz com que a caixa automática funcione como "mecânica". Assim diminui a perda gerada pelo cambio automático e o carro pode manter a velocidade com rotação mais baixa.

Se não me engano, os hondas tem bloqueio em todas as marchas. Então, o câmbio de 5 marchas seria como um de 10 machas. Aí, as 4 que viram 6 no GV acaba perdendo essa "vantagem" que os vendedores dizem ter.
    Sim, é o bloqueio do conversor. Ele só funciona em velocidade constate. Basta acelerar ou frear um pouquinho que seja e já desengata. Na verdade acaba funcionando somente em rodovias no momento em que a velocidade é constante. Este vendedor que contou esta história de câmbio de quatro marchas superior a um de seis, ou é um grande mentiroso ou foi enganado pela Souza Ramos.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário
    Entrada
    10/09/2012
    Local
    amelia rodrigues/BA
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por tilapia Ver Post
    A minha é 4x4 manual, e a média foi esta mesmo, 9600 km e 958 litros consumidos. Sempre fiz média de mais de 10 por litro em viagens.
    ótimo consumo, tava na duvida entre a AT e Manual, vou de manual, por ter 5 machas melhora o consumo, não entendi porque o fabricante não se atentou a esse grande detalhe que é o consumo, já que nossa gasolina nao é boa e cara.

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Guilherme,

Esse poodle é bravo mesmo!

Abs.

Seixas

Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Pessoal,

acabei de chegar de viagem. Foram 2500km só de alegria. A média de consumo foi de 7.7km/l. Teve trechos de 10km/l e outros de 6km/l.

Também aproveitei para fazer uma das trilhas de Ouro Preto para Lavras Novas. Quando cheguei lá a turma mandou eu voltar, que era maluquice colocar meu carro numa trilha dessas. Passei tranquilo no trecho pior graças ao controle de tração. Outros quase ficaram pra trás. Tivemos que cavar um pouco para o TR4 e os vitarinhas passarem. Também tive que rebocar um Vitara que quebrou a tração na hora de subir um morro de pedra solta bastante inclinado. Desta vez o motorzinho fez a diferença. Os outros Vitaras e TR4 (nem tentou) subiram pelo caminho alternativo, pois paravam no meio da subida sem força (Acho que foi pneu mal dimensionado).Mas como nem tudo são flores, na saída para o asfalto acabei ficando preso com as quatros rodas sem tração (o carro parecia um balanço) num monte de areia. Fui traído pelos estribos que emperraram no chão e acabei tendo que der puxado pelo outro lado. E bem na hora que minha família passava de carro para o sítio. Imaginem a gozação a noite toda. A parte boa nem quiseram ouvir.rsrs

Segue o link do vídeo na parte da erosão onde o Poodle virou Pit Bull.rsrs

Dá pra ver perfeitamente o controle de tração atuando. Depois coloco do TR4 no mesmo trecho para verem a dificuldade que tiveram.

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Tive uma 2.0 manual.
    Na estrada, fazia mais de 10 por litro.
    Perde-se, todavia, o conforto e a comodidade do câmbio automático. É questão de escolha pessoal.

Seixas

Citação Postado originalmente por altimar.ferreira Ver Post
    ótimo consumo, tava na duvida entre a AT e Manual, vou de manual, por ter 5 machas melhora o consumo, não entendi porque o fabricante não se atentou a esse grande detalhe que é o consumo, já que nossa gasolina nao é boa e cara.

Usuário
    Entrada
    10/09/2012
    Local
    amelia rodrigues/BA
    Citação Postado originalmente por MVSEIXAS Ver Post
    Tive uma 2.0 manual.
    Na estrada, fazia mais de 10 por litro.
    Perde-se, todavia, o conforto e a comodidade do câmbio automático. É questão de escolha pessoal.

Seixas

Tive um golf sportline 2010, era manual, viajava com ele, é chato ficar batendo alavanca, mas o que importa mesmo é o consumo, to com dificuldade de para encontrar o 4x4 manual agora para fevereiro, pois o gerente da loja disse que só vai faturar novos veículos em março disponíveis apenas em abril, eles não tem o carro no estoque, disse ele que iria tentar encontrar alguma css que tenha o carro no estoque.

