Tudo bem Rafaelmr?
Vou tentar responder as suas perguntas. Se você for usar só na cidade, 95% asfalto acho que o 4x2 atende a sua necessidade.
O GVIII 4x4 só roda na configuração 4x4, não há opção de rodar no 4x2 e andando no 4x4 deve ter consumo maior. Estou fazendo 7 km/l na cidade de SP e uns 10 - 11 km/l na estrada a uns 110km/h.
Sem dúvida da pra negociar os valores do preço do GVIII, os únicos opcionais que eu saiba são os bancos de couro e o câmbio automático. Sensor de estacionamento, esses tipos de itens são oferecidos pela concessionária. O carro vem bem completo mesmo.
Uma opinião minha. Como que você só vai usar o carro no asfalto, talvez o GVIII seja muito "duro" e no mercado há opções melhores. Também possuo um CRV aqui em casa e posso afirmar que é mais confortável e mais econômico na cidade e em estradas asfaltadas. Já quando viajo para lugares não asfaltados, o GVIII mostra todo o seu potencial (sendo bem melhor), na concepção da sua construção de ter chassi mais rigido, na sua suspensão que dá sensação de ser mais robusta, etc...
Sem dúvida o custo/benefício do GVIII é muito bom, mas pense....será que vale a pena gastar mais para ter um carro mais econômico e confortável? Você está disposto a gastar mais? Não que o GVIII seja desconfortável, o carro é muito bom ,mas existe opções melhores dependendo do uso.
Faça um teste-drive e você poderá decidir melhor.
Abraços