Postado originalmente por
Hilario Alencar
Marco não recebi sua mensagem no meu e-mail.
Sem querer sair do tópico, mas aproveitando a deixa, falando rapidamente sobre a estrada Real.
Eu já fiz diversas vezes a estrada Parati-Cunha, a primeira vez foi de Niva com chuva, e o outro trecho da mesma que já fiz, foi o trecho, muito bonito por sinal, entre Santos Dumont e Tiradentes (em Santos Dumont, pega-se a ladeira que sobe ao lado da porteira de entrada do sítio onde Santos Dumont morou na infancia ou passava suas férias e que tem um museu com muitas fotos, inclusive com uma réplica do 14 Bis).
Pergunto: quais os trechos ainda preservados da estrada Real?, porque penso que em sua maioria virou estrada asfaltada como a Rio-Petropolis seguindo até Juiz de Fora.
Quais os trechos off-road, não encontrei em lugar nenhum, nem mapa, nem perguntando nos locais por onde supunha que por ali passasse, ninguém que soubesse para informar.
Seria muito legal se tivessemos um mapa exato e atualizado por onde passa realmente, mesmo incluindo os trechos com e sem asfalto, a estrada real em sua totalidade.
Eu já tentei fazê-lo e não consegui por absoluta falta de informação.
Abraço e bons passeios,
Hilario.