Olá, Biancolini, ode você conseguiu os rolamentos? Poderia me passar o nome e o telefone da loja? Antecipadamente grato.
Versão Imprimível
Boa tarde GENETICO, comprei os rolamentos aqui na minha cidade mesmo, mas a loja consegui eles em São Paulo.
Comprei na AUTO REAL (42)3532-1035.
Caros foristas, vendi minha nave (motivos pessoais). Um grande carro, só quem tem, sabe o que falo... Um grande abraço a todos e que constituem essa maravilha que é esse fórum, continuem nesse padrão! Abraço a todos.
Ex: Sorento 2.5 TVG 170 Hp Mec. 2008/2008
Boa noite Pessoal.
Pretendo comprar uma Sorento Ex diesel AT 2009, como nunca tive carro da Kia estou um pouco receoso quanto a manutenção, consumo, e futuramente mercado para venda. Estou com receio da acelerada depreciação do veículo. Pelo que li a grande maioria está bem satisfeito com o veículo, eu acho que vou gostar. Alguém poderia contribuir com algumas opiniões a respeito?
Boa noite...
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato..!
Como reconhecer visualmente uma Sorento 2008 M/T como 140cv ou como 170cv?
Existe alguma peça ou modelo de turbina visualmente diferente?
Obrigado
Pessoal, boa tarde.
Meu pai acabou de comprar uma kia Sorento 2008 M/T com geometria variável, ela esta com 67mkm com aspecto impecável.
Confesso que fiquei meu muito satisfeito com a potência e torque, conforme alguns relatos, realmente parece um carro 2.0.
O silêncio do motor a diesel impressiona, principalmente para mim, que ando de F1000 com MWM 229...kkk
O primeiro passo agora é efetuar a troca de óleo imediata, independente do hodômetro.
Lendo o manual e pesquisando na net, encontrei alguns que atendem as especificações exigidas pelo fabricante.
São eles:
Castrol Magnatec
Sobre Castrol Magnatec 5W-40 | Totalmente sintético para motores gasolina e diesel
Castrol EDGE
Castrol EDGE Turbo Diesel 5W-40 | Características e Motores Recomendados | Castrol EDGE
Texaco/ Havoline ultra s
https://www.texaco.com.br/negocios/l...8-bd03255e8bd2
Alguém já usou algum destes lubrificantes?
Alguma dica para um iniciante em Sorento??
abç
Olá gente
Sendo amplo a todos, tentarei resumir minha experiencia e o que aprendi neste foro, meio que uma revisão geral sobre nossas kia Sorento diesel:
A minha é uma EX 2007 Mecanica 2.5 CRDI , apesar de ter dúvidas a princípio se 140 CV ou 170 CV, creio poder afirmar hoje que é uma 140 CV, é o que consta no documento e na nota fiscal.
Minha dúvida inicial surgiu por ser este ano 2007, o ano de transição de 140 para 170 CV, então houve tb a mudança do turbo WGT para VGT, creio ser esta a mudança que possibilitou os 170 CV no mesmo motor D4CB, inclusive com alterações na programação do comando central e talvez na eletronica (chip) na central de comando.
Apesar dos problemas que vou relatar, meio coletânea de minhas experiências e relatos de todos, quero declarar que este jipão mais confortável, é a meu ver apaixonante, fácil de estacionar por sua grande capacida de angulo de direção e rodas posicionadas bem perto da frente e da trazeira, então uma capacidade de giro fantástico levando em conta o tamanho. Além da economia . especialmente os de 140 CV, motor altamente elástico mesmo sendo um 16 V, suspensão apesar de transmitir os defeitos do piso, passa uma sensação de estabilidade que não encontrei em nenhum dos SUVs mais badalados, suspensão esta regulada pela Porsche, em piso liso então é um avião na estrada.
Amortecedores originais se desgastam mesmo por volta dos 50mil K, em meu caso os dianteiros vazaram óleo nas soldas dos cilindros com os olhais inferiores, a meu ver solda de má tecnologia, nestes originais que parecem ser NAKATA da Malásia li em algum lugar. Atualmente uso KYB japoneses (KAYABA), e muito satisfeito.