Usuário
    Entrada
    04/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    ola pessoal,

Acabo de retirar o Grand Vitara 2013 - 4X2 AT na quinta feira e gostaria de deixas minhas primeiras impressoes alem de pedir dicas.
    Ainda nao posso fazer uma avaliacao precisa do carro ja que estou com ele poucos dias e ainda nao pude experimentar diversas situacoes, de qualquer maneira meu foco nao é offroad (apenas de estar postando num forum 4X4, foi o unico que encontrei sobre o GV).
    O consumo ainda me parece mto alto, nao passou dos 7 km/l no marcador em uso urbano, sei que ira melhorar com o tempo mas ainda assim me parece mto baixo.
    Esse é meu primeiro SUV entao sinto ainda mta diferença com relacao ao conforto se comparado ao meu carro anterior (Ford Fusion), nao estou dizendo que nao seja confortavel, porem um sedan grande sempre é mais confortavel.

No geral estou gostando mto do carro, o unico ponto negativo que vejo hoje (posso ate mudar de opiniao mais tarde) é o motor que na minha opiniao é fraco para o carro, moro numa regiao que tem algumas subidas leves e nessa hora que ele deixa a desejar, fica mto "mole", sem força ou berrando mto. O cambio me parece um pouco "burro" nessas situacaoes, qdo piso para embalar na subida ele reduz e qdo começa a ganhar força troca a marcha deixando o carro lerdo e sem força novamente. Se pisar ele reduz, berra e logo troca de marcha novamente devido a rotacao, o Fusion 2.3 era infinitamente melhor no mesmo trecho que faço todos os dias, alias ate o FIT 1.4 da patroa se mostra mais valente.
    Entao pergunto, devo usar o power ligado sempre??? alguem usa assim?? o consumo aumenta??

No mais, no uso urbano (fora dessas subidas) o carro responde bem ainda nao pude pegar uma estrada p saber como se comporta em viagens.

agradeço as dicas e opinioes de todos

abraço

Petri

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Petri Ver Post
    ola pessoal,

Acabo de retirar o Grand Vitara 2013 - 4X2 AT na quinta feira e gostaria de deixas minhas primeiras impressoes alem de pedir dicas.
    Ainda nao posso fazer uma avaliacao precisa do carro ja que estou com ele poucos dias e ainda nao pude experimentar diversas situacoes, de qualquer maneira meu foco nao é offroad (apenas de estar postando num forum 4X4, foi o unico que encontrei sobre o GV).
    O consumo ainda me parece mto alto, nao passou dos 7 km/l no marcador em uso urbano, sei que ira melhorar com o tempo mas ainda assim me parece mto baixo.
    Esse é meu primeiro SUV entao sinto ainda mta diferença com relacao ao conforto se comparado ao meu carro anterior (Ford Fusion), nao estou dizendo que nao seja confortavel, porem um sedan grande sempre é mais confortavel.

No geral estou gostando mto do carro, o unico ponto negativo que vejo hoje (posso ate mudar de opiniao mais tarde) é o motor que na minha opiniao é fraco para o carro, moro numa regiao que tem algumas subidas leves e nessa hora que ele deixa a desejar, fica mto "mole", sem força ou berrando mto. O cambio me parece um pouco "burro" nessas situacaoes, qdo piso para embalar na subida ele reduz e qdo começa a ganhar força troca a marcha deixando o carro lerdo e sem força novamente. Se pisar ele reduz, berra e logo troca de marcha novamente devido a rotacao, o Fusion 2.3 era infinitamente melhor no mesmo trecho que faço todos os dias, alias ate o FIT 1.4 da patroa se mostra mais valente.
    Entao pergunto, devo usar o power ligado sempre??? alguem usa assim?? o consumo aumenta??

No mais, no uso urbano (fora dessas subidas) o carro responde bem ainda nao pude pegar uma estrada p saber como se comporta em viagens.

agradeço as dicas e opinioes de todos

abraço

Petri
    Petri, esqueça o Fusion, são carros que não podem ser comparados. O Fusion é mais confortável, anda mais, consome menos, câmbio mais moderno, etc, etc, etc.

