Postado originalmente por
Allemos64
Ola amigos,
Sou novo aqui no forum. Na verdade o encontrei graças ao sr. Google, ao fazer uma pesquisa sobre um problema que meu carro apresentou hoje.
Tenho uma Sorento 2008/2008 EX 2.5 Turbo diesel Automatica. Comprei esse carro a 7 meses e estou apaixonado pelo careão. É meu primeiro SUV e meu primeiro carro a Diesel.
Está hoje com cerca de 85.000Km (Comprei com 79.000km) e a garantia venceu em Out/2013. Até então todas as revisões haviam sido feitas em concessionárias e eu resolvi não fazer a de 80.000km na concessionária em função do preço e pelo término do período da garantia.
Apenas troquei o óleo do motor e o filtro de óleo em uma oficina de confiança. Faltou ainda rrocar os filtros de combustível e de ar do motor.
O meu problema para o qual prexiso de alguma ajuda/dica é que hoje retornava de uma viagem de pouco mais de 600km. A certa altura, parei para completar o tanque (estava com 1/2) o que o fiz com Diesel comum. Rodei mais algo em torno de 120km quando o problema apareceu pela 1a. Vez: reduzi a velocidade para passar em um pedagio e ao ascelerar para retomar velocidade, o carro não respondeu. Apesar de ele reduzir marchas, parecia que algo estava "entupido" e o giro do motor não subia e ele não ganhava velocidade. Nenhum aleeta acendeu no painel. Rodei por uns 2km assim. Parei. Desliguei o motor por um minuto. Liguei novamentw e tudo voltou ao normal.
Novamente após rodar por mais 70km, já chegando em SP, o mesmo problema voltou a acontecer, mas dessa vez, acendeu o indicador 'Check' do sistema de injeção. Parei novamente o carro e consultei o manual que diz apenas que 'há algum problema com o sistema de emissão e deve ser levado a uma concessionária Kia para verificação', mas que poderia seguir rodando. Desliguei e liguei o motor e, com o sinal 'Check' ainda aceso, consegui chegar em casa.
A minha dúvida é se esse "sintoma" pode ser de algum problema mais grave com os bicos injetores ou bomba injetora, ou pode ser algum filtro entupido ou mesmo problemas com a qualidade do Diesel que abasteci na estrada? (Apesar de ser um desses mega-postos bem conceituados, vai saber o que aprontam nos combustíveis por aí).
Alguma dica dos amigos mais experientes?