Com respeito a filtros recomendo muita atenção, mesmo comprando na concessionária, as vezes te aplicam qualquer coisa, até do Kia Bongo já quizeram me vender, algumas não são nada confiáveis, haja visto relatos de aplicação de óleos fora do padrão exigido pelo manual, que recomenda claramente óleo 5w 40w para nossas condi''cões de temperatura, já que o Brasil varia muito de 40 a -5 graus C dependendo da região. E ATENÇÃO sintético puro API SJ ou superior, Então em termos de óleo são vários aceitáveis, MOBIL, TOTAL, HAVOLINE, etc.. desde que correspondam as exigencias e que sejam para diesel, naturalmente que estes são um pouco mais difíceis de achar, não pode é querer encontrar em posto Petrobrás, Ypiranga etc.. este tipo de óleo.
Já vi gente colocando óleo Brutus da Ypyranga 15 w 40 w semi sintético, óleos para motores pesados de caminhões clássicos.
Estes motores 16 válvulas com sistema common rail e turbinas WGT e VGT nescessitam que o óleo seja fino imediatamente na partida (5W) para permitir a correta lubrificação dos turbos e como diz no manual sempre aguardar pelo menos 1 minuto em marcha lenta ao ligar, e tb ao desligar.
Voltando ao assunto filtros de combustível, os mais comuns de encontrar fora os originais (que são fabricados pela Mahle) são os WEGA, aqui vem o cuidado!!!! até 2003 seriam os JFC K05/1 , daí até 2006 usam os JFC K05/2, e de 2007 e 2008 os JFC K05/3 ainda para alguns 2006 e alguns 2007 140 CV, então é meio confuso mesmo, já os de 170 CV usam JFC K05/3 em 2007 e JFC K05/4, dái em diante parece que as diesel usam sempre os /4, mas sempre é bom olhar o filtro original do carro e olhar alguma tabela de conversão para garantir, kia versus Wega. Cuidado com os filtros das sorentos a gazolina !!! são diferentes..
Já os filtros de óleo não tem problemas são sempre o mesmo modelo da Wega, os de cabine tb, e os de ar, tudo tranquilo.
Estas variações permeiam toda a montagem da Kia neste período, não se esqueçam que compartilham as peças com carros da Hiunday tb, já que do mesmo grupo na Coréia do sul. então é uma salada de códigos das peças realmente.
Por hoje vou parar um pouco, cansaço. e temos ainda muita info:
Os famosos apagões de motor, era o tanque? ou o diesel? ou algo mais?
E as peças do rail, sensores e válvulas? Elas tb sofrem com os nossos diesels, coloquei no plural porque isto é uma verdadeira lambança Brasileira, existem vários óleos diesel pelo país....E estes carros foram feitos para rodar na Europa, etc.. mesmo na América latina se encontra oleo diesel de boa, aqui é uma salada por região, sabiam..? Pode ter faltado a famosa tropicalização, lembram? mas mesmo assim nossas Sorentos resistem bem, só precisam de alguns cuidados especiais.
Abraços e em breve tomo a liberdade de encher mais as cabeças de VCs, RSRS..
Bons relatos Paulo.
Já que você falou sobre filtros, ainda pesquisando na net, achei uma marca chamada Japanparts.. fiquei meio desconfiado mas o cara disse que era o mesmo do original...
ainda desconfiado...
Gente
Estes filtros Japan Parts são bem conhecidos, inclusive alguém me comentou que a marca foi comprada por uma outra marca forte conhecida, não lembro agora, mas são muito usados, inclusive algumas CSS da SSangyong o usam para Kyron, Action etc.. (cartuchos) , são bem confiáveis, eu particularmente apesar de ter feito contato uma vez com o vendedor (Mato grosso do Sul) acredito traz do Paraguai, Quero dizer que evito usar outras marcas de filtro para o óleo do motor, porque a diferença de preço não compensa creio, só experimento outras marcas nos filtros de combustível, ar do motor, cabine. Mesmo assim só usei Wega, por não ter encontrado outro aqui no Rio, Descobri recentemente um distribuidor da Mahle, que são os fabricantes do filtro original para a Kia, ando tentando descobrir se vendem os modelos da Sorento aqui no Brasil, estou por tentar no site da Mahle Metal leve, que é quem vende os Mahle no Brasil.