O consumo do GVIII em circuito urbano deve ficar, depois dos 10.000 km rodados e com ar sempre ligado, entre 7,5 a 8 km/l, o teu que é 4x2, isto dirigindo com “pé de moça”. Na estrada não passará de 11 km/l, andando na velocidade regulamentar (110 km/h) sempre com o ar ligado. Realmente o motor não tem potência e torque suficiente para o peso da viatura, contudo, não chega a se arrastar. Diria que está adequado para uma condução conservadora. Acredito que com sistema “power” acionado permanentemente o consumo aumentará. A calibragem correta dos pneus é 35 libras. Esqueça as 29 libras indicada no adesivo da porta. Isto é uma “gambiarra” da Souza Ramos para diminuir a firmeza (ou dureza que causa desconforto) da suspensão que não foi projetada para as “estradas” brasileiras. Aliás, estas 29 libras, colocada irresponsavelmente pela Souza Ramos (não acredito que a matriz da Suzuki tenha conhecimento desta alteração) ainda vai causar acidentes, pois, na exigência em curva no seu limite extremo de aderência pode causar o destalonamento do pneu. Com as 35 libras o consumo melhora e o pneu dura bem mais, porém, o carro copia mais as irregularidade do piso e faz mais barulho tanto na suspensão quanto internamente.

O que é bom na viatura: você comprou um “tanque de guerra”. Não quebra, mesmo exigido ao extremo. É um produto que não tem igual no mercado no quesito robustez e, mesmo assim, não deixa de ser confortável e econômico quanto levado em conta todas despesas possíveis para mantê-lo. Tenho o meu e só saio dele para outro GV quando a Suzuki colocar no mercado opcionais que justifiquem pagar o preço de um modelo novo.

Sem dúvida fez uma excelente compra.

Saudações.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Annibal, parabéns pela resposta acima - muito bem explanado! Ecoo sua colocação sobre a calibragem. Uso 37 PSI e posso dizer que abaixo de 33 o ganho em conforto cresce em progressão aritmética, enquanto a perda em segurança (estabilidade, aderência, aquaplanagem) cresce em progressão exponencial.

E quanto à troca do veículo, faço minhas as suas palavras: só saio dele para outro GV - de preferência se voltarem a comercializar a versão com seis cilindros.

Saudações!
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Petri Ver Post
    ola pessoal,
    ...O cambio me parece um pouco "burro" nessas situacaoes, qdo piso para embalar na subida ele reduz e qdo começa a ganhar força troca a marcha deixando o carro lerdo e sem força novamente. Se pisar ele reduz, berra e logo troca de marcha novamente devido a rotacao, o Fusion 2.3 era infinitamente melhor no mesmo trecho que faço todos os dias, alias ate o FIT 1.4 da patroa se mostra mais valente.
    Entao pergunto, devo usar o power ligado sempre??? alguem usa assim?? o consumo aumenta?? ...
    Olá Petri, pode usar o Power ligado direto sem problema. Uso o meu assim direto, sempre, melhora a condução. A diferença de consumo, é pouca. Se faz 7.0 com o Power ligado, fará 7.4/7.5 com ele desligado. P/ mim. considero irrisório isso.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Galera, a título de informação, estou em Davos, Suíça e é simplesmente impressionante a quantidade de Suzuki por aqui, Grand Vitara (todos 1.9D), Jimny (o carro usado pela polícia local) e muito...mas muito mesmo SX4. Conversando com um suiço, me disse que pra quantidade de neve daqui o 4X4 full time da Suzuki é imbatível. Vi vários Swifts 4X4, carrinho fantástico. Resumindo aqui na Europa a Suzuki tem seu valor e a procura é bem grande, não consegui alugar um, nenhuma locadora tinha, tudo alugado, tive que pegar um Pug 4008...vai também.
    Forte abraço e felicidades a todos que recentemente adquiriram "o Tanque"
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem