Fiz uma trilha recentemente (com muita areia e dunas) e senti muita diferença na maneira de conduzir o veiculo qdo comparado ao V4.
No V4, eu deixava para usar a reduzida somente em situações especiais. Principalmente nas subidas e decidas mais ingrimes.
No V6, eu preferi andar com a reduzida quase o tempo todo. Deixava para tirar a reduzida só na beira de praia (areia mais compacta).
Fiz isso, pois fui surpreendido algumas vezes pelo controle de tração.
Em trechos em que o solo é mais irregular e com areia mais solta eu estava acostumado a pisar mais no acelerador para evitar que o carro "cavasse" a areia e pudesse atolar, mas deixando para ligar a reduzida só em terrenos mais pesados.
No V6, se não desligarmos o controle de estabilidade nesse tipo de terreno, ele pode cortar o acelerador no meio do obstaculo pois pode entender que o carro está derrapando. Com a reduzida ligada, o controle de estabilidade fica desligado. Com a ajuda do controle de tração (que só se desliga em se houver aquecimento dos freios), dá para passar tranquilamente em baixa velocidade e se precisar pisar, o ESP não vai cortar a aceleração do veículo.
A alternativa é deixar em Hi-Lock e desligar manualmente o ESP. O problema é que ele volta a acionar o ESP acima de uma certa velocidade (que para mim é muito baixa).
Por outro lado, percebi que a reduzida do V6 leva o carro até a 4a marcha (no V4 vai até a 3a). O que deixa a condução do carro muito tranquila caso precise andar com uma velocidade um pouco mais rápida nesse tipo de terreno.
Abs,