O motivo de não arriscar com o filtro de óleo é a sensação de que quando o sensor de pressão de óleo do motor avisa alguma coisa, em geral já pode ser tarde, já os outros (combustível, ar, cabine) não são tão sujeitos a danos se o cidadão tiver um mínimo de senso dos períodos de troca.Não são tão críticos a meu ver.
Em contários de 2 ou 3 anos atrás Wolleo e outros feras, falavam dos problemas de apaguões de nossas Sorento e ( acontece com outros suvs diesel tb, inclusive pickups nacionais).
E depois de muito ler e fuçar, cheguei à conclusão de que são vários os fatores, tipo desastre de aviação, como sempre , primeiro começa mesmo com o tanque, pois é metálico, ainda na garantia enferrujou, gerou entupimentos e aconteceram os apaguões, isso lá por 2009, foi trocado o tanque na garantia e desentupido tudo, então de vez em quando retirar a bóia pescador com cuidado (embaixo do banco trazeiro 0 para limpar tudo e observar o estado do tanque é importante, segundo procurar abastecer em postos de aparente boa manutenção de seus tanques e qualidade de combustível, atualmente estamos na fase do S10, depois de passarmos por S50, diesel aditivado, diesel com inclusão de biodiesel, etc.. toda a "viagem"da Petrobrás", melhorou o diesel, sim, mas que processo maluco e sofrido de retirada do enxôfre etc..!! Infelizmente coisa de brasileiro e sua mania de marketing, antes de resultados técnicos, rsrs..
O mais importante causador do problema a meu ver é que os postos deveriam ter uma manutenção mais correta de seus tanques, explico, aos que não sabem , os postos deveriam ter todos tanques de plástico, isto não é uma verdade em todos eles, segundo a manutenção dos sistemas de depuração/decantação de impurezas quase não existe em sua maioria, quero dizer sistemas de tubos e bombas que sugam a parte de baixo dos tanques retirando as impurezas, ferrugem, água, etc.. que ficam no fundo deles, da onde vem a água do nosso diesel, só Deus sabe, as ferrugens e impurezas sabemos de outros tanques, e tubulações do caminhão , do distribuidor de segunda etapa, ou de terceira em algumas cidades do interior, ou na periferia de grandes cidades, batismos realizados por alguns, etcc...
Em posts anteriores aqui do forum, li que alguns em São Paulo conseguiram fabricar tanques para a Sorento em material plástico, não me lembro quem, tem que fuçar nos posts passados, eu ainda vou fazer isso,.
Reparem que todos os veículos diesel no Brasil sofrem com a má qualidade de controle da cadeia de distribuição, apenas nosso carro por não ser tropicalizado, quero dizer preparado para esta condição absurda, sofre mais com isso. A Sorento tem um filtro cilíndrico , uma tela plastica no pescador para deter partículas grandes, e depois olhei para ver se haveria algun outro pré-filtro mas não encontrei, e como nào existe na Sorento filtro separador, contamos apenas com a cabeça do filtro de combustível que entre outras coisas é aquecedora tb, preparação para lugares frios, mas ali existem 2 palhetas de aço que fazem o controle de admissão exaustão do combustível ( ou seja a bomba manual) mestas palhetas se agarram sujeiras e ferrugem, gerando problemas tb, isso já foi largamente citado em postos anteriores.
Então nosso filtro trabalha com decantação deixando a água e outros mais pesados na parte de baixo do filtro, aonde então o sensor avisa no painel sobre a presença de água que em geral nunca vem só, impurezas tb.
Nossos caminhões e ônibus, usam filtros , pré filtros e o scambau a quatro, tanques especiais, mas mesmo assim com toda a experiencias dos camioneiros, mesmo assim volta e meia problemas na bomba de alta, bomba injetora, etc.. que mais sofrem com a nossa famosa mistura nos distribuidores, quem viaja tem que tomar mais cuidado ainda nos postos das estradas e no interior, aí então é terra de faroeste, terra sem lei entendem?
