Arildo,
Fiz a brincadeira dos faróis acenderem sozinhos! ao se virar a chave! (pra não esquecer de ligar em rodovia.. moro na boca de uma e sempre esqueço.. kk)
Primeiro o circuitinho, que apesar de funcionar muito bem, queima o transistor. Acho q vai muita corrente pro bc548.. tentei uns bds 327 e 139, tudo NPN, mas tb queimam.. depois desisti.. mas se souber de algum transistor decente q nao queima, avise..
O circuito é para 12v, mas a corrente no transistor é que deve ser alta. Os bds aceitam ate 3a, mas msm assim queimam. O bc 548 queima em 2 segundos e os bds queimam depois de 5 min ligados.. sinceramente não entendi e desisti..
Circuito sensor de sombra:
Anexo 534304 Anexo 534305 Anexo 534306
Fiz no ferro de solda msm e ficou assim:
Anexo 534307 Anexo 534308
O LDR pra sentir a escuridão é ajustado pelo pot. O led amarelo é uma forma de enxergar o funcionando. Fio preto terra, Laranja positivo (ACC) e azul aterramento pros relés do carro!
Segundo o esquema elétrico, é só jogar terra no pinos dos relés de lanterna, farol baixo e alto do carro pra fazer os faróis acenderem. Os positivos das bobinas dos relés ficam direto da bateria, nem passam pelo ACC (chave do carro).
Daí o esquema elétrico do carro (q deve ser do GV2) difere do manual do carro.. q "bacana"!
Anexo 534312
Pq prática a coisa é outra.. kkk
Anexo 534313
A foto acima está deitada para a esquerda e o relé da lanterna é superior esquerdo. O do farol baixo é o superior direito..
O inferior esquerdo é o da bomba de gasolina e o inferior direito é o do farol alto.
Enfim, usei um diodo 1n4004 básico em cada pino dos dois relés q interessam, LANTERNA e FAROL BAIXO, pra não ter xabu.
Anexo 534315
Posição montada no carro:
Anexo 534316
O terra peguei do parafuso próximo da carcaça, o fio azul de saída de terra do relé auxiliar foi para os dois diodos (nos dois relés do carro) o laranja ACC peguei de um rabixo de farol de neblina q o carro nao tem (soquete do lado do controle de espelhos elétricos) e os dois fios do sensor LDR passei pela borracha da porta. O ldr ficou atrás do plástico da coluna do motorista.
MAS nos finalmentes retirei os componentes do circuito, já que o transistor sempre queima, e deixei o ACC do farol de neblina emulando a bobina do relé auxiliar direto no terra pra jumpear sua chave e jogar terra direto nos diodos.
Funcionou bem e tá blz, o grande macete aqui são os relés certos e seus pinos pra jogar terra. Não sei se cada ano de carro muda alguma coisa a posição e nome desses relés. PARECE q sim, pelo menos em relação a GV.