Olá pessoal;
Tenho visto muitos se convencer do valor do Forester por meio deste Forum. Fico feliz pois passei por este processo a quase 4 anos atras, para decidir pelo meu primeiro Forester (2011 LX). Visto que as experiencias pessoais são muito importantes para os que estão comprando Subaru pela primeira vez, vou relatar minha experiencia, que espero que ajuda outros que estão em seu processo de avaliação.
Primeiramente, é importante falar do meu perfil. Sou revoltado com preço de carro reino do Brasil. Devido ao meu trabalho, vou algumas vezes ao exterior, e comparando a qualidade dos carros e o preço com o que temos aqui, fico inconformado. Então, sempre procurei carros que tivessem o que oferecer com um custo menor (para pagar menos importo) e honesto, então a maioria dos carros da moda estavam eliminados. Meu último carro antes do Forester foi um Sentra (bom conforto por um preço menos absurdo) mas o coitado sofreu na minha mão, pois eu sempre acreditei que o carro deve ser meu escravo, e não o contrario. Então, a cada visita a Pirenópolis (local com cachoeiras perto de Brasilia) era uma dor no coração (uma vez a placa caiu atravessando um trecho de agua, outra a proteção do carter amassou, e assim vai) e visto que tinha planos de mudar para uma area mais rural, entendi que precisava de um carro mais robusto. Mas que carro poderia ter sem em sentir lesado? Minha conclusão na época foi um Palio Adventure, pois era um carro não tão caro, e era um pouco mais robusto... (lembrando que meu objetivo era pagar menos imposto possível) Inclusive na época um grande amigo trabalhava em uma CSS da Fiat. Mas o carro não me agradava. Fiz uns 3 TD (alias, este amigo só não me mandou coçar macaco

porque era mesmo amigo)
Bem, no dia que eu estava quase decidindo pelo palio, passei em frente da Subaru. Como não conhecia o carro, chamei minha esposa para parar e ver o que tinha lá. Ai, o vendedor começou a explicar o carro. Gostei demais do que ouvi, ai fiz um TD... Foi minha perdição

Fomos a uma rotatória e ele mandou eu acelerar. Quanto mais eu acelerava, mais o bicho sentava no chão... minha esposa não sabia mais onde se agarrava no carro :P mas ele não perdia a estabilidade. Depois fizemos o teste de virar o Volante de uma vez... estavel de novo... Dai gamei

(alias, depois fui fazer um TD no Pajero TR4... Primeiro, quase tive de preencher um contrato para poder dirigir o carro. O teste consistiu em uma volta sem graça nenhuma... não pude testar a reduzida... que diferença. O TR4 parece um tratorzinho, e o pessoal da CCS quase não deixava eu nem fazer curva com o carro... ridículo).
Voltando, ele me falou o preço do carro - cerca de 80k na época. Sai e fui na Honda comparar com o CVR... Um 4x2 (agora eles só vendem 4x4) na época era 12 mil mais caro, sem ter tração integral, sem o SAWD, sem motor Boxer... Nesta altura, a oferta do Forester parecia tão boa que eu já estava procurando a camera da pegadinha...
Bem, dai veio a lição de casa. Comecei a pesquisar a internet, youtube, etc. Achei video de Forester passando em rio, lama, desatolando carro na neve que trator não conseguiu, fazendo cabo de guerra em chão ensaboado com outros carros, subindo rampa, e assim vai...
Também pesquisei este e outros forums. Um dos que mais me influenciou foi este:
http://www.htforum.com/forum/threads...rtavel.161671/
(um post do Pantoja. Depois eu teria uma oportunidade de testar o carro assim como ele, em menor escala).
Bem, pra minha felicidade, não tinha pegadinha. Era todo aquele carro por um preço justo (lógico, em se tratando do reino do Brasil). Na verdade, tinha uma pegadinha. O carro era 11/11 e estávamos em junho de 2012. Mas honestamente, pra mim isto era mais uma vantagem, pois como diz o video dos SubaruDrivers, um Subarista compra carro para ele, e não para os outros, e ser um ano mais velho (embora novo) significava comprar um carro mais barato, com a vantagem de ser 0 km.
Bem, comprei o carro. Dai aconteceu uma coisa muito hilária. No segundo dia, fomos a casa de amigos, e na hora de ir embora, o carro não pegava de jeito nenhum. Tentamos chupeta na bateria, e nada... Chamei o seguro, que levou o carro a CCS... era um fusível queimado (o principal). Sem explicação, mas isso foi o bastante para me dar uma baita insegurança... Cai em uma cilada? Fiquei bravo... pedi um fusível de reserva para qualquer necessidade. Até hoje não sei porque aquilo aconteceu, e este foi o único problema em quase 4 anos de com o carro.
Alguns meses depois, quis fazer uma viajem para conhecer um lugar legal, e também testar o carro. Fui para a peninsula de Marau, na Bahia. Para quem não sabe, a estrada asfaltada não chega até la. tem uns 50km que é feito em terra, areia, etc. Nesta peninsula fiz tudo com o Forester. Fiz trilha, que alias, em um momento, chegamos a um ponto que tinha um buggy atolado na areia... pensei: agora me dei mal. Mas desci, ajudei o pessoal a desatolar o buggy... na hora de eu passar, o Forester passou como se fosse asfalto. Subi no farol de Marau de carro (que fica em um morro) fiz umas trilhas de la (passando por pontos bem, bem íngremes).
A volta de Marau foi um capitulo a parte. Na ida (de Brasilia) fui por Correntina, etc, o caminho tradicional de Brasilia para o Nordeste. Na volta, queria fazer um caminho diferente, e dai usei o google para ir por Minas... pior besteira, neste caminho tinha um trecho de mais de 200Km de terra. Eu disse 200, não 20... Quando me dei conta da besteira, não tinha mais jeito, então fui fazendo o trajeto entre 90 a 110km na estrada de terra, sem dó do carro, com pressa para acabar aquele trecho logo. Depois do sofrer e judiar do carro, chegou o asfalto de novo. Qualquer outro carro neste ponto eu estaria catando as peças no caminho... quando passei ao asfalto, o carro estava tão macio como sempre... intacto, suspensão 100%. Nesta viajem, andei no total mais de 300km de terra, areia, buraco, etc. O carro passou por tudo isso sem dar consideração. Esta experiencia selou o amor. Depois disso, o amor só se consolidou. Quase 4 anos de pura alegria.
Bem, o que aprendi de tudo isso? Que a Subaru faz carros para durar, coloca segurança e durabilidade como prioridade e a construção do carro visa prepara-lo para as situações mais adversas. Ele não é o mais estiloso (embora isso seja questão de gosto), nem o mais luxuoso, mas o que ele entrega em termos de engenharia, segurança, etc, só entende quem demanda do carro e ve ele entregar o que vc espera e até supera sua expectativa. Ele tem defeitos marginais, como qualquer carro pode ter, mas seus fundamentos são imbatíveis. E num pais como o nosso, que o preço que vc paga por um carro é uma piada de mal gosto, na minha opinião, a melhor forma de não fazer um desaforo com seu dinheiro (alias, dinheiro não aceita desaforo) é comprar um carro que te entrega robustez, segurança e confiabilidade como a Subaru faz. Meu único arrependimento é não ter comprado o Forester antes. Agora que estou nele, só saio se não tiver escolha. Troquei o LX 2011 por um XT 2016, e a alegria só aumenta

Espero que este post, embora comprido, ajude os que estão avaliando o carro, a serem felizes Subaristas no futuro próximo.