Ando com 2 idéias malucas:
Aplicar um pré-filtro de diesel tipo de caminhão antes do nosso filtro de combustível, apenas estou preocupado de sobrecarregar a bomba de baixa pressão que em meu carro parece ser incorporada à bomba de alta pressão, em caso de pegar um diesel um diesel muito sujo e este filtro se tapar..
Aí veio a segunda idéia, fabricar uma espécie de saco tipo camisinha que poderia ser tirado para limpar, e colocar no bocal de abastecimento, tipo com material tipo tela de sei lá que nome, aquela de filtros de cafeteira elétrica, um nylon ou coisa similar, estou em vias de realizar, depois passo mais dicas, acho que se der certo vai ser uma revolução para os carros diesel para o Brasil, rsrs..
Naturalmente que os mecanicos e as concessionárias não vão gostar muito, rsrs...
Depois conto a verdadeira odisséia dos sensores e atuadores Bosch que passei recentemente e as soluções, cuidado com os catálogos Bosch que aparecem no site da Bosch , estando tudo errado nas peças de reposição para nosso carro, isto ainda vai dar panos para manga e muita história. Acabei comprando peça errada, válvula limitadora de pressão da galeria do rail por erro crasso no catálogo da Bosch , vcs acreditam.
SIM PORQUE NOSSO COMMON RAIL É TODO DA BOSCH, BOMBA DE ALTA, VÁLVULA DOSADORA, SENSOR DE PRESSÃO, ATUADORES, TUDO DA BOSCH, portanto se o carro estiver fora da garantia, nem pensem em levar para uma concessionária, a não ser que vc não importe em torrar sua grana, e ficar esperando solução para o seu carro por semanas, pois o que percebi é que na rede de concessionárias ninguém sabe muito de carro diesel, com exceções, do eng. Charles (consultor técnico) no Rio e alguns poucos, é um escândalo.
Poe último digo que nossa Sorento tem seus problemas operacionais, mas por isso mesmo digo é um carro diferenciado, robustez, economia, sensação de segurança na estrada, atravessa enchentes como ninguém, trilha leve, aquele tipo que vc precisa passar para chegar a um lugar lindo, enfim não consigo sair dela, ja tive chance de pegar KYron, land rover freeland diesel, e nem pensar.. nosso carro é um jipe mesmo com mais conforto e um avião na estrada, e que além do mais não faz feio em nenhum outro quesito..
Tenho dito!!!!
Até rsrs..
Olá pessoal, minha sorento diesel 2005 está vazando água do reservatório de arrefecimento, já levei em dois mecânicos, os dois repararam um tal caninho de metal que fica abaixo da EGR e não se resolveu, ontem percebi que quando ligo o ar-condicionado o carro no dia seguinte está sem agua, notei também que quando estou em 100 e retomo para 120 começa um barulho de borbulhamento no painel...a partida também está ruim, me disseram que são as velas, mas que provavelmente iria precisar de retifica no cabeçote, tenho muitas dúvidas pois abrir motor retificar cabeçote a cada troca de vela é preocupante, não é?
Cerqueira, boa tarde.
Pelo pouco que entendo de motores e agora que estou conhecendo a Sorento 2.5 (meu pai acabou de pegar uma)
Borbulhas no sistema de arrefecimento podem acontecer por 2 motivos basicamente:
- Compressão do cilindro vazando através do arrefecimento (junta do cabeçote), mas nem sempre requer retifica, precisa ser medido em bancada e analisar se o empenamento (se houver) está dentro da tolerância do motor 2.5 crdi.
- Arrefecimento abastecido somente com água, a Sorento, para uma melhor rendimento, trabalha com temperatura acima de 100 graus, portanto se houver água pura no sistema, com certeza virará uma chaleira.
Uma dica simples é sempre monitorar se há água no óleo ou vice versa, uma atitude simples pode salvar um motor.
abç..... good